Tópico do BTT

Então?

Q se passa c a CRC?
Mandei vir de lá os pedais e chegaram bem!

Edd :)

Encomendei em Fevereiro isto X-Tools Tool Kit | Buy Online | ChainReactionCycles.com Na altura não vi e a data para reporem o stock era 31/03/2010. Tudo bem, não estava com tanta pressa e esperei até Abril. Quando fui lá ver agora em Abril a data tinha mudado. Enviei e-mail a explicar a situação das datas e que iria precisar de ferramenta dentro em breve e pedi ou para me devolverem o dinheiro ou fazerem-me o upgrade para o park tool starter kit (que reparei agora não ter metade da ferramenta do anterior e custar mais do dobro:sh)).
Responderam que iriam enviar o kit, mas que não poderia visualizar a encomenda online.
Acho estranho não terem enviado um nota ou algo para pagar a diferença entre os dois kits...vou esperar até a meio da próxima semana para ver se aparece alguma coisa.

Para já encomendei um Thomson elite 31,6 - 367mm, um Selle Italia slr xc gel flow (ambos pretos) e um par de rodas ztr arch (também preto)+32 raios Dt comp+dt240s.

Alguém me sabe dizer como se escolhe o tamanho da pedaleira. Andei a pesquisar, parece que há quem escolha pela altura, outros dizem que o melhor é determinar pelo comprimento de perna. Conhecem algum site com uma tabela e a explicar como medir a altura da perna?
Estive a ver a minha bicicleta e a pedaleira é de 175mm - excessivo para mim, pelo que li, e até poderá explicar o desconforto que sinto atrás do joelho esquerdo. Estou inclinado a ir para 170mm, mas queria ter a certeza.

EDIT: Esqueci-me de perguntar que massa recomendam para a montagem de uma bicicleta.

Última edição:
Boas,

@TonyV:

Por certo já conheces esta pág: Ajustar a Bike ao Ciclista, n?
(Sumário)
ALTURA DE ENTRE-PERNAS -» CRANKS DE CROSS-COUNTRY
menor que 74 cm -» 170 mm
74 a 81 cm -» 175 mm
82 a 86 cm -» 175 mm
maior que 86 cm -« 180 mm​

Sempre chegaste a comprar esta chave:
BBB TorqueFix Kit BTL52? O q achas dele?
A situação com o outro conjunto na CRC c/ é q ficou?

A q massa te referes? De lubrificar, a de n deixar sair os parafusos (uma azul) ou uma p/ n deixar incrustar parafusos?

Agora uma coisa q tenho andado a esquecer...
No fds passado deu p/ dar uma volta maior devido ao feriado e p/ tentar ajustar melhor as coisas, principalmente a nível de pedais e altura do selim.

Os cleats tive q os colocar mais ao centro do pé e parece ter melhorado bastante a posição e as dores/dormências.
No entanto a nível da altura do selim ainda n estou totalmente satisfeito. Começo a n saber por onde mexer mas, parece q algo n está bem.
Alguém usa esta técnica:
faho.JPG
Amanhã vou fazer mais uns km's a ver outras alterações e dps volto a voltar aqui.

Boas,

@TonyV:

Por certo já conheces esta pág: Ajustar a Bike ao Ciclista, n?

Sempre chegaste a comprar esta chave:
BBB TorqueFix Kit BTL52? O q achas dele?
A situação com o outro conjunto na CRC c/ é q ficou?

A q massa te referes? De lubrificar, a de n deixar sair os parafusos (uma azul) ou uma p/ n deixar incrustar parafusos?

Agora uma coisa q tenho andado a esquecer...
No fds passado deu p/ dar uma volta maior devido ao feriado e p/ tentar ajustar melhor as coisas, principalmente a nível de pedais e altura do selim.

Os cleats tive q os colocar mais ao centro do pé e parece ter melhorado bastante a posição e as dores/dormências.
No entanto a nível da altura do selim ainda n estou totalmente satisfeito. Começo a n saber por onde mexer mas, parece q algo n está bem.
Alguém usa esta técnica:
Ver anexo 74803
Amanhã vou fazer mais uns km's a ver outras alterações e dps volto a voltar aqui.

