Tópico do BTT

Perante essas duas, não compres nenhuma dessas [:D]

Se há coisa que eu desaconselho é travões de disco mecânicos.
Para teres uma ideia, à cerca de 3 anos quiz comprar uma bicicleta. Como só podia gastar, no máximo, 700€ e queria uma bicicleta o melhor possível, optei por uma Trek 6500, mas com travões v-brake.

Esta bicicleta fez nas minhas mãos bastantes km na serra, com apenas 1 upgrade: troquei a suspensão por uma Fox. Tirando isso considero que fiz a melhor escolha.

Os travões v-brake quase deixam de se ver porque em muitos casos um travão de disco é mais bonito. Há muitas excepções...

Essa minha Trek foi desmontada, voltou a ser montada e agora serve para eu ir para o trabalho. Os v-brake lá continuam, e nunca me deixaram ficar mal.

Das duas uma:
Compra uma com travões v-brake ou com travões de disco hidráulicos.

Esses quadros são algo pesados, os componentes são fracos. No meu entender, a decathlon tem boas opções. Analisa-as bem, vê os componentes.
Se encontrares outras opções mete aí, mas no meu entender essas 2 são más opções [;)]

[Edit]
Compara a a Trek 4300 disc com a Trek 4400.
Se reparares, a 4400 tem componentes bem melhores que a 4300 e é ainda mais barata. Entre estas 2 preferia de longe a 4400.

Última edição:
Se esperares mais uns meses quando estiverem a venda as de 2010 essas de 2009 baixam de preco e podes comprar uma bicicleta melhor com o mesmo dinheiro.

A minha humilde opinião:
Decathlon - bicicletas BTT B'TWIN - Rockrider 8.1 B'TWIN - praticantes de BTT que procuram um bom desempenho e polivalncia em todo o tipo de terrenos em montanha.

Já vai para os 600 mas tens 27 velocidades Sram, uma RS Tora de 100mm com bloqueio no guiador, pedais automáticos.
Compara o equipamento que estra trás com outras marcas que ofereçam o mesmo equipamento.[;)]

Mais barata tens esta:
Decathlon - bicicletas BTT B'TWIN - Rockrider 5 XC B'TWIN - a prtica desportiva de BTT em mdia distncia, no campo ou na montanha, em terrenos irregulares.

Também com 27 velocidades, travoes hidraulicos, etc.

Perante essas duas, não compres nenhuma dessas [:D]

Se há coisa que eu desaconselho é travões de disco mecânicos.
Para teres uma ideia, à cerca de 3 anos quiz comprar uma bicicleta. Como só podia gastar, no máximo, 700€ e queria uma bicicleta o melhor possível, optei por uma Trek 6500, mas com travões v-brake.

Esta bicicleta fez nas minhas mãos bastantes km na serra, com apenas 1 upgrade: troquei a suspensão por uma Fox. Tirando isso considero que fiz a melhor escolha.

Os travões v-brake quase deixam de se ver porque em muitos casos um travão de disco é mais bonito. Há muitas excepções...

Essa minha Trek foi desmontada, voltou a ser montada e agora serve para eu ir para o trabalho. Os v-brake lá continuam, e nunca me deixaram ficar mal.

Das duas uma:
Compra uma com travões v-brake ou com travões de disco hidráulicos.

Esses quadros são algo pesados, os componentes são fracos. No meu entender, a decathlon tem boas opções. Analisa-as bem, vê os componentes.
Se encontrares outras opções mete aí, mas no meu entender essas 2 são más opções [;)]

[Edit]
Compara a a Trek 4300 disc com a Trek 4400.
Se reparares, a 4400 tem componentes bem melhores que a 4300 e é ainda mais barata. Entre estas 2 preferia de longe a 4400.

A minha tem travões V-brake e nunca deram problema, mas a comprar nova queria algo melhor, que pelos vistos até nem sei o que terá de melhor.[:cool:]

Essa do quadro ser pesado, é pa, nao vou comprar uma de carbono, este quadro é de aluminio na minha btt o quadro é de aço e pesa bem mais.

