Tópico do IRS

Epa meti la 80€ e agora tenho 100.

Não me digam que vou ter de fazer isto manual por causa dessa palhaçada [:)]

A entrega automática abrange apenas rendimentos obtidos em Portugal, de trabalho ou sujeitos a taxa liberatória (28%) não englobados. Além disso, o simples facto de declarar a abertura de uma conta no estrangeiro deve impedir a entrega automática pois requer o adicionar do anexo J.

Então a conta Degiro declara-se no ano em que mais nos convém, e não obrigatóriamente no ano após a abertura ou obtenção de rendimentos? :confused:

[:D] Não compliques!

Se ele não tiver mais valias a declarar, mais vale estar sossegado e para o ano declara tudo (conta e mais valias) e continua a faze-lo por aí em diante.

A conta a declarar, nem sequer tem que declarar valores.. só tem que dizer que é titular da mesma.

Epa nem me lembrava que tinha de declarar a conta de Degiro, tal como nunca declarei a do N26 :sh)

Apenas tenho 10€ de mais valias... acho que me vou esquecer...

[:D] Não compliques!

O que tu chamas complicar, eu chamo cumprir as regras.

Concordo que a obrigação de declarar uma conta na qual não se obteve rendimentos é "ligeira" e dificilmente a sua omissão originará uma coima. Mas não vou ao ponto de sugerir a outros que o façam, principalmente por motivos acessórios como querer receber o reembolso mais cedo.

O que tu chamas complicar, eu chamo cumprir as regras.

Concordo que a obrigação de declarar uma conta na qual não se obteve rendimentos é "ligeira" e dificilmente a sua omissão originará uma coima. Mas não vou ao ponto de sugerir a outros que o façam, principalmente por motivos acessórios como querer receber o reembolso mais cedo.

Sinceramente não me aflige, como dizes é uma questão ligeira.

Pela primeira vez declarei rendimentos de P2P Lending, sem saber bem se o devemos fazer ou não.

Mas esperem lá.

Eu no efatura tinha 670€ no total de deduções de 2021.

Esse valor não se recebe “sempre”?

É que o simulador da APFN dizia que eu ia receber 700€ e o IRS automático fala em 550€. Ou seja, um valor até abaixo do das deduções em portal eFatura.

Sendo que as retenções foram de 4.200€ :sh)

Há aqui algo estranho, acho que nunca recebi um valor inferior ao das deduções indicadas no eFatura.

Era bug, já me aparece o IRS automático.

Que, btw, é 20% inferior ao que vi no simulador da APFN. Algo deve estar errado :sh)

Ainda é cedo, o site certamente estará ainda instável e alguns bugs podem ser corrigidos no entretanto.

Edit: só para terem ideia, no meu caso não me apareciam os dependentes, na 1ª simulação ia tendo um baque :)

Última edição:
Eu no efatura tinha 670€ no total de deduções de 2021.

Esse valor não se recebe “sempre”?

É que o simulador da APFN dizia que eu ia receber 700€ e o IRS automático fala em 550€. Ou seja, um valor até abaixo do das deduções em portal eFatura.

Sendo que as retenções foram de 4.200€ :sh)

Há aqui algo estranho, acho que nunca recebi um valor inferior ao das deduções indicadas no eFatura.

Referes-te à página de deduções (https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/consultarDespesasDeducoes.action?ano=2021)?

Beneficiaste do IVAucher? O que se recebeu aí (100% do IVA) já não se recebe no IRS (15% do IVA).

13 - Mantenho a dedução à coleta do IRS pela exigência de fatura?
O montante de saldo que for utilizado ao abrigo do presente programa, não concorre para o montante das deduções à coleta previstas nos artigos 78.º-B e 78.º-F do Código do IRS, sem prejuízo de poder deduzir à coleta de IRS o remanescente que não utilizar no âmbito do programa. Importa referir que para efeitos de dedução à coleta de IRS concorre apenas 15% do valor do IVA (dentro dos limites legais), enquanto no programa IVAucher acumula 100% do IVA.

Última edição:
Simulei a entrega (pela primeira vez) de 1 IRS Jovem, para verificar quando apareceria o pedido para ser carregado o ficheiro com o comprovativo das habilitações literárias, mas não apareceu nada. Alguém pode explicar quando/onde isso é feito?

Outra coisa; nos rendimentos, por defeito, o código é o 401 mas tive que alterar para o 417 devido ao IRS Jovem. É isto, correto?

Voltar
Superior