Tópico do software para Android

Excelente [kiss] Parece ser o android de topo.

Este é um dos novos que vai sair, certo?
HTC - Products - HTC Legend - Overview

O corpo em alumínio fica muito bonito!

O android de topo, na minha opinião, é o Desire HD...contudo, para muita gente as dimensões podem não ser muito "saudáveis"...por isso, na Europa, e deste tamanho, acho que o Desire é a melhor compra (para mim bate os Samsung, por causa do Sense, do apoio ao cliente sempre disponível mesmo por telefone - ligam de volta e tudo, e das actualizações muuuuuuuuuuuuito mais cedo...e over-the-air).

Já vi que a optimus o tem à venda à troca de pontos, e não fica mesmo nada caro para o que é!

Mas lá está, em termos de qualidades/preço, deve ser difícil de bater o Boston por 100€...até a minha namorada arranjou um...

EDIT: atenção que o Legend é mais pequeno. Eu quando andava de olho para comprar visitava este site http://www.gsmarena.com/ para poder comparar e ia ao youtube ver a funcionar! :D

Última edição:
MrBrown, pelo que percebi na Europa só se vende o Desire, certo?

O legend é mais pequeno, mas não parece haver grande diferença. Resta saber se a resolução do écran se nota. Mas se calhar para o que quero chega e sobra. Tem mais autonomia, mais pequeno...

O Boston parece excelente opção mas optimus não serve, preciso vodafone ou livre.

Qt custa o Acer Liquid?

Última edição:
Estas a falar no Desire HD certo?

Pelo contrario, é bem diferente do Desire normal, tanto specs como design do mesmo como ja podes ter visto. O seu grande triunfo sao as specs praticamente nunca vistas num telemovel (tirando a resoluçao que o iPhone 4 ganha e claro o Galaxy Tab mas isso sao outros 20). O pior desse telemovel é sem duvida a bateria que pelo que prevejo sera das piores do mercado por tudo o que telemovel acarta uma bateria de 1230mAh nao vai servir para o gasto, tenho algumas duvidas que o aparelho durará 1 dia com a mesma carga para se ter uma noçao.

Vamos ver como é a bateria e se calhar um Galaxy Tab nao é mais compensador que o Desire HD.

Em que é que o Desire HD é assim tão bem equipado? A única coisa que tem de superior à media dos smartphones de topo das outras marcas é o tamanho do ecrã de resto não traz nada de novo ao que já existia...

E no que toca ao tamanho do ecrã, de 3,2" para a frente já começa a ser uma questão de gosto.. A Apple por exemplo, até ver tem-se recusado a entrar em guerras de tamanho para não tornar o iPhone num trambolho enorme..

De resto o processador é ligeiramente melhor que o Snapdragon original e acaba por recuperar o atraso que havia especialmente ao nível da GPU em relação ao que os outros faziam.. Mas não é nada de mais. Ainda não é um dos futuros Cortex-A9 dual core que toda a gente aguarda. O peso: 164 Gramas :sh) Etc.. Etc.. Etc...

E, depois há algo que me assusta nesse terminal.. É que sinceramente, se um Galaxy S com um ecrã super-amoled de 4" e uma bateria de 1500Mha já dura pouco para o meu gosto, nem quero imaginar o que é um LCD de 4,3" a gastar uma bateria de 1230mha.. Em standby até pode aguentar muito, mas de cada vez que se liga o ecrã de certeza que gasta logo metade da carga da bateria.

O android de topo, na minha opinião, é o Desire HD...contudo, para muita gente as dimensões podem não ser muito "saudáveis"...por isso, na Europa, e deste tamanho, acho que o Desire é a melhor compra (para mim bate os Samsung, por causa do Sense, do apoio ao cliente sempre disponível mesmo por telefone - ligam de volta e tudo, e das actualizações muuuuuuuuuuuuito mais cedo...e over-the-air).

O Desire teve um estado de graça por ser uma espécie de irmão gémeo do Nexus One. É que o Android é desenvolvido para um dispositivo em especifico e depois é libertado o codigo fonte e cada marca que se desenrasque..

Vamos ver agora que o Gingerbread está a ser desenvolvido para uma plataforma bastante diferente, para o futuro Motorola equipado com o Tegra 2, como é que vai correr o upgrade do Desire.. Aliás... Vamos ver se vai receber sequer o upgrade para o Desire, porque a HTC também tem muito o habito de abandonar os dispositivos mal sai um substituto..

