[Sociedade] Tópico do Google+ Project : Facebook killer???

Se vai ser um FB killer ou não, ninguém pode adivinhar... Afinal de contas a Google já leva dois tiros falhados: o Buzz e o Wave.. Mas também se sabe que as tecnologias desenvolvidas para esses dois projectos (especialmente o Wave) não foram deitadas ao lixo.

Quanto ao Google+ em si, apresenta alguns pontos a seu favor e que respondem a alguns problemas concretos que o Facebook enfrenta:

1º No Facebook ou falas para uma pessoa, ou falas para uma audiência. Esse é um problema real e que me tem impedido de realmente usar o Facebook. Eu não quero os meus colegas de trabalho a ver os updates que eu quero mostrar aos meus amigos mais próximos. A tecnologia de círculos resolve isso..

2º A Google tem neste momento uma plataforma de serviços web e mobile enorme, e promete uma integração do Google+ com os outros serviços muito eficaz, em especial com os serviços mobile. E convém não esquecer que o Android é o SO em maior crescimento e que se prevê que seja o SO mais usado dentro de poucos anos, superando mesmo o Windows. Uma integração eficaz do Google Plus com o Android pode matar o Facebook da mesma forma que o MSN Messenger há uns anos matou o ICQ e o Mirc e afins, apenas porque vinha instalado de raiz e se integrava bem com o Windows.

3º A google tem tecnologias de comunicação móvel muito melhores do que o Facebook. O Facebook pensava entrar nesse mundo com a parceria com o Skype, mas a entrada da Microsoft matou essas expectativas. Por outro lado a Google tem neste momento através do Gtalk uma plataforma que permite chat, tanto por texto, como por audio ou video conferencia entre telefones, entre computadores via browser, ou entre telefones e computadores...

Eu pessoalmente, estou curioso.. Porque vejo as vantagens das redes sociais, mas até agora nunca me senti à vontade para usar totalmente essas redes, porque de uma forma ou de outra todos caíram no mesmo erro de criarem redes em que as pessoas perdem um bocado o controlo do que partilham com quem, e que leva a que o engatanço seja a principal actividade dessas redes.. Penso que este projecto apresenta algumas soluções para esses problemas.

Concordo com tudo a 100%...Sinceramente, há muita coisa que me irrita no FB que pelos vistos não acontece no +.

Os joguinhos e quantidade absurda de Spam, as montras de carnes dos adolescentes, os movimentos de isto e de aquilo...estou farto de ver isso misturado com coisas mais "sérias". Aliás, estou farto disso e quero livrar-me delas...

Poder comunicar apenas e só com quem se quer e partilhar a informação com as pessoas correctas parece-me óptimo. Depois a maneira intuitiva como tudo funciona parece-me mais agradável. Não me pareceu tanto do estilo "olha onde fui de férias este ano....e o ano anterior....e antes desse..." mas mais algo de contacto directo e imediato. Resumindo, não me parece que seja para o "voyeur" comum do facebook.

Espero que tenha boa integração com o Talk e com os contactos da Google, de qualquer maneira devo experimentar...até porque com Android é capaz de ser interessante.

Não foi disso que eu falei... falei de grupos dos TEUS amigos. Conta -> editar amigos -> Criar uma lista.

Sim, eu tenho listas... Mas só me serve para organizar melhor as coisas..

Quando faço upload por exemplo de uma foto, não consigo partilhar só com os meus amigos pessoais, as opções que tenho são: Amigos, amigos dos amigos e Todos.

BTW.. Resumindo a questão:

xkcd.png

(...)
A ideia parece-me interessante... E tecnicamente, quem já experimentou, afirma que supera tudo o que já foi feito neste campo.. O problema é saber se a Google consegue convencer as pessoas a participar e a partilhar no Google+ em fez do Facebook ou do Twitter e nesse ponto o Facebbok leva 500 milhões de pessoas de vantagem... Mas só o tempo o dirá.. Aliás, tem que ser mesmo com tempo porque actualmente nem a propria Google está disponível para abrir as portas a todos...

EDIT: mas um sinal de que existe uma oportunidade real para a Google é a quantidade de pessoal inactivo do Facebook, que todos têm nos seus grupos de contactos, ou a recente queda que o numero de utilizadores começou a ter em alguns países.. Isto acontece porque os problemas apontados ao Facebook tornam-se tão mais evidentes, quanto mais pessoas o usarem e quanto maiores e menos ligadas se tornarem as pools de contactos que cada um lá tem..

