Topico Smart

Resposta como a tua igual a inútil.
Inútil é não saberes respeitar a opinião dos outros,e vou ficar por aqui pois não falo com pessoas que não sabem respeitar as opiniões dos demais [FONT=Arial, Geneva, sans-serif]usuários [/FONT] do forum.
La por teres um smart,e estares satisfeito não quer dizer que todos tenham que ter a tua opinião.
Passar bem.

danifcp, não sei se te lembras de um jingle que dava há uns 10 ou 15 anos na rádio Cidade, que era do tipo um brasileiro a dizer: "Pergunta imbecil, resposta cretina..." A nossa troca de comentários enquadra-se nesse espírito...

Aprende a ser um pouco mais cordial e polido e essencialmente construtivo nas respostas que dás quando alguém chega aqui aflito a pedir ajuda, e vais obter melhores respostas..

Tenho 2 pessoas um familiar e um amigo que resolveram comprar smarts e foram os 2 novos 0km.
Se é bruxedo ou apenas uma infeliz coincidência isso já não sei,apenas sei que a partir dos 80 mil km o do meu primo nunca mais parou de ir para a oficina, e não foi para uma oficina de esquina sempre assistido na smart desde que o comprou,e o meu amigo com mais ou menos 85 mil mais coisa menos coisa também não parou de ir as mãos do mecânico,ia com um problema andava mais umas semanas aparecia outro problema e sempre assim consecutivamente.
As 2 pessoas em causa acabaram por vender os 2 carros a certa de 2 ou 3 anos,e juraram que smarts nunca mais,eu próprio tive para comprar um smart para carro do dia a dia e depois desses episódios com essas 2 pessoas decidi não partir para a compra.
Mas ate vou saber o porque de tanta avaria,quando tiver com os 2 irei perguntar qual era a doença cronica que os 2 tinham nos carros,e virei aqui partilhar com vocês.

Um amigo meu tem um de 2008 tb com cerca de 80k, e recentemente tive que ir à oficina pq a caixa começou a não funcionar bem; Arranhava as mudanças e coisas parecidas. De todo o modo ele gosta tanto do carro que comprou agora um BM S1 e decidiu não vender o smart!

Azares qualquer um pode ter.. E no caso concreto dos Smarts é preciso ter algum realismo naquilo que se espera de um carrinho com um motor turbo diesel de 800cm^3.. Eu pessoalmente não espero que o Smart da minha irmã faça 300 mil kms sem nunca ter qualquer problema de motor como o meu antigo Ibiza 1.9 TDI fez até o vender..

Não querendo estar aqui a fazer publicidade gratuita, a verdade é que a minha experiência pessoal com Smarts é bastante diferente para o lado positivo. Tenho em casa o da minha irmã e entre amigos e primos conheço mais 4 pessoas que têm Smart. Todos eles estão bastante satisfeitos com o carro e recomendam vivamente, tanto é assim que o da minha irmã foi o ultimo a ser comprado. Se as recomendações fossem más, não teria comprado.

desconheço também problemas comuns aos Smart. claro que podem ter avarias como os outros..

o meu maior problema nem é o carro, mas sim as pessoas que circulam à volta dele... ainda hoje um estúpido se dignou a tirar o logotipo da tampa da mala do carro da minha mulher... e deve ter usado uma chave de fendas... [8b] o carro nem tem 1 mês.... [8b][8b]

Conheço na primeira pessoa proprietários de mais de 30 Smarts. Todos são carros para fazer exclusivamente cidade.

É verdade que houve alguns problemas no modelo anterior, principalmente os CDI, mas no actual, independentemente da motorização, as coisas estão bastante melhores.

Digo mais, para o tratamento que a grande maioria leva, ao andarem sempre de gás, 99% dos km's em pára-arranca com mudanças bruscas de rpm, nunca deixarem o turbo parar com o carro ligado, meterem as mudanças à pressa sem o carro devidamente imobilizado, etc, os km's relatados até aparecerem os primeiros problemas parecem-me "normais".

Depois há ainda que ter em conta a relação custo/utilização/longevidade. Para muitos proprietários 80 a 100'000 km representam 8 a 10 anos. Sem querer minimizar as coisas, fosse o pior problema da indústria automóvel actual a fiabilidade dos Smart e estávamos todos bem melhor.

Eu tive um Smart Fortwo CDI de 12-2004 (novo) até 07-2009, fiz ~70000km, a maioria foi a fundo a esgotar mudanças e problemas mecânicos foram zero. Apenas tinha o cuidado de quando frio ñ abusar e respeitar aquela "técnica" dos 30seg por causa do turbo. Ah! E fazia as revisões a cada 15000km, 5000km a mais do que o recomendado, mas cidade fazia muito pouco mesmo.

