Tópico do Web Summit

Vendedor da banha da cobra dos tempos modernos...
Eu acho q é sempre positivo do ponto de vista economico dado que entra dinheiro fresco mas tenho dúvidas em relação a real utilidade do evento para a maioria do visitantes pagantes.
Evidentemente q há lugar a criação de networks mas, no final do dia 99% dos visitantes apenas saem de lá com carteira mais leve.

Quem mais ganha é o fundador, com todo o hype à volta daquilo e os nossos políticos ainda lhe agradecem, como se fosse um grande benemérito.

As pessoas pagam disparates por 1 metro quadrado durante uma tarde a achar que só por lá estarem vão passar de ilustres desconhecidos a unicórnios. Mesmo os business angels não são muitos.

Mas pronto, há sempre uma minoria que consegue atrair investidores e para esses é bom.

Em relação aos 300M, mais de 90% serão no setor horeca. Gostava de saber quanto é que se estima de receita fiscal, já que saem 11M dos cofres públicos só para que isto aconteça.

Apesar de tudo, consigo vislumbrar que isto é interessante do ponto de vista da visibilidade do país, ainda que manifestamente exagerado.
Se saem 11 milhões dos cofres públicos e se a entrada é de 300 milhões, significa 56 milhões em Iva a 23%, o que tem sempre potencial interessante.

Vendedor da banha da cobra dos tempos modernos...
Eu acho q é sempre positivo do ponto de vista economico dado que entra dinheiro fresco mas tenho dúvidas em relação a real utilidade do evento para a maioria do visitantes pagantes.
Evidentemente q há lugar a criação de networks mas, no final do dia 99% dos visitantes apenas saem de lá com carteira mais leve.

Assim como em 99% das restantes conferências, eventos, seminários e outras m.rdas que se fazem em Portugal e por esse mundo fora. Qual é mesmo a novidade aí? [:)]

Ainda assim, o importante é que dá visibilidade ao país, big bosses aparecem cá e pode ser que se lembrem de abrir aqui uma sucursal pra fugir às esposas lá da City ou da Strauss dos dias cinzentos. Pena que este ano nem o tempo esteja a contribuir para isso!...

Anyway, é o equivalente a ter uma daquelas feiras tecnológicas de Las Vegas, Barcelona e essas tretas. 2.600 jornalistas para assistir ao evento dá muita notícia por esse mundo fora.

Assim como em 99% das restantes conferências, eventos, seminários e outras m.rdas que se fazem em Portugal e por esse mundo fora. Qual é mesmo a novidade aí? [:)]

Ainda assim, o importante é que dá visibilidade ao país, big bosses aparecem cá e pode ser que se lembrem de abrir aqui uma sucursal pra fugir às esposas lá da City ou da Strauss dos dias cinzentos. Pena que este ano nem o tempo esteja a contribuir para isso!...

Anyway, é o equivalente a ter uma daquelas feiras tecnológicas de Las Vegas, Barcelona e essas tretas. 2.600 jornalistas para assistir ao evento dá muita notícia por esse mundo fora.

dá visibilidade? quantas vezes ouviste falar do web summit antes de vir para PT?

isto é mais para consumo interno e para os politicos sem vergonha na cara andarem a pedir votos e defender ideologias nas apresentações [:)]

Última edição:
dá visibilidade? quantas vezes ouviste falar do web summit antes de vir para PT?

isto é mais para consumo interno e para os politicos sem vergonha na cara andarem a pedir votos nas apresentações [:)]

Coincidência ou não, há 3 anos conheci uma rapariga no Vietname, que trabalha no Dubai em "Digital" e Social Media e "coisas muito trendy e muito cool" e diz que o Web Summit é a "cena", o "maior evento" de referência desse sector.

Não é obviamente um evento mainstream, mas não deixa de ser relevante. Melhor gastar 11 milhões aqui do que em posters do All-garve na A2

Vejam bem o Costa e o ministro da Educação a se babarem para uma jornalista da SIC:

Vejam nas últimas “stories” dela:

https://instagram.com/ydianaduarte?utm_source=ig_profile_share&igshid=xsfl11r28q3r

Também acho a Diana uma miúda interessante atenção, mas isto dá uma imagem de rebarbado mesmo à descarada.