Eu tenho um Tattoo em casa e tendo consciência que não é nenhum dispositivo de topo, também tenho consciência que não custou 2 tostões e senti na pele o completo desdém por parte da HTC.. O software deste telefone tem inúmeros bugs graves que nunca foram corrigidos e da parte do suporte da HTC sempre houve uma promessa umas vezes mais explicita que outra que iria tudo ser corrigido com o Eclair. A verdade é que mal lançaram o Wildfire voltaram atrás e disseram que afinal não havia mais updates ao Tattoo..

Quanto ao Galaxy S também é verdade que os upgrades não têm sido famosos... Mas com mais ou menos atrasos a coisa lá vai saindo e os bugs que o aparelho tinha, que inicialmente eram mais que muitos, têm sido todos corrigidos.. E segundo o site samfirmwares, que normalmente acerta sempre nas noticias que consegue obter, parece que existe intenção de fazer o upgrade ao Galaxy S para o Gingerbread.. Até porque o Galaxy S e o Samsung Tab partilham praticamente os mesmos chips, quer processadores, memorias, comunicações, etc.. E o Galaxy Tab está oficialmente anunciado que vai receber o Gingerbread, pelo que com todos os drivers portados, não faria sentido não aproveitar e lançar também o upgrade para o Galaxy S.

Última edição:
Em que é que o Desire HD é assim tão bem equipado? A única coisa que tem de superior à media dos smartphones de topo das outras marcas é o tamanho do ecrã de resto não traz nada de novo ao que já existia...

E no que toca ao tamanho do ecrã, de 3,2" para a frente já começa a ser uma questão de gosto.. A Apple por exemplo, até ver tem-se recusado a entrar em guerras de tamanho para não tornar o iPhone num trambolho enorme..

De resto o processador é ligeiramente melhor que o Snapdragon original e acaba por recuperar o atraso que havia especialmente ao nível da GPU em relação ao que os outros faziam.. Mas não é nada de mais. Ainda não é um dos futuros Cortex-A9 dual core que toda a gente aguarda. O peso: 164 Gramas :sh) Etc.. Etc.. Etc...

E, depois há algo que me assusta nesse terminal.. É que sinceramente, se um Galaxy S com um ecrã super-amoled de 4" e uma bateria de 1500Mha já dura pouco para o meu gosto, nem quero imaginar o que é um LCD de 4,3" a gastar uma bateria de 1230mha.. Em standby até pode aguentar muito, mas de cada vez que se liga o ecrã de certeza que gasta logo metade da carga da bateria.

O Desire teve um estado de graça por ser uma espécie de irmão gémeo do Nexus One. É que o Android é desenvolvido para um dispositivo em especifico e depois é libertado o codigo fonte e cada marca que se desenrasque..

Vamos ver agora que o Gingerbread está a ser desenvolvido para uma plataforma bastante diferente, para o futuro Motorola equipado com o Tegra 2, como é que vai correr o upgrade do Desire.. Aliás... Vamos ver se vai receber sequer o upgrade para o Desire, porque a HTC também tem muito o habito de abandonar os dispositivos mal sai um substituto..

Eu tenho um Tattoo em casa e tendo consciência que não é nenhum dispositivo de topo, também tenho consciência que não custou 2 tostões e senti na pele o completo desdém por parte da HTC.. O software deste telefone tem inúmeros bugs graves que nunca foram corrigidos e da parte do suporte da HTC sempre houve uma promessa umas vezes mais explicita que outra que iria tudo ser corrigido com o Eclair. A verdade é que mal lançaram o Wildfire voltaram atrás e disseram que afinal não havia mais updates ao Tattoo..

Quanto ao Galaxy S também é verdade que os upgrades não têm sido famosos... Mas com mais ou menos atrasos a coisa lá vai saindo e os bugs que o aparelho tinha, que inicialmente eram mais que muitos, têm sido todos corrigidos.. E segundo o site samfirmwares, que normalmente acerta sempre nas noticias que consegue obter, parece que existe intenção de fazer o upgrade ao Galaxy S para o Gingerbread.. Até porque o Galaxy S e o Samsung Tab partilham praticamente os mesmos chips, quer processadores, memorias, comunicações, etc.. E o Galaxy Tab está oficialmente anunciado que vai receber o Gingerbread, pelo que com todos os drivers portados, não faria sentido não aproveitar e lançar também o upgrade para o Galaxy S.

Não sei se és vendedor, mas a mim já me convenceste[:p]

Mundano: então que phone sugeres:

- compatível flash e apps java
- não mt grande, autonomia aceitavel
- ecran bom.

Última edição:

Pronto mundano, o que eu falei foi da minha experiência, e estou pelo menos dois dias por semana com alguém que tem um Galaxy S. Acho o Desire um produto superior no seu todo (e o dono do S também).

