Tópico do Marketing e da Publicidade

Rasec

New member
Boas,

já andava há uns tempos para lançar aqui um tópico sobre este tema, é um tema que me interessa particularmente e tanto quanto sei a muitos dos forunistas porque todos temos uma sensibilidade especial para sentir publicidade, perceber um serviço, adoptar uma tendência... por isso o tópico é de todos e para todos!

Também sei que há aqui muita gente ligada ao ramo, estudantes ou apenas curiosos do tema, por isso não entendo como não existe nenhum tópico dedicado a esta ciência (ou arte, como preferirem), embora hajam tantos tópicos "perdidos" sobre publicidade ou sobre serviços especiais, para o bem e para o mal.

É também um tema especialmente importante para os pequenos empresários, empreendedores ou meros biscateiros, porque às vezes, é nas pequenas coisas e nos pequenos conhecimentos que se faz a diferença, se conquista ou se perde um cliente, e o negócio prospera... ou fecha!

Fica então aqui o espaço para partilharem, ensinarem e aprenderem! Esperemos que cresça e que todos possamos aprender algo aqui! [;)]

Nada como deixar desde já um convite ao colegas furonistas:

PUBLIdevoradores Lisboa 09

Presente em mais de 47 países, com mais de 300.000 participantes em todo o mundo e existindo desde 1980, A Noite dos PUBLIdevoradores chega mais uma vez a Portugal pela mão do ISCTE.

Num espectáculo de luz, som e animação, o objectivo deste evento passa pelo visionamento de 5 horas dos melhores spot’s de publicidade a nível Mundial (com alguns feitos em Portugal!).

Vem fazer parte do maior evento de Publicidade de sempre em Portugal!

O primeiro post vai para um site do qual sou grande fã, chama-se trendwatching.com e lança mensalmente um relatório gratuito com as maiores tendências da aldeia global onde vivemos, tudo muito bem feito com uma gráfica perfeita. Não dá respostas, mas pode ajudar alguém a inspirar-se!

Fica então aqui a tendência de Maio: Inovação /Jubilação

trendwatching.com's May 2009 Trend Briefing covering INNOVATION JUBILATION

Para mim, realce para o ponto 8: Off = ON e para o ponto 13: Hyperlocal!!

"Percam" 15 minutos a ler isto, e talvez "ganhem" a ideia da vossa vida!

Raios, mau dia para abrires o tópico já que ando com pouco tempo e esta é a minha área de formação académica (Mestrado) e uma área que, bem para lá disso, me fascina imenso.

O Trendwatching é de facto obrigatório para quem anda nestas lides. E de louvar a informação de qualidade que tem - daquela que alguns pagam a consultores para obter - de modo absolutamente gratuito.

Também consulto regularmente o "irmão" Springwise, que é uma base de dados de ideias de negócio inovadoras.

PS: Só uma pequena "crítica" que faço. Ao título. E nem é a ti, mas sim à terminologia que se tem adoptado ao longo dos anos. Marketing e Publicidade, para mim não faz sentido.

A publicidade é uma das partes constituintes do marketing e a sua face mais visível ao exterior. Ao andarem sempre de "braço dado" está-se a separá-los e a tirar "força" ao marketing (ou, de outra forma, a dar demasiado ênfase à publicidade). Desculpa lá, é uma "esquisitisse" minha.[;)]

Última edição:
Eu sou estudante e trabalhador da área.
Não trabalho na área da publicidade propriamente dita, mas sim na parte comercial.
Confesso que a publicidade não me desperta muito interesse, mas sim o marketing, estudos do mercado, vendas.
No entanto gostava de partilhar alguns pareceres com alguém que esteja no ramo do Marketing, gestor do produto, director de marketing, etc..

Alguém por aqui ?

Raios, mau dia para abrires o tópico já que ando com pouco tempo e esta é a minha área de formação académica (Mestrado) e uma área que, bem para lá disso, me fascina imenso.

O Trendwatching é de facto obrigatório para quem anda nestas lides. E de louvar a informação de qualidade que tem - daquela que alguns pagam a consultores para obter - de modo absolutamente gratuito.

Também consulto regularmente o "irmão" Springwise, que é uma base de dados de ideias de negócio inovadoras.

PS: Só uma pequena "crítica" que faço. Ao título. E nem é a ti, mas sim à terminologia que se tem adoptado ao longo dos anos. Marketing e Publicidade, para mim não faz sentido.

