Tópico do software para Android

ok...mais de 28Mb de certeza que foi mais que uma actualização no Market (que para mim faz pouco sentido, mas pronto) como se diz "por aí". Contudo, para já, a única diferença que notei é que as cores que definem a que calendário pertence determinado evento estão mais escuras (pormenor meeeeeeeeeesmo muito pequenino...[:D]).

Parece (muito, muito, muito) ligeiramente mais rápido a navegar por menus que exigem acesso p.e. aos serviços em execução ao mesmo tempo que faz uma sincronização geral (contas google, mail exchange, fb, twitter, skype e meteo, tudo ao mesmo tempo), mas pode ser efeito "placebo", uma vez que nunca me queixei da velocidade...

EDIT: Porco, só agora reparei, arranjaste uma namorada toda catita que não é porca! ;)

O meu está a instalar agora...Alguma novidade?

Acho que é uma actualização do 2.2.

Supostamente está confirmado (não oficialmente) o 2.3. Acredito que o tenha antes do fim do primeiro trimestre de 2011, pelas vias normais: ligar o telemóvel e deixá-lo actualizar por ele próprio...sem computadores nem complicações...nada... [:cool:]
Não me apercebi de grande coisa e para além de alguns ícones, que voltaram ao que eram pouco depois (:confused:), não vejo assim mais nada de relevo...

Para além disso, o pessoal que fez root ao terminal não está a conseguir actualizar e provavelmente não o irá conseguir fazer, pelas vias oficiais, para o 2.3!...

Eu não tenho nada de esquisito instalado no telefone... :confused: a única coisa mais estranha que fiz foi correr aqueles comandos para instalar os programas no cartão que nem tem nada a ver com "roots". De qualquer maneira o problema de reiniciar sozinho já vinha antes disso com o telefone em estado quase "virgem".... (quase nada instalado)

Este problema de reiniciar sozinho é documentado por várias pessoas exactamente com o mesmo problema.

O certo é que a unidade foi para reparar e levou uma board nova que, aparentemente, não apresentava esse problema.

O problema do GPS só me dei conta mais tarde devido à dificuldade de instalar o ndrive (board nova - imei diferente. O Ndrive não reconhece a compra que fiz anteriormente...) E depois de insistir com o navigation e o google maps percebi que o GPS estava definitivamente "avariado".

Entretanto, hoje, lá fui à optimus mais uma vez. Lá consegui trazer um novo para casa (depois de muita insistência... eles não queriam trocar mas sim manda-lo de novo para reparação :sh)) e pronto... ainda não tive tempo de o testar como deve ser mas já percebi que o GPS funciona perfeitamente.... vamos lá ver o resto... [:D]

(estou mesmo a ver é a aventura que me espera com o ndrive e mais um novo imei [:)]:sh))
Pois, talvez a propensão para o problema se tenha agravado com esses comandos, não sei...

E como está o aparelho agora? Já fizeste a última actualização, certo?

Pois, talvez a propensão para o problema se tenha agravado com esses comandos, não sei...

Esses comandos para copiar os programas para o SD nunca poderiam interferir com a prestação do GPS.

Se soubesses a quantidade de comandos e de instalações que já fiz no meu Galaxy S [:D] e ao nível de hardware continua tudo funcional e sem qualquer stress.

Só para teres uma ideia, neste momento estou:

- A usar uma ROM baseada numa ROM de testes da Samsung feita para a Vodafone (a BUJP8), mas com alterações introduzidas por users do forum XDA e alterada por users do forum Android.PT para a adaptar as necessidades do mercado Português.

Essas alterações incluem coisas como optimizações para melhor desempenho, root, instalado de origem, alterações ao software do GPS, alterações ao tema. etc..

- O kernel que estou a usar é feito por membros da comunidade XDA baseado nas fontes libertadas pela Samsung, e inclui alterações como:
  • Alteração de todo o sistema de ficheiros do Galaxy S do original RFS, para o standard usado em Linux que é o ext4. Melhorando imenso a performance do sistema.
  • Overclock do processador a 1.2Ghz (original é 1Ghz)
  • Undervolt - Ou seja, o CPU está a trabalhar com menos voltagem do que a original para poupar bateria.
  • MOD para acender o LED das touch keys para notificações. Já que o Galaxy S nao possui led de notificações de origem.
  • Root, de origem.
  • 342 MB de memoria disponiveis em vez dos 304MB da configuração da Samsung.

Além disso tenho instalado um MOD que altera o Power Menu para apresentar directamente as opções de reiniciar e reiniciar em recovery e tenho outro MOD para alterar o simbolo da bateria.