As diferenças no processador são como as diferenças entre um carro de 500cv e um carro de 505cv...no caminho para o supermercado.

E a verdade é que as coisas saem muito mais rápido para o Desire, este não teve qualquer problema à saída (como os da recepção de GPS que teve o samsung), e a construção é superior. Aliás...esse é o grande ponto fraco do Samsung, à beira dos outros parece o primo pobre. Aqui o HD ainda dá mais cartas, que é parte em alumínio...

Depois, não há nada que pague teres algum problema, ligares para um número e basicamente teres alguém do lado de lá para te ajudar ou guiar em configurações que precises.

A este nível acho que são estas coisas que interessam...usabilidade, praticalidade, fiabilidade e agradabilidade no uso...sempre sem falhas e sem problemas. Afinal de contas se comprei um telefone de topo (na altura pelo menos) não espero nada menos que isso, nem me quero preocupar com mais nada. Por mim, até finos devia tirar.

O uso da bateria parece-me a mim que depende muito mais da programação correcta das aplicações que cada um tem e do uso que propriamente por outros factores muito grandes (eu geralmente dou um uso ultra intensivo ao telemóvel - wifi sempre ligado, mesmo nas viagens...brilho no máximo...talk, skype e msn ligados ao mesmo tempo durante horas...notificações de desporto, etc etc e dá-me à justa para um dia, se bem que com menos de 24h).

Não estou aqui numa de dizer "o meu carro é melhor que o teu"...apenas que de uma forma geral, a "experiência" parece-me melhor no Desire, mas há-de haver muitos que gostam mais de outros modelos! E o que não faltará em breve são aparelhos muito superiores a qualquer um dos discutidos aqui...

Pronto mundano, o que eu falei foi da minha experiência, e estou pelo menos dois dias por semana com alguém que tem um Galaxy S. Acho o Desire um produto superior no seu todo (e o dono do S também).

As diferenças no processador são como as diferenças entre um carro de 500cv e um carro de 505cv...no caminho para o supermercado.

E a verdade é que as coisas saem muito mais rápido para o Desire, este não teve qualquer problema à saída (como os da recepção de GPS que teve o samsung), e a construção é superior. Aliás...esse é o grande ponto fraco do Samsung, à beira dos outros parece o primo pobre. Aqui o HD ainda dá mais cartas, que é parte em alumínio...

Depois, não há nada que pague teres algum problema, ligares para um número e basicamente teres alguém do lado de lá para te ajudar ou guiar em configurações que precises.

A este nível acho que são estas coisas que interessam...usabilidade, praticalidade, fiabilidade e agradabilidade no uso...sempre sem falhas e sem problemas. Afinal de contas se comprei um telefone de topo (na altura pelo menos) não espero nada menos que isso, nem me quero preocupar com mais nada. Por mim, até finos devia tirar.

O uso da bateria parece-me a mim que depende muito mais da programação correcta das aplicações que cada um tem e do uso que propriamente por outros factores muito grandes (eu geralmente dou um uso ultra intensivo ao telemóvel - wifi sempre ligado, mesmo nas viagens...brilho no máximo...talk, skype e msn ligados ao mesmo tempo durante horas...notificações de desporto, etc etc e dá-me à justa para um dia, se bem que com menos de 24h).

Não estou aqui numa de dizer "o meu carro é melhor que o teu"...apenas que de uma forma geral, a "experiência" parece-me melhor no Desire, mas há-de haver muitos que gostam mais de outros modelos! E o que não faltará em breve são aparelhos muito superiores a qualquer um dos discutidos aqui...
Bem, acho que está muito bem resumido e eu não diria melhor, exceptuando que estou quase todos os dias com alguém que tem um Galaxy S e um Desire e que tem, também por isso, esse tipo de opinião.

E é pena, porque o Samsung poderia ter quase tudo para ser, destacado, o melhor smartphone da actualidade e assim, na apreciação global, não parece que tenha conseguido esse destaque, apesar do seu magnífico ecrã.

Eu nunca experimentei o Desire HD mas as diferenças sao poucas mas se calhar tem grande impacto no aparelho, e vou começar por isto: O HD2 que é basicamente o ante sucessor do DHD a correr Android 2.2 chega a ser mais rapido que um Desire e que um Galaxy S e estamos a falar num produto que tem o antigo Snapdragon (8250) e 576mb de RAM para o 4.3 polegadas de ecra. No Desire HD meteram 768mb de RAM, 1.5gb de ROM, e penso que tem o novo Snapdragon 8255 mas como vi em sites uns diziam que sim outros nao fiqueo na duvido.

