Tópico do IRS

Eles têm os valores todos. Nem precisei de mostrar nada. Escrituras, óbitos, etc. está lá tudo.
O que conta são as datas dos óbitos mesmo que não tenham sido feito partilhas nem habilitação de herdeiros na altura. A senhora calculou as percentagens, (no caso foi como tu tinhas feito) e para os valores de aquisição o que conta é o valor patrimonial tributário na altura do óbito. No meu caso eram valores diferentes pois o meu pai faleceu em 2011 e a minha mãe em 2017. Esse valor é o que serve para pagamento do IMI e do valor do selo a pagar, se for o caso. Depois de saber qual o valor patrimonial tributário e as respetivas percentagens é fácil. Um aparte: as faturas das despesas com a venda que vão ser abatidas; certificado energético, comissão à imobiliária, obras, etc. devem estar em nome do encarregado da herança (cônjuge, testamenteiro, herdeiro testamentário) com o respetivo numero de contribuinte.

Boa. Eu estou num caso semelhante. Venda de imóvel por 3 herdeiros (conjugue+2 filhos). Aqui as partes são iguais pois a minha mãe era casada em regime de separação e a casa só estava em nome do meu pai. Então, em relação ao valor de aquisição, à data do óbito, o melhor é verificar o documento de quitação do IMI do ano em que o meu pai morreu. Vem lá o valor patrimonial. É isso? Vamos ver é se descubro o documento....
Em relação às despesas tenho ideia que estão todas em nome e no NIF da herança indivisa (cabeça de casal). Podem ser utilizadas? A única despesa que está dividida em 3 facturas com os NIF´s dos herdeiros é a da comissão da imobiliária. Tenho despesas de obras, nos últimos 5 anos, certificação energética, mas está tudo no NIF da herança.
Queria ver se me safava sem ir às finanças.

Boa. Eu estou num caso semelhante. Venda de imóvel por 3 herdeiros (conjugue+2 filhos). Aqui as partes são iguais pois a minha mãe era casada em regime de separação e a casa só estava em nome do meu pai. Então, em relação ao valor de aquisição, à data do óbito, o melhor é verificar o documento de quitação do IMI do ano em que o meu pai morreu. Vem lá o valor patrimonial. É isso? Vamos ver é se descubro o documento....
Em relação às despesas tenho ideia que estão todas em nome e no NIF da herança indivisa (cabeça de casal). Podem ser utilizadas? A única despesa que está dividida em 3 facturas com os NIF´s dos herdeiros é a da comissão da imobiliária. Tenho despesas de obras, nos últimos 5 anos, certificação energética, mas está tudo no NIF da herança.
Queria ver se me safava sem ir às finanças.

No aviso para pagamento do IMI está lá o valor patrimonial. As despesas utilizadas podem ser de compra, de venda e obras de valorização do imóvel. A comissão à imobiliária também conta, não sei é o que dirão nas finanças se por acaso tiveres que mostrar as faturas. No meu caso apenas tenho o certificado energético.

Bem, os amigos das finanças ganharam pressa... depois de mais de 3 semanas a engonhar, desde dia 22 que passou de declaração com reembolso, depois processada, ontem trataram do documento de liquidação, e desde ontem ainda está nos movimentos financeiros que a transferência está a aguardar confirmação. Isto é que é vontade de pagar! [:D]

On topic Off topic xD

Adoro a intelectualidade de alguns seres humanos.. Felizmente (para mim e prá maria) este ano vamos buscar um bruto reembolso de IRS e ontem em jantar com meu cunhado e mulher dele, veio à baila o IRS.. A minha cunhada ficou toda indignada porque vamos receber um brutal reembolso ao passo que ela não vai receber nada... Estado ladrão, finanças gatunas, injustiça social e afins... ainda tentei explicar que é impossível receber IRS se não descontamos 1€ sequer para ele, mas tornou-se uma missão impossível xD Já vos aconteceu? xD
Só devias ter comentado quando é que ainda assim, após o reembolso, lá fica do lado deles.

Para a tua cunhada perceber que para ela não descontar, há quem se farte de trabalhar e vê metade do seu trabalho espoliado.

E este ano pelos vistos 30% mais que no ano anterior.
Ainda por cima na maioria das vezes só se recebe tendo despesas, algumas das quais não interessam a ninguém como sejam as da saúde!
Este ano no geral toda a gente recebe mais.

Em 2018 o IRS baixou, mas as tabelas de retenção não.

Resultado:
- Défice mais baixo em 2018, para apresentar em ano de eleições.
- Reembolso mais alto em ano de eleições.

Consequências:
- Défice mais alto após eleições.
- Toda a gente que desconta andou a emprestar forçadamente dinheiro ao estado.

Para o Cristiano Ronaldo das Finanças os contribuintes chamam-se todos Kathryn Mayorga.

Alguém nas finanças está louco, já me passou o estado para reembolso emitido. [:D] Num espaço de 3 dias passou de declaração certa para reembolso emitido.

Voltar
Superior