Topico Smart

Boa tarde caros colegas,

Algum entendido em Smarts poderá dar o seu parecer em relação ao exemplar do anúncio: http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Smart/ForTwo/P9031937/

Parece estar a um bom preço dentro do género, e tem supostamente poucos Kms... Este ainda faz parte da geração "cancro" dos mesmos, ou verificando-se que bate tudo certo em termos de histórico, é possivelmente uma boa compra?

Obrigado[;)]

São 14 anos de smart...sendo um da primeira geração é sempre um risco...esses 57mil km não me parecem nada reais...mais que esse aspeto exterior em que os paineis são mudados facilmente e em que o interior leva um detalhe e fica impecável....é questão é de poder levá-lo a um mecânico que perceba da poda.
É um valor interessante...mas faria mais um esforço e optaria por uma unidade mais recente, também tudo depende da utlização que pretenda dar à máquina.

São 14 anos de smart...sendo um da primeira geração é sempre um risco...esses 57mil km não me parecem nada reais...mais que esse aspeto exterior em que os paineis são mudados facilmente e em que o interior leva um detalhe e fica impecável....é questão é de poder levá-lo a um mecânico que perceba da poda.
É um valor interessante...mas faria mais um esforço e optaria por uma unidade mais recente, também tudo depende da utlização que pretenda dar à máquina.

Pois... Acabei por pesquisar na net e descobri que este tem o motor de 600cm3, que é o tal que ficou conhecido por "dar o berro" frequentemente por volta dos 100k Kms. Isso, aliado a tudo aquilo que referiste fizeram-me nem sequer entrar em contacto com o vendedor.[;)]

Tenho andado a pesquisar um carro para a minha mulher, e uma das opções é o forfour.
Reparei que na página dos dados técnicos do motor de 999 cm3 que o tipo de combustivel é gasolina 98.
Será que os consumos estão optimizados para essa gasolina? Só que é muito mais cara que a 95 e já há poucos postos de abastecimento com essa escolha. O que vos parece? Se usar gasolina 95 irá consumir mais e ter menos rendimento?
Isto para mim é já um factor de exclusão do smart.

Tenho andado a pesquisar um carro para a minha mulher, e uma das opções é o forfour.
Reparei que na página dos dados técnicos do motor de 999 cm3 que o tipo de combustivel é gasolina 98.
Será que os consumos estão optimizados para essa gasolina? Só que é muito mais cara que a 95 e já há poucos postos de abastecimento com essa escolha. O que vos parece? Se usar gasolina 95 irá consumir mais e ter menos rendimento?
Isto para mim é já um factor de exclusão do smart.

visto que o recomendado de fabrica é gasolina 98 é essa que tens que meter, pois tal como o smart existe outros carros na mesma situação em que o fabricante recomenda apenas 98 octanas, pois os motores estão afinados para esse combustível, não quer dizer que não possas usar 95 octanas, mas o rendimento pode é ficar comprometido...

como é natural sim a diferença de valores entre gasolina 98 e 95 é mais que notória...

e no entanto se procuras um carro de 5 lugares, tens muito mais opções e melhores que o smart fourfort...

ok. obrigado.
Também me parecia. Nesse caso o smart fica excluído.
Agora, nem todos os construtores indicam com que gasolina mediram os consumos, certamente o que lhes dá mais jeito, mas seria interessante saber quais são os carros cujo motor recomenda a gasolina 95.

Não me parece que seja bem assim. No manual da smart:
"Unleaded petrol, with at least 95 RON that conforms to the European standard EN 228, as an alternative: unleaded petrol with 91 RON/82 MON
BRABUS: Super unleaded, with at least 98 ROZ/88 MOZ that conforms to the European standard EN 228, as an alternative: unleaded petrol with 95 ROZ/85 MOZ"

Isto significa que só recomendam gasolina 98 para o Brabus. Aliás nem faria sentido que fosse de outro modo.

