Toyota Prius

Sim, já aprendi muito com esta conversa toda, mas leva-me a que estava certo quando a comecei, sem duvida que esta geração do Prius é a que menos evoluiu em relação ao seu antecessor, claro que falo e falei sempre do binómio prestações vs consumos e do Prius normal, pois parece-me que o foco nesta geração estava mais centrado em fazer um plug-in do que um hibrido normal. Se não querem entender o meu ponto de vista tudo bem, fiquem na vossa que eu fico na minha e podem chamar-me de nomes que não me importo.[:D]

Como continuo com tempo, ajudo-te a compreender este mundo ( como se não soubesses [;)] ...mas como queres canal...)

No spritmonitor o anterior (1.5vvti+bat 110cv) tem 5.35 de média...O seguinte e actual passaram para 1.8...e são 0.66 L/100 que os separam...5.07 vs 4.41...Partindo da mesma base ( 1.8vvti +bat+HSD ) e no campo de valores em questão, qualquer análise imparcial, percebe que é uma melhoria substancial...temos portanto 5.35...5.07...4.41...O caminho correcto...[;)]...menos 14cv para a filosofia do prius vale zero para o que se ganhou no geral...maior agradabilidade do conjunto e mais utilização em ev...(ponto)...fruto, entre outros, do aumento em 28% da capacidade de regeneração...Ou se aceita ou se inventa...[:p]

https://www.spritmonitor.de/de/uebe...ear_e=2005&power_s=90&power_e=111&powerunit=2

https://www.spritmonitor.de/de/uebe...ar_e=2015&power_s=130&power_e=140&powerunit=2

https://www.spritmonitor.de/de/uebe...ar_e=2018&power_s=115&power_e=130&powerunit=2

E já agora, os tdis (Audi A4 2002/2003 100 a 140cv) com 15 anos...6.23 L/100...[:D]...só naquela...pois eu até aceito que tenha velocidades médias superiores...

https://www.spritmonitor.de/de/uebe...ar_e=2003&power_s=100&power_e=140&powerunit=2

Nada como alguns factos de quando a quando para quebrar mitos...[:D]

A reter...

Este não é plug in, apenas uma arrastadeira com 122cv, NA, com um motor 1800cc que paga de IUC 200 euros.

Os consumos, nada de extraordinário, 4.5 litros aos 100, reais segundo o sprit monitor.

Nem é bom, nem bonito, nem barato.

Mesmo esse '122' a fazer 4.5 reais, se os passarmos para 5.5 a GPL... Soa muito bem.

Agora imagina um Plug in a fazer bem menos.

Pode não ser o carro mais bonito de sempre, mas em termos de consumos não estou a ver mais nada a fazer menos.

Esse do anuncio pode ter os seus defeitos, mas o preço também reflecte outras coisas, garantia de 2 anos, garantia do sistema híbrido ate 2026 e parece estar a ser vendido por um distribuidor oficial.

Será que eu li bem?!

Estão a dizer que não é relevante o prius ter passado a gastar menos 0,6 l/100 porque piorou as prestações nuns mirabolantes 0,2 s dos 0-100km/h?!

Por acaso não vejo muito prius e agora que penso nisso a ultima vez que vi um foi nuns semáforos à minha frente no picanço e a queimar pneu no arranque. [:D]

Bem, um gajo quando quer embirrar....[:D]:sh)

E às tantas o "novo" Prius até é mais pesado do que o anterior...

Eu como disse, andava de prius na boa, mas se comprava um? Nem pensar. E deve ser fácil de perceber porque razão esta geração de prius vende menos do que a anterior, antigamente a Toyota só tinha como hibrido o Prius, e hoje em dia, felizmente, tem uma gama alargada de híbridos em que quase que apetece dizer que há um para cada tipo de cliente, ainda por cima a maioria da concorrência interna do Prius até é mais barata...

Mas já agora pegando na nova paixão do Afcivic e fazendo um bocado o papel da Maya: acho que não é difícil de adivinhar quão grande seria a cacetada nas poucas vendas do Leaf se a Nissan começasse a vender agora o QQ com motor eléctrico e se ainda por cima este fosse mais barato do que o Leaf...[;)]

Consumos de um 1.9 TDI de á 15 anos atrás, a andar a pastar não é complicado. Não estou a falar quem polui mais, consumos apenas.

Mais bonito, mais barato, igualmente eficiente e com uma caixa de velocidades em condições, caixas CVT no ano de 2018.... que lol

https://www.standvirtual.com/anuncio/hyundai-ioniq-1-6-gdi-hybrid-tech-ID8LVRtC.html#fe94e2108a

Caixa CVT? O prius não tem sequer caixa de velocidades nem embraiagem...
E mesmo as CVT, quer se queira quer não, ainda são muito práticas, tendo uma boa eficiência e conseguindo emular uma caixa auto normal, se assim for programada.

Caixa CVT? O prius não tem sequer caixa de velocidades nem embraiagem...
E mesmo as CVT, quer se queira quer não, ainda são muito práticas, tendo uma boa eficiência e conseguindo emular uma caixa auto normal, se assim for programada.

