Após quase 2 anos de agradável companhia, a minha Trek 6500 está na possibilidade de receber o 2º upgrade.
À alguns meses a suspensão deu problemas e foi substituída por uma Manitou Skareb de 80 mm.
A compra foi feita um pouco à pressa. Foi a única forma de não parar a bike um fim de semana sequer. Agradou-me o peso e o facto de ser a ar. Também não encontrei muitas soluções com apoios para v-brake.
A suspensão surpreendeu-me muito pela positiva. Foi uma diferença enorme. Tirei 1kg à bike (sim, 1 kg pq a anterior pesava quase 2,5 kg) e a bicicleta ficou mais equilibrada.
Até aqui tinha problemas nas subidas, com a roda da frente a levantar.
Com esta suspensão esse problema ficou resolvido e dá gosto subir com ela. Para subir, dificilmente encontrarei melhor.
Mas, para descer, os meus quase 90 kg levam a suspensão ao fundo. Noto que por vezes esgota o curso. Como fazemos trilhos com muito declive e com muita pedra e valas, quero voltar a uma suspensão de 100 mm. É possível que volte a ver a roda a levantar. Para evitar isso vou baixar o avanço, talvez mesmo invertê-lo. Depois logo se vê.
A Skareb está à venda (não deve ser difícil e já há interessados).
Agora, a nova escolha: Há 2 marcas de eleição: a Rock Shox e a Fox. Se for para a Rock Shox talvez opte por uma nova. O limite anda pelos 300€ e já se consegue uma RS a ar. Poderá haver dificuldade em encontrar com apoios v-brake, mas é pouco provável. São sempre as últimas a ser vendidas e é época de fim de colecção, hehe.
Na Fox uma nova nem se vê no horizonte. Resta-me procurar nos usados. Aparecem bastantes com apoio v-brake e já encontrei uma Fox F100R. Alguém a conhece?
Pelo que percebi, não tem bloqueio. Embora não o use muito, por vezes é importante. A cor também é a que menos me satisfaz. É cinzenta e preferia preta ou eventualmente branca.
Opiniões são aceites: Sock Shox (Tora, Recon ou eventualmente Reba) ou Fox (ainda não há modelos para avançar, depende da oferta).