Não me parece que seja bem assim. No manual da smart:
"Unleaded petrol, with at least 95 RON that conforms to the European standard EN 228, as an alternative: unleaded petrol with 91 RON/82 MON
BRABUS: Super unleaded, with at least 98 ROZ/88 MOZ that conforms to the European standard EN 228, as an alternative: unleaded petrol with 95 ROZ/85 MOZ"

Isto significa que só recomendam gasolina 98 para o Brabus. Aliás nem faria sentido que fosse de outro modo.

não é só para o brabus é para os outros também, se procurares pela net, existe muita gente a questionar esta situação, tanto que uns optaram por usar 95 e depois começaram a ver problemas de desempenho, outros só olhavam ao preço do gasolina, isto foi apenas com algumas marcas e algumas motorizações, no final dos anos 90 e inicio de século, de resto tudo e mais alguma coisa até actualidade rola com 95 octanas...

Sim eu sei que no site surge essa informação, mas no manual consta a que postei acima.

Podem ver no site do fabricante: http://moba.i.daimler.com/markets-s...rfour-453/en_GB/manual/subchapter_05_38.shtml

no capitulo Driving>>Refuelling.

O que não deixa de ser interessante o pq de no Site PT surgir com a sugestão de 98. A minha opinião é que o tipo de motor e desempenho nem de perto nem de longe justifica as 98 octanas. Diria mesmo que em motores modernos com potencias inferiores a 250cv, dificilmente se justificará essa opção.

Será uma questão de preferência do utilizador e dos €€ de cada um, de resto os motores são suficientemente inteligentes para aceitarem tanto 95 como 98.[;)]

Última edição:
De facto o manual recomenda no mínimo 95 octanas.
Estive a correr o site nas outras linguas e todos apontam para as 95 octanas. O tuga é a execção com 98.

No site da smart em francês já diz
Carburant: Sans plomb 95
http://fr.smart.com/fr/fr/accueil-smart-fortwo/smart-forfour-453/technical-data.html

O catálogo em inglês:
Premium unleaded
http://tools.mercedes-benz.co.uk/cu...mart_hp_download-centre_forfour-TopNav_140616
Encontrei uma nota no site:
In Switzerland: premium unleaded = unleaded 95 RON; super plus unleaded = unleaded 98 RON.

Em espanhol: sin plomo 95

Bom, afinal deve ser mesmo a 95. Assim sendo o smart volta a entrar na lista de potenciais compras...
um pequeno detalhe, mas que pode fazer muita diferença.

Ja vi que alguns smarts têm problemas com as caixas de velocidades. Tenho andado num fortwo de 2003 que agora simplesmente deixou de colocar marcha atras. Começou a mostrar dificuldades em colocar a marchas atrás e tinha que se ligar e desligar o carro algumas vezes, agora nem assim, simplesmente após colocarmos em R, o R aparece por meio segundo no ecrã e desaparece e a caixa acaba por ficar meio baralhada, mesmo a tentar colocar em N e por vezes ouve-se algo no motor, como se estivesse a tentar colocar as mudanças.
De resto, desde que se faça de N para auto ou semi-auto, todas as mudanças funcionam bem, apenas a marcha atrás é que mostra dificuldades.

Alguem sabe o que pode ser e quais os custos disto aproximadamente?

tive um smart usado, fiz 70k km e nunca tive problemas, vendi-o com 130k km e quem o levou foi bem servido, mas conheci gente com problema nas caixas e sempre essa marcha atras. A reparação era cara proporcionalmente. QQ caixa é cara, mas a do smart relativamente dispendiosa. um caso dos que conheço que ficou mais em "conta" optou por comprar de um acidentado e mandou montar.

E as férias, trazem destas coisas.

As últimas férias foi um TT puro e duro, contudo, continuo sem “tropeçar” no que quero... está portanto em stand-by.

Contudo, neste momento, tenho uma miúda cá em casa de moletas com o joelho esquerdo à espera de ser operado.

Neste sentido, um Smart dava um jeito no curto prazo para devolver independência à miúda e depois era uma maravilha para poupar a F11 que parece um saco de porrada...

