Tópico do IRS

As finanças já esclareceram que quem faz descontos por conta de outrem não precisa de enviar o anexo ss.
Ainda bem que não substituí a declaração. Entregue dia 1 de maio, encontra-se agora em liquidada. Venha o guito [kiss]

Também tenho a minha liquida e colocada no dia 1 de Maio. Esperava receber mais porque descontei 11% em vez de 6%. Porque não tinha informado a minha entidade patronal de que a minha mulher deixou de ter rendimentos desde Maio. Será que tenho deslocar-me as Finanças para saber se tenho direito a receber mais de IRS?

Por outro lado, quanto ao anexo SS, também fui 1 dos que não o coloquei por falta de informação. Descobri que dos isentos de preencher este anexo estão os trabalhadores independentes que nunca tenham atingido rendimento superior a 6 vezes o valor de IAS.
Que valor de IAS é este?

Pergunto isto porque a minha mulher pertenceu a escalão mínimo de desconto à SS. Pagava mais ou menos entre os 120-140€ por mês.

Finalmente recebi ( quase 1 mês e meio depois).

Recebi uma quantidade significativa de dinheiro essencialmente pq andamos (casal) o ano inteiro com o escalão errado de IRS...[:D]

Ainda estou na dúvida se não terá havido engano do Gasparzinho...:sh)

Como assim? Descontavam mais que o preciso? E quem deu por ela?

É uma longa história...

As entidades patronais descontaram a mais por uma questão de "automatismo". No final, os valores apurados sujeitos a IRS eram inferiores ao escalão médio cobrado ao longo do ano.

Mas isso eu já sabia. Surpreendeu-me mais a quantia, pois pareceu alta de mais... ( tb tive muita despesa a abater em IRS mas mesmo assim...)

1x IAS sao 419,22.. ou seja, quem tiver um rendimento inferior a 2512,32 nao tem de enviar o anexo.

Nem mensal e os meses que esteve a descontar também não chega a esse valor.

Consegues arranjar-me o Decreto-Lei com essa informação, sff?

Finalmente recebi ( quase 1 mês e meio depois).

Recebi uma quantidade significativa de dinheiro essencialmente pq andamos (casal) o ano inteiro com o escalão errado de IRS...[:D]

Ainda estou na dúvida se não terá havido engano do Gasparzinho...:sh)

O valor que recebeste é superior ao que vinha na simulação e na confirmação no Portal das Finanças?

Voltar
Superior