Juntando isto no Desire HD tem que haver uma diferença ainda grande no funcionamento do aparelho. A nivel de Ram e ROM em smartphones o Desire HD é o que tem mais, e confirmando que tem o mesmo CPU do Desire Z nao sei se ja viste mas ja meteram o mesmo com overclock de 800mhz para 1.4ghz de frequencia e com estabilidade, da para ver como o CPU pode ser puxado.

Pelo menos em papel a diferença para o Desire ainda é alguma, se na realidade sao a mesma coisa epa nao sei porque nao testei nenhum, mas pelo menos a nivel de memorias o Desire HD teve um salto em comparaçao com o Desire.

Li que o Desire tem dois tipos de ecra slvc e amoled é verdade? Se sim tem impacto na qualidade de visualização?

MrBrown, depois do Tattoo dificilmente compraria um HTC sem deixar passar o período de luto... Aquele software tem erros incríveis. Só para dar um exemplo, se deixares acumular mais de umas 1500 SMS's para um contacto não consegues apagar sem formatar o telefone porque a aplicação das SMS's simplesmente crasha.. Com o Handcent é igual... A HTC sempre foi alimentando uma certa ideia que iria sair um upgrade para o Eclair enquanto o telefone esteve à venda.. E mal saiu o Wildfire veio com um comunicado a dizer que afinal não iria sair mais nenhuma actualização... E os erros que ele tem não serão corrigidos.. É no mínimo uma falta de consideração total pelos clientes...

Quanto ao Desire, bem sei que é um bom produto.. Nasceu bem porque está muito colado ao Nexus One e como tal o Android de há duas gerações para cá tem sido desenvolvido de raiz para esse terminal.. A HTC só tem que lhe por o Sense e tá feito.. Conheço quem tenha e realmente o telefone nasceu muito bem...

Por outro lado o Galaxy S devido a algumas diferenças abismais no hardware usado, está a levar o seu tempo a amadurecer, já que muita coisa no Kernel do Android tem que ser portada/adaptada.. Apareceu no mercado com alguns bugs bastante grandes.. Mas também é verdade que a cada nova ROM que sai dá um salto de qualidade. E neste momento, com a ROM JPM que é a que estou a usar de momento quase tudo o que era queixas que eu tinha desapareceu.. O software funciona bem, sem lag's, sem force closes, sem necessidade de reboots. Eu sinceramente, apesar da má fama da Samsung, até estou bem contente...

Mas atenção, porque a acreditar nas noticias as próximas gerações do Android serão desenvolvidas para terminais Motorola / Tegra2 e já não para o Nexus One, pelo que as dificuldades que a Samsung tem actualmente em optimizar o Android para o Galaxy S serão as mesmas que a HTC terá a partir do Gingerbread.

Quanto à qualidade de construção.. Até ver ainda estou para perceber onde está o defeito. A única queixa que tenho é a questão das dedadas... Porque de resto, o telefone é solido e o aspecto porventura mais frágil dado pela tampa traseira em plástico não passa de aspecto e tem inumeras vantagens, como: permitir uma espessura record em androids, tem um peso inferior a 120 gramas e tem a vantagem de em caso de quedas ou riscos ser facilmente substituível, ficando como novo, ao contrario de um chassis integral em alumínio ou plástico que é sempre mais difícil e espendioso de trocar. E onde é realmente importante e onde costumam acontecer os azares que é no vidro, ao contrario do HTC Desire que tem vidro normal, o Galaxy S vem equipado com Gorilla Glass, que é muito mais resistente a riscos...

Li que o Desire tem dois tipos de ecra slvc e amoled é verdade? Se sim tem impacto na qualidade de visualização?

É verdade... A Samsung tem tido alguns problemas em conseguir satisfazer as encomendas de amoleds, pelo que a HTC em alguns modelos passou a usar S-LCD. Os S-LCD também são bons, mas em algumas características como o consumo, contraste, profundidade dos pretos, ou saturação das cores, um Amoled tem vantagens... Mas as diferenças não serão nada de abismal...

Pelo menos em papel a diferença para o Desire ainda é alguma, se na realidade sao a mesma coisa epa nao sei porque nao testei nenhum, mas pelo menos a nivel de memorias o Desire HD teve um salto em comparaçao com o Desire.

A questão da memoria deve ser +/- irrelevante.. Pelo menos para o Android 2.2 512 MB de RAM já deixa imensa memoria livre para aplicações. Pode no entanto fazer diferença com versões futuras do Android. Quanto a mim, seria mais proveitoso se usassem a mesma quantidade, mas DDR2 em vez de mais memoria DDR1..