Eu no meu Mini tinha uma caixa automatica de 6 velocidades, que segundo a critica e para mim também é boa, mas eu para ser sincero prefiro a suavidade da "caixa" do C-HR, em que não se sente o carro a meter e a reduzir mudanças.
Cá em Portugal há muita embirração com as caixas tipo CVT, é normal, somos todos uns machos latinos e queremos é sentir o carro a dar coices quando espeta com uma mudança [:D] mas depois no mundo real vamos analisar as coisas e por exemplo quando estive comprador do C-HR, li muita coisa e vi muitos comparativos com o Niro hibrido que tem uma caixa de dupla embraiagem automática de 6 velocidades e não vi comentários em que diziam que esta era melhor, mais silenciosa ou que trazia alguma mais valia sobre a "caixa" do C-HR, antes pelo contrário, tirando o barulho que faz quando se acelera a fundo, mas que pelos vistos a fundo o Niro também não fazia melhor, a preferência caía no sistema da Toyota.

E depois ainda há o descanso, principalmente a nível financeiro de saber que a "caixa" da Toyota não tem manutenção ne custos relacionados com isso, na minha ultima revisão no Mini perguntei quanto custava mudar o óleo da caixa de velocidades e o orçamento era "só" de 400€.

Última edição:
Será que eu li bem?!

Estão a dizer que não é relevante o prius ter passado a gastar menos 0,6 l/100 porque piorou as prestações nuns mirabolantes 0,2 s dos 0-100km/h?!

Por acaso não vejo muito prius e agora que penso nisso a ultima vez que vi um foi nuns semáforos à minha frente no picanço e a queimar pneu no arranque. [:D]

Bem, um gajo quando quer embirrar....[:D]:sh)

E às tantas o "novo" Prius até é mais pesado do que o anterior...

Eu como disse, andava de prius na boa, mas se comprava um? Nem pensar. E deve ser fácil de perceber porque razão esta geração de prius vende menos do que a anterior, antigamente a Toyota só tinha como hibrido o Prius, e hoje em dia, felizmente, tem uma gama alargada de híbridos em que quase que apetece dizer que há um para cada tipo de cliente, ainda por cima a maioria da concorrência interna do Prius até é mais barata...

Mas já agora pegando na nova paixão do Afcivic e fazendo um bocado o papel da Maya: acho que não é difícil de adivinhar quão grande seria a cacetada nas poucas vendas do Leaf se a Nissan começasse a vender agora o QQ com motor eléctrico e se ainda por cima este fosse mais barato do que o Leaf...[;)]

Leste mal, o que tenho dito é que este prius foi o menor salto evolutivo de todas as gerações no que diz respeito à performance / economia, só isso, é difícil de perceber?
A minha nova paixão? [:D]Vê-se bem que não me conheces, tomara o Leaf chegar aos calcanhares do HCH como driver car, comprei o Leaf porque não há opções no mundo dos eléctricos, isso não faz dele o ultimo biscoito da caixa, quanto mais conheço os outros mais gosto da Honda, é pena tal como a Toyota estarem tão agarrados ao passado.

Rui, no 3ª geração não havia plano de substituição desse óleo, uma inspeção ao óleo aos 60 000 kms, salvo erro, não sei se entretanto isso foi alterado.[;)]

Leste mal, o que tenho dito é que este prius foi o menor salto evolutivo de todas as gerações no que diz respeito à performance / economia, só isso, é difícil de perceber?
A minha nova paixão? [:D]Vê-se bem que não me conheces, tomara o Leaf chegar aos calcanhares do HCH como driver car, comprei o Leaf porque não há opções no mundo dos eléctricos, isso não faz dele o ultimo biscoito da caixa, quanto mais conheço os outros mais gosto da Honda, é pena tal como a Toyota estarem tão agarrados ao passado.

Epá... [:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Epá... [:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Sim, não sei se conheces a condução de algum deles para fazeres figuras dessas, mas só na posição de condução posso dizer que o HCH partilha a mesma posição do type R, o LEAF está mais para monovolume do que outra coisa, só nisso a diferença é brutal entre eles, o HCH pode ter muitos defeitos, mas dinamicamente é muito bom comparado com o LEAF.

Sim, já aprendi muito com esta conversa toda, mas leva-me a que estava certo quando a comecei, sem duvida que esta geração do Prius é a que menos evoluiu em relação ao seu antecessor, claro que falo e falei sempre do binómio prestações vs consumos e do Prius normal, pois parece-me que o foco nesta geração estava mais centrado em fazer um plug-in do que um hibrido normal. Se não querem entender o meu ponto de vista tudo bem, fiquem na vossa que eu fico na minha e podem chamar-me de nomes que não me importo.[:D]

À vontade. Eu também fico na mesma, acho que foi a geração que mais evoluiu em consumos mantendo as prestações inalteradas (na verdade, melhorando até a resposta na maioria da faixa de utilização dos motores).

À vontade. Eu também fico na mesma, acho que foi a geração que mais evoluiu em consumos mantendo as prestações inalteradas (na verdade, melhorando até a resposta na maioria da faixa de utilização dos motores).

Então entre a 2ª e a 3ª em que passou de 110 para 140cv não achas que foi um salto maior?

A grande evolução não está na potência, esse número é mais que relativo. Está no aumento de condução EV que os híbridos de 4G conseguem.

Até o Yaris, actual, que tem o mesmo motor 1.5 do Prius 2G, tem mais facilidade de andar em modo EV, que o Prius 2G.

Isto do que li sobre os 4G da Toyota.

Voltar
Superior