Tópico do BTT

Pois, já cheguei a essa conclusão também [s)]

Já andaste com os Shimano M086? O que achas deles?
Parecem-me ser muito bons. Não são pesados e o vendedor disse-me que são muito confortáveis.

A loja aqui só tem das marcas Trek, Bontrager e Sidi. A malta por aqui tem comprado muitos bontrager e estão satisfeitos.

Agora só consigo comprar outros depois de vender estes.
À dias experimentei uns na Decathlon. O 43 servia-me, embora o tenha achado muito desconfortável. Daí eu achar que estes íam servir também. O 44 da Decathlon ficava-me grande.

Pois, já cheguei a essa conclusão também [s)]

Já andaste com os Shimano M086? O que achas deles?
Parecem-me ser muito bons. Não são pesados e o vendedor disse-me que são muito confortáveis.

A loja aqui só tem das marcas Trek, Bontrager e Sidi. A malta por aqui tem comprado muitos bontrager e estão satisfeitos.

Agora só consigo comprar outros depois de vender estes.
À dias experimentei uns na Decathlon. O 43 servia-me, embora o tenha achado muito desconfortável. Daí eu achar que estes íam servir também. O 44 da Decathlon ficava-me grande.

Ainda só fiz cerca de 40km com eles, e as primeiras impressões são positivas, são confortáveis, não fazem suar muito os pés, os apertos são bons, e para o valor que custam, até não são caros.

Também estive a ver os da marca SIDI, além de bons, têm modelos muito bonitos, mas normalmente são bastante mais caros. Shimano arranja-se mais facilmente material bem razoável a preços mais em conta.

Importas-te de dizer em que loja compraste?
É quase só por curiosidade, porque acho que já não tenho coragem de voltar a arriscar.
Por aqui não conheço lojas que os tenham.

Hoje foi dia de fazer manutenção aos rolamentos do eixo pedaleiro (SLX), depois de um inverno/primavera em que a chuva não faltou.

Aqui o do lado esquerdo (oposto aos pratos da pedaleira), que geralmente é o que está mais exposto à água:

foto0576f.jpg

E aqui já limpo e lubrificado:
foto0577t.jpg

O do lado direito (lado dos pratos da pedaleira) estava com melhor aspecto e rodava bem melhor:

foto0580.jpg

Mesmo assim, foi limpo e lubrificado:
foto0581.jpg

E aqui já os dois prontos a serem montados na bike novamente:
foto0582.jpg

Isto é uma das coisas que convém não descurar, visto que um mau funcionamento dos rolamentos vai provocar um desgaste prematuro do eixo, o que mais tarde ou mais cedo leva à troca completa da pedaleira (já me aconteceu :sh))

Última edição:
Uma pequena dúvida.

Afinei as mudanças. Da 1ª até à 9ª entram todas e não há ressaltos. Quando vou para baixar da 9ª para a 8ª não passa, tenho de colocar 7ª para saltar da 9ª para a 7ª. Se voltar a subir para a 8ª seguida da 9ª entram as duas na boa e rolam bem.
Acontece-me o mesmo ao baixar de 3ª para 2ª.

Basicamente subir mudanças está afinado e não tenho ressaltos, mas ao baixar tenho problemas?!? Não estou a ver o problema; pensei no cabo preso, mas além de novo, está protegido por uma manga própria e selante para evitar fricção e sujidade:confused:

EDIT: Este fim de semana vou para outra volta fora de Bristol e precisava de ter isto no ponto para as subidas. O travão de trás vou afinar nos trilhos se tiver tempo a ver se resolvo a vibração.

Última edição:
Oh pc, mas demontaste tudo, tudo (esferas, separadores, anilhas, etc) ou foi como nas imagens, em que apenas limpaste essas três peças de cada rolamento?

Uma pequena dúvida.

Afinei as mudanças. Da 1ª até à 9ª entram todas e não há ressaltos. Quando vou para baixar da 9ª para a 8ª não passa, tenho de colocar 7ª para saltar da 9ª para a 7ª. Se voltar a subir para a 8ª seguida da 9ª entram as duas na boa e rolam bem.
Acontece-me o mesmo ao baixar de 3ª para 2ª.

