Tópico do software para Android

Alguém me sabe explicar como evito o arranque de certas apps quando ligo o telemóvel? Tenho a correr, sem terem sido abertas, facebook (q gasta bastante RAM), Hotmail, camera360 e maps (sem ter definições de localização ou GPS ligados...). Não é q me torne o telemóvel lento, mas é desnecessário estarem a consumir bateria quando não as estou a usar ou ainda nem sequer as liguei desde q o telemóvel foi iniciado (é desligado todas as noites).

Um app killer é inútil, ja experimentei e as gajas passado algum tempo iniciam-se novamente...

O que ganhas em libertar Ram? No android central tem lá um artigo interessante sobre a Ram em Android, logo já cá meto o link que agora estou no telemóvel e não consigo.

O meu interesse de impedir a iniciação de apps quando não preciso não é o de libertar RAM, mas sim diminuir, nem q marginalmente, o consumo da bateria. Não tenho a correr as informações de localização para uso do Maps nem costumo consultar muito o facebook via telemóvel, daí fazer-me confusão ter essas apps sempre a funcionar e a consumir.

Já li esse artigo q referes sobre a gestão de RAM do sistema Android, daí ter posto de parte um app killer [;-)]

O meu interesse de impedir a iniciação de apps quando não preciso não é o de libertar RAM, mas sim diminuir, nem q marginalmente, o consumo da bateria. Não tenho a correr as informações de localização para uso do Maps nem costumo consultar muito o facebook via telemóvel, daí fazer-me confusão ter essas apps sempre a funcionar e a consumir.

Já li esse artigo q referes sobre a gestão de RAM do sistema Android, daí ter posto de parte um app killer [;-)]

Nao o vais fazer, se elas têm de iniciar elas iniciam, impedes no inicio passado uns minutos voltam a arrancar.

O conselho que te posso dar é, ou nao desligares o aparelho de noite e meteres em modo aviao, ou nao te preocupares, as apps devem ficar a funcionar uns segundos pelo que o aumento da bateria nem o vais sentir [;)]

Mas se queres mesmo impedir apps de arrancarem, procura por startup manager no Play Store [;)]

Última edição:

Isso é um erro. No final acabas por gastar mais bateria no bloquear a app e esta voltar a iniciar do que se deixares o telemóvel sossegado

Ok, então bloquear o seu início com o telemóvel é difícil e mais vale deixá-las quietas senão ainda gasto mais bateria. Fico suficientemente esclarecido.

Já agora, quando fecham apps normalmente deixam-nas no menu de "recentes" ou fecham completamente empurrando-as para o lado? Ficando nesse menu não ficam a drenar bateria?

Desculpem lá estar a ser chato, mas é q queria tirar o melhor partido da bateria ;)

Se tens aplicações de origem que não usas de todo podes sempre ir à lista de aplicações no telemóvel e desactivar as mesmas já que não as podes desinstalar. Sim ocupam um pouco de espaço de "disco" mas não chegam a iniciar porque é como se não existissem. Poupas alguma bateria nisso

Uma dica que acabei de aprender agora:

Curiosamente, não é fácil fazer attachment de ficheiros no Gmail usando o... Google Drive (ainda por cima tenho lá 100 gb de espaço). Aparece o dropbox, mas NÃO o google drive.

Solução - instalar o ES file manager (gratuito), configurar o acesso do ES FM ao Google Drive; quando for para anexar ficheiros no mail, selecionar o ES file manager, e daí aceder ao Google drive.

Esta é que não dá mesmo para compreender.

Ok, então bloquear o seu início com o telemóvel é difícil e mais vale deixá-las quietas senão ainda gasto mais bateria. Fico suficientemente esclarecido.

Já agora, quando fecham apps normalmente deixam-nas no menu de "recentes" ou fecham completamente empurrando-as para o lado? Ficando nesse menu não ficam a drenar bateria?

Desculpem lá estar a ser chato, mas é q queria tirar o melhor partido da bateria ;)

Para poupar bateria há outras coisas que podes fazer que andar a bloquear apps, como por exemplo desligar dados quando não usados, baixar luminosidade do ecrã, evitar andar sempre a ligar o ecrã para ver horas, aumentar a sincronização dos mails para 30min(se não for uma conta urgente/trabalho), etc.