A grande diferença é mesmo na GPU.. Já que a Adreno 205 é MUITO melhor que a Adreno 200. Muito mesmo.

Mas isso só é visível em jogos.. Na utilização normal, mais ou menos GPU é igual ao litro...

Última edição:
Pessoalmente penso que o AMOLED seja mais usável, pois pese embora o SLCD tenha cores mais vivas parece que consome a bateria mais depressa e não tem a qualidade de negros profundos como o AMOLED.

No teste (filme) pareceu-me que tem até melhor visibilidade, o AMOLED, em plena luz do dia...

MrBrown, depois do Tattoo dificilmente compraria um HTC sem deixar passar o período de luto... Aquele software tem erros incríveis. Só para dar um exemplo, se deixares acumular mais de umas 1500 SMS's para um contacto não consegues apagar sem formatar o telefone porque a aplicação das SMS's simplesmente crasha.. Com o Handcent é igual... A HTC sempre foi alimentando uma certa ideia que iria sair um upgrade para o Eclair enquanto o telefone esteve à venda.. E mal saiu o Wildfire veio com um comunicado a dizer que afinal não iria sair mais nenhuma actualização... E os erros que ele tem não serão corrigidos.. É no mínimo uma falta de consideração total pelos clientes...

(...)

Compreendo perfeitamente o que dizes. Mas terá a sua lógica. Quem compra certos aparelhos de topo sabe qual é o tempo de vida "na crista da onda". Os grupos mais abaixo na linhagem normalmente também não são tão pressionados com actualizações e novidades como os de topo, pelo que normalmente são "cortados" ainda mais cedo...

Eu quando comprei o meu Desire comprei-o com uma expectativa de 24 meses pelo menos. O que me levará a considerar um novo aparelho em Março de 2012 (se e só se houver uma justificação séria na altura...leia-se, avanço em alguma área da minha necessidade). Também coincidirá, muito provavelmente com o fim do apoio da marca ao aparelho (se é que não acontece bem antes, não tenho ilusões quanto a isso), com o lançamento do Android 3.0 e com a disponibilização de dual cores mais optimizada...e se entretanto a Apple fizer uma volta de 180º de deixar de distorcer o mundo à sua volta (como diz o CEO da RIM), estarão a faltar 3 meses para o iPhone6 [:)] (não sou leal a marca nenhuma).

Última edição:
Compreendo perfeitamente o que dizes. Mas terá a sua lógica. Quem compra certos aparelhos de topo sabe qual é o tempo de vida "na crista da onda". Os grupos mais abaixo na linhagem normalmente também não são tão pressionados com actualizações e novidades como os de topo, pelo que normalmente são "cortados" ainda mais cedo...

Eu quando comprei o meu Desire comprei-o com uma expectativa de 24 meses pelo menos. O que me levará a considerar um novo aparelho em Março de 2012 (se e só se houver uma justificação séria na altura...leia-se, avanço em alguma área da minha necessidade). Também coincidirá, muito provavelmente com o fim do apoio da marca ao aparelho (se é que não acontece bem antes, não tenho ilusões quanto a isso), com o lançamento do Android 3.0 e com a disponibilização de dual cores mais optimizada...e se entretanto a Apple fizer uma volta de 180º de deixar de distorcer o mundo à sua volta (como diz o CEO da RIM), estarão a faltar 3 meses para o iPhone6 [:)] (não sou leal a marca nenhuma).

Este assunto é algo que me irrita com a HTC.

Mas infelizmente a HTC faz o mesmo com os tais topo de gama...

Por exemplo o HTC HD quando saiu era na altura o topo de gama da marca. Quando o comprei em 2008 o iPhone da altura não fazia copy-paste, não podia usar programas de navegação automóvel gps et etc etc..
O HTC levou muito poucas actualizações e nunca chegou a levar uma actualização oficial para o WM 6.5.

Entretanto esse iPhone de 2008 levou um update que o tornou finalmente em algo melhor que apenas um fashion-gadget e ainda este ano levou um update para o iOS 4! .... e quem tinha o HTC HD ficou agarrado às roms piratas e instáveis que íam saindo no XDA.

O certo é que este problema dos updates é, com a excepção dos iPhones, um problema abrangente a todos os aparelhos existentes no mercado! E a HTC, apesar de tudo, até é capaz de ser das menos más neste aspecto. O HD2 ainda há pouco levou uma actualização (é um telefone estranhamente espectacular e mesmo após um ano de comercialização continua a ser um super telemovel)

Entretanto comprei um Desire e conhecendo a HTC não me parece que alguma vez este aparelho vá ver o Android 3, pelo menos de forma oficial.

Voltar
Superior