Tópico do BTT

Originalmente era assim:

2006_13331.jpg

A ideia, pelo menos para já é ficar lisa.
Como estou a ponderar vendê-la o novo dono pode personalisa-la, se quizer.

boas
queria perguntar ao pessoal entendido na matéria, o que acham das manetes shimano deore dual-control.
andei a ver e parecem bem porreiras

Boas,

Venho aqui chatear a malta com uma pergunta básica p/ vocês de certo...

Já alguém fez o "Paris-Dakar" (Cascais-Guincho) da linha de Cascais?? [:D] [:D]

Hoje fui até lá e digo-vos q aquilo é lixado!
N tanto devido ao terreno mas pelas condições climatéricas...!!!
Houve um momento em que tive msm q descer da bicla pq n dáva msm p/ andar devido ao vento fortissimo. [:D]
A areia parecia agulhas e com o vento doia msm.
São apenas 8 km de ciclo-via mas aquilo é lixado qd se tem o vento de frente.

Apenas uns reparo ao povo português... respeitem-se uns aos outros! A malta parece parva, desde meterem-se à frente qd vão a pé, a quererem ir smp duas biclas lado a lado quase n deixando espaço p/ a pessoa q vem em sentido contrário. [8b] [8b]

Bem já deu p/ ver q eu sou BTTeiro mas do asfalto e das ciclo-vias... [:p] [;)]
Agora uma pergunta, na zona de Lx, tirando a Expo e esta de Cascais onde é q se arranjam mais ciclo-vias?

Boas pedaladas,
Edd :)

Também costumo fazer esse "Paris-Dakar" [:D][:D] e por uma vez já desisti de ir ao Guincho, tal era o vento.

Infelizmente, apesar de existir uma ciclovia nesse local, é rara a vez que a utilizo, visto que a mesma está quase sempre ocupada por peões :mad: Nos países civilizados, as ciclovias são para bicicletas, os passeios são para as pessoas.
Só por causa das coisas, durante a semana costumo circular em alguns passeios [:p] [:D].

Eddy, se queres experimentar outra ciclovia, tens agora uma nova: Cais do Sodré - Belém. Está interessante, ainda não sofre muito do mal da de Cascais (peões suicidas) mas para lá caminha. No entanto, apesar de ser ciclovia, tem dois locais onde tem sinais de proibido circular de bicicleta :eek: Só visto....

mmao nunca gostei muito das manetes Dual, sejam elas Deore ou XT. Não é só pelo funcionamento (apesar de nunca ter testado, acho aquilo "estranho"), mas sim pelo facto de se no futuro quiseres fazer o upgrade (ou ter uma avaria) só de uma coisa (manetes de mudanças ou travões), não podes, tem que ser logo aos dois.

mmao nunca gostei muito das manetes Dual, sejam elas Deore ou XT. Não é só pelo funcionamento (apesar de nunca ter testado, acho aquilo "estranho"), mas sim pelo facto de se no futuro quiseres fazer o upgrade (ou ter uma avaria) só de uma coisa (manetes de mudanças ou travões), não podes, tem que ser logo aos dois.
eu sei que tem esse contra (é como as máquinas de lavar e secar roupa lol), mas eu tenho umas dual control da shimano com uns anos, e até agora nunca tive problemas com elas, mas gostava de ter material melhor, como este
http://www.pricepoint.com/images/styleimages/D_280%20SHISV7.jpg

finalmente já consegui afinar as mudanças da bike.
afinal o problema estava nesta peça que estava vergada para fora
DSC00005-1-1.jpg

Última edição:
Tinhas o drop-out (a peça de alumínio que segura o desviador traseiro) dobrado? E colocaste-o direito?
Se calhar ao dobrar e agora ao desdobrar, talvez tenha perdido resistência, não?
Convém teres uma peça dessas suplente para o caso de se partir.

