Tópico do BTT

Boas pessoal, hoje perdi a cabeça e comprei uma berg trailrock 5.5 acho que é isso. Epá andei a ver preços de bikes e hoje em dias custam autenticas fortunas. Pelo que li fiz uma opção errada[:D]. Vamos ver qual é o primeiro elemento a partir-se, aí depois logo troco por coisas melhores.

Sinceramente acho que os preços estão bastante elevados, não sei até que ponto compensa. Sempre andei minimamente no mundo das bikes, à uns anos então era fanático. E lembro-me de ir descer cerros à maluca, pregar uns saltos que nem olhava para as alturas e a pregar aquelas quedas que custavam a sarar. E fazia isso com bikes que não eram as tradicionais esmaltinas mas nunca atingiam os preços que hoje se praticam. Enfim não sei vamos ver... esta bike vai servir de teste vou procurar fazer tudo desde passeios tranquilos, descer uns cerros à maneira, dar uns saltitos, estou com curiosidade para ver até onde pode ir uma bike da sportzone. Para já gostei da posição de condução, as suspensões talvez sejam moles de mais vou ter de ajustar. Detesto o plock que a suspensão da frente faz quando sacamos um salto, faz-me lembrar uma rock shok de m**da que tive à uns anos.

Cumps[:blush:]

Boas pessoal, hoje perdi a cabeça e comprei uma berg trailrock 5.5 acho que é isso. Epá andei a ver preços de bikes e hoje em dias custam autenticas fortunas. Pelo que li fiz uma opção errada[:D]. Vamos ver qual é o primeiro elemento a partir-se, aí depois logo troco por coisas melhores.

Sinceramente acho que os preços estão bastante elevados, não sei até que ponto compensa. Sempre andei minimamente no mundo das bikes, à uns anos então era fanático. E lembro-me de ir descer cerros à maluca, pregar uns saltos que nem olhava para as alturas e a pregar aquelas quedas que custavam a sarar. E fazia isso com bikes que não eram as tradicionais esmaltinas mas nunca atingiam os preços que hoje se praticam. Enfim não sei vamos ver... esta bike vai servir de teste vou procurar fazer tudo desde passeios tranquilos, descer uns cerros à maneira, dar uns saltitos, estou com curiosidade para ver até onde pode ir uma bike da sportzone. Para já gostei da posição de condução, as suspensões talvez sejam moles de mais vou ter de ajustar. Detesto o plock que a suspensão da frente faz quando sacamos um salto, faz-me lembrar uma rock shok de m**da que tive à uns anos.

Eu Tenho uma Berg TrailRock 5.1 e estou muito satisfeito, o material tem provado ser bastante bom. [:blush:]

A tua parece ser bastante superior portanto má não deve ser de certesa.[:D][:p]

Bons km com a Bike.

[;)]

Pessoal,

Tou a pensar investir numa coisa destas:

Estes travões de disco mecânicos são realmente bons, quando comparados com os v-brake "normais"? Vale a pena pagar mais por este extra?

E o resto, alguém tem alguma opinião?

Entretanto vi estas da Sportzone:

Sport Zone

Sport Zone

Sport Zone

Mais ou menos no mesmo preço.

É bicicleta para utilizar provavelmente mais durante a semana, ao fim do dia, e penso que vai ter uma utilização de 70% de estrada... Não faço questão de ter suspensão traseira. Vale a pena pensar nesta opção?

Desculpem todas as questões :) Agradeço desde já qualquer resposta.

Boas camarada Maiato. [:cool:]

Eu acho essa Rockrider uma boa máquina. Além do mais tenho lido coisas muito boas da assistencia na Decathlon. Provavelmente iria para essa.

Se podes comprar com discos então compra. Ok esses não são hidraulicos mas mais tarde podes fazer esse upgrade e já tens o resto preparado para disco. Se fores para v-brake e se um dia pensares em colocar discos vai-te ficar mais caro.

Real, no meu entender a única vantagem de comprar uma bike com travões de disco mecânicos (em relação a uma com v-brake) é o facto de ser fácil trocá-los por uns hidráulicos.