Sobre o material ser fraco, eu tb nao pretendo levar a biclicleta ao rubro em BTT é só para dar umas voltas.

Dentro deste valor, ate 500euros n sei o que comprar.

A minha tem travões V-brake e nunca deram problema, mas a comprar nova queria algo melhor, que pelos vistos até nem sei o que terá de melhor.[:cool:]

Essa do quadro ser pesado, é pa, nao vou comprar uma de carbono, este quadro é de aluminio na minha btt o quadro é de aço e pesa bem mais.

Sobre o material ser fraco, eu tb nao pretendo levar a biclicleta ao rubro em BTT é só para dar umas voltas.

A tua não tem v-brake, tem cantilever[;)][;)] V-brake é a "geração" seguinte de travões[;)]
attachment.php

Dentro deste valor, ate 500euros n sei o que comprar.

Se queres nova, creio que na Decathlon te safas[;)] E se calhar nem precisas de gastar os 500€ para comprar algo que seja 500% melhor que a tua velhinha bicicleta[;)]

Só uma pergunta, mudar uma câmara de ar tem alguma ciência? Acabei de trocar uma danificada por uma "self sealing" e passado um minuto ao fim de a encher (40psi) isto rebentou...ainda estou a ouvir zumbidos:sh)

Estava "entalada", ou torcida...ou pressão a mais.....

Obrigado, deve ter sido azelhice minha e devo ter trilhado a câmara...coloquei outra e desta vez está no sítio.

Alguém aqui já usou válvulas tipo presta? Reparei agora que as câmaras de ar que comprei vêm com estas válvulas; parecem algo frágeis.

Obrigado, deve ter sido azelhice minha e devo ter trilhado a câmara...coloquei outra e desta vez está no sítio.

Alguém aqui já usou válvulas tipo presta? Reparei agora que as câmaras de ar que comprei vêm com estas válvulas; parecem algo frágeis.

Também não percebo nada disto[:D], mas quando mudo uma câmara encho-a um pouquito, para ser mais fácil de colocar[;)]

Em relação ás válvulas, já tive numa bicicleta de estrada. Não sei quais as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos.....

A minha humilde opinião:
Decathlon - bicicletas BTT B'TWIN - Rockrider 8.1 B'TWIN - praticantes de BTT que procuram um bom desempenho e polivalncia em todo o tipo de terrenos em montanha.

Já vai para os 600 mas tens 27 velocidades Sram, uma RS Tora de 100mm com bloqueio no guiador, pedais automáticos.
Compara o equipamento que estra trás com outras marcas que ofereçam o mesmo equipamento.[;)]

Mais barata tens esta:
Decathlon - bicicletas BTT B'TWIN - Rockrider 5 XC B'TWIN - a prtica desportiva de BTT em mdia distncia, no campo ou na montanha, em terrenos irregulares.

Também com 27 velocidades, travoes hidraulicos, etc.

8.1 é a ideal!

A tua não tem v-brake, tem cantilever[;)][;)] V-brake é a "geração" seguinte de travões[;)]

Ok, nao sabia:sh)[:cool:]

Se queres nova, creio que na Decathlon te safas[;)] E se calhar nem precisas de gastar os 500€ para comprar algo que seja 500% melhor que a tua velhinha bicicleta[;)]

Esta velha tem agora rolado nos fds todos umas horas, a sorte dela é que é mais em alcatrão e terras de areia, como tal vai aguentando qdo tiver a nova esta velhinha será mto util para ir ás compras e ir ao café e deixa-la num poste atada , sem arriscar mto se for roubado.

Como tal a nova tb tenho duvida pois nao tenciono andar assim tanto no mato , tb opte por uma coisa mais mista, mas nem sei bem o ideal era comprar 2 bykes e ficava com a 3[:D]

ou seja no patamar dos 600euros para uma bicicleta de montanha

seria isto a escolha correcta. A 8.1.

asset_15323093.jpg

Sim, dificilmente existe uma bicicleta por esse preço com esse equipamento.

