Tópico do EBAY

(já cá disse isto umas quantas vezes mas cá vai outra vez)
eu paguei quase 10 euros de taxas por uma placa wireless de portátil que custou 12 euros. e demorou quase um mês para sair da alfândega.

Bastante estranha, essa situação!
Provavelmente não "acreditaram" no valor declarado e taxam sobre o valor que atribuíram ao artigo!

Bastante estranha, essa situação!
Provavelmente não "acreditaram" no valor declarado e taxam sobre o valor que atribuíram ao artigo!

Estranha porque?

IVA + Taxas de desalfandegamento + Taxa de apresentação à alfandega dos CTT + Taxa de deposito pelos dias que encomenda passou no armazem dos CTT e facilmente chegas aos 10 euros.

Mas não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência, portanto de uma taxa pelo menos não te safas [;)]

Última edição:
Estranha porque?

IVA + Taxas de desalfandegamento + Taxa de apresentação à alfandega dos CTT + Taxa de deposito pelos dias que encomenda passou no armazem dos CTT e facilmente chegas aos 10 euros.

Não acho estranho o valor da taxa, mas sim o facto de ela ter sido aplicada a um artigo que custou 12€!

Mas a partir de 22€ pagas IVA, portanto de uma taxa pelo menos não te safas [;)]

Exacto!
Mas eu tenho noção disso e, sou utilizador do Ebay há muitos anos e nunca me aconteceu de pagar apenas IVA em artigos que ficaram retidos na alfandega (paguei sempre "tudo")!
Se bem que antes, começavam a taxar num valor mais baixo...

Edit:
Já vi que corrigiste o teu post e, embora, tal como referes se tenha que pagar IVA de tudo que vem de fora da UE, pela a mina experiência, quando taxam, ou taxam tudo (IVA + Taxas de desalfandegamento, etc), ou nada (não taxam portanto "apenas" o IVA)!
Pelo menos tem sido assim comigo e com muito outros que conheço....

Última edição:
Está sujeito a alfandega tudo o que é comprado fora da UE e, "apenas" artigos cujo valor seja superior a 45€ é que tem que pagar direitos aduaneiros, tal como está no site que indicaste.

A alfandega não cobra só direitos aduaneiros...

Cobra os impostos especiais (sobre combustíveis, álcool, tabaco, etc..) e o IVA de bens que vêm de fora da UE.

Tal como está no site que citas, nenhuma compra feita pela Internet está isenta de IVA, independentemente do valor monetário.

E sempre que uma encomenda vai para a alfandega levas com os emolumentos, as taxas de apresentação e a taxa pelo deposito em armazém.

Exacto!
Mas eu tenho noção disso e, sou utilizador do Ebay há muitos anos e nunca me aconteceu de pagar apenas IVA em artigos que ficaram retidos na alfandega (paguei sempre "tudo")!
Se bem que antes, começavam a taxar num valor mais baixo...

É uma questão de sorte.

As coisas vêm sempre marcadas como sendo GIFT, ou algo do género.. E já comprei coisas que passaram ao lado da alfandega.. E já me aconteceu uma placa USB de 22 euros ficar quase 2 meses na alfandega e ter que pagar 9 euros e tal em custos varios, entre impostos e taxas..

É uma questão de sorte.

As coisas vêm sempre marcadas como sendo GIFT, ou algo do género.. E já comprei coisas que passaram ao lado da alfandega.. E já me aconteceu uma placa USB de 22 euros ficar quase 2 meses na alfandega e ter que pagar 9 euros e tal em custos varios, entre impostos e taxas..

Em centenas de artigo, tenho que dizer que nunca paguei qualquer taxa em artigos de valor inferior a 20-22€, e paguei sempre em artigos de valor superior a 30-35€ (acho que "escapou" apenas um!)!
Ou seja, parece-me que eles não andam lá a "dormir" e sabem exactamente quais os artigos taxar, embora, como é óbvio e dada a quantidade de artigos, não possam analisar um por um.

Tem havido, varias greves dos serviços postais do Reino Unido; até no ebay chegaram a chamar à atenção para esse facto!![;)]

Manda uma mensagem ao vendedor....
Já lhe mandei várias mensagens.
Na semana passada mandei-lhe uma a dizer que não tinha chegado e pedi para me enviar o tracking number. Foi aí que me respondeu que havia greves e disse ainda que no dia seguinte me enviaria o tracking number (disse que estava no trabalho).

Até agora não enviou :(
Ontem mandei outra mensagem a pedir novamente e nada, nem respondeu.
Mas ele continua a vender e a ter feedbacks positivos. Só acho estranho ele não me responder...

Se eu me queixar ao ebay o que acontece? Acham que já devo fazer isso?

Comprei e paguei no dia 18/11. Ele não dizia nada mas depois de lhe perguntar disse que enviou a encomenda passados 2 dias. A demora já vai longa...

eu comprei um relógio dos EUA,

marcado como gift, mas com o valor de 35USD$ escrito no label, bem como o dos portes 26.5 USD e passou directo

tive sorte

foi entregue por EMS cá

trek

Em centenas de artigo, tenho que dizer que nunca paguei qualquer taxa em artigos de valor inferior a 20-22€, e paguei sempre em artigos de valor superior a 30-35€ (acho que "escapou" apenas um!)!
Ou seja, parece-me que eles não andam lá a "dormir" e sabem exactamente quais os artigos taxar, embora, como é óbvio e dada a quantidade de artigos, não possam analisar um por um.

Fiz duas compras, no Ebay UK, a vendedores diferentes, na sexta 27/11, uma recebi na segunda 30/11 e a outra hoje, mais rápido do que isto não se pode pedir, fantástico.

