Tópico dos Pneus

Na minha opinião nunca notei uma grande diferença entre 1 e outro em agarre e os meus Turanza também fizeram 60.000 kms:(

Sinceramente, por muito bons que sejam não estou virado para a Bridgestone, porque possivelmente vou ter um problema antigo, o de os pneus gastarem muito facilmente por fora, mesmo com mais ar nos pneus, para compensar em parte as muitas curvas que tenho de fazer diariamente. Optei nos últimos 4 pneus pelos Vredestein Hi-Trac 2, por os pneus desta marca serem tradicionalmente bons em seco, em molhado e permitirem igualmente mais uns milhares de kms face por exemplo aos Bridgestone ER300.

Não. A medida é mesmo essa. Na Pneucity os Primacy 3 comecam nos 142€ e na Pneuslider nos 130€. Por mais 40€ tenho o serviço completo...

Mas o meu problema prende-se mesmo com a durabilidade dos Mabor e Evergreen. Eu conduzo devagar, sou daqueles que na Auto-estrada coloca o cruise-control nuns confortáveis 120Km/h, curvas feitas devagar (até porque a miuda que vai na cadeira atrás não gosta de solavancos... estão a ver o cenário). à partida, Evergreen e mesmo tendo em conta o preço... não sei. Será que aquilo é mais plástico do que borracha??

Evergreen ou qualquer marca chinoca = aderência zero em molhado, mesmo em baixas velocidades.

Foge disso como o diabo da cruz.

"Budget"?!, não digo que não tenhas razão, mas eu dividia os Norauto pelo menos em 2 escalões, de acordo com feedback que tenho. A colega com o Peugeot 206 tem uma gama da Norauto e o colega com o Mercedes tem Norauto completamente diferente, em principio de gama superior e este não se queixa do comportamento dos pneus, mas..., é pessoa que faz "condução relaxada" e isso pode explicar a satisfação. Se apertasse com o carro, se calhar começava a ter queixas, talvez...!!!, Hoje é um excelente dia para saber o estado e a qualidade dos pneus que temos nos carros. Por agora não tenho queixas, mas vim à defesa... até ao trabalho !!!

Budget em relação às diferentes gamas, evidentemente. É claro que a gama superior da Norauto dará melhores resultados em relação às gamas baixas, ou "eco". Nestes últimos, mesmo pneus de conceituadas marcas não dão resultados assim tão brilhantes.

Começando já a fazer alguma consulta no mercado, recebi já uns preços. Aguardo a cotação de outra casa onde habitualmente instalo os pneus. Mas deverão ser os goodyear....

Medida
Marca
Preço Unitário
225/45R17
GOODYEAR EAGLE F1 ASSYM 2 94Y
130,00€

KUMHO KU39 94Y
115,00€

MICHELIN PILOT SPORT 3 94Y
135,00€
TOYO PXTS 94Y
100,00€

Última edição:
Começando já a fazer alguma consulta no mercado, recebi já uns preços. Aguardo a cotação de outra casa onde habitualmente instalo os pneus. Mas deverão ser os goodyear....

Medida
Marca
Preço Unitário
225/45R17
GOODYEAR EAGLE F1 ASSYM 2 94Y
130,00€
KUMHO KU39 94Y
115,00€
MICHELIN PILOT SPORT 3 94Y
135,00€
TOYO PXTS 94Y
100,00€

Se o objectivo não for andar a fazer curvas na brasa..., Michelin Primacy 3 podem ser uma boa opção e provavelmente ainda ganhas uns milhares de kms na duração dos pneus. Na Goodyear escolhia os EfficientGrip.

Pessoal tirem-me lá um dúvida pff.

1)-Um pneu que tem protecção de jante, logo é reforçado nas laterais para isso acontecer, e por isso é um pneu mais rijo que um pneu sem protecção?

2)-Um pneu que não tem protecção de jante e como não é reforçado nas laterais, estas "adornam" mais nas curvas e dai o desgaste do pneu é sempre mais significativo nas laterais do que no meio?