Basicamente subir mudanças está afinado e não tenho ressaltos, mas ao baixar tenho problemas?!? Não estou a ver o problema; pensei no cabo preso, mas além de novo, está protegido por uma manga própria e selante para evitar fricção e sujidade:confused:

EDIT: Este fim de semana vou para outra volta fora de Bristol e precisava de ter isto no ponto para as subidas. O travão de trás vou afinar nos trilhos se tiver tempo a ver se resolvo a vibração.
Isso é sintoma de que estão mal afinadas. É falta de tensão no cabo.

Quando estão mal afinadas e comum acontecer isso; passam bem para carretos mais pequenos mas para os mais altos é difícil. Experimenta esticar o cabo aos poucos.

Não bateste com o desviador ou tiveste algum chupão de corrente? Podia ser o desviador ou dropout empenado, mas como é nova...

Na minha 6500 as mudanças nunca andaram bem afinadas até eu trocar as guias do desviador. Logo de nova parti o dropout e o desviador sofreu. Não voltou a ser o mesmo até que lhe troquei as guias. Depois disso, vendi-a [:D]

Isso é sintoma de que estão mal afinadas. É falta de tensão no cabo.

Quando estão mal afinadas e comum acontecer isso; passam bem para carretos mais pequenos mas para os mais altos é difícil. Experimenta esticar o cabo aos poucos.

Não bateste com o desviador ou tiveste algum chupão de corrente? Podia ser o desviador ou dropout empenado, mas como é nova...

Na minha 6500 as mudanças nunca andaram bem afinadas até eu trocar as guias do desviador. Logo de nova parti o dropout e o desviador sofreu. Não voltou a ser o mesmo até que lhe troquei as guias. Depois disso, vendi-a [:D]

Ainda não levou pancada...que eu tenha notado. E tanto o dropout como o desviador estão bem fixos. Vou ver se consigo afinar isto de vez logo à noite.

Já tenho o Selle Itália meio coçado na parte da frente...não vai durar muito[s)]

Boas, pessoal!

Sobre o comprimento do avanço, tenho ideia que deve ficar na linha entre os olhos e o cubo da roda, e que quanto mais curto for mais nervosa/reactiva será a condução da bike.

Ainda não levou pancada...que eu tenha notado. E tanto o dropout como o desviador estão bem fixos. Vou ver se consigo afinar isto de vez logo à noite.

Já tenho o Selle Itália meio coçado na parte da frente...não vai durar muito[s)]

O SLR?

O meu já deve ter perto de 1000kms e tirando a linha vermelha que está a desaparecer não mostra sinais de desgaste.

Última edição:
Sim, já lhe tiro uma foto

Estranho...... Não terás raspado com ele em alguma situação?
O meu tem uma pequena mazela semelhante. Não por desgaste mas por acidente. Tinha a bike encostada a uma parede e caiu. :sh) Ao cair o selim raspou pele parede abaixo e fiquei com uma pequena marca. Nada de mais mas a culpa foi minha.

Estranho...... Não terás raspado com ele em alguma situação?
O meu tem uma pequena mazela semelhante. Não por desgaste mas por acidente. Tinha a bike encostada a uma parede e caiu. :sh) Ao cair o selim raspou pele parede abaixo e fiquei com uma pequena marca. Nada de mais mas a culpa foi minha.

Não raspei em nada com excepção dos meus calções ao desmontar/montar e ao mover-me no banco. Se reparares o desgaste é bilateral e mais ou menos uniforme.. A mim parece-me que aquela zona precisava de reforço para não se desgastar assim...Mas eu sou assim, já o banco da Cube apresenta desgaste na lateral e usei-o menos de um ano.

Pessoal, alguém sabe onde é que posso arranjar um reservatório de 3L para um Camelbak MULE?
Deixei o meu uns meses com um bocadinho de água, e acho que só faltava ver bicharada lá dentro: está todo castanho...

Não consigo encontrar em lado nenhum... Na Decathlon tem uns de 2.5L bem mais baratos do que os de 1.5L da Camelback. Serão bons? Dará para adaptar o bocal da Camelback?

Nas bikezones (a Sportzone e Decathlon acho que não vendem reservatórios em separado da Camelbak) deves conseguir encontrar.
Os reservatórios da Decathlon não dão porque a mangueira é de diâmetro diferente. A não ser que consigas fazer (obter) um adaptador, a torneira/bocal de um não dá no sistema do outro.

Esse desgaste do selim é muito estranho se for apenas devido ao roçar dos calções. Deves ter um tecido nos calções muito duro! [:D]
Será alguma costura dos calções um pouco mal feita?
Mas também andas a tocar muitas vezes na frente do selim?

Voltar
Superior