E eu tenho mesmo de ir ao representante da Rock Shox a ver se me colocam uma mola mais "macia" na TORA 302. Como ainda não me "deu jeito", ainda não passei por lá.
Pelo que vi existe a mola "standard" e uma "macia".
A minha de certeza que deve ser a "standard"..... :rolleyes:

Tinhas o drop-out (a peça de alumínio que segura o desviador traseiro) dobrado? E colocaste-o direito?
Se calhar ao dobrar e agora ao desdobrar, talvez tenha perdido resistência, não?
Convém teres uma peça dessas suplente para o caso de se partir.

E eu tenho mesmo de ir ao representante da Rock Shox a ver se me colocam uma mola mais "macia" na TORA 302. Como ainda não me "deu jeito", ainda não passei por lá.
Pelo que vi existe a mola "standard" e uma "macia".
A minha de certeza que deve ser a "standard"..... :rolleyes:
estava ligeiramente empenado, mas com jeitinho consegui endireita-lo, mas se calhar vou comprar outro, porque como referiste pode ter perdido resistência.
isso é barato?

estava ligeiramente empenado, mas com jeitinho consegui endireita-lo, mas se calhar vou comprar outro, porque como referiste pode ter perdido resistência.
isso é barato?

É mesmo melhor andares com um suplente, é que se esse parte...

Costumam ser diferentes da marca para marca e os preços devem rondar os 20€!

Apresento agora o resultado final [:cool:]

b6829756c4ded01fde682a204e89ece8.jpg

No sábado fiz a estreia com ela e fui ver o início da volta. O único problema que notei foi no desviador. Ou tem folga, ou ainda está mal afinado. Vou ter que passar mais uns minutos de volta dela.
Apesar de estarem as 3 à venda, esta é a que eu preferia vender. Nesse caso o valor dela ía direitinho para umas rodas (talvez as XT) e uma transmissão nova para a Fuel EX.
O que acham? Ficou bonita? Eu gosto [:cool:]

É mesmo melhor andares com um suplente, é que se esse parte...

Costumam ser diferentes da marca para marca e os preços devem rondar os 20€!

Eu pensava que já andava a ser "roubado" quando paguei 9€ pelo meu (Rockrider 8.1) mas vá lá que parece que não foi muito caro.

100do, e que tal o comportamento, tanto do quadro como da suspensão (Tora um pouco durinha e pouco sensível ou nem por isso?) e amortecedor (?Fox?)?
Eu gosto bastante do cinzento. Esta está parecida com a 9.1 deste ano, que está muito fixe.
Tens 3 FS?

FS tenho duas [:cool:]

Tenho:
- Rockrider 9.1
- Trek Fuel EX 5
- Trek 6500 v-brake

Ainda não tive oportunidade para andar com a Rockrider. Só dei uma volta por aqui no dia em que a volta cá passou. Fui mostrá-la às meninas da ford [kiss]
No entanto, a suspensão já tinha andado com ela na Trek Fuel, enquanto a Fox esteve para manutenção.
Posso dizer que me surpreendeu bastante, pela positiva [;)]

Pelo que tinha lido, estas suspensões têm o costume de ficar duras. Esta ou é excepção, ou tem pouco uso. Provavelmente tem pouco uso. Digo isto porque a bicicleta vinha com os pneus de origem (Huchicson Bulgdog, penso que são esses). Estavam os 2 quase gastos, mas tudo leva a crer que foi uma bicicleta que teve uso só em cidade. Ou então foi de algum campeão, tendo em conta que só usava os 2 pratos maiores da pedaleira [:cool:]

O amortecedor é um X-fusion. Nada a apontar.
Em relação ao quadro e ao seu funcionamento:
Li diversas vezes que é um quadro muito bom e que não bombeia a subir. Bem, quem pensa assim, é porque nunca teve uma Trek Fuel ex [:cool:]
Apesar de ter metido o amortecedor durinho, continuo a achar que bombeia mais do que o da Trek. Isto tem a ver mais com os quadros do que com os amortecedores.

