Tópico do BTT

Não é o contrário? Penso que se tiver 3 pratos na pedaleira e se os usar a todos a torção da corrente é menor, não :confused:

A mim faz-me um pouco de confusão essa coisa dos 2 pratos à frente e principalmente com 10 relações na cassete...

Tens razao...nos dois pratos a torçao é bem maior e mais constante mas o material é outro, principalmente a corrente... mais fina e os elos diferentes.

Não é o contrário? Penso que se tiver 3 pratos na pedaleira e se os usar a todos a torção da corrente é menor, não :confused:

A mim faz-me um pouco de confusão essa coisa dos 2 pratos à frente e principalmente com 10 relações na cassete...

É e não é.
Num sistema de 2 pratos podes correr a cassete toda atrás com menos torção do que nos pratos exteriores da pedaleira tripla.
Se comparado com o prato do meio da pedaleira tripla é maior, mas menor nos restantes.
Não sei se me expliquei bem.... [;)]

Eu uso uma 42/28 tanto com 11-36 como com 11-34, sendo a primeira a SRAM XX e a 2ª um XT de 10V. Para mim é o ideal de utilização, não necessito mais do que 34 atrás e acaba-se por mudar menos vezes de mudanças (principalmente de prato da frente e por arrastamento mudanças atrás). Em monte os 42 chegam perfeitamente até porque muito poucas serão as vezes em que estarão próximo de esgotar.

Continuo com 3 bikes com 3x9 e o 2x10 é muito mais fácil de utilizar que o 3x9.

Em 28x36/36 já dá para ir tão devagar que o melhor se necessitarmos de ir mais devagar é ir com ela à mão.

Para mim sem nunca ter utilizado é o 3x10 que não faz sentido.

Ando com o xx a pelo menos um ano e confirmo é um pouco mais exigente tem cadencias muito diferentes do sistema de 3 pratos. É como tudo, tem um periodo de adaptaçao mas compensa, em subidas tem-se um ritmo bem mais elevado. [;)]

Eu uso uma 42/28 tanto com 11-36 como com 11-34, sendo a primeira a SRAM XX e a 2ª um XT de 10V. Para mim é o ideal de utilização, não necessito mais do que 34 atrás e acaba-se por mudar menos vezes de mudanças (principalmente de prato da frente e por arrastamento mudanças atrás). Em monte os 42 chegam perfeitamente até porque muito poucas serão as vezes em que estarão próximo de esgotar.

Continuo com 3 bikes com 3x9 e o 2x10 é muito mais fácil de utilizar que o 3x9.

Em 28x36/36 já dá para ir tão devagar que o melhor se necessitarmos de ir mais devagar é ir com ela à mão.

Para mim sem nunca ter utilizado é o 3x10 que não faz sentido.

Mas na prática, usa-se mais o desviador da frente? O conjunto desviador/pedaleira à frente é melhor que num 3x9?

Eu em monte dificilmente uso o 3º prato...

Acho que me vou manter com o meu X9 3x9 até partir alguma coisa...aí se calhar troco. Se fosse a trocar era para X0 ou X9, XX está fora do meu orçamento (e actividade, vá...)...

Benny era o que pensava, não sabia era que existiam correntes também especificas para as 10v. Espero bem que não acabem com o material de 9v no futuro...

edununo
compreendo o que querias explicar, mas a mim esse problema não se coloca visto que não gosto de cruzar demasiado a corrente [;)] Talvez por isso as transmissões me durem mais tempo que a média que tenho lido.

lpsimaof de facto o 3x10 é que não faz muito sentido, mas para mim penso que continuo a preferir o 3x9 é certo que se nota mais a mudança de prato à frente no andamento (principalmente na mudança do do meio para o mais pequeno e vice-versa), mas não ficamos tão limitados com a escolha dos 2 pratos. Na minha utilização normal, dou muito uso ao 44, não tanto no monte, mas nas ligações para o monte.

Agora tens que colocar aqui umas fotos dela, senão é como a do Nephilim, que nunca mais aparece... [:D]

Ia dizer fotos com lama, mas se calhar vais andar com a tua sobrinha, vai haver pouca lama, ou não...