Isto tudo porque tenho 4 pneus 205/55R16 91H BF Goodrich G-Grip([:vm)]) sem protecção de jante.
Tenho uma condução tranquilo e lá de quando em vez se vou sozinho faço umas curvas assim mais a abrir mas nada de outro mundo.
Olho para os meus pneus, e vejo no meio ainda uns 2/3mm e nas laterais já estão a ficar para o carecas.:confused:

No meio disto tudo deve de haver erros, disparates por isso podem corrigir à vontade.[;)]

PauloJorge, há pneus onde esse desgaste acrescido nas laterais é crónico, posso dar-te os exemplos dos Toyo Proxes T1-R e Bridgestone Turanza ER300 (nestes últimos nem tanto mas...). Já novos não têm tanto rasto nas laterais como no centro e com o uso essa diferença chega a ser bem grande (do género de ainda teres um bom bocado de rasto no centro e as laterais carecas). Nos meus isso era atenuado por fazer muita estrada a velocidades moderadas e com a pressão um pouco acima do normal; noutros casos que conheci notava-se muito.

1)-Um pneu que tem protecção de jante, logo é reforçado nas laterais para isso acontecer, e por isso é um pneu mais rijo que um pneu sem protecção?

2)-Um pneu que não tem protecção de jante e como não é reforçado nas laterais, estas "adornam" mais nas curvas e dai o desgaste do pneu é sempre mais significativo nas laterais do que no meio?

Isto tudo porque tenho 4 pneus 205/55R16 91H BF Goodrich G-Grip([:vm)]) sem protecção de jante.
Tenho uma condução tranquilo e lá de quando em vez se vou sozinho faço umas curvas assim mais a abrir mas nada de outro mundo.
Olho para os meus pneus, e vejo no meio ainda uns 2/3mm e nas laterais já estão a ficar para o carecas.:confused:

No meio disto tudo deve de haver erros, disparates por isso podem corrigir à vontade.[;)]

Em relação à dúvida é possível que seja reforçado nas paredes mas pode ser apenas uma questão de desenho do pneu

E se tens as laterais desgastadas e ainda piso no meio andas com pouca pressão, convém verificar regularmente a pressão ainda por cima se abusas em curvas

Se o objectivo não for andar a fazer curvas na brasa..., Michelin Primacy 3 podem ser uma boa opção e provavelmente ainda ganhas uns milhares de kms na duração dos pneus. Na Goodyear escolhia os EfficientGrip.

Se calhar por ter rebentado uns Primacy 3 com 10000Km rodados não devo escolher. E não é para andar a fazer curvas na brasa. Carrinha familiar e em ritmos normais.

Também me enganaram com os G-Grip, estava habituado aos F1.
Parecem pneus chineses, à chuva não agarram!
Vistos de lado parecem até mais estreitos, pois saem menos da jante!
Agora tenho 2 F1 atras e 2 GGRIP à frente.

Mete mais pressão nisso!

Quem gosta de fazer curvas (como eu) convem andar com mais 0.3 a 0.5bar a mais do que o recomendado.
Ou meter sempre a pressão ECO recomendada.
Atenção que a pressão deve ser vista sempre a Frio, pois com o calor aumenta! Ou seja deve levar ainda mais quando quentes.
Assim o pneus não vao dobrar tanto nas curvas em "carga".

Penso que a protecção de jante não tem nada haver com o ser reforçado, é só mesmo borracha extra na lateral para o pneu tocar 1º no passeio.

Um pneu desportivo é que tem laterais reforçadas, para não dobrar tanto, sendo que a borracha do piso é mais mole para agarrar mais.

Mete mais pressão nisso!

Quem gosta de fazer curvas (como eu) convem andar com mais 0.3 a 0.5bar a mais do que o recomendado.
Atenção que a pressão deve ser vista sempre a Frio, pois com o calor aumenta! Ou seja deve levar ainda mais quando quentes.

Penso que a protecção de jante não tem nada haver com o ser reforçado, é só mesmo borracha extra na lateral para o pneu tocar 1º no passeio.

Um pneu desportivo é que tem laterais reforçadas, para não dobrar tanto, sendo que a borracha do piso é mais mole para agarrar mais.

Hum..boa explicação.apr:)

Por acaso, até que ando +/- em cima das pressões mas meto sempre o "confort". Vejo lá nas indicações da carrinha a "ECO" mas para ser sincero nem nunca me dei ao trabalho para perceber qual será a melhor. Como astra h não é nenhum exemplo de conforto, optei pela "confort".

