Como qualquer programa eleitoral, páginas e páginas de palha que ninguém vai ler de treta que não interessa a ninguém. Aliás, fazer um programa de 70 páginas é mesmo pedir para não ser lido. Penso que até é esse o objectivo.
tecnicamente são 70 páginas, mas tendo em conta a profusão de páginas em branco, na realidade devem ser menos de 50.[

]
Vi a coisa na diagonal, e basicamente trata-se sobretudo de um plano de intenções do que propriamente a menção de medidas concretas ou pelo menos, soluções possiveis para atingir os objectivos propostos.
Estão lá umas quantas coisas mais concretas, mas não são assim tantas.
Não foge do que já conhecemos do PS de Socrates. É apenas a continuação daquilo que já tem sido feito ou anunciado.
Preocupa-me algumas coisas que li por lá.
A obrigatoriedade do ensino escolar até ao 12º ano, o reforço material das escolas e acesso mais generalizado ao ensino superior. Continua a reforçar-se o mito que o ensino superior é uma solução de futuro, quanto a meu ver, actualmente, deveria haver uma reestruturação dimensional do mesmo tendo em conta as reais necessidades do país.
Mas não refere o mais importante. Mudanças nos programas que obriguem as crianças e adolescentes a fazerem uso do melão em cima dos ombros, em vez da estrategia actual de despejar matéria para decorar, sem realmente compreender nada.
Foco isto da educação, porque se realmente queremos uma sociedade mais útil, temos de começar já a orientar as mentes de amanhã. E a meu ver, apostar apenas em coisas facilmente palpáveis, como equipamento escolar ou a obrigatoriedade do ensino até ao 12º ano não resolve o problema de base, que é a falta de individuos/cidadãos capazes de formar pensamento critico, de pensar por eles próprios sem cair no seguidismo fácil, eh pá... de conseguir formular mais que 1 sentença sem dar pontapés na gramática[

]
Fala-se em muito Simplex, na recuperação da produção agricola nacional, no melhor aproveitamento do nosso extenso mar, na continuação da estratégia energética, com aposta sobretudo no eólico e mais barragens, estimular o arrendamento e recuperação urbanistica, mais umas fusões/eliminações de institutos e fundações, etc...
Tenho de ler com mais atenção este e os outros
Mas não me parece que eles fujam muitos uns dos outros, seja que cor fôr