Só hoje descobri este tópico e partilho aqui o meu conhecimento de causa, um f2 mhd de julho de 2009 comprado novo, nos 1ºs tempos não pegava algumas vezes. Após algumas intervenções foi assumido na smart como problemas do modelo especificamente por ser novidade (mhd), o certo é que levou uma actualização ainda nesse ano que resolveu totalmente essa situação. Alguém tem conhecimento desta situação?

Já levou a manete das velocidades.

O ar condicionado já foi carregado pelo menos duas vezes.

Tem 32mil kms sempre assitido na smart pelo plano de manutenção do dito.

É muito divertido conduzi-lo em cidade, na auto-estrada não desilude, não gasta pouco, o tecto panorâmico é um miminho, os bancos são muito bons é pena é o conforto ser muito penalizado...

Com todos os seus defeitos eu gosto do carrinho, reconhecendo porém que custa muito mais do que vale, (tal como outros carros).

Com todos os seus defeitos eu gosto do carrinho, reconhecendo porém que custa muito mais do que vale, (tal como outros carros).

Também é o maior defeito que encontro no carro... O F2 Passion CDI sem qualquer extra e ainda sem contar com as despesas de registo e legalização, já custa 14.800 Euros.. Acho que é um preço exagerado para o que o carro oferece.

Quanto ao resto, concordo, a verdade é que quem os tem normalmente gosta e recomenda.

Eu vejo cada vez mais como a minha próxima alternativa para ser sincero. Um semi-novo mhd... Ando há muitos anos tentado pelo conceito e sinceramente no centro da cidade de Lx é apenas o que faz sentido. O meu problema é que seria apenas o meu único carro e para AE imagino que seja um pequeno tormento fazer Lx-Portimão num.

AMGfan, sinceramente no smart com que ando algumas vezes que é o que descrevo acima e é o da minha cara metade, a 1ª coisa que fazemos mal rodamos a chave é desligar o eco, ou seja desligar o modo "hibrido", e porquê? Mal travas o suficiente para te aproximares de uma passadeira antes de parares o carro desliga, se travas para uma daquelas crateras habituais ele também desliga.. Considero eu e ela bastante incomodo e ate perigoso.

Eu vejo cada vez mais como a minha próxima alternativa para ser sincero. Um semi-novo mhd... Ando há muitos anos tentado pelo conceito e sinceramente no centro da cidade de Lx é apenas o que faz sentido. O meu problema é que seria apenas o meu único carro e para AE imagino que seja um pequeno tormento fazer Lx-Portimão num.

Eu não quero outra coisa.

Cuidado é com o "usado".

Há muitos presos por fios a preços altamente inflacionados. Depois ficas sem caixa / turbo, recebes o orçamento e chegas à conclusão que por mais 1000 ou 2000 tinhas um novo com 2 anos de garantia.

Dá também preferência aos CDI. Os zagolina tendem a ter consumos de segmento B otto.

Eu não quero outra coisa.

Cuidado é com o "usado".

Há muitos presos por fios a preços altamente inflacionados. Depois ficas sem caixa / turbo, recebes o orçamento e chegas à conclusão que por mais 1000 ou 2000 tinhas um novo com 2 anos de garantia.

Dá também preferência aos CDI. Os zagolina tendem a ter consumos de segmento B otto.

A alternativa ao novo seria um "star selection" com os mesmos dois anos de garantia.

Cheguei a fazer viagens para Sul (Lx-Vila R. Santo Antonio) em F2´s (carregado com a tralha da namorada da altura) modelo anterior e posso dizer que é exequivel.

Hoje com um filho já não dá para pensar em F2´s mas ainda hoje tenho o bichinho...(possui 4 F2, brabus/cdi/ e 2 x 61)

@ EVO

Nunca escreveste uma carta à AMG a pedir um "one of a kinda" [;)].

Ainda por cima seria na mesma altura que eles andavam "doidos" a fazer C32 CDI AMG e Classe A Mclaren West.

Nem destoava [:D]

@AMG

Tal como o EVO disse, vai espreitando os Star Seletion. Mas faz sempre as contas.

Quando eu comprei o meu, como apanhei as campanhas para escoar stock antes do restyling, consegui melhor preço por um 0 km que por muitos semi-novos.

Última edição:
Por aqui também há más experiências com a Via Milénio?

Desde há umas semanas atrás que iniciei o meu maior interesse que tenho visto valores muito díspares e curiosos. Nacionais mais baratos que importados e coisas do género...Um cdi Passion de 2008 a 5k€...bruxedo!

-/-

Andei a pensar e em vez de andar para aí vaidoso [:D] e invejar o estacionamento à porta dos amigos, deveria aproveitar a "moda" da economia racional e...enquanto não há filhos para possuir um Smart. Depois é a tal coisa, penso ser um veículo que será mais investimento que todos os outros (sobretudo adquirido em usado) no mercado porque tem aliado um conceito de utilidade que os outros não têm. Como complemento a uma garagem de carros de tamanhos convencionais, acho mesmo que é a cereja no topo do bolo.

Voltar
Superior