Entre ter v-brake ou mecâncios, preferia ter v-brake, sem dúvidas. Mas se ponderas depois gastar dinheiro nuns hidraulicos, então opta pelos mecânicos [;)]

Real, no meu entender a única vantagem de comprar uma bike com travões de disco mecânicos (em relação a uma com v-brake) é o facto de ser fácil trocá-los por uns hidráulicos.

Entre ter v-brake ou mecâncios, preferia ter v-brake, sem dúvidas. Mas se ponderas depois gastar dinheiro nuns hidraulicos, então opta pelos mecânicos [;)]

Concordo.

Alias o V-brake por vezes tem vantagens em relção aos discos mesmo os hidraulicos, que no peso, quer na facilidade de manutenção que na eficacia em alguma situações.

A descer descidas muito ingremes os discos tem mais eficacia é certo, mas para quem gosta de andar na lama e dentro de agua os V-brake sao mais eficazes assim como em recta ou em subidas os V-brake sao tao eficazes como os discos

eu por acaso nao sou mto fan de bike se suspensao total, mas mete lá as fotos da maquina[;)]

Sobre onde pode ir uma bike da sportzone, certamente onde vao as outras se tiveres pernas [;)]

Concordo.

Alias o V-brake por vezes tem vantagens em relção aos discos mesmo os hidraulicos, que no peso, quer na facilidade de manutenção que na eficacia em alguma situações.

A descer descidas muito ingremes os discos tem mais eficacia é certo, mas para quem gosta de andar na lama e dentro de agua os V-brake sao mais eficazes assim como em recta ou em subidas os V-brake sao tao eficazes como os discos

oil?![8b][8b]

Concordo.

Como assim? :confused: Pela experiência que tenho, com lama e água é quando os v-brakes perdem mais para os travões de disco.

Por falar nisso, ainda ontem troquei os meus v-brakes Avid SD7 exactamente por causa de outro dos problemas dos v-brakes, o desgaste provocado nos aros... O meu aro traseiro como aqui disse, estava a dar o berro. Optei por uns travões de disco Deore 2010 e estou rendido, para o preço são muito bons. Só falta experimentá-los no monte

Como assim? :confused: Pela experiência que tenho, com lama e água é quando os v-brakes perdem mais para os travões de disco.

Sim, perdem nas descidas ingremes[;)] em plano e nas subias nao perdem nada....e depois há calços e calços, há s os que em molhado nao travam nada e ha os que travam bem.

No entanto a lama e agua lixam os discos todos e as pastilhas.[;)]

Na lama é onde os v-brake são menos bons.
Se os calços forem bons, eu até arrisco dizer que não perdem eficácia. Continuam sempre a travar, mas a lama entre os calços e o aro provocam um barulho irritante. Para além disso provocam mais desgaste no aro.
A questão do desgaste do aro é importante mas umas boas rodas fazem milhares de km com os v-brake.

Os v-brake são de longe a solução mais económica.

pc, eu tenho travões lx e xt (são praticamente iguais). Adoro os travões. São fáceis de afinar, muito progressivos e estão lá sempre que os preciso.
Já experimentei outros e nunca senti a mesma confiança com outros.

Na 6500 tenho uns Hayes nine, que muitos gostam. Eu acho que não são progressivos. Mal me descuido, a roda já bloqueou. Para além disso são difíceis de afinar e têm um sistema de pinças manhoso.
Os Avid que tanto usam por aí, vejo-os frequentemente com problemas.

Os meus shimano podem ser um pouco mais pesados mas não os trocava facilmente [;)]

Na lama é onde os v-brake são menos bons.
Se os calços forem bons, eu até arrisco dizer que não perdem eficácia. Continuam sempre a travar, mas a lama entre os calços e o aro provocam um barulho irritante. Para além disso provocam mais desgaste no aro.
A questão do desgaste do aro é importante mas umas boas rodas fazem milhares de km com os v-brake.

Os v-brake são de longe a solução mais económica.

[;)]

Era isso que estava a dizer[;)]

e andar com lama pelo joelho que dizes disso usando travoes de disco? e vir com pedras e lama agarrada aos discos e pastilhas tambem fazem ruido.

Sim, perdem nas descidas ingremes[;)] em plano e nas subias nao perdem nada....e depois há calços e calços, há s os que em molhado nao travam nada e ha os que travam bem.