A publicidade é uma das partes constituintes do marketing e a sua face mais visível ao exterior. Ao andarem sempre de "braço dado" está-se a separá-los e a tirar "força" ao marketing (ou, de outra forma, a dar demasiado ênfase à publicidade). Desculpa lá, é uma "esquisitisse" minha.[;)]

Não há stress hpventura, o tópico não tem de crescer tudo hoje, uma coisa de cada vez, senão também quem cá vem não tem tempo de digerir tudo!

Quanto à distinção entre Marketing e Publicidade, é um facto de que o segundo é uma mera ferramenta do primeiro, mas para quem está fora do meio, são coisas "semelhantes". Incluí os dois no título para chegar a todos os conceitos, desde o "vejam esta publicidade brutal" ao "a estratégia de marketing da empresa X é um nojo", enfim, vícios de quem ainda não se acostumou a viver nos nichos e pretende chegar a todo o lado! [:D]

Já agora, numa contribuição muito rápida, a minha definição preferida de Marketing (das 14.500 que existem):

"Marketing é a gestão da empresa vista da perspectiva do cliente".

Peter F. Drucker.

Não há stress hpventura, o tópico não tem de crescer tudo hoje, uma coisa de cada vez, senão também quem cá vem não tem tempo de digerir tudo!

Quanto à distinção entre Marketing e Publicidade, é um facto de que o segundo é uma mera ferramenta do primeiro, mas para quem está fora do meio, são coisas "semelhantes". Incluí os dois no título para chegar a todos os conceitos, desde o "vejam esta publicidade brutal" ao "a estratégia de marketing da empresa X é um nojo", enfim, vícios de quem ainda não se acostumou a viver nos nichos e pretende chegar a todo o lado! [:D]

Eu percebo que se distinga, uma vez que a Publicidade tem praticamente um espaço próprio devido à sua - mais que óbvia - mediatização.

Isto é mesmo só uma "minhoquice" minha !! [:D]

Nada como deixar desde já um convite ao colegas furonistas:

PUBLIdevoradores Lisboa 09

Presente em mais de 47 países, com mais de 300.000 participantes em todo o mundo e existindo desde 1980, A Noite dos PUBLIdevoradores chega mais uma vez a Portugal pela mão do ISCTE.

Num espectáculo de luz, som e animação, o objectivo deste evento passa pelo visionamento de 5 horas dos melhores spot’s de publicidade a nível Mundial (com alguns feitos em Portugal!).

Vem fazer parte do maior evento de Publicidade de sempre em Portugal!
Eu ainda sou do tempo em que isto se fazia na antiga FIL... Belos tempos!!!

No ano passado não consegui ir mas em 2007 tive direito a uma ida ao palco para ganhar uma T-Shirt! [:D]

Última edição:
Já agora, numa contribuição muito rápida, a minha definição preferida de Marketing (das 14.500 que existem):

"Marketing é a gestão da empresa vista da perspectiva do cliente".

Peter F. Drucker.

Não me lembro de ter lido isso, mas parece-me que essa definição do "pai da gestão moderna" é mais sobre o Marketing Concept do que o Marketing em geral.

Já agora, uma das frases que eu mais gosto, dedicada aos empreendedores deste fórum:

"Ideias que se espalham, vencem!" Seth Godin

Estão todos errados: [:D]

O mais é menos, e o menos é mais! - Al Ries

Vou ver se encontro uma entrevista com o Homem, que para quem não conhece, é um dos guru´s do Branding nos EUA... [;)]

P.S. Ora aqui vai a entrevista em Português com Carlos Vaz Marques da TSF:

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=892012

Agora não sei é se dá para ouvir, cliquei no Play e nicles... Acontece o mesmo com vocês?
É que tenho a entrevista gravada algures pelo meu portátil pessoal... ;)

Última edição:
Estão todos errados: [:D]

O mais é menos, e o menos é mais! - Al Ries

Vou ver se encontro uma entrevista com o Homem, que para quem não conhece, é um dos guru´s do Branding nos EUA... [;)]

P.S. Ora aqui vai a entrevista em Português com Carlos Vaz Marques da TSF:

Al Ries - TSF

Agora não sei é se dá para ouvir, cliquei no Play e nicles... Acontece o mesmo com vocês?
É que tenho a entrevista gravada algures pelo meu portátil pessoal... ;)

Já o Seth Godin diz isso há imenso tempo:

1591841267.jpg

Um pequeno grande livro!!! [:D][:D][:D]

Também tenho formação em Publicidade.