Do que vi ate agora, consigo fazer a festa por 6000/7000/8000 para aspiradores de 2010/2011 até 2013/2014 dependendo se são cabrio ou coupe. O cabrio adiciona alguma piada (literalmente!) à “coisa”.

O motor seria o 1.0 MHD.

As questões que tenho:

1) há alguma kilometragem a partir da qual este motores e respectivos periféricos dão raia?

2) maleitas conhecidas (para além de ser um aspirador...)

3) isto de ser “MHD” sendo que o “H” é “hybrid” traz alguma vantagem na utilização? Leia se, isento de parquimetros, imposto de circulação, etc

Conheço bem o conceito. Enquanto carro pra mim os smarts são o pináculo do electrodoméstico, muito práticos, compactos e de utilização perfeita pra cidade. Ou seja, a que irá ter!

Alguém me consegue ajudar e/ou aconselhar?

Obrigado

1)
2) Esquece o cabrio. A capota não era grande coisa na primeira geração e não fiquei completamente convencido na segunda
3) Nada. É só um start-stop.

E as férias, trazem destas coisas.

As últimas férias foi um TT puro e duro, contudo, continuo sem “tropeçar” no que quero... está portanto em stand-by.

Contudo, neste momento, tenho uma miúda cá em casa de moletas com o joelho esquerdo à espera de ser operado.

Neste sentido, um Smart dava um jeito no curto prazo para devolver independência à miúda e depois era uma maravilha para poupar a F11 que parece um saco de porrada...

Do que vi ate agora, consigo fazer a festa por 6000/7000/8000 para aspiradores de 2010/2011 até 2013/2014 dependendo se são cabrio ou coupe. O cabrio adiciona alguma piada (literalmente!) à “coisa”.

O motor seria o 1.0 MHD.

As questões que tenho:

1) há alguma kilometragem a partir da qual este motores e respectivos periféricos dão raia?

2) maleitas conhecidas (para além de ser um aspirador...)

3) isto de ser “MHD” sendo que o “H” é “hybrid” traz alguma vantagem na utilização? Leia se, isento de parquimetros, imposto de circulação, etc

Conheço bem o conceito. Enquanto carro pra mim os smarts são o pináculo do electrodoméstico, muito práticos, compactos e de utilização perfeita pra cidade. Ou seja, a que irá ter!

Alguém me consegue ajudar e/ou aconselhar?

Obrigado

Os modelos A/C 451 para mim são a geração melhor conseguida, verdadeiramente pequenos e já com uma estética engraçada.Conheço quem tenha em versão diesel de um Smart dessa geração e está muito satisfeito (o que de pouco serve no esclarecimento das tuas questões), quanto ao MHD (Micro Hybrid Drive), julgo que não terá as vantagens associadas aos restantes veículos Híbridos, porque neste caso acaba por ser mais marketing que outra coisa, pouco mais é que um sistema Start/Stop.

Mas certamente que haverá por aqui gente com mais informação e intendida da matéria.

1)
2) Esquece o cabrio. A capota não era grande coisa na primeira geração e não fiquei completamente convencido na segunda
3) Nada. É só um start-stop.

Pena esse conselho do Cabrio, dá outra embalagem ao conjunto.

O do hybrid, do que tinha lido é mesmo um start stop mas... era mais wishfull thinking... [:D]

Os modelos A/C 451 para mim são a geração melhor conseguida, verdadeiramente pequenos e já com uma estética engraçada.Conheço quem tenha em versão diesel de um Smart dessa geração e está muito satisfeito (o que de pouco serve no esclarecimento das tuas questões), quanto ao MHD (Micro Hybrid Drive), julgo que não terá as vantagens associadas aos restantes veículos Híbridos, porque neste caso acaba por ser mais marketing que outra coisa, pouco mais é que um sistema Start/Stop.

Mas certamente que haverá por aqui gente com mais informação e intendida da matéria.

O diesel está fora de questão. Adivinham poucos kms anuais.

Obrigado pela partilha.

Voltar
Superior