Tal como lixam os calços dos v-brakes e aros [;)] Nesse aspecto mais uma vez os discos são melhores visto estarem mais protegidos da lama/água.

100do ainda só fiz 33km com os Deore e gostei. No entanto também te posso dizer que não têm nada a ver em termos de potência de travagem com os Formula Oro Puro que tenho na Koncept. Mas em termos de relação preço/eficácia os Shimano são uma boa opção [;)]

Desculpa mas o que tem a ver ser de 10v ou 9v para o peso das manetes de travões?:sh)

No entanto se nao existe Sora de 10v tens de se comparar o peso de sora 9v com 105 10v tou a comprar o actual sora e 105 e a nivel de peso está ela por ela em alguns componentes ate o sora é mais leve.

epá esquece, nem vale a pena.
então queres também comparar o peso de um carreto de 9 para um de 10????
pela tua lógica, pode ser.
só que a tua lógica é pelo "diz que disse" e não pela experiencia

Tal como lixam os calços dos v-brakes e aros [;)] Nesse aspecto mais uma vez os discos são melhores visto estarem mais protegidos da lama/água.

100do ainda só fiz 33km com os Deore e gostei. No entanto também te posso dizer que não têm nada a ver em termos de potência de travagem com os Formula Oro Puro que tenho na Koncept. Mas em termos de relação preço/eficácia os Shimano são uma boa opção [;)]

os deore são iguais aos meus?
bota fotos

ontem fui dar mais uma volta com a minha esposa, por usn trilhos que não conhecíamos, aqui perto de casa.
conclusão: chegámos a casa com as bikes cheias de lama.

definitivamente vou ter que trocar o meu desviador traseiro.
afino aquilo e passados uns kms ele desafina, mas só no parafuso para o carreto mais alto, ou seja, a corrente salta para os raios.
se voltar a afinar acontece o mesmo, ou será que não afino em condições?????
se calhar vou optar por um xt, se encontrar a bom preço

comprei uns sapatos de estrada e que dão para pedais de btt, por um optimo preço.
foram uns Sidi, praticamente novos. o dono só andou 40km com eles.
depois meto fotos

Última edição:

Conheço alguns de Bttistas (com B grande) que colocam os travões à prova, seja em plano, a descer e às vezes mesmo a subir...Indivíduos que demoram 40min a fazer um percurso que a maioria demora a fazer em 2h te garanto que precisam de travões a sério e não são v-brakes que vão dar conta do serviço.

Da mesma maneira que tens calços que não travam nada e calços xpto para os v-brake, tens discos e calços medianos/fracos e de topo. E se formos para as gamas de médias/topo concerteza que em termos de capacidade/potência de travagem os v-brake não terão grandes hipóteses.

Vantagens que eu vejo nos v-brake » peso e o custo, de resto seja com água, lama, areia a subir, a descer em plano venham uns hidraúlicos.

epá esquece, nem vale a pena.
então queres também comparar o peso de um carreto de 9 para um de 10????
pela tua lógica, pode ser.
só que a tua lógica é pelo "diz que disse" e não pela experiencia

Se o sora tem 9 v e o 105 tem 10v tem de ser comparados assim...ou tem de inventar um Sora de 10v para se compar?[:D]

Dei-te exemplos concretos da marca e de sites com o peso, e se vires é igual ate por vezes no sora é mais leve.[;)]

Conheço alguns de Bttistas (com B grande) que colocam os travões à prova, seja em plano, a descer e às vezes mesmo a subir...Indivíduos que demoram 40min a fazer um percurso que a maioria demora a fazer em 2h te garanto que precisam de travões a sério e não são v-brakes que vão dar conta do serviço.

Da mesma maneira que tens calços que não travam nada e calços xpto para os v-brake, tens discos e calços medianos/fracos e de topo. E se formos para as gamas de médias/topo concerteza que em termos de capacidade/potência de travagem os v-brake não terão grandes hipóteses.

Vantagens que eu vejo nos v-brake » peso e o custo, de resto seja com água, lama, areia a subir, a descer em plano venham uns hidraúlicos.

ok....acabou a conversa. Boa explicação[;)]

Voltar
Superior