Tópico do BTT

Então e se quisesse uma suspensão dupla da Decathlon tinha de ir para um orçamento no mínimo de quanto? 500€, 600€?

Cumps.

A primeira coisa que deves perguntar é o que vais fazer com a bicicleta.. Eu por 500/600€ não comprava suspensão total, bicicletas que se possam chamar suspensão total a sério nunca menos de 1100/1200€ e mesmo essas não serão nada de especial. Como te disse por essa ordem de valores é comprar uma apenas com suspensão à frente, a minha só tem suspensão à frente e vai a todo o lado e passa melhor por certos locais que essas de suspensão total de 500€. Mas se queres mesmo por esse preço na sportzone tem, na decathon pelo que conheço não tem.

A primeira coisa que deves perguntar é o que vais fazer com a bicicleta.. Eu por 500/600€ não comprava suspensão total, bicicletas que se possam chamar suspensão total a sério nunca menos de 1100/1200€ e mesmo essas não serão nada de especial. Como te disse por essa ordem de valores é comprar uma apenas com suspensão à frente, a minha só tem suspensão à frente e vai a todo o lado e passa melhor por certos locais que essas de suspensão total de 500€. Mas se queres mesmo por esse preço na sportzone tem, na decathon pelo que conheço não tem.

Eu quero começar a dar uns passeios, com misto de estrada e todo o terreno leve... Nada de muito extremo, a minha ideia de suspensão total é mais por causa do conforto, é que das últimas vezes que andei fiquei sempre à rasca dos rins e foi sempre em bicicletas sem suspensão.
Mas vou então seguir o teu conselho e procurar uma só de suspensão à frente, os travões de disco fazem muita diferença ou para este tipo de uso os V-Brakes chegam?

Cumps.

E até 350€ qual é a melhor compra?
Thx

Das duas que colocaste, a COLUER RAVE DISC 2008 não me parece má, no entanto e se tiveres alguma perto de ti, tenta ir à Decathlon. Partilho a opinião do air e considero as bicicletas da Decathlon excelentes opções para o preço a que são propostas.

Estas ainda não sei o preço delas, mas devem de ficar um pouco acima desse orçamento que tens, mas penso serem muito boas opções:

Rockrider 5.3: http://www.btwincycle.com/FR/rockrider-5-3-33280707/
Rockrider 5 XC Disk: http://www.btwincycle.com/FR/rockrider-5-xc-disk-33280716/

Mas vais comprar ou ja tens uma astro?
Eu nao me queixo!! Foi "barata" (tendo em conta os preços do mercado p bikes decentes..), tem bom equipamento( tirando a suspensao rst gila q pretendo mudar lá p a frente).
As rodas tb sao rodi!! Como as q falaste, p ja nenhum empeno serio!!!

Não tenho, dei foi o exemplo com a marca MSC que também não conhecia à pouco tempo, e agora comprei uma [;)]

Realmente as rodas da Rodi são boa opção, não são leves, mas são resistentes

Preciso de ajuda urgente ......

Como retiro a roda pedaleira ???

Comprei um eixo pedaleiro novo...e a teimosa da pedaleira não sai [8b] [8b]

As infos na NET são escasas alguem me consegue ajudar ??

De preferencia com exemplos ilustrados :rolleyes:

Muito Obrigado [;)]

Isso não é preciso uma chave especial? :confused:

Sinceramente não tenho a certeza, nunca desmontei nenhuma, as minhas actuais são de eixo integrado, e são muito mais simples de desmontar

Eu quero começar a dar uns passeios, com misto de estrada e todo o terreno leve... Nada de muito extremo, a minha ideia de suspensão total é mais por causa do conforto, é que das últimas vezes que andei fiquei sempre à rasca dos rins e foi sempre em bicicletas sem suspensão.
Mas vou então seguir o teu conselho e procurar uma só de suspensão à frente, os travões de disco fazem muita diferença ou para este tipo de uso os V-Brakes chegam?