E nunca tive nenhum problema.. [;)]

Aliás, antes pelo contrário, podem ver aqui qual é a performance do meu terminal comparado com terminais "stock":

CAP201012010253.jpg

Resumindo... Um terminal Android no fundo é como um PC. É tudo uma questão de sabermos +/- o que estamos a fazer e podemos alterar muita coisa do software que não é por isso que ele vai avariar. Quanto muito pode ser necessário flashar tudo de novo de forma a voltarmos a uma ROM stock.. Avaria se o defeito já lá estiver no hardware.

Esses comandos para copiar os programas para o SD nunca poderiam interferir com a prestação do GPS.

Se soubesses a quantidade de comandos e de instalações que já fiz no meu Galaxy S [:D] e ao nível de hardware continua tudo funcional e sem qualquer stress.

Só para teres uma ideia, neste momento estou:

- A usar uma ROM baseada numa ROM de testes da Samsung feita para a Vodafone (a BUJP8), mas com alterações introduzidas por users do forum XDA e alterada por users do forum Android.PT para a adaptar as necessidades do mercado Português.

Essas alterações incluem coisas como optimizações para melhor desempenho, root, instalado de origem, alterações ao software do GPS, alterações ao tema. etc..

- O kernel que estou a usar é feito por membros da comunidade XDA baseado nas fontes libertadas pela Samsung, e inclui alterações como:
  • Alteração de todo o sistema de ficheiros do Galaxy S do original RFS, para o standard usado em Linux que é o ext4. Melhorando imenso a performance do sistema.
  • Overclock do processador a 1.2Ghz (original é 1Ghz)
  • Undervolt - Ou seja, o CPU está a trabalhar com menos voltagem do que a original para poupar bateria.
  • MOD para acender o LED das touch keys para notificações. Já que o Galaxy S nao possui led de notificações de origem.
  • Root, de origem.
  • 342 MB de memoria disponiveis em vez dos 304MB da configuração da Samsung.

Além disso tenho instalado um MOD que altera o Power Menu para apresentar directamente as opções de reiniciar e reiniciar em recovery e tenho outro MOD para alterar o simbolo da bateria.

E nunca tive nenhum problema.. [;)]

Aliás, antes pelo contrário, podem ver aqui qual é a performance do meu terminal comparado com terminais "stock":

Resumindo... Um terminal Android no fundo é como um PC. É tudo uma questão de sabermos +/- o que estamos a fazer e podemos alterar muita coisa do software que não é por isso que ele vai avariar. Quanto muito pode ser necessário flashar tudo de novo de forma a voltarmos a uma ROM stock.. Avaria se o defeito já lá estiver no hardware.
Bem, isso é "alta costura" em software Android. Excelente! apr:)

Mas, como sublinhei, é, concerteza, tudo uma questão de se saber o que se está a fazer! Basta um erro num caractere de uma simples linha de comando para f...lixar tudo! [:D] [;)]

No caso, ainda estou algo "verde" em Android, já que nos meus WM (HP6815 e Atom Life), fashei, em ambos, largas dezenas de ROM's oriundas dos programadores e nenhuma me "matou" qualquer um dos dispositivos! [;)]

Em Android, bem, estou ainda a aprender... [:cool:]

Bem, isso é "alta costura" em software Android. Excelente! apr:)

Mas, como sublinhei, é, concerteza, tudo uma questão de se saber o que se está a fazer! Basta um erro num caractere de uma simples linha de comando para f...lixar tudo! [:D] [;)]

No caso do Galaxy S só há um cuidado que temos que ter sempre.. Não mexer no bootloader. Porque ai, se a coisa correr mal, só na garantia to recuperam.

De resto, desde que o telefone chegue ao modo download nunca está f.. lixado. Basta meter uma ROM original e está pronto para outra..

No caso do Galaxy S só há um cuidado que temos que ter sempre.. Não mexer no bootloader. Porque ai, se a coisa correr mal, só na garantia to recuperam.

De resto, desde que o telefone chegue ao modo download nunca está f.. lixado. Basta meter uma ROM original e está pronto para outra..
Acho que só quando acabar a garantia do meu Desire é que me vou "meter nisso"! Até lá é, claro, aprender, aprender e aprender! [;)]

E que tal se fizessemos uma lista com o Top dos jogos que mais gostamos? Assim era mais fácil sacar um outro jogo que ainda não conhecesse [;)]

Ora aqui fica a minha:

1) Angry Birds
2) Bubble Blast 1 e 2
3) Sky force
4) AirTraffic Control
5) Shoot the number (estúpido mas viciante)
6) Abduction
7) basketball shots 3d

metam lá os vossos [;)]

Já agora... Só para perceberem que muitas vezes estas modificações são coisas mais do que lógicas e que não se percebe porque não vieram de origem..

O Galaxy S internacional (na versão de 16GB) e o Nexus S têm exactamente a mesma estrutura de memorias.