Não conhecia e parece ter tudo, obrigado.

Eu vi noutro site uma tabela de comprimento/tamanho de cranks diferente (Bicycle cranks: Check your Cranks!)
A minha altura de perna é 83/84cm, por isso ou vou para 170mm ou continuo com 175mm.

Vou agora sair e vou reparar melhor se o circulo da pedaleira de 175 é demais para mim.

O selim para além da altura tens de ver o avanço. E depois cada pessoa cada selim. Há pessoas que se dão muito bem com um tipo de selim e outras que se sentem desconfortáveis. Deve ser das coisas mais subjectivas de escolher.

Não conhecia e parece ter tudo, obrigado.

Eu vi noutro site uma tabela de comprimento/tamanho de cranks diferente (Bicycle cranks: Check your Cranks!)
A minha altura de perna é 83/84cm, por isso ou vou para 170mm ou continuo com 175mm.

Vou agora sair e vou reparar melhor se o circulo da pedaleira de 175 é demais para mim.

O selim para além da altura tens de ver o avanço. E depois cada pessoa cada selim. Há pessoas que se dão muito bem com um tipo de selim e outras que se sentem desconfortáveis. Deve ser das coisas mais subjectivas de escolher.

no meu caso, tenho 82 cm de pernas e os cranks da minha btt são de 175, enquanto que os da minha de estrada são de 170mm. noto alguma diferença entre elas mas depois consigo habituar-me.
em relação ao selim, vou experimentar o san marco ponza que está na hardrock da minha esposa pava ver se mando vir um para mim, porque tem alturas em que, após andar um pouco com a minha btt, começo a sentir o rabo dorido, principalmente na zona do buraco do selim

Hoje fui no grupo dos despachados, subi um bocado o selim (+1cm) e pareceu-me bem ao pedalar (menos esforço nos joelhos). Vou outra vez para os 175mm.

Hoje fui no grupo dos despachados, subi um bocado o selim (+1cm) e pareceu-me bem ao pedalar (menos esforço nos joelhos). Vou outra vez para os 175mm.

Eu também tenho 82cm de perna e o ideal para mim é entre 72 e 73 cm de altura entre o meio do movimento pedaleiro e o topo do selim. Quanto aos cranks existem várias teorias, sendo que eu tenho 170 e 175mm e não noto grandes diferenças (aliás nem noto nenhuma)

Eu também tenho 82cm de perna e o ideal para mim é entre 72 e 73 cm de altura entre o meio do movimento pedaleiro e o topo do selim. Quanto aos cranks existem várias teorias, sendo que eu tenho 170 e 175mm e não noto grandes diferenças (aliás nem noto nenhuma)

Estou neste momento com 69cm do eixo pedaleiro ao topo do selim...se calhar mais 1 ou 2cm melhoravam.

Neste momento tenho o assunto na CRC pendente (não disseram mais nada em relação à ferramenta) e faltam-me os pneus (se as jantes já vierem com tudo preparado para tubeless coloco UST senão vou para câmara de ar) e um alicate de corte.

Hoje foi dia de passeio de BTT com alguns aqui do forum, mais concretamente, eu, o edias e o nekrofiltik. O irmão do edias também se "colou" [:D]

Este passeio ao contrário do que costumamos fazer, não foi completamente em circuito, ou seja, repetimos uma boa parte dos trilhos. que inicialmente fizemos a subir...

foto0419.jpg

umas vezes montados....

foto0422h.jpg

foto0421.jpg

foto0420.jpg

foto0423t.jpg

foto0415.jpg

Outras vezes nem por isso...

foto0418i.jpg

foto0416k.jpg

foto0417m.jpg

(continuação....)

