Tópico do BTT

Hoje lá me aventurei sozinho e n foi fácil, desde n conseguir dar com nenhum trilho digno desse nome, a ter entrado em terrenos privados (se bem q n vi nada onde isso estava escrito e n ter passado nenhum portão), fui gentilmente convidado a sair, a ter metido por trilhos sem saída.

O melhor do passeio foi num pequeno "trilho" ainda consegui meter um coelho a correr à minha frente, o problema é q esse trilho acabava no meio da civilização!
N se preocupem o coelho há mt q tinha desaparecido e fugido...! [:D] apr:)

O pior: o ainda n estar habituado às mudanças de patilhas, enganei-me e qd dei por mim tinha metido o prato da pedaleira grande numa subida! Arrebentou comigo... :sh)

Ao fim de quase uma hora desisti de procurar trilhos e voltei p/ casa! :(

P isso Edias e PC, estão oficialmente convocados p/ me mostrarem trilhos à porta de minha casa
. [8b] :sh)

Edd :)

Dois conselhos:

1 - Utiliza o Google Maps, sempre dá para teres uma ideia dos trilhos que existem e onde vão dar Google Maps

2 - Faz o caminho de Fátima, que se fizeres de Alverca - Sacavém - Alverca já é uma volta porreira. O caminho está marcado com uns pilares de cimento pequenos. Se fores com atenção não te perdes [;)]

Em relação à volta, combina com o edias que eu depois logo vejo se posso ou não [;)]

Sítios muito giros [;)] Só não percebi porque está a tua bicicleta presa a uma árvore :confused:

Estava a ajudar na reconstrução de um trilho.

Aqui a bicicleta é pão para o amigo do alheio. Mesmo com cadeado próprio não há garantias de segurança. E como já me roubaram uma...

Ainda noutro dia ouvi na rádio que havia ladroagem a vir de Londres para Bristol só para roubar bicicletas[8b]

Dois conselhos:

1 - Utiliza o Google Maps, sempre dá para teres uma ideia dos trilhos que existem e onde vão dar Google Maps

2 - Faz o caminho de Fátima, que se fizeres de Alverca - Sacavém - Alverca já é uma volta porreira. O caminho está marcado com uns pilares de cimento pequenos. Se fores com atenção não te perdes [;)]

Em relação à volta, combina com o edias que eu depois logo vejo se posso ou não [;)]

Já vi esses pilares mas aquilo tá um pouco mal assinalado ou n?
Penso q em Alverca ainda só vi 1.

Isso tem mta estrada ou tb inclui trilhos?
Sabes onde passa? (+/-)

[;)] Eu vou à Maratona de Pinhel, no dia 22![;)]

Estou só à espera da minha nova bike, mas até já fiz a transferência bancária.[:cool:]

Q máquina tiveste o prazer de comprar?
Qt foi, pode-se saber?

Este fds o tempo n está p/ grandes coisas mas, vamos lá a ver se aparece alguma aberta amanhã de manhã.

Continuo à procura de um guiador, em princípio vou p/ um BBB de 35 ou 40mm.

Já vi esses pilares mas aquilo tá um pouco mal assinalado ou n?
Penso q em Alverca ainda só vi 1.

Isso tem mta estrada ou tb inclui trilhos?
Sabes onde passa? (+/-)

Pois, podia estar um pouco melhor, nalguns locais para quem não conhece pode ser um pouco confuso...

Fiz uma pesquisa e descobri este site que mostra num mapa o trilho que liga o Parque das Nações a Vila Franca de Xira . Podes fazer zoom e ver em detalhe o caminho. Experimenta a fazê-lo, não te vais arrepender [;)]

GPSies.com GPS - cycling - running - walking - Track 1ª Etapa Caminhos do Tejo OMDC - 1998-028 Lisboa, Lisboa, Vila Franca do Campo, Vale da Porca

PS: Tem mais trilhos que estrada ;)

Imagens da "burra"

Imagens da "burra"

Pois é companheiros, aqui ficam algumas imagens da burra, quase original, já tem o porta-bidons (q será p/ trocar, mt provavelmente) e o conta-km's.

img1251t.jpg

img1250n.jpg

img1249i.jpg

By Eddy, at 2009-11-07

Na 1ª foto podem ver o guiador de "camião q está p/ trocar asap.