Se calhar esses 500 milhões de vantagem não serão assim tão significativos quanto se espera. Paginas activas e de pessoas individuais (e reais [:D]) devem ser 2/3 disso, se tanto. E para mim, por exemplo, não é importante ter 300 amigos no FB. Era mais importante ter uma maneira de comunicar e partilhar com as pessoas que interessam na altura...para isso, o projecto soa muito atractivo. A dimensão do Facebook torna tudo muito impessoal e às vezes pouco prático.

A nível estratégico...estou a ver uma aproximação do Facebook à Apple...

O Facebook vai dominar por muitos e bons anos. Por ter a dimensao que tem, e'o FB que dita as proprias tendencias do social networking. Agora nao podem e'dormir 'a sombra da bananeira. Ha várias redes sociais. Esta da Google sera mais uma e nao teem de rivalizar entre elas. O que se assiste cada vez mais e' a possiblidade de relacionar e agregar diferentes redes. Uma forma camuflada de criar plataformas de redes sociais.

Sim, eu tenho listas... Mas só me serve para organizar melhor as coisas..

Quando faço upload por exemplo de uma foto, não consigo partilhar só com os meus amigos pessoais, as opções que tenho são: Amigos, amigos dos amigos e Todos.
E "Personalizar" [;)] daí ter dito que não é impossivel, mas que não era simples.

Se calhar esses 500 milhões de vantagem não serão assim tão significativos quanto se espera. Paginas activas e de pessoas individuais (e reais [:D]) devem ser 2/3 disso, se tanto. E para mim, por exemplo, não é importante ter 300 amigos no FB. Era mais importante ter uma maneira de comunicar e partilhar com as pessoas que interessam na altura...para isso, o projecto soa muito atractivo. A dimensão do Facebook torna tudo muito impessoal e às vezes pouco prático.

A nível estratégico...estou a ver uma aproximação do Facebook à Apple...
No Twitter ronda 1/3! :sh)

No Twitter ronda 1/3! :sh)

No Twitter já não sei...eu por exemplo uso quase exclusivamente para ter acesso a notícias "antes do tempo" e alguma informação privilegiada do que propriamente para dizer "vou ali comprar um gelado e já volto". Os jornalistas, pessoal das bolsas e até deputados usam bastante aquilo...

E foi um grande fiasco.

Até gostava de saber porquê... queres desenvolver, estou curioso?

geosocial-universe.png

Em teoria, o Google+ não começa do zero em termos de utilizadores, começa com cerca de 200 milhões de potenciais utilizadores. Porque o + esta integrado com Gmail, GChat, Picassa, Places, etc.

Em teoria, o Google+ não começa do zero em termos de utilizadores, começa com cerca de 200 milhões de potenciais utilizadores. Porque o + esta integrado com Gmail, GChat, Picassa, Places, etc.

Não te esqueças do Android... De certeza que a integração será uma realidade e neste momento a Google activa 500 mil telefones novos por dia.

geosocial-universe.png

2 coisas a notar:
- não faço ideia do que é o Qzone [:D] deve ser algum hype que ainda não chegou cá!
- não fazia ideia que o Hotmail ainda continuava a dominar os emails; pensava que de há uns anos para cá o gmail já tivesse abarbatado tudo!

Outra coisa, o skype é considerado rede social porquê?

o QZone é o FB Chinês [:D]

O Skype é uma rede social tal como o MSN. Permite chat, video chamada, manter-te ligado com os teus amigos... logo, Rede Social!

EDIT: faz falta o Youtube nesta lista!

geosocial-universe.png

Esse boneco evidencia um grande mercado para redes sociais... A China (QZone)... charters de mercado!

eu tenho conta no Skype à anos mas raramente lá vou [:D] dessas a que uso mais é o Facebook e o hotmail (para ver os emails). e tambem nao faço ideia do que é o Qzone [:D]

1º No Facebook ou falas para uma pessoa, ou falas para uma audiência. Esse é um problema real e que me tem impedido de realmente usar o Facebook. Eu não quero os meus colegas de trabalho a ver os updates que eu quero mostrar aos meus amigos mais próximos. A tecnologia de círculos resolve isso..

O FB tem os grupos que fazem exactamente o mesmo, tendo até a possibilidade de "tagares" uma pessoa em vários grupos. Para além dos grupos pré-definidos, em todos os conteúdos que publicas podes definir que estes sejam visíveis apenas para um grupo de pessoas (escrevendo um a um o nome dessas pessoas).

Na prática a Google voltou a não apresentar nada de novo e muito menos inovador, a única coisa que fizeram foi uns vídeos de marketing muito clean.

Voltar
Superior