Era só o que agora me faltava :( Tive "notícias" da minha encomenda mas não foram boas [s)]

Hoje de manhã fui ao sitio do ebay para resolução de problemas. Fui reencaminhado para o paypal e daí enviei uma mensagem (uma vez mais a pedir o tracking number).
À cerca de 1 hora o vendedor enviou-me finalmente o nº da encomenda mas...

No site da royal mail está tudo bem: foi enviada dia 24/11 para Portugal.
No site dos CTT diz que passou em:
Lisboa > Porto > entrega não conseguida/destinatário ausente > Estação de Correios no Porto > Entrega conseguida [8b][8b]

O meu endereço é do Fundão :sh)
Liguei para os CTT mas não conseguiram ter acesso à morada onde foi entregue [s)]

Estou à espera que o vendedor me responda novamente. Espero que seja apenas uma troca do tracking number.

Meus ricos 30€ [s)][s)][s)]

Eu como tinha dito, tenho uma encomenda vinda de HK que foi enviada dia 28 de Outubro e até agora nada...

Resolvi contactar o vendedor se havia algum problema.

Ele achou estranho já ter passado um mês e eu não ter recebido e propôs logo um refund ou enviar outro igual!

apr:)apr:)apr:)apr:)

Estamos a falar de um cabo de audio baratinho, mas a atitude é de louvar. Tem 3.500 negócios e 99,9% de feedback, e dos feedback negativos, 3 não receberam a encomenda, tiveram direito a refund, mas deixaram feedback negativo à mesma... Um deles recebeu a encomenda passados 19 dias, achou demais e deu feedback negativo.:sh)

Vê-se que é um vendedor bom, e tem feedback negativos por parvos. [8b]

Era só o que agora me faltava :( Tive "notícias" da minha encomenda mas não foram boas [s)]

Hoje de manhã fui ao sitio do ebay para resolução de problemas. Fui reencaminhado para o paypal e daí enviei uma mensagem (uma vez mais a pedir o tracking number).
À cerca de 1 hora o vendedor enviou-me finalmente o nº da encomenda mas...

No site da royal mail está tudo bem: foi enviada dia 24/11 para Portugal.
No site dos CTT diz que passou em:
Lisboa > Porto > entrega não conseguida/destinatário ausente > Estação de Correios no Porto > Entrega conseguida [8b][8b]

O meu endereço é do Fundão :sh)
Liguei para os CTT mas não conseguiram ter acesso à morada onde foi entregue [s)]

Estou à espera que o vendedor me responda novamente. Espero que seja apenas uma troca do tracking number.

Meus ricos 30€ [s)][s)][s)]

Já abriste o procedimento no Paypal. Agora só tens que dizer a verdade, que não recebeste a encomenda. E pedir uma solução. Como a morada de entrega (Porto) é muito diferente da tua, o tracking number só prova o teu ponto.

O correio registado normalmente tem sempre seguro, se for necessário abrir uma reclamação nos correios é ele que tem que fazer isso.

Se ele não te der uma solução satisfatória num prazo razoavel, uns 10 dias no máximo, no Paypal fazes subir a reclamação de forma a que o Paypal resolva a situação, indemnizando-te se for caso disso.

Aquilo que deves fazer é manter todos os contactos pelo Paypal/eBay.. Não troques mails directos.

Mundano, obrigado pelos conselhos [;)]

Para já vou aguardar até amanhã ou depois. Se não me enviar outro nº ou não encontrar uma solução, acho que vou reclamar pelo paypal.

Mundano, obrigado pelos conselhos [;)]

Para já vou aguardar até amanhã ou depois. Se não me enviar outro nº ou não encontrar uma solução, acho que vou reclamar pelo paypal.

Sim, aguarda mais uns dias para ver se o vendedor resolve a situação; se não, abre uma "disputa" no Paypal![;)]

Bem, vejam como por vezes surgem confusões:

O carteiro conhece uma vizinha minha e já mais vezes lhe entregou encomendas, nomeadamente outras do ebay. Nunca houve problemas. Ela entrega assim que me vê e é um favor para mim, que não estou em casa para a receber (a encomenda [:D]).

Desta vez, ela recebeu a encomenda na sexta-feira. Desde aí já tocou à minha campaínha várias vezes mas andámos desencontrados. Estive fora, ela também... Entregou-me a encomenda à meia hora.

O tracking number que o vendedor enviou estava errado. Se o tivesse enviado antes isto evitava-se. Ainda por cima enviou-me o nº errado :(
Mas o importante é que está resolvido, já lhe pedi desculpa e vou atribuir o feedback [;)]

Bem, vejam como por vezes surgem confusões:

O carteiro conhece uma vizinha minha e já mais vezes lhe entregou encomendas, nomeadamente outras do ebay. Nunca houve problemas. Ela entrega assim que me vê e é um favor para mim, que não estou em casa para a receber (a encomenda [:D]).

Desta vez, ela recebeu a encomenda na sexta-feira. Desde aí já tocou à minha campaínha várias vezes mas andámos desencontrados. Estive fora, ela também... Entregou-me a encomenda à meia hora.

O tracking number que o vendedor enviou estava errado. Se o tivesse enviado antes isto evitava-se. Ainda por cima enviou-me o nº errado :(
Mas o importante é que está resolvido, já lhe pedi desculpa e vou atribuir o feedback [;)]

Estás a ver.....
Já estavas a fazer "filmes" e afinal, foi apenas um "desencontro" de vizinhos![;)]

Voltar
Superior