Os travões (Haies nine) foram sangrados por mim e parecem ter ficado muito bem. Progressivos e eficazes [;)]

De resto, é uma bicicleta como disse, com pouco uso, com tudo de origem. Tenho ainda que afinar melhor a transmissão, mas parece-me tudo ok.

Agora estou a aguardar melhores dias, para decidir o que fazer.
Na minha garagem, para além destas 3, ainda tenho a da maria. Quando chegar o inverno tenho que meter lá lenha e, ou sai 1 ou 2 bicicletas, ou o carro vai ficar na rua [s)]

Por isso tenho as 3 bicicletas à venda e o que gostava mesmo era de vender as 2 FS. Já devem calcular para quê [:D]

Tenho uma 9.1 de 2008 e de facto o bombear na pedalada é quase inexistente.
Já experimentei uma Mondraker Factor, uma Factor RR, Scott Spark 40 e Kona Dawg e todas elas bombeiam muito mais que a minha 9.1, em contrapartida têm melhor resposta ás irregularidades do piso na roda de trás, uma coisa normalmente compromete a outra, seja como for compre muito bem a sua missão de FS.

Não digo o contrário e, como disse, ainda nem andei com ela no monte.

Bem, o amortecedor que tenho na Fuel tem rebound. Talvez por isso eu não note tanto o bombeio. Aliás, eu não noto nada. O amortecedor (MC 3.R) tem bloqueio no guiador. Se po usei 3 vezes foi muito. Não gosto dele bloqueado, porque fica com um pouco de curso e aí nota-se mais o bombeio.

Numa situação normal, o amortecedor encolhe um bocado e demora a esticar. Talvez por isso eu não note qualquer bombeio.

Em relação à rockrider:
O amortecedor só dá para regular a pressão e nada mais (tal como o de origem do quadro fuel ex). Julgo que meti 140 psi e peso 83 kg. Nas subidas setia bombear. Quando decidi descer umas escadas, achei-o duro de mais.

Acredito que fosse capaz de me adaptar à bicicleta, mas não trocava o quadro pelo trek fuel ex [:cool:]

Ultimamente tenho feito mais éguas do que cavalos [:D]

Nunca gostei desse tipo de manobras, mas as éguas perseguem-me [:cool:]
Numa das últimas vezes que fui à serra até consegui voar. E não bebi redbull [:D]

Estou a pensar comprar uma biciclete nova, pois a btt que tenho é velha fraca e de ferro, é boa para ir ao cafe e deixa-la amarrada num poste.

Gostava de uma coisa melhorzinha para dar umas voltas....a duvida é o quê. Gostava de uma BTT rigida no quadro e que fosse boa para voltas no campo, nao precisa ser nada mto radical.

ou entao uma bicicleta de estrada rapida para passeios em alcatrao ou terra batida.

o preço até 400-500euros maximo, pois deve dar.

o que aconselham?

Estou a pensar comprar uma biciclete nova, pois a btt que tenho é velha fraca e de ferro, é boa para ir ao cafe e deixa-la amarrada num poste.

Gostava de uma coisa melhorzinha para dar umas voltas....a duvida é o quê. Gostava de uma BTT rigida no quadro e que fosse boa para voltas no campo, nao precisa ser nada mto radical.

ou entao uma bicicleta de estrada rapida para passeios em alcatrao ou terra batida.

o que aconselham?

Tens aqui muito para ler:

Guia do comprador Bikes de iniciação

o que aconselham?

Eu andei com ese dilema uns temspo e acabai por compra uma rockrider 8.1 a qual me enche as medidas.

A gama da dechatlon tem uma oferta muito boa e por preços muito competitivos.