De Marketing percebo pouco, só o básico. E também não tenho grande interesse em perceber mais. [:D]

O Godin é capaz de ser dos "gurus" que por aí andam que mais percebe de marketing !

É que consegue vender carradas de livros que não acrescentam propriamente muito !! [:D]

É uma espécie de Tom Peters versão Séc. XXI.

Que não me levem a mal aqueles que o apreciam, eu próprio leio Seth Godin (por acaso ainda não li o Small is the New Big). Já li o "Permission Marketing" (para mim o livro mais relevante dele), o "Purple Cow" e o "All Marketers Are Liars" e por vezes dou uma leitura no blog.

Todos os seus livros têm conteúdos bastante interessantes e abordam temáticas pertinentes e actuais. Mas ele consegue (e aí é um "dom" dele) esticar a coisa para dar para um livro, quando seria tema para um capítulo.

PS: Mas isso não e problema dele. É da tendência que tem surgido de aparecerem livros de leitura fácil em áreas em que há pouco tempo isso não existia. E ele tem o mérito de escrever de uma forma muito cativante.

E, já que falaram em Al Ries, uma das obras mais importantes nos últimos anos em Marketing:

51uW6eR9WnL._SL500_AA246_PIkin2,BottomRight,-13,34_AA280_SH20_OU01_.jpg

"Positioning: The Battle for Your Mind".

Um conceito por muitas vezes esquecido por muitas empresas, e fundamental do seu desenvolvimento, o Posicionamento Estratégico, abordado até à "exaustão".

O Godin é capaz de ser dos "gurus" que por aí andam que mais percebe de marketing !

É que consegue vender carradas de livros que não acrescentam propriamente muito !! [:D]

É uma espécie de Tom Peters versão Séc. XXI.

Que não me levem a mal aqueles que o apreciam, eu próprio leio Seth Godin (por acaso ainda não li o Small is the New Big). Já li o "Permission Marketing" (para mim o livro mais relevante dele), o "Purple Cow" e o "All Marketers Are Liars" e por vezes dou uma leitura no blog.

Todos os seus livros têm conteúdos bastante interessantes e abordam temáticas pertinentes e actuais. Mas ele consegue (e aí é um "dom" dele) esticar a coisa para dar para um livro, quando seria tema para um capítulo.

PS: Mas isso não e problema dele. É da tendência que tem surgido de aparecerem livros de leitura fácil em áreas em que há pouco tempo isso não existia. E ele tem o mérito de escrever de uma forma muito cativante.

Também já me disseram o mesmo... tenho mesmo de ler!

O permission Marketing é um tema que me atrai bastante, aliás fiz um trabalho sobre o tema e tive que ir à Noruega falar sobre isso!!! [;)]

Para quem foi quase que "obrigado" a engolir o Merkator e o Publicitor, acho que a essência do marketing está mesmo no facto da ser uma ciência pouco exacta[:D]

Isto é, até nos podemos basear em livros ou em jornais, ou em conferências, mas para cada empresa uma solução.

O Marketing permite criar sinergias, realizar, observar, construir.

O Marketing engloba tudo e tudo engloba o Marketing. O meu conselho é começar a pensar por vocês mesmos quando alguém diz: e que tal ser desta cor? vocês terem sempre ideias próprias[;)]

A publicidade é algo diferente, está para o marketing como as relações públicas, algo muito mal tratado em Portugal já agora!

Última edição:
Para quem foi quase que "obrigado" a engolir o Merkator e o Publicitor, acho que a essência do marketing está mesmo no facto da ser uma ciência pouco exacta[:D]

Isto é, até nos podemos basear em livros ou em jornais, ou em conferências, mas para cada empresa uma solução.

O Marketing permite criar sinergias, realizar, observar, construir.

O Marketing engloba tudo e tudo engloba o Marketing. O meu conselho é começar a pensar por voçês mesmos quando alguém diz: e que tal ser desta cor? voçês terem sempre ideias próprias[;)]

A publicidade é algo diferente, está para o marketing como as realções públicas, algo muito mal tratado em Portugal já agora!

É pá, está tudo muito bem, agora escrever vocês com Ç é que não!!! É daquelas coisas que me deixa azul!! Não havia necessidade!!

[;)]

Voltar
Superior