Monárquico?Ou portista? lol
Seja como for, mudar o hino é algo que acho disparatado.Esta foi a 2a vez que o ouvi.A 1a vez foi um professor de francês que o disse,no meu 12o ano,quando estudavamos a Marselhesa, que é do mesmo autor que a Portuguesa,se não me engano.E a mensagem dos dois hinos é semelhante.
Bem, claro que não insultei o professor, mas rebati tanto tanto tanto o que ele disse...que ele se calou com aquilo!
Isto porque a mensagem é indubitavelmente bélica.Mas assim o foi a nossa história.E hoje, se há algo de que um português ainda se pode orgulhar é da sua história, já que do resto...enfim...
O hino é nitidamente um "resumo" daquilo que foi feito para construir a nossa pátria.O hino é um louvor.E, mais do que nunca, hoje é fundamental que nos lembremos daquilo que já fomos capazes, é muito importante que nos sintamos portugueses,e unidos.Porque nestas alturas de grandes dificuldades, é bom recordar que se fomos capazes de "marchar contra os canhões", também temos que ser capazes de ultrapassar esta crise.E só um povo unido e orgulhoso é capaz de responsabilizar os seus governantes.Foi o que aconteceu no 25 de Abril, em que as coisas realmente não estavam bem.Mas depois da revolução, o sentimento de liberdade e patriotismo esbateu-se completamente.Hoje ninguém se orgulha do país, muito por culpa dos governantes pós 25 de Abril,que nunca incutiram o respeito pela pátria.Se há coisa positiva no governo de Salazar,é o amor pelo país que incutiu nas pessoas.Hoje, tudo isto desapareceu.
Portanto,acho que o nosso hino é mesmo dos últimos redutos ainda intocados duma mensagem patriota que infelizmente desapareceu.Há que o preservar.