Mesmo quem só queira gastar 500€faz bem aumentar o orçamento. Vale a pena sem duvida.

Eu na altura comprei a minha por 600€ e nem de perto nem de longe tinha esse equipamento... Se soubesse...

uuii

uuii

Olá!

Nephilim, o meu conselho, "do alto da minha grande experiência adquirida em pouco mais de 6 meses e menos de 500Km" [:D], é a seguinte:
- se tens essa bicicleta que aparece na foto para as voltitas locais e para "cargas e descargas", compra uma coisa que te proporcione bons momentos quando fores subir e descer montes!
Isto não quer dizer que se tenha de comprar o mais caro que existe mas se queres manter o habito de ir para o monte convém já comprares uma coisa +-, do que depois ter mais problemas ("eles" também acontecem nas mais caras mas....) e gastares mais dinheiro em componentes melhores.
Sai sempre mais barato comprar melhor ao início, do que ir substituindo ou melhorando os componentes.
Agora tu é que tens de saber o uso que lhe vais dar.

A 8.1 é excelente para quem começa (na minha opinião), tal como a 5XC, isto para falar nas da decathlon. Aqui pode entrar o factor design/aspecto em conta.
Verifica também a sportzone.

Se depois de teres consciência (vais acabar por perceber que não há volta a dar.... [:blush:], uma vez no btt, para sempre no btt) do que queres fazer, mesmo assim quiseres gastar pouco podes ver outras opções, por exemplo na sportzone que também costuma ter algumas boas opções para uma gama de preços mais baixa (poderá ter algum material de uma gama mais abaixo ou não).
Por exemplo: http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=03886089&oid=5
É de gama mais baixa, por isso é apenas um exemplo se não quiseres gastar muito.
Ao nível desta poderás ver a 5.3 (tem o "problema" dos discos mecanicos) ou até a 5.2 http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-2-preta-36120295/

A bike a ser mais cara, terá forçosamente componentes melhores (senão estamos a ser roubados), e a longo prazo menos probabilidades de desafinações, quebras e outras complicações...

Tal como tu, também eu andei indeciso por dar 500 ou mais € por uma bike, eu que não faço competição.... e na altura pensava, das duas uma, ou era rico ou não estava bom da cabeça!
Mas felizmente pesquisei um pouco (aqui e forumbtt.net), vi nas lojas (muito importante para verificar ao vivo as cores e tamanho <-- muito importante), vi também algumas alternativas na net (canyon e goodbikes.org) e finalmente decidi-me pela 8.1! [:D] (andei bastante indeciso pela 5XC, também).
É verdade. Veio o modelo de 2008 (cor acinzentada, mais bonita que a deste ano, na minha opinião) por 550€.
E digo-te.... que belo dinheiro empregue! Estou apenas a ter um problema de afinação na suspensão, que devia ter visto logo na loja (inexperiência minha). De resto tudo afinado como no início.

Deixo-te também um resumo muito geral das várias gamas da shimano e sram (as principais marcas para desviador traseiro, dianteiro, correntes, cassetes, pedaleiras e mais alguma coisa.) por ordem decrescente de qualidade, que te pode ajudar quando verificares o equipamento das bikes:
Shimano
XTR
XT
SLX
Deore
Alivio
Acera/Altus

SRAM (apenas gama de mudanças/desviadores)
XX
X0
X9
X7
X5
X4

Isto não significa que o material de um corresponda directamente ao material da outra (o XX é recente e parece que é um "mundo à parte", logo a lista da sram sobe um nível).

Para estes preços, as bikes andarão +coisa -coisa pelo Deore/SLX (alguma promoção boa) ou X7, ou misturas de várias marcas.
Eu sei, ao início é complicado.... [:)]

Agora vê lá.

Air, não creio que o Nephy vá fazer BTT de verdade nem vai fazer os km's que tu fazes...se calhar fica servido com algo mais barato, não?[;)]

Sim e não... isto tá complicado.

Na realidade eu concordei com a teoria do Macavenco, para comprar uma bicicleta barata se calhar mais vale andar na minha que serve bem para as voltas.