Tive a ler mas ainda fiquei mais baralhado....:sh)

tive a ver estas dentro do orçamento a gastar, e tenho duvias entre estas 2:

Trek 4300 disc cerca de 540euros.
vista_54_0.jpg

FramesetSizes13, 16, 18, 19.5, 21, 22.5"FrameAlpha Black Aluminum w/externally relieved head tube, hydroformed bi-axial down tube, monostay seatstays, forged disc ready dropoutsFront SuspensionRST Gila T8 w/preload, 100mmWheelsWheelsShimano M65 disc hubs; Bontrager Ranger rims w/eyeletsTiresBontrager Jones ACX, 26x2.1"; 27 tpiDrivetrainShiftersShimano EF50, 8 speedFront DerailleurShimano C050Rear DerailleurShimano AlivioCrankSR Suntour XCC-T102 42/34/24CassetteSRAM PG830 11-32, 8 speedPedalsAlloy ATBComponentsSaddleBontrager Race Lux BasicSeat PostBontrager SSR, 20mm offsetHandlebarsBontrager SSR, 25mm riseStemBontrager SSR, 10 degreeHeadsetVP-A76C-TK, 1 1/8" semi-cartridge, sealedBrakesetShimano M415, mechanical disc w/Shimano EF50 levers

Ou a Specialized Hardrock Disc 399euros

495_Preto.jpg

QuadroSpecialized alumínio A1 Premium, dupla espessura, tubo superior formado, tubo diagonal ORE, tubo direcção formado externamente, apoio para disco reforçado, dropouts forjados c/apoio de desviador substituível, exclusivo para disco
Susp/ForquetaSR Suntour SF8-XCT-V2, 80mm, secção inferior em alumínio 1 peça, pernas Hi-Ten 28mm, 13-15": mola standard, outros tamanhos: mola “rija”, mola mcu c/ ajuste de pré-carga, selantes com mola, exclusivo para disco
Caixa direcçãoSpecialized sem rosca 1-1/8”, esferas
AvançoSpecialized alumínio forjado, elevação 15 graus
GuiadorSpecialized Hi-Ten, elevação 32mm, largura 640mm, recuo 8 graus, elevação 6 graus, espessura 1.6mm
PunhosSpecialized Enduro, composto duplo Kraton, sem flanco, 131mm
Travão dianteiroTektro IOX, disco mecânico, adaptador/pinça c/ rotor 6”
Travão traseiroTektro IOX, disco mecânico, adaptador/pinça c/ rotor 6”
Manetes travãoShimano (c/ manípulo integrado)
Desviador dianteiroShimano C-050, braçadeira 34.9mm
Desviador traseiroShimano Altus
Manípulos mudançasShimano ST-EF50-7, 7-velocidades
CasseteShimano MF-TZ31, 7-velocidades, 14-34d Mega Range
CorrenteKMC Z7 c/ Missing Link reutilizável
PedaleiroShimano FCM-191, polido
Pratos42 x 34 x 24d
EixoFSA BB-7420, rolamentos, 68mm x 122.5mm para linha de corrente 47.5mm
PedaisBase em metal, corpo em material compósito, 9/16”
ArosSpecialized HRD SW, 26", reforçado na junção, alumínio parede única, 32f
Cubo dianteiroSpecialized Hi Lo, alumínio forjado, selante duplo, esferas, disco, aperto-rápido, 32f
Cubo traseiroSpecialized alumínio forjado, selante duplo, esferas, disco, aperto-rápido, 32f
Raios1.8mm (15g) inox c/ cabeças em bronze
Pneu dianteiroSpecialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos em arame
Pneu traseiroSpecialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos em arame
Câmaras-de-arSpecialized válvula schraeder
SelimSpecialized XC, Body Geometry, largura 143mm, amortecimento à frente e atrás
Espigão selimSpecialized alumínio 2-parafusos, directo sem recuo, micro ajuste, 30.9mm
Aperto espigãoSpecialized alumínio c/ aperto-rápido

perante entre estas 2 nao sei o que fazer...:sh)

Última edição:
Voltar
Superior