Cumps.

Para essa utilização e esse orçamento não penses em suspensão total. O conforto adicional que tens é muito pouco, torna a bicicleta muito mais pesada e há sempre o problema de bombear e teres de dar mais aos pedais. Os travões de disco existem de dois tipos: mecânicos e hidráulicos. Os mecânicos é um cabo que liga a manete à pinça do travão, os hidráulicos já é um circuito de óleo fechado. Os ultimos travam muito bem, os primeiros que são os que vêm nas bikes de 400€ travam sensivelmente o mesmo que os v-brake. O problema é se andares à chuva, aí os v-brake perdem muita eficácia quando nos de disco mal se nota diferença. Como disse noutro post se empenares o aro com um travão de disco não nota, com um v-brake já fica em contacto. Portanto em termos de travões é muito complicado aconselhar, a minha era v-brake e no inverno meti discos (esta opção ficou bem mais cara que comprar logo a versão Disc, pois tive também de trocar as rodas porque não tinham suporte de disco).

Cumps.

Se o uso que lhe vais dar é "soft" e procuras conforto, de facto uma FS talvez seja melhor, nada como experimentares. Mas tal como o air disse nesse nível de preços uma rigida é sempre melhor opção (por ser mais eficaz e ter melhor equipamento para o mesmo preço), mas no entanto tens uma Decathlon FS a um preço dentro do que pretendes:

http://www.btwincycle.com/FR/rockrider-6-3-28006488/

Em relação aos travões a principal vantagem dos discos é a sua eficácia superior com chuva e lama, mas tirando isso, uns bons v-brake chegam [;)]

Obrigado aos dois pelas respostas...

Já estou a começar a definir melhor o que procuro.

Vou para uma apenas de suspensão dianteira.
Quanto aos travões eu não estou a contar andar muito à chuva, mas se o preço das versões com disco for atractivo acho que não se perde nada. Já agora uma dúvida, se houverem duas bicicletas com características semelhantes, uma com V-Brake e outra com discos qual é a diferença que compensa dar a mais pelos discos? 50€?

Cumps e obrigado.

Obrigado aos dois pelas respostas...

Já estou a começar a definir melhor o que procuro.

Vou para uma apenas de suspensão dianteira.
Quanto aos travões eu não estou a contar andar muito à chuva, mas se o preço das versões com disco for atractivo acho que não se perde nada. Já agora uma dúvida, se houverem duas bicicletas com características semelhantes, uma com V-Brake e outra com discos qual é a diferença que compensa dar a mais pelos discos? 50€?

Cumps e obrigado.

Estamos aqui para ajudar :) Eu diria que 50€ é um bom valor a pagar para ter os travões de disco, porque já ficas com tudo preparado. Depois se o bichinho do BTT pegar e quiseres algo mais compras um travão hidráulico para a frente e já ficas com um bom poder de travagem, mas penso que vás ver preços semelhantes com disco ou com v-brake. Tem atenção também à transmissão, uma boa forma de ver é o nº de velocidade, vais apanhar de 24 e 27, as de 27 são melhores primeiro porque tens mais relações e podes ajustar melhor a relação ao percurso e depois porque os desviadores cassetes etc de 27 velocidades já são de gamas a cima das de 24.. Em termos de suspensão por esses valores são todas iguais, vais ver muito as XCM que já são jeitosas!!

Estamos aqui para ajudar :) Eu diria que 50€ é um bom valor a pagar para ter os travões de disco, porque já ficas com tudo preparado. Depois se o bichinho do BTT pegar e quiseres algo mais compras um travão hidráulico para a frente e já ficas com um bom poder de travagem, mas penso que vás ver preços semelhantes com disco ou com v-brake. Tem atenção também à transmissão, uma boa forma de ver é o nº de velocidade, vais apanhar de 24 e 27, as de 27 são melhores primeiro porque tens mais relações e podes ajustar melhor a relação ao percurso e depois porque os desviadores cassetes etc de 27 velocidades já são de gamas a cima das de 24.. Em termos de suspensão por esses valores são todas iguais, vais ver muito as XCM que já são jeitosas!!

