Tópico do BTT

hoje de manhã fui testar a montada na volta da nascente do rio este... bem, que diferença tanto a subir como a descer.

parte do track está aqui:
http://www.strava.com/rides/19456279

isto estará a precisar de mais pressão no ar?

foto0506a.jpg

Arrisco dizer que não, caso tenhas abusado a descer.

Verifica o SAG, deve rondar algo como 20%. Podes usar mais ou menos 3%, dependendo do gosto pessoal!

Nos dois Fox a "formula" que para mim resulta bem é o 2.(peso rider) + 10. Nos RS deve ser semelhante, digo eu.. [;)]

Arrisco dizer que não, caso tenhas abusado a descer.

Verifica o SAG, deve rondar algo como 20%. Podes usar mais ou menos 3%, dependendo do gosto pessoal!

Nos dois Fox a "formula" que para mim resulta bem é o 2.(peso rider) + 10. Nos RS deve ser semelhante, digo eu.. [;)]

sim, abusei. SAG= ?? sabes bem que eu venho de um cavalinho de pau, em que o amortecedor estava sempre bloqueado! [:D]

hoje de manhã fui testar a montada na volta da nascente do rio este... bem, que diferença tanto a subir como a descer.

Mountain Bike Ride Profile | 24kilometers near Braga | Times and Records | Strava

Se não sentiste o amortecedor a "bater no fundo", então diria que está no ponto.
Tens bomba para medir e repor a pressão?

SAG é o valor que a suspensão cede quando te colocas em cima da bicicleta sem bombear e sem movimento (sem os pés no chão). Mede-se em percentagem. Normalmente um valor aceitável é os 20%, ou seja, 20% do curso total. Tens a escala impressa na mesma...

Encostas a anilha de borracha ao lado direito do amortecedor, montas-te em cima da bicicleta (com muito jeitinho, pede ajuda a alguém para a segurar, porque tens que colocar os pés nos pedais), sais devagarinho para evitar bombear e alterar o valor da medição e vês em que valor ficou a anilha. Se ultrapassa os 20 a 25% de SAG, precisa de mais pressão.

Última edição:
ao lelo e ao PMAT o meu obrigado.
não senti esgotar o curso.
na loja onde comprei, o dono esteve a afinar o amortecedor, e de facto tive que montar e desmontar 2 vezes até ficar como ele queria, e ia colocando ar (a bomba também media a pressão).

Bem, estou a "brincar" com o Strava pela primeira vez! [:D]

Estou a tentar criar um segmento de um local em que costumo passar para ir controlando a evolução da forma mas não estou a conseguir terminar no local desejado. Ou seja, em vez de terminar no final da subida o segmento prolonga-se por mais um bocado. Estarei a fazer alguma coisa errada?

edit: eu levo a bomba! lol

Última edição:

Mountain Bike Ride Profile | 24kilometers near Braga | Times and Records | Strava

Tive exactamente a mesma sensação no primeiro dia em que andei com a Trek Fuel EX...
Passado pouco tempo, comecei a sentir saudades de uma rígida.
A trek tinha um peso um bocado exagerado. Penso que andava perto dos 14 kg. Ainda assim era confortável e até gostava de subir com ela. A descer, tinha um inconveniente para mim. Nunca me adaptei bem à geometria porque em descidas muito inclinadas não conseguía passar as pernas para trás do selim.
Agora posso dizer: em boa hora troquei o quadro pelo Believe [kiss]

Concordo que quem ande muito justifique uma FS, desde que seja leve (abaixo dos 12 kg). Quem como eu pratica xc com os amigos (confesso que agora nem isso), e não tem hipótese de ter uma dessas fs, então anda melhor com uma rígida.

Ora, mais um capítulo...

Hoje foi dia de montar o BB Press Fit e a pedaleira.

Fica memo, memo á conta... Até faz confusão...

1345745243112.jpg

1345745295065.jpg

A minha Lelotool para montagem de BB's Press Fit... [:D]

1345745380317.jpg

Vendia as rodas da fininha e encomendei umas novas. As Fulcrum Racing 7 eram a parte fraca da bike e pesaram 2040g. Acho que nem no BTT cheguei a ter rodas tão pesadas.
Encomendei umas Campagnolo Zonda, que se cumprirem as 1555g anunciadas vão ajudar bastante a subir aquelas paredes. [:cool:]

Voltar
Superior