F1 oiço falar maravilhas deles mas não está bem nas minhas intenções uma vez que para meter dava prioridade a pneus de turismo.[;)]

Se calhar por ter rebentado uns Primacy 3 com 10000Km rodados não devo escolher. E não é para andar a fazer curvas na brasa. Carrinha familiar e em ritmos normais.

Terá sido apenas um azar mas percebo o receio. Por cá temos um carro que vai quase com 220 mil kms e sempre usou Primacy em 205/55R16 e levou recentemente o 8º e 9º pares de pneus. Numa das vezes (há um ano) optou-se por colocar apenas um par, que agora ainda tinha algum rasto mas preferimos trocar os 4 ao mesmo tempo.

De qualquer modo, e também em 225/45R17 (91Y), estou indeciso entre os Primacy3 e os EfficientGrip Performance. Devo pedir preços ainda esta semana.

Mete mais pressão nisso!

Cheguei a ponderar montar BF Goodrich G-Grip e pelo que li várias vezes, foi boa opção desistir desses pneus, parece que não valem nada. Nunca me esqueci de numa casa de pneus, o dono me ter respondido que BF Goodrich e Kleber são a mesma coisa. Sobre a Kleber já não tinha boa opinião (pelos que li e opiniões que ouvi), foi juntar 2+2 e desistir dessa opção e foi acertado.
NO meu carro, com as muitas curvas que faço todos os dias, semanalmente vejo a pressão dos pneus e ando sempre com "ar a mais", não só para diminuir o desgaste por fora, como também ajuda na redução dos consumos. O carro fica mais rijo, mas a diferença é pouca.

Cheguei a ponderar montar BF Goodrich G-Grip e pelo que li várias vezes, foi boa opção desistir desses pneus, parece que não valem nada. Nunca me esqueci de numa casa de pneus, o dono me ter respondido que BF Goodrich e Kleber são a mesma coisa. Sobre a Kleber já não tinha boa opinião (pelos que li e opiniões que ouvi), foi juntar 2+2 e desistir dessa opção e foi acertado.
NO meu carro, com as muitas curvas que faço todos os dias, semanalmente vejo a pressão dos pneus e ando sempre com "ar a mais", não só para diminuir o desgaste por fora, como também ajuda na redução dos consumos. O carro fica mais rijo, mas a diferença é pouca.

Pois o tipo disse-me que eram bons e até que também se gastavam rápido.
Eu acho é que ele confundiu os ggrip com os gforce da Goodrich, que já ouvi falar bem.

Agora à chuva é só ver a frente a fugir !

A desvantagem de ter mais pressão é realmente o conforto, fica mais rijo, mas a carteira e a segurança a isso obriga!

Eu tb tenho uma astra e sei bem como é rijinha!

Boas pessoal,
Uma informação se há aqui pessoal que tenha os Fuldas Sportcontrol e que tenho visto boas criticas destes pneus e gostaria de saber como se portam estes pneus, sei que pertencem ao Grupo da Goodyear até o desenho do pneu se parecem com os Goodyear Efficient Grip Performance.:confused:

Pois o tipo disse-me que eram bons e até que também se gastavam rápido.
Eu acho é que ele confundiu os ggrip com os gforce da Goodrich, que já ouvi falar bem.

Agora à chuva é só ver a frente a fugir !

A desvantagem de ter mais pressão é realmente o conforto, fica mais rijo, mas a carteira e a segurança a isso obriga!

Eu tb tenho uma astra e sei bem como é rijinha!

BF Goodrich Touring era o que a minha mulher queria (logo no primeiro orçamento), mas acabou por levar Uniroyal RainExpert, mas paguei eu a diferença de cerca de 20, ou 25€, mas ficou bem servida. Ainda não pedi orçamentos, mas no fim de Outubro se tudo correr bem, vou começar a ver preços. Por agora vejo testes, opiniões, etc...!!!, os pneus que são para substituir, acima da marca de limite de desgaste, têm cerca de 1,5/2mm, ainda aguenta a chuva sem causar sustos, por enquanto...!!!

Greetings!

Os Mabor Sport Jet 2 nestes dias de chuva têm cumprido muito bem.
A medida é 205/55r16.

Mas reparo que em medidas grandes a segurança em chuva e etc é bastante melhor mesmo com pneus que estejam gastos.
Lembro-me de quando andava com 185/60r14 noutro carro o feeling era muito diferente.

Cumprimentos

Voltar
Superior