Tópico do BTT

Alguém vai participar na Rota do Presunto em Chaves em Setembro?

Já agora, ando a pensar em trocar a suspensão dianteira da minha Merida, não é que funcione mal, longe disso, mas é bastante pesada e não gosto muito do aspecto dela. Estive duas semanas na Póvoa de Varzim e andei a dar uma olhadela pela Bike-Zone e pela Belcor, as FOX estão fora de questão devido ao preço, a Belcor tinha lá algumas em promoção, mas mesmo assim, mandavam-se para cima dos 500€/600€.

Gosto bastante das Rock Shox pela estética, que aconselham, tendo em conta um orçamento de cerca de 350€?

Uma Recon Air. É semelhante à Reba mas tem menos afinações. O que nem é mau para quem não é pro. Assim não corre o risco de andar com ela mal afinada. [;)]

RockShox Recon Race Review - BikeRadar

Tenho a Recon Race Solo Air Motion Control de 2010 na Cube é só tenho a dizer bem.

Esta é a versão de 2010.

ReconXCSLCoil.jpg

Atenção que há Recon com molas. As melhores são as versão a AR.

Outra que dizem muito bem é a Suntour Epicon. Também é a Ar mas é mais barata. Acho que por menos de 200 já se compra.

Última edição:
mmao, ou então usa daquelas fitas que se usam nas bikes para prender os cabos no quadro. Compra-se uma sacada delas nos chineses por 1€.

abraçadeiras? tenho em casa de várias cores e tamanhos. rc oblige[;)]
para apertar com abraçadeiras tenho que furar a peça, e isso era coisa que não queria
Manda um mail para a digna que eles enviam-te isso de borla.

eles enviam?
podes facultar-me o email deles?

Uma Recon Air. É semelhante à Reba mas tem menos afinações. O que nem é mau para quem não é pro. Assim não corre o risco de andar com ela mal afinada. [;)]

RockShox Recon Race Review - BikeRadar

Tenho a Recon Race Solo Air Motion Control de 2010 na Cube é só tenho a dizer bem.

Esta é a versão de 2010.

ReconXCSLCoil.jpg

Outra que dizem muito bem é a Suntour Epicon. Também é a Ar mas é mais barata. Acho que por menos de 200 já se compra.

Nem pensava duas vezes. É a que tenho na minha bicla, modelo de 2007, e pelo preço não arranjas melhor. Para mim, rivaliza com suspensões de preço mais elevado. Tem um funcionamento super suave.

Procura reviews sobre a epicon no mtbr.

como ja estou em casa, quero meter aqui, se não se importarem, as fotos da queda na etapa de viana da volta a portugal.
tenho mais algumas fotos com os ciclistas no chão, mas estas da queda são mais chocantes, porque deviam estar a rolar a cerca de 70km/h, a cairam mesmo à minha frente
volta (1).jpg

volta (2).jpg

volta (3).jpg

abraçadeiras? tenho em casa de várias cores e tamanhos. rc oblige[;)]
para apertar com abraçadeiras tenho que furar a peça, e isso era coisa que não queria

eles enviam?
podes facultar-me o email deles?

Já não me recordo, mas entra em contacto com eles através do site.

Nem pensava duas vezes. É a que tenho na minha bicla, modelo de 2007, e pelo preço não arranjas melhor. Para mim, rivaliza com suspensões de preço mais elevado. Tem um funcionamento super suave.

Procura reviews sobre a epicon no mtbr.

Obrigado aos dois. [;)]

A Suntour Epicon para ser bastante boa, pelo que estive a pesquisar, há pessoal que a compara com a Reba da Rock Shox, que é um modelo bastante mais caro.

