Tópico do BTT

A minha rr 5.1, agora xom pneus de estrada, quando fco um curva muito apertada e rapido parece que a roda torce ate rocar no calco do travao... ja vi e esta bem presa... e normal?

Normal não seria.
Mas nas bicicletas mais económicas, é natural que as rodas/cubos não sejam muito resistentes à torção lateral...[;)]

Quando rolas/curvas, ouves alguns estalidos nos raios?

Que eu tenha reparado nao! Pois mas deve ser da qualidade das rodas:sh)

Podes sempre fazer uma verificação da tensão dos raios.

Utiliza o tensiómetro natural da mão (vulgo indicador-polegar) [:D]

p4pb7605197.jpg

Se apertando os raios desta forma eles se movem mais que 10mm, então poderá ser necessário um reaperto.

Tem atenção que existem algumas regras importantes na manutenção dos raios/rodas. Não é uma operação acessível a quem não tem experiência e provavelmente vais acabar com uma roda empenada ou raios partidos nos primeiros metros que rolares.

Outra forma mais "musical" de verificar a tensão é ouvir o som que cada raio faz com um pequeno piparote. É tipo diapasão...[:D] Os raios no mesmo lado da roda têm que fazer o mesmo som. Uma nota alta indica raio em tensão. Uma nota baixa, raio com pouca tensão.

p4pb7605202.jpg

A situação que reportas poderá por o aperto dos raios estar abaixo do necessário.

Volto a frisar. Se detectares alguma situação anómala, o melhor é entregar na oficina. A afinação da roda tem alguns truques a ter em conta...[;)]

EDIT: Mais info, aqui

Última edição:
Podes sempre fazer uma verificação da tensão dos raios.

Utiliza o tensiómetro natural da mão (vulgo indicador-polegar) [:D]

p4pb7605197.jpg

Se apertando os raios desta forma eles se movem mais que 10mm, então poderá ser necessário um reaperto.

Tem atenção que existem algumas regras importantes na manutenção dos raios/rodas. Não é uma operação acessível a quem não tem experiência e provavelmente vais acabar com uma roda empenada ou raios partidos nos primeiros metros que rolares.

Outra forma mais "musical" de verificar a tensão é ouvir o som que cada raio faz com um pequeno piparote. É tipo diapasão...[:D] Os raios no mesmo lado da roda têm que fazer o mesmo som. Uma nota alta indica raio em tensão. Uma nota baixa, raio com pouca tensão.

p4pb7605202.jpg

A situação que reportas poderá por o aperto dos raios estar abaixo do necessário.

Volto a frisar. Se detectares alguma situação anómala, o melhor é entregar na oficina. A afinação da roda tem alguns truques a ter em conta...[;)]

EDIT: Mais info, aqui

Muito obrigado pela resposta tao completa!

Obrigado tambem ao NunoMCII!

Na minha opinião upgrade não vale a pena, a não ser que tenhas a possibilidade de fazer como eu. Tinha 3 bicicletas com 15-10 anos (a minha, a do cota e a da cota), troquei as peças melhorzinhas para o quadro que mais gostava e conforme alguma ia avariando trocava

Estava a pensar se não seria bom mudar a transmissão por uma mais actual, se valerá apena substituir os travões por algo melhor, já me disseram que por uma suspensão não me traria benefícios , outras coisas que se lembrem.
Não tenho posses para comprar uma nova de €€€ ou €€€€ , e a bina serve-me muito bem para aquilo que faço com ela , que é mais alcatrão do que terra.

Voltinha de hoje feita. Foram 25 km em estrada.

Hoje inscrevi naquela que será a minha primeira participação numa prova de btt. Será no início de Julho na zona da Venda do Pinheiro.

Estava a pensar se não seria bom mudar a transmissão por uma mais actual, se valerá apena substituir os travões por algo melhor, já me disseram que por uma suspensão não me traria benefícios , outras coisas que se lembrem.
Não tenho posses para comprar uma nova de €€€ ou €€€€ , e a bina serve-me muito bem para aquilo que faço com ela , que é mais alcatrão do que terra.

Junta os trocos e vai "gastando" essa.
Para mudares o que pretendes, há tanta coisa que tinha obrigatoriamente de mudar que não vale a pena.

P. ex. para mudares travões, tinhas que mudar rodas e quadro!

Há compradores que reclamam da fraca qualidade do plástico de suporte de algumas lanternas, confirma-se ?

O único que vi a partir-se foi o de um amigo numa queda!

A minha já a tenho à 1 ano e houve alturas que que a utilizava mais de que uma vez por semana e até agora sempre a bombar, das melhores coisas que se pode comprar pelo preço que custa.

Do Dx costuma demorar 3 semanas a 1 mês mas tb já mandei vir uma para um colega deste site e foi mais rápido.

Bicycle Headlamp, Bicycle Lighting, Bicycle Headlight, Bike Lights

Voltar
Superior