Olha que a restauração não tem o IVA a 23%. [;)]

Para muitos desses empresários é mesmo 0%.

Seja com for bebidas e sobremesas pagam os 23%.

Este 1o dia foi absolutamente horrível, não sei como há quem pague por esta treta, que fiasco.

Hoje até havia speakers interessantes.

Se saem 11 milhões dos cofres públicos e se a entrada é de 300 milhões, significa 56 milhões em Iva a 23%, o que tem sempre potencial interessante.

A hotelaria tem IVA a 6%, pelo que teoricamente a receita fiscal seria de 17 milhões, assumindo que estes 300 milhões são todos com fatura e não apenas com recibo.

Na prática o Estado com sorte conseguirá o "break-even" dos 11 milhões.

A hotelaria tem IVA a 6%, pelo que teoricamente a receita fiscal seria de 17 milhões, assumindo que estes 300 milhões são todos com fatura e não apenas com recibo.

Na prática o Estado com sorte conseguirá o "break-even" dos 11 milhões.
Mas nem tudo é estadia. Devem ter muitas refeições. Tranquilamente devem chegar a mais de 20 milhões.

E ainda tens os 300 milhões que ficam cá na economia e que vão continuar a pagar impostos, cada vez que mexam.

A UEBSAMIT, faz-me sempre lembrar aqueles vendedores da feira que fazem uma grande barulheira, mas no fim depois de tudo espremido, não trazes nada de significativo.

Ainda para mais este ano, falta o Bruno de Carvalho

Sim Nuno, também concordo contigo. Devem ser na realidade uns 200 milhões (ou menos). Em termos fiscais, em IVA o Estado não deve sequer conseguir recuperar os 11 milhões que investiu. No melhor cenário deve conseguir o break-even.

Apesar disto, mantenho que a Web Summit é boa para o país. Dá actividade económica a um sector que em Novembro costumar estar em baixo (o sector turistico) e dá alguma projecção (ainda que quase residual) ao país.

Em termos de utilidade económica fora do sector do turismo, acho que é unanime para quase toda a gente que a utilidade é próxima de zero. A web Summit é fabuloso esquema de marketing que gera grande mais-valias no turismo Lisboeta e ficamo-nos por aqui.
Nada de negativo nisto. Para quem está de fora acaba por ser positivo. Quem está por dentro e participa, eu vejo estas pessoas como tendo uma filosofia do tipo "engana-me que eu gosto".

Sim Nuno, também concordo contigo. Devem ser na realidade uns 200 milhões (ou menos). Em termos fiscais, em IVA o Estado não deve sequer conseguir recuperar os 11 milhões que investiu. No melhor cenário deve conseguir o break-even.

Apesar disto, mantenho que a Web Summit é boa para o país. Dá actividade económica a um sector que em Novembro costumar estar em baixo (o sector turistico) e dá alguma projecção (ainda que quase residual) ao país.

Em termos de utilidade económica fora do sector do turismo, acho que é unanime para quase toda a gente que a utilidade é próxima de zero. A web Summit é fabuloso esquema de marketing que gera grande mais-valias no turismo Lisboeta e ficamo-nos por aqui.
Nada de negativo nisto. Para quem está de fora acaba por ser positivo. Quem está por dentro e participa, eu vejo estas pessoas como tendo uma filosofia do tipo "engana-me que eu gosto".

Tendo em conta o número de jornalistas e países representados, a utilidade é elevada, especialmente no turismo e também na atracção de negócios para a cidade/país.

Nisso a CML até tem feito um bom trabalho com a promoção de clusters de desenvolvimento e atracção de empresas na capital.

Atrai dinheiro em época baixa (é Novembro), divulga a cidade e o país a quem nao conhece (porque nem todos os que cá vem já estiveram em Lisboa), tem alguma projeccao a nível internacional dentro do meio o que é bom para relembrar o país/cidade a esse público. Muito bom era se houvesse uma destas todos os meses.

Voltar
Superior