Estive a ver na Regiabike, e tem lá a Rock Shox SID Race RLO a 369€, faz de curso 80mm e 100mm (100mm é suficiente para mim), que dizem? O peso é que é bastante bom, não chega a 1600g.

acabei agora de ler este tópico todo, é excelente, um dos melhores do fórum.
muito bom ambiente e respostas muito boas.

eu pratico futsal federado, mas sempre que posso lá dou eu uma volta de bicicleta, o maximo que já fiz foi 60 km. tenho o velocimetro a 1 mês e pouco e já tem 425km, tento sempre ir dar uma voltinha, sabe bem e é viciante mesmo.
A minha bicicleta é uma com suspensão a frente, é uma sharp california( existira?era do meu tio) e a suspensão rst. não se porta nada mal a bicicleta, denota já que tem muito uso e já se resente nos componentes.

e ando a ver bicicletas de estrada, até 700euros o que me recomendavam?
obrigado desde já.
e adorei ler este tópico todo, aprendi muito[;)]

Obrigado aos dois. [;)]

A Suntour Epicon para ser bastante boa, pelo que estive a pesquisar, há pessoal que a compara com a Reba da Rock Shox, que é um modelo bastante mais caro.

Estive a ver na Regiabike, e tem lá a Rock Shox SID Race RLO a 369€, faz de curso 80mm e 100mm (100mm é suficiente para mim), que dizem? O peso é que é bastante bom, não chega a 1600g.

Eu por esse preço não hesitaria, a Sid é uma bela suspensão, acima da Reba [;)]

cumps

Teoricamente sim. Contudo o melhor é saber de que ano é esta versão. É que Rebas e Sids há muitas.

Tens toda a razão, mas penso que uma Sid race será genericamente melhor que uma Reba Sl ou Race, mesmo na versão de 2009?

Já agora edununo, como se tem comportado a tua Cube?
Se tudo correr bem penso em adquirir uma para Outubro/Novembro [kiss]

Gostava de ver o catálogo completo dos modelos HT para 2011 [br:)]

cumps

Tens toda a razão, mas penso que uma Sid race será genericamente melhor que uma Reba Sl ou Race, mesmo na versão de 2009?

Já agora edununo, como se tem comportado a tua Cube?
Se tudo correr bem penso em adquirir uma para Outubro/Novembro [kiss]

Gostava de ver o catálogo completo dos modelos HT para 2011 [br:)]

cumps

Pelo que tenho lido a SID é mais para competição. É algo mais leve mas é menos sólida e exige mais manutenção. Eu escolheria a Reba e ainda poupava 75 euros e ficava com uma suspensão de grande qualidade.

A Cube está portar-se bem. Não tem dado problemas. Os travões Formula RX travam bem mas são sempre ruidosos. Já troquei as pastilhas da frente. Duraram perto de 1500kms. Com as novas que já devem ter uns 200 ou 300kms o ruído mantém-se.

Quanto à Reba, é preferivel uma Race de 2010 ou uma RL, mas já modelo de 2011? :confused: Ambas estão mais ou menos ao mesmo preço.

Estou tentado na tal Suntour Epicon, ou então na Suntour Axon, que custa 200€ e poucos euros e é um pouco melhor, mas tenho receio que a opinião do pessoal que tenha a Epicon, seja um pouco influenciada pelo hype que esta suspensão teve quando saiu.

Comparam-na à Reba, mas acho estranho uma suspensão de menos de metade do preço dela, ter um comportamento igual, como se diz por aí...

Última edição:
Pelo que tenho lido a SID é mais para competição. É algo mais leve mas é menos sólida e exige mais manutenção. Eu escolheria a Reba e ainda poupava 75 euros e ficava com uma suspensão de grande qualidade.

A Cube está portar-se bem. Não tem dado problemas. Os travões Formula RX travam bem mas são sempre ruidosos. Já troquei as pastilhas da frente. Duraram perto de 1500kms. Com as novas que já devem ter uns 200 ou 300kms o ruído mantém-se.

Tenho ouvido boas opiniões desses formula rx [;)]
Quanto ao ruído não será dos discos?

Vamos lá a ver os novos modelos para 2011, estou curioso nas gamas ltd e reaction.

cumps

Quanto à Reba, é preferivel uma Race de 2010 ou uma SL, mas já modelo de 2011? :confused:

Estou tentado na tal Suntour Epicon, ou então na Suntour Axon, que custa 200€ e poucos euros e é um pouco melhor, mas tenho receio que a opinião do pessoal que tenha a Epicon, seja um pouco influenciada pelo hype que esta suspensão teve quando saiu.