A bicicleta é da minha sobrinha.

Eu tenho outra e já meti fotografias há umas páginas atrás [;)] (pág. 258)

Última edição:
"Mas na prática, usa-se mais o desviador da frente? O conjunto desviador/pedaleira à frente é melhor que num 3x9?"

Com 2x10 usas menos vezes o desviador da frente, para mim acho muito melhor não ter que efectuar tantas mudanças como num 3x9. Com 3x9 existem muitas relações praticamente iguais.

Se eu carregar menos vezes no manípulo do desviador dianteiro, também uso menos o desviador! [:p]

É e não é.
Num sistema de 2 pratos podes correr a cassete toda atrás com menos torção do que nos pratos exteriores da pedaleira tripla.
Se comparado com o prato do meio da pedaleira tripla é maior, mas menor nos restantes.
Não sei se me expliquei bem.... [;)]

Mas aí estás a partir do princípio que se corre a cassete toda a partir apenas de um prato, no caso o maior da pedaleira! Mas o intuito de haver mais pratos para além dos extremos é esse mesmo, permitir que não seja necessário cruzar tanto a corrente.
Com 2 pratos a torção será "sempre" maior do que se se repartir o uso pelos três pratos da pedaleira, conforme se vai andando na cassete.

A Decathlon Guimaraes vai dar um WorkShop no sabado e outro domingo sobre Manutençao de Bikes...
Podem-se inscrever atraes do facebook, na pagina da loja de guimaraes, por telefone ou indo a loja.

"Mas na prática, usa-se mais o desviador da frente? O conjunto desviador/pedaleira à frente é melhor que num 3x9?"

Com 2x10 usas menos vezes o desviador da frente, para mim acho muito melhor não ter que efectuar tantas mudanças como num 3x9. Com 3x9 existem muitas relações praticamente iguais.

O 3x9 é muito polivalente.. Normalmente uso o prato pequeno só para subidas com inclinação considerável, de resto no monte é sempre prato do meio e correr a cassete toda. Em alcatrão mete-se o prato grande e sigaaaaa! [:cool:]

Se eu carregar menos vezes no manípulo do desviador dianteiro, também uso menos o desviador! [:p]

Mas aí estás a partir do princípio que se corre a cassete toda a partir apenas de um prato, no caso o maior da pedaleira! Mas o intuito de haver mais pratos para além dos extremos é esse mesmo, permitir que não seja necessário cruzar tanto a corrente.
Com 2 pratos a torção será "sempre" maior do que se se repartir o uso pelos três pratos da pedaleira, conforme se vai andando na cassete.

Certo.

Eu no meu actual sistema 3 X 9 uso nos pratos das extremidades no máximo uns 4 ou 5 carretos da cassete. No do meio uso todos os carretos. Isto é, na realidade em 27 uso umas 19 velocidades no máximo e mesmo assim apanho algumas "repetidas". Num sistema 2 X 9 ou 2 X 10 usaria todas. Claro que também apanharia algumas "repetidas".

Só não passo para 2 X 9 (passar para 2 X 10 já envolvia muito mais gastos) porque uma relação minima tipo 28/34 não sei se seria suficiente para subir algumas paredes como a que fiz ontem. Em cerca de 600m de distancia sobe 99m de altitude e com piso irregular e alguma pedra. Não gosto de desmontar. [:cool:] Subi-a sem descer na 22/30 e não foi fácil.
Se a 22/30 a roda gira apenas 0.73 voltas por cada volta da pedaleira já na 28/34 roda 0.82 voltas, o que é mais pesado.

Não, faço parte do BTT de Matosinhos, mas treino quase sempre só, a maior parte dos km são em estrada, estive parado agora 4 semanas e vou recomeçar agora (recomecei no sábado e domingo com rolos e vou para a estrada agora). Se quiseres algum dia rolar, podemos dar uma volta. eu sou de perto do cruzamento de Moreira, mas encontramo-nos onde for necessário.

Voltar
Superior