Para poupar bateria há outras coisas que podes fazer que andar a bloquear apps, como por exemplo desligar dados quando não usados, baixar luminosidade do ecrã, evitar andar sempre a ligar o ecrã para ver horas, aumentar a sincronização dos mails para 30min(se não for uma conta urgente/trabalho), etc.

Já fiz isso tudo, os mails estão com sincronização manual (mais uma acha prá fogueira, pq raio está o hotmail sempre a funcionar se está em sync manual?), o wifi está desligado quando o écran está off, desligo-o manualmente, entre outras coisas. Não me queixo propriamente da duração da bateria, só q sou um bocado cabeça dura neste aspecto de ter programas a correr quando não os solicitei, ainda por cima "porcarias" como o facebook e o serviço cloud da tal app camera360 q nunca usei (o serviço cloud, a app uso bastante). Entretanto andei a ler mais umas coisas e já vi q pouco ou nada há a fazer quanto a isto sem desinstalar as apps.

Oh well...

Já fiz isso tudo, os mails estão com sincronização manual (mais uma acha prá fogueira, pq raio está o hotmail sempre a funcionar se está em sync manual?), o wifi está desligado quando o écran está off, desligo-o manualmente, entre outras coisas. Não me queixo propriamente da duração da bateria, só q sou um bocado cabeça dura neste aspecto de ter programas a correr quando não os solicitei, ainda por cima "porcarias" como o facebook e o serviço cloud da tal app camera360 q nunca usei (o serviço cloud, a app uso bastante). Entretanto andei a ler mais umas coisas e já vi q pouco ou nada há a fazer quanto a isto sem desinstalar as apps.

Oh well...

Podes sempre pelo menos no caso do FB usar o Browser e desinstalar a app(que diga-se de passagem pelo menos o widget funciona tão mal...).

Edge, apaga o Hotmail e usa o app de Email do Android, é o que faço [;)].

Suporta Exchange ActiveSync na mesma !

Não consigo q ela sincronize com o Hotmail, não percebo porquê :(

Mas esta nem chateia, entretanto já desinstalei o facebook e vou ver estes dias se noto alguma diferença no gasto da bateria. Obrigado a todos pelas explicações.

Não consigo q ela sincronize com o Hotmail, não percebo porquê :(

Mas esta nem chateia, entretanto já desinstalei o facebook e vou ver estes dias se noto alguma diferença no gasto da bateria. Obrigado a todos pelas explicações.

Mas qual tem sido a autonomia do teu? 1 dia?

Para quem é cliente CGD, parece que saiu finalmente, aleluia, a APP para Android e Apple. apr:)
Para os fanáticos da coisa e se fizerem o favor de ir testando... [:D] Eu espero! [:)]

Edd :)

Para quem é cliente CGD, parece que saiu finalmente, aleluia, a APP para Android e Apple. apr:)
Para os fanáticos da coisa e se fizerem o favor de ir testando... [:D] Eu espero! [:)]

Edd :)

hum... logo já vou espreitar isso...

Edge, se puderes "ao fim do dia" ou quando a bateria estiver a acabar posta aí um print do ecrã de consumo de bateria.

Mas qual tem sido a autonomia do teu? 1 dia?

Em uso normal, com wifi ligado o dia todo, uso de Internet, música, meia dúzia de chamadas e mensagens, chego ao fim do dia com cerca de 10/15% de bateria. Se me puser a ver algum vídeo geralmente ao fim da tarde tenho de o meter a carregar.

Em uso normal, com wifi ligado o dia todo, uso de Internet, música, meia dúzia de chamadas e mensagens, chego ao fim do dia com cerca de 10/15% de bateria. Se me puser a ver algum vídeo geralmente ao fim da tarde tenho de o meter a carregar.

precisas realmente de wi-fi ligado o dia todo? quanto tempo de ecrã ligado te aparece no consumo de bateria? se for algo por aí pelo menos 3-4 horas é perfeitamente aceitável

precisas realmente de wi-fi ligado o dia todo? quanto tempo de ecrã ligado te aparece no consumo de bateria? se for algo por aí pelo menos 3-4 horas é perfeitamente aceitável

Usava o Green Power battery saver q me desligava o wifi quando o ecran estava off, mas deu um conflito qualquer e desinstalei. Ando sempre com o wifi por questão de comodidade e por causa do mail profissional. Geralmente, por dia, dá-me até mais de 4 horas de ecrã ligado (e é 720p, com brilho automático, q segundo já li até gasta mais, mas dá mais jeito quando vai montado no carro e ando no exterior). Mas como já disse atrás, eu não me queixo muito da duração da bateria nem da RAM q tem sido mais q suficiente, aquilo q me faz confusão é ter, durante o dia, processos de aplicações a correr em background q eu não necessito no dia-a-dia se não estiver a correr as respectivas aplicações.