Comparam-na à Reba, mas acho estranho uma suspensão de menos de metade do preço dela, ter um comportamento igual, como se diz por aí...

A Epicon é mais comparável há Recon porque como esta tem menos ajustes que a Reba.
Dá para ajustar a pressão do ar em função do peso do rider e curso que queres que faça, além do ajuste de rebound.
A Reba tem outros ajustes. Ajuste na câmara positiva e negativa separadamente.

Lá está a Reba é Dual Air:

With independently adjustable positive and negative air spring chambers, Dual Air is race or trail ready, highly tunable, and one of the lightest air spring systems on the market.

Já a Recon é Solo Air:

An extremely durable spring system. The positive and negative air spring chambers are simultaneously filled to equal air pressures through a single Schrader valve, simplifying suspension setup while retaining the light weight and plush ride quality of Dual Air.

acabei agora de ler este tópico todo, é excelente, um dos melhores do fórum.
muito bom ambiente e respostas muito boas.

eu pratico futsal federado, mas sempre que posso lá dou eu uma volta de bicicleta, o maximo que já fiz foi 60 km. tenho o velocimetro a 1 mês e pouco e já tem 425km, tento sempre ir dar uma voltinha, sabe bem e é viciante mesmo.
A minha bicicleta é uma com suspensão a frente, é uma sharp california( existira?era do meu tio) e a suspensão rst. não se porta nada mal a bicicleta, denota já que tem muito uso e já se resente nos componentes.

obrigado desde já.
para bikes de estrada tens muitas marcas á tua escolha, o que difere são os componentes que ela tras.
se optares por uma bike de estrada com material shimano 105, que já é a gama média/alta da shimano, nunca te fica por menos de 1000€.
a minha modesta opinião era ver o mercado de usados, (olx por ex.) ás vezes aparecem bons negócios.
se o material for inferior ao 105, concerteza que deves encontrar bikes a esse preço, mas tem atenção com o tamanho do quadro[;)]

Esses "estalos" podem ser muito coisa:

- sujidade entre o quadro e o espigão
- sujidade na rosca entre os pedais e o pedaleiro
- rolamentos do pedaleiro
- etc...

Eu estive com o mesmo problema na minha BH e lá descobri que no meu caso eram mesmo os rolamentos do pedaleiro. Apesar da manutenção que lhes tinha feito recentemente, os danos já estavam feitos, pelo que a solução foi a troca dos rolamentos/eixo pedaleiro.

Para fazeres a manutenção, podes fazer algo do tipo:

Em relação à massa para lubrificar, eu usei uma da motorex Motorex Motorex Bike grease 2000 mas na decathlon também têm uma boa [;)]

finalmente resolvi o problema dos estalos na minha zoulou.
enquanto estava de férias, levei-a ao importador oficial da ktm e resolveram-me esse problema.
conclusão:
segundo o mecanico, todos os parafusos precisavam de ser apertados[:D]
foi remédio santo[;)]

obrigado desde já.

Por esse preço, tem as declatlon e as Berg, mas se nao quiseres bikes de supermercado tens por 750euros tinhas a Trek 1.2 interessante e bonita mas esgotada, tens tambem a Scott speedmater S50 que custa 680 se ainda nao tiver esgotada e a Specialized Allez de 2009 (a prateada)

Todas estas estao equipada com Sora ou Tiagra da shimano, eventualmente as decatlom com campagnolo xenon.

Qualquer destes equipamentos apesar de entrada de gama tem qualidade e funcionam perfeitamente.

Actualmente tenho grandes duvidas dessa "grande qualidade" as suspensões rockshox ultimamente tem dado problemas com fugas repentidas depois parece que a solução é facil basta trocar os vedantes, mas era escusado, muita gente se anda a queixar de isso.[:blush:]

Voltar
Superior