Este fds o tempo n deixou mas pode ser q
p/ a semana ainda se consiga dar uma volta.

Cumps,

Parabéns pela bicicleta [;)] mas isso tem pouco uso, está tão limpa [:D]
Isso ficava bem era com um guiador direito mas pelo que li vais meter um ainda com mais elevação. Por algum motivo em especial?

Parabéns pela bicicleta [;)] mas isso tem pouco uso, está tão limpa [:D]
Isso ficava bem era com um guiador direito mas pelo que li vais meter um ainda com mais elevação. Por algum motivo em especial?

Thx PC...!

Tem apenas, pouco mais de 1 mês.
Faço pouco trilhos, c/ já deves ter reparado, 1º p falta de companhia e dps pq a pessoa c q costumo andar n gosta mt.
Assim fazemos mais estrada (ciclo-vias) q outra coisa, pelo q é fácil manter a coisa +/- limpa.
Durante a semana (apesar de andar + ao domingo, venho demasiado cansado) limpo-a quase smp, esta semana p.e. ainda n a limpei. [:D] :( :sh)

P o «treino» ser mais de rolar (sem grandes stress's) prefiro uma postura mais elevada, o q me espero q n me canse tanto os braços e me poupe mais as costas.
Eu já aqui pedi opiniões mas, a malta n parece q n domina mt esta ciência, pq é mt ao gosto de cada um...

Thx PC...!

Tem apenas, pouco mais de 1 mês.
Faço pouco trilhos, c/ já deves ter reparado, 1º p falta de companhia e dps pq a pessoa c q costumo andar n gosta mt.
Assim fazemos mais estrada (ciclo-vias) q outra coisa, pelo q é fácil manter a coisa +/- limpa.
Durante a semana (apesar de andar + ao domingo, venho demasiado cansado) limpo-a quase smp, esta semana p.e. ainda n a limpei. [:D] :( :sh)

P o «treino» ser mais de rolar (sem grandes stress's) prefiro uma postura mais elevada, o q me espero q n me canse tanto os braços e me poupe mais as costas.
Eu já aqui pedi opiniões mas, a malta n parece q n domina mt esta ciência, pq é mt ao gosto de cada um...

para fazer estrada, era melhor trocar de pneus para evitar o barulho do rolamento.[;)]

Olá a todos,

Como praticante de TT em jipe, muitas vezes, mesmo muitas, cruzo-me com pessoal a fazer BTT no monte. Ora bem, aqui à volta, monte é mesmo monte. Muitas subidas e descidas bem inclinadas...

Já por várias vezes comentei com o pessoal que está comigo que é raro ver pessoal de btt com outras protecções que não o capacete.

E nas últimas duas vezes deparei-me com situações que me dão razão. Há umas duas ou três semanas no meio do monte, deparamo-nos com um grupo que ia a descer uma corta-fogo onde eu não me metia de jipe. Estava um puto no chão com umas feridas abertas que iam precisar de pontos. Eu tinha uma caixa de primeiros socorros e outro gajo que ia comigo é enfermeiro e lá fizemos um curativo para desenrascar e chegar à estrada.

Hoje, mais uma vez, em Valongo, demos com uma prova de BTT. Montes de gente no monte. Tudo só com licras e capacete. Já para o fim do passeio, deparamos com um puto (mais ou menos, com os seus 16-18 anos) que tinha dado um tombo e estava a sangrar do nariz e da boca e aparentemente tinha qualquer coisa ou no joelho ou no tornozelo pois não conseguia pousar o pé no chão... Acabei por dar-lhe uma boleia até à estrada onde encontramos, por acaso, uma viatura do comando dos bombeiros que depois chamou uma ambulância do INEM para o sítio.

Agora a minha questão: eu sei que não deve ser muito confortável, mas não valerá a pena levar alguma protecção extra? Alguma coisa almofadada ou capacete fechado tipo algum pessoal de downhill usa?

Última edição:
Olá a todos,

Como praticante de TT em jipe, muitas vezes, mesmo muitas, cruzo-me com pessoal a fazer BTT no monte. Ora bem, aqui à volta, monte é mesmo monte. Muitas subidas e descidas bem inclinadas...

Já por várias vezes comentei com o pessoal que está comigo que é raro ver pessoal de btt com outras protecções que não o capacete.