A comprar queria dar um salto porreiro e nao um saltinho para algo que fosse realmente bom dentro de um preço acessivel, que seria os 500euros ou 600euros.

Por outro lado tens razão a ideia nao é fazer BTT numa mto radical, mas sim dar uns passeios em estrada e campo, mas nada de descer montanhas a pique nem subir coisas vertiginosas. A terá uma utilização moderada.

Agora ainda ha outras 2 duvidas que é entre esta 8.1 a 600euros e outra da specialized tb a 600 e tal euros. A Hardrock pro.

Specialized Portugal

E ainda sobre ter uma bicleta "boa" ainda coloco a questao se o que quero é mesmo uma de btt se uma de estrada como a Btwin forma que tem a garfo em carbono, esta opção seria boa pois permitia fazer mto klm em estrada e dar passeios porreiros numa bicicleta rapido, seria outro conceito que gosto mto.
Decathlon - bicicletas bicicleta de estrada B'TWIN - Forma 3 (54-57) B'TWIN - praticantes de ciclismo de estrada, para fazer exerccio fsico, deslocaes dirias ou passeios.#

isto o ideal era ir buscar as 2[kiss][:blush:][:D]

então? estrada ou terra?

então? estrada ou terra?

Mas afinal queres fazer estrada ou terra?

Com a Forma, esquece os passeios em terra! A não ser que sejas equilibrista e gostes do risco extremo e tenhas dinheiro para as peças suplentes [:p].

Com uma de btt podes colocar uns pneus mais finos e quase slicks e fica "pronta" para a estrada.

Por muito que tenha vontade de incitar o pessoal iniciante a comprar a 8.1 ou melhor, se não estás com ideias de andar em terrenos lamacentos em dias de chuva (pode acontecer nas saídas e passeios organizados), com muito desnível e fazer disto uma prática regular (se encontrares a regularidade da prática do btt convém comprar uma das melhores enunciadas), aquelas 5.2, 5.3 podem ser suficientes.

Quanto à Specialized, se conseguires pelo preço da 8.1, é uma questão a ponderar e talvez o aspecto tenha maior influência.
Se não, a suspensão Tora da 8.1 é superior à Dart3, bem como (dizem) a transmissão (desviadores, pedaleira).

Air, não creio que o Nephy vá fazer BTT de verdade nem vai fazer os km's que tu fazes...se calhar fica servido com algo mais barato, não?[;)]

Depende de pessoa para pessoa, mas se não quer fazer BTT que fique com a que tem.

Se for uma ou duas vezes por mês ao monte, já vale a pena investir.

Ele com 600€ já fica com uma bike com bons componentes (travões, suspensão, etc.). Se o bichinho pegar já está preparado para uns bons anos. Se não pegar daqui a uns bons anos tem uma bike boa na mesma!

Mas afinal queres fazer estrada ou terra?

Com a Forma, esquece os passeios em terra! A não ser que sejas equilibrista e gostes do risco extremo e tenhas dinheiro para as peças suplentes [:p].

Com uma de btt podes colocar uns pneus mais finos e quase slicks e fica "pronta" para a estrada.

Por muito que tenha vontade de incitar o pessoal iniciante a comprar a 8.1 ou melhor, se não estás com ideias de andar em terrenos lamacentos em dias de chuva (pode acontecer nas saídas e passeios organizados), com muito desnível e fazer disto uma prática regular (se encontrares a regularidade da prática do btt convém comprar uma das melhores enunciadas), aquelas 5.2, 5.3 podem ser suficientes.

Quanto à Specialized, se conseguires pelo preço da 8.1, é uma questão a ponderar e talvez o aspecto tenha maior influência.
Se não, a suspensão Tora da 8.1 é superior à Dart3, bem como (dizem) a transmissão (desviadores, pedaleira).

gosto das 2 coisas, pois aqui fazem-se ambas[kiss] e eu nao tenho bike para fazer nenhuma:confused:[:D]

Essa ideia de poder trocar as rodas é viavel? nao implica ter outra cassete outra na roda traseira que lá colocar?

Voltar
Superior