neste momento interessante em android até 400€ nesses tamanhos, nada de especial, portanto se o uso não for nada por ai alem de lazer tens boas opções até 200€ que servem bem para o efeito...
até 400€ neste momento é melhor um híbrido com windows 10, e depois aplicar um emulador android e tens os 2 em 1...
tudo se resume a utilização que lhe vais dar...
Mandei vir ontem um dual boot: Cube iwork 10.
É mais um duma praga de tablets que aí andam com base no Cherry Trail com specs razoáveis (4GB RAM / 64GB de armazenamento, 10", FHD, USB type-C, boa bateria e suporte de stylus passiva/activa) ao preço da uva mijona.
Obrigado pelas dicas.
Estou neste momento a empacotar o falecido para enviar para a Amazon mas ainda agora andei a ver montras e decididamente não há nada que me encha as medidas (ainda procuro um Nexus 9 usado).
Agora que estou com um bocado mais de tempo, vamos por partes. Antes de mais, o que eu quero:
- Tablet
- Preferência por Android
- Orçamento na ordem dos 400€
- Pelo menos 32GB de memória interna
- Mínimo de 3GB de RAM (aqui para mim era o ponto fraco do Nexus, os 2GB por vezes faziam-se curtos)
- Ecrã mínimo Full HD, idealmente 2K
- Colunas stereo
- Ecrã de 9" ou 10"
- compra obrigatória numa Amazon da UE
(vá, isto era o ideal mas não sou inflexível)
O que andei a ver:
- Google Pixel C - o meu favorito, difícil de encontrar na Europa, não o encontrei na Amazon. Continua a um preço exagerado, a meu ver;
- Sony Xperia Z4 Tablet - bom conjunto, muito caro. Não sei quando foi lançado mas os produtos Sony costumam desvalorizar bastante, esperar por uma promoção pode ser uma opção. O antigo Z3 penso que só havia disponível em 8" e o Z2 já está um pouco datado.
- Samsung Tab S2 - disponível em 8.4" e 10", pode ser uma opção interessante. Tenho um Note 4 da empresa e não consigo gostar da interface da Samsung por nada, embora tenha melhorado em relação ao anterior S3. É uma máquina interessante e uma opção válida, talvez a minha embirração com a marca seja o principal contra. Ah, tenho um bocado de dificuldade em orientar-me na gama da Samsung [

]
- Asus Zenpad S 8.0 - boa máquina, gosto bastante deste tablet. É um tamanho abaixo do que pretendia mas no limite dos limites posso considerar. Ideal era isto em 10" mas a gama de 10" da Asus parece-me mais limitada. Tenho desconfiança dos processadores Intel em Android
- NVidis Shield K1 - o primo do Nexus 9 parece-me uma boa opção embora nesta altura possa ser já algo curto. Nunca me informei muito deste tablet, talvez por sempre me ter virado para o parente
- Huawei - não me lembrei de procurar na Huawei, tenho ideia que havia uns Mediapad algo curtos (apenas 1GB de RAM e tal) mas não sei se terão algo mais
Ou então, para algo completamente diferente... Windows!
Ora, sucede que não sou o maior fã de Windows. Penso que agora o RT morreu e o que há por aí venha com o Win10 "a sério" (se não for, corrijam-me). Pergunto-me se para o uso que dou, se será uma opção adequada (browsing, ver filmes e séries - apps de legalidade duvidosa como o Showtime ou o falecido Popcorn eram convidados frequentes - jogos pontuais, tapatalk, mais browsing). Opções:
- Surface 3: não faz sentido ponderar o 4, simplesmente não dou uso que justifique mas o Surface parece-me ser ainda hoje uma opção bastante válida
- Asus Transformer T100: algumas opções interessantes nesta gama de preço. Boas specs (4 GB de RAM, SSD 128GB). As dúvidas do Surface aplicam-se aqui também. Por comprar numa loja estrangeira virá com teclado esquisito.
Por último, o mais certo por este andar é mesmo esperar por Setembro e ver o que surge de novo mas pelo que tenho visto não parece haver nada de especial para breve. Algo como o primeiro LG G Pad no seu tempo, um excelente all-rounder com boa relação qualidade/preço era bem vindo.