Já agora em relação às mudanças, à partida o que vou encontrar mais deverá ser Shimano, certo? Quais são as gamas a evitar e as recomendadas?

Eu lembro-me que na minha outra bicicleta tinha umas Deore e adorava aquilo, as mudanças eram "tipo sequencial", um toque para subir e um toque para descer, mas o manípulo voltava sempre à posição neutra inicial, era muito melhor do que as outras que iam avançando (ou recuando) e por vezes até tinha de se tirar a mão do guiador para conseguir engrenar a mudança seguinte.
É destas que devo procurar? E a configuração é qual? 4x7? É que isto dá 28.. Como é que se têm 27 relações?

Cumps.

Isso não é fácil avaliar, visto que o modelo de travões de disco, ao ser mais cara, poderá ter outras diferenças nos componentes.

No entanto para te baralhar mais um pouco, as vantagens/desvantagens de cada um dos sistemas (para mim):

V-Brake

A favor:
- Manutenção simples, qualquer um pode fazer em casa (qualquer um troca um cabo de aço do sistema, mesmo no meio de um passeio caso seja preciso)
- Eficaz com piso seco
- Mais baratos

Contra:
- Eficácia com chuva/lama
- desgaste que provoca no aro da roda, que pode provocar a troca do mesmo

Disco Hidráulicos

A favor:
- Boa eficácia em todas as situações (com chuva nota-se que perde ligeiramente, mas depende muito das pastilhas)
- As rodas quase que duram uma vida, visto que o aro não tem desgaste

Contra:
- Preço (aquisição e também das pastilhas)
- Manutenção, em termos de afinação penso ser fácil de fazer em casa, agora se o sistema hidráulico precisar de manutenção, já nem todos o conseguem fazer, pelo que temos que recorrer a quem saiba

Isto foi o que "senti na pele", visto que tenho uma bicicleta com cada um dos sistemas [;)]

Já agora em relação às mudanças, à partida o que vou encontrar mais deverá ser Shimano, certo? Quais são as gamas a evitar e as recomendadas?

Eu lembro-me que na minha outra bicicleta tinha umas Deore e adorava aquilo, as mudanças eram "tipo sequencial", um toque para subir e um toque para descer, mas o manípulo voltava sempre à posição neutra inicial, era muito melhor do que as outras que iam avançando (ou recuando) e por vezes até tinha de se tirar a mão do guiador para conseguir engrenar a mudança seguinte.
É destas que devo procurar? E a configuração é qual? 4x7? É que isto dá 28.. Como é que se têm 27 relações?

Cumps.

As relações são 3x8 ou 3x9, deves procurar por Deore dentro da Shimano ou X-5/X-7 na Sram, os meus são os dois da Sram. Isto o desviador traseiro, o da frente é normalmente de uma gama inferior pois é o mais simples e que se usa menos vezes. Como dizes têm um funcionamento muito bom, é tipo sequencial e funcionam muito bem.

Isso não é fácil avaliar, visto que o modelo de travões de disco, ao ser mais cara, poderá ter outras diferenças nos componentes.

No entanto para te baralhar mais um pouco, as vantagens/desvantagens de cada um dos sistemas (para mim):

V-Brake

A favor:
- Manutenção simples, qualquer um pode fazer em casa (qualquer um troca um cabo de aço do sistema, mesmo no meio de um passeio caso seja preciso)
- Eficaz com piso seco
- Mais baratos

Contra:
- Eficácia com chuva/lama
- desgaste que provoca no aro da roda, que pode provocar a troca do mesmo

Disco Hidráulicos

A favor:
- Boa eficácia em todas as situações (com chuva nota-se que perde ligeiramente, mas depende muito das pastilhas)
- As rodas quase que duram uