topico polemico...

mudar o hino??? epah... só diz barbaridades destas quem não conhece os 900 anos de historia da nossa nação! a parte das armas n é nenhum incentivo ao uso das mesmas... de facto só alguem com um cerebro muito pequenino é que vai fazer essa interpretação do nosso Hino, mas ok!

"contra os canhoes marchar, marchar!" -> entao esta parte leva-nos todos ao suicidio? lol enfim...

Apesar de haver outros temas a tratar , seria favoravel a uma alteração da letra.Posso até dizer que aceitaria de bom grado uma possivel alteração da bandeira.

citação:Originalmente colocada por dm101

Apesar de haver outros temas a tratar , seria favoravel a uma alteração da letra.Posso até dizer que aceitaria de bom grado uma possivel alteração da bandeira.

isto é que era....a bandeira é horrivel....

citação:Originalmente colocada por paio pires

citação:Originalmente colocada por dm101

isto é que era....a bandeira é horrivel....

Pode ser que um dia alguem com coragem leve o projecto do Portugal, Europe west coast para a frente..

Até gosto do hino, apesar de ser antigo, continua "actualizado", identifico-me mais com o hino, enquanto portugues, do que com aquela horrivel bandeira.

Sou patriota mas rejeito a sacralização dos simbolos.

No entanto o hino está enraizado e não vejo razão para mudar, aliás se a letra é violenta, também o foi a constituição desta nação, cuja independencia sempre foi mantida à custa de muito sangue. Havendo que honrar esses heróis.

Agora, lamento que os republicanos fanáticos que tomaram de assalto o poder em 1910 rompessem com os simbolos de forma dramática e desnecessária, vejam lá se não ficava muito melhor assim:

2006615143343_bandeira.gif

citação:Originalmente colocada por Luis Miguel

A culpa não é do Hino e das bandeiras, mas acabam por ser um simbolo das guerras e das fronteiras

Simbolo das guerras não acho, simbolo das fronteiras talvez mas tem que haver froteiras sempre , alias sempre houve a limitar o territórios dos povos.É impossivel deixar de haver seria catastrófico e impensavel!

Monárquico?Ou portista? lol
Seja como for, mudar o hino é algo que acho disparatado.Esta foi a 2a vez que o ouvi.A 1a vez foi um professor de francês que o disse,no meu 12o ano,quando estudavamos a Marselhesa, que é do mesmo autor que a Portuguesa,se não me engano.E a mensagem dos dois hinos é semelhante.
Bem, claro que não insultei o professor, mas rebati tanto tanto tanto o que ele disse...que ele se calou com aquilo!
Isto porque a mensagem é indubitavelmente bélica.Mas assim o foi a nossa história.E hoje, se há algo de que um português ainda se pode orgulhar é da sua história, já que do resto...enfim...
O hino é nitidamente um "resumo" daquilo que foi feito para construir a nossa pátria.O hino é um louvor.E, mais do que nunca, hoje é fundamental que nos lembremos daquilo que já fomos capazes, é muito importante que nos sintamos portugueses,e unidos.Porque nestas alturas de grandes dificuldades, é bom recordar que se fomos capazes de "marchar contra os canhões", também temos que ser capazes de ultrapassar esta crise.E só um povo unido e orgulhoso é capaz de responsabilizar os seus governantes.Foi o que aconteceu no 25 de Abril, em que as coisas realmente não estavam bem.Mas depois da revolução, o sentimento de liberdade e patriotismo esbateu-se completamente.Hoje ninguém se orgulha do país, muito por culpa dos governantes pós 25 de Abril,que nunca incutiram o respeito pela pátria.Se há coisa positiva no governo de Salazar,é o amor pelo país que incutiu nas pessoas.Hoje, tudo isto desapareceu.
Portanto,acho que o nosso hino é mesmo dos últimos redutos ainda intocados duma mensagem patriota que infelizmente desapareceu.Há que o preservar.

Voltar
Superior