Aqui na primeira pausa para reabastecimento

foto0424x.jpg

E como tudo o que sobe tem que descer, depois foi aproveitar uma sequência de descida "fabulástica" em que as fotos foram poucas, ao contrário da adrenalina [:blush:]

foto0427.jpg

foto0426l.jpg

foto0425a.jpg

A meio da descida ainda apanhámos a hora de ponta lá do sitio

foto0428.jpg

E foi no fim desta descida fizemos algo nunca visto por aqueles lados, subimos por onde tínhamos descido [:)]isto para aproveitar o trilho que tínhamos subido inicialmente mas que aparentava ser delicioso de descer (e assim foi)

Toca de meter na "avozinha" e subir aquilo tudo novamente (para espanto de alguns que passaram por nós em sentido "contrário", ou seja, a descer [:)])

foto0429f.jpg

foto0430q.jpg

foto0431a.jpg

Depois de terminada a subida foi curtir a 100% alguns km's de descida

foto0432e.jpg

foto0433.jpg

foto0434k.jpg

Aqui já a recuperar o fôlego e alguns para comer novamente (alguns não perdoavam, sempre que paravam estavam a comer...)

foto0437.jpg

foto0436.jpg

foto0435b.jpg

foto0438b.jpg

Em resumo, uma manhã bem passada, com bom tempo, bons trilhos e boa companhia, só falta os meus amigos terem mais "pernas" [:p] para juntarmos estes trilhos de hoje a outros igualmente bons e fazermos uma manhã de BTT memorável

EDIT: Esqueçi-me de referir o facto de no inicio ter andado um pouco aos papeis numa das primeira descidas. Tenho feito muitos km's de bicicleta nos últimos tempos, mas poucos em BTT pelo que a técnica não estava muito apurado. Felizmente depois desse cagaço inicial lá recuperei e consegui acompanhar os outros nas descidas....

Última edição:
As pernas ganham-se com o tempo[:p]

Aqui também tem estado sol para variar » piso seco finalmente, tirando um ou outro lamaçal no meio dos bosque[:cool:]

O problema muitas vezes nem é as pernas... é o excesso de peso aliado à falta de pulmão... excelente volta.
As fotos não fazes justiça aos trilhos e às inclinações.

Para a próxima levo o GPS.

Excelente volta mesmo. Foi uma agradável surpresa a beleza destes trilhos. Sem dúvida uma volta a repetir, mas como já foi dito, interligado com outros igualmente deliciosos de maneira a fazer mais uns km's [kiss]

Mais tarde coloco a altimetria da volta [;)]

Belas fotos [;)]
Na sexta-feira fui só com a minha Trek Fuel dar uma volta pela Gardunha. Desta vez decidi subir aos 2 pontos mais altos da serra.

Como não tenho gps estive ontem a traçar a rota (conheço bem os locais).
O perfil:

perfileg.jpg

Resumo:
Distância: 37 km
Tempo: 2h30
Altitude mínima: 463 m
Altitude máxima: 1211 m
Acumulado: 1433 m

Tirei algumas fotos mas ainda estão no telemóvel. Não devem ter grande qualidade mas mais logo vejo se estão em condições de aqui publicar [;)]

Eu marquei a rota em ArcView (mas o google earth serve na perfeição também). Depois converto para gpx e utilizei o compegps para calcular a altitude e traçar o perfil.

Quase nunca faço isto. Desta vez decidi fazer porque, apesar de não ter sido uma grande volta, era um percurso que já tinha pensado fazer e que nunca tinha dado certo. Quando vou acompanhado nunca o fizemos e quando vou sozinho nunca tinha tido coragem (pernas).
Ultimamente ando mais confiante a arrisco mais subidas [:D]

Este percurso não é nada fácil. As inclinações são boas a subir e a descer, mas vale pelas paisagens fantásticas. Para quem está habituado a andar por planícies, é inesquecível quando se faz uma rota destas.
Se quizerem vir ao Fundão, não me importo nada de vos acompanhar a estas paragens [;)]

...
Resumo:
Distância: 37 km
Tempo: 2h30
Altitude mínima: 463 m
Altitude máxima: 1211 m
Acumulado: 1433 m

Tirei algumas fotos mas ainda estão no telemóvel. Não devem ter grande qualidade mas mais logo vejo se estão em condições de aqui publicar [;)]

Grande volta essa. Nesse caso assustavam-me mais as descidas que as subidas [:D] :sh)

Em relação às fotos, lixa-te para a qualidade das mesmas, a gente quer é fotos [;)]

Voltar
Superior