512 MB de RAM, 512MB de oneNAND (onde está o Kernel, a cache e o firmware do rádio) e 16GB (ou 8) de moviNAND ou iNAND, conforme comercialmente lhe quiserem chamar.

O filesystem de origem do android é o yaffs2, só que este sistema de ficheiros só funciona com chips RAW NAND, é incompativel com a memoria moviNAND ou iNAND uma vez que estas memorias funcionam como se de um cartão MMC se tratasse.

Assim no Galaxy S a samsung teve que usar um file system próprio, o RFS, que é uma espécie de FAT32 com suporte a journaling e suporte POSIX para ser compatível com o Android. Só que este file system sempre se revelou problemático e é a origem de imensas quebras na performance do Galaxy S.

Então começou a procura por soluções na comunidade de Hackers, até que se chegou à conclusão que o melhor seria usar ext4, e existem neste momento 4 ou 5 kernels diferentes feitos pela comunidade que convertem a memoria do Galaxy S de RFS para ext4 dando um salto tremendo na performance, e como é um FS com journaling e suporte POSIX não tem qualquer incompatibilidade nem gera problemas de consistência da informação..

Agora foi anunciado o Nexus S... Que tal como disse inicialmente tem a mesma estrutura de memorias do Galaxy S.. Adivinhem lá qual foi o file system escolhido pela Google??

Isso seria impossível...

Repara bem, o erro de reiniciar deu-se antes de fazer o tal comando para instalar as aplicações no cartão. (mesmo esse comando nem mexe nem em roots nem na garantia nem em nada mais sensível no telefone... um simples hard-reset volta a colocar tudo na mesma) mas como disse isso já vinha antes.

Depois quando o telefone veio de reparação com uma board nova o GPS nunca funcionou. Eu não voltei a colocar nenhum comando desses porque há aplicações no android market que fazem a mesma coisa. A board vinha mesmo com defeito.

A conclusão que tiro é que em relação ao GPS pode ter sido de facto um azar... já em relação aos reinícios na primeira board parece-me que é um erro bastante documentado por muitos utilizadores para ser considerado um simples azar. Algo não me parece estar muito bem com estes HTC Android e com o controlo de qualidade.
Apesar do desire que tenho aqui ser novo não estou totalmente convencido que não irei ter problemas nos tempos mais próximos! E sim... tenho bastante cuidado com ele e não ando a instalar software ou hacks menos próprios....

ok o tal comando foi uma excepção que não se repetiu na segunda board nem se irá repetir neste novo e como já vimos nem sequer originou (nem tinha de originar tal como o mundano explicou) ou agravou o problema.

Em relação ao update ele fez logo sozinho pouco depois de o ter ligado ;)

Digam-me só uma coisa, há para Android algum programa que leia DivX com legendas?

Não quero conversores, não quero servidores AirXPTO a fazer stream, quero um programa que abra um ficheiro de video -> abra as legendas -> landscape -> play.

Digam-me só uma coisa, há para Android algum programa que leia DivX com legendas?

Não quero conversores, não quero servidores AirXPTO a fazer stream, quero um programa que abra um ficheiro de video -> abra as legendas -> landscape -> play.

Para aqueles aparelhos que suportam divx de forma nativa, sim, existe, o mvideoplayer suporta legendas (mas está limitado aos codecs de partida do aparelho), um dos aparelhos em que isso funciona bem é o galaxy S porque suporta precisamente divx "out of the box".

Para os que não suportam divx (a grande maioria), existe um bom player que o faz, chama-se rockplayer, mas não sei se suporta legendas.

Para aqueles aparelhos que suportam divx de forma nativa, sim, existe, o mvideoplayer suporta legendas (mas está limitado aos codecs de partida do aparelho), um dos aparelhos em que isso funciona bem é o galaxy S porque suporta precisamente divx "out of the box".

Para os que não suportam divx (a grande maioria), existe um bom player que o faz, chama-se rockplayer, mas não sei se suporta legendas.
É o Desire HD... penso que também dê. Antes de dar o salto para o Android quero certificar-me que não vou poder deixar de fazer coisas às quais estou habituado no velho WinMo, esta questão é talvez a mais bicuda...

É o Desire HD... penso que também dê. Antes de dar o salto para o Android quero certificar-me que não vou poder deixar de fazer coisas às quais estou habituado no velho WinMo, esta questão é talvez a mais bicuda...

sinceramente, não sei se suporta divx, mas se dizes que sim, então está resolvido. [;)]

À partida o mVideoPlayer é o que procuras, usa os codecs do proprio telefone (ou seja o telefone tem que suportar Divx nativamente) e suporta legendas... Se não tenta o RockPlayer.

BTW: apareceu na net uma leak de um possivel futuro update para o Galaxy S para o Android 2.2.1 e nesta ROM já há suporte a legendasnativamente no player do telefone. apr:)

Voltar
Superior