Por exemplo, se eu só meto o nariz no facebook por volta da hora de almoço pra ver alguns posts, pq terei o serviço a correr desde q ligo o telemóvel? Se só uso a câmara esporadicamente, pq tenho um serviço cloud da mesma a funcionar ininterruptamente? Se só vejo o email "on demand", pq tem a app do Hotmail de estar sempre a correr?

Ao ler isto até a mim dá ideia q sou um velho do Restelo :D, mas a verdade é q nunca gostei, nem no pc, de ter a correr processos quando não os utilizo. Mas já me comecei a mentalizar q no Android é mesmo assim. Logo já faço um printscreen do uso da bateria ;)

Usava o Green Power battery saver q me desligava o wifi quando o ecran estava off, mas deu um conflito qualquer e desinstalei. Ando sempre com o wifi por questão de comodidade e por causa do mail profissional. Geralmente, por dia, dá-me até mais de 4 horas de ecrã ligado (e é 720p, com brilho automático, q segundo já li até gasta mais, mas dá mais jeito quando vai montado no carro e ando no exterior). Mas como já disse atrás, eu não me queixo muito da duração da bateria nem da RAM q tem sido mais q suficiente, aquilo q me faz confusão é ter, durante o dia, processos de aplicações a correr em background q eu não necessito no dia-a-dia se não estiver a correr as respectivas aplicações.

Por exemplo, se eu só meto o nariz no facebook por volta da hora de almoço pra ver alguns posts, pq terei o serviço a correr desde q ligo o telemóvel? Se só uso a câmara esporadicamente, pq tenho um serviço cloud da mesma a funcionar ininterruptamente? Se só vejo o email "on demand", pq tem a app do Hotmail de estar sempre a correr?

Ao ler isto até a mim dá ideia q sou um velho do Restelo :D, mas a verdade é q nunca gostei, nem no pc, de ter a correr processos quando não os utilizo. Mas já me comecei a mentalizar q no Android é mesmo assim. Logo já faço um printscreen do uso da bateria ;)

já não é um tempo mau, como disse. mas nota que o wifi ligado o dia todo ainda come uma boa fatia.

essas questões são perfeitamente legítimas e mesmo eu passei por elas também... estava "viciado" com o estigma "task manager" do windows cheio de tretas a correr que não interessam...

a questão é que o android funciona de maneira diferente... o que está na ram e não estás a usar está basicamente "adormecido" como tal, estar ali ou não estar de todo é praticamente o mesmo. Daí eu ter dito ontem que gastas mais bateria a parar as apps e estas iniciarem novamente do que simplesmente deixando-as estar. além da vantágem mais obvia que é um arranque muito mais rápido quando precisas delas (como não precisam iniciar é só "acordar" poupas tempo de processador e um pouco de bateria até)

podes tentar rentabilizar um pouco a questão de algumas apps. a cloud para a câmara. podes meter essa sincronização como manual. ou desligá-la de todo se não deres muito valor ao upload aotomático de fotos que tiras.

a app do Hotmail, como já te disseram (e eu concordo) podes desinstalar e usar a nativa do android(para mim é melhor que a tal aplicação hotmail) e aí selecionar sincronização por exemplo de 15 em 15 min.

só aqui já poupas mais um bocado de bateria

se vires que tens aplicações de origem (por exemplo da rede) que não usas mesmo de todo, podes fazer a tal "desactivação" que falei ontem. é como se não tivesses app nenhuma no telemóvel como tal não arranca nunca e não precisas de te preocupar com ela

__
já agora um apontamento em relação à aplicação nativa de email. no s3 fiquei bastante admirado como lá consegui meter as contas de hotmail, trabalho e faculdade. não foi assim tão simples de configurar por causa dos inbox e outbox... mas um pouco de paciência e voilá!

Voltar
Superior