E nas últimas duas vezes deparei-me com situações que me dão razão. Há umas duas ou três semanas no meio do monte, deparamo-nos com um grupo que ia a descer uma corta-fogo onde eu não me metia de jipe. Estava um puto no chão com umas feridas abertas que iam precisar de pontos. Eu tinha uma caixa de primeiros socorros e outro gajo que ia comigo é enfermeiro e lá fizemos um curativo para desenrascar e chegar à estrada.

Hoje, mais uma vez, em Valongo, demos com uma prova de BTT. Montes de gente no monte. Tudo só com licras e capacete. Já para o fim do passeio, deparamos com um puto (mais ou menos, com os seus 16-18 anos) que tinha dado um tombo e estava a sangrar do nariz e da boca e aparentemente tinha qualquer coisa ou no joelho ou no tornezelo pois não conseguia pousar o pé no chão... Acabei por dar-lhe uma boleia até à estrada onde encontramos, por acaso, uma viatura do comando dos bombeiros que depois chamou uma ambulância do INEM para o sítio.

Agora a minha questão: eu sei que não deve ser muito confortável, mas não valerá a pena levar alguma protecção extra? Alguma coisa almofadada ou capacete fechado tipo algum pessoal de downhill usa?

é por isso que quando sei que vou para um sitio mais 'agressivo' ou que quero brincar/abusar um pouco mais levo as cotoveleiras e joelheiras. Capacete integral não dá porque não desço só e subir com aquilo é um martírio.

Mas acho "angraçado" noutros fóruns quando se fala em joelheiras e cotoveleiras para XC começam a gozar e parece o fim do mundo. As protecções dão jeito. Mais vale tê-las que depois ficar com lesões.

Real, acho que isso depende dos sitios para onde se vai e mais importante que isso é a maneira como se anda. Por vezes vou andar com o edias e vejo que ele utiliza as procteções mas para mim não sinto necessidade disso, porque temos diferentes maneiras de descer, eu gosto muito de andar de bicicleta mas evito arriscar (e o edias é testemunha disso, ele que diga quantas vezes tem que esperar por mim no fim das descidas mais "radicais" [:)])
Não quero com isto dizer que só a descer é que podem acontecer quedas graves, mas se formos pensar assim nem saímos de casa, e mesmo em casa... [;)]

...

Compreendido [;)] e tal como dizes é dificil dar opiniões sobre isso, porque depende do gosto de cada um. Por exemplo, ainda ontem inverti o avanço da BH para lhe baixar a frente [:D]

Esse tipo de situações parte da consciência de cada um. Eu quando vou para locais isolados, nunca arrisco nem um milímetro! Aconselho sempre o uso de um capacete e de um par de luvas integrais!

Tal como disse, este fim de semana inverti o avanço da BH, mas essa foi só uma das alterações. Aproveitando o facto de ter em casa alguns componentes que não estavam a ser usados, fiz-lhe um pequeno restyling. Meti-lhe a Marz MX Pro, umas rodas Rodi X-Rambler e uns v-brake Avid SD7 e ficou assim:

cpiadefoto0114.jpg

Com isto ganhei na estética (algo muito pessoal, mas prefiro vê-la assim) e por estranho que pareça ganhei na eficácia de travagem (pelo menos em seco). Os Formula B4 Gold estão a precisar de trocar o óleo e ser purgados. Perdi na facilidade de rolar, nesse aspecto os cubos destas rodas estão a anos luz dos outros. No domingo fui fazer um curto test-drive e notei a frente muito alta (algo que começei a notar mais desde que lhe meti o WTB Weirwolf), daí ter invertido o avanço. Gostei muito dessa mudança e assim vai ficar.

Tal como já tinha nas outras rodas, também meti nestas uns reflectores nos raios para me verem melhor à noite

cpiadefoto0119.jpg

Pelo menos com o flash da foto, os reflectores funcionam bem.

cpiadefoto0123.jpg

Acho que agora vai ficar assim durante uns tempos, talvez para o ano lhe faça mais mudanças, depende do t€€€mpo. A única alteração a ser feita a curto prazo vai ser a corrente / cassete (espero que não seja preciso trocar os pratos da pedaleira). A cassete/corrente já começam a dar sinais do desgaste, comigo já fizeram quase 6000km's e já era material usado (já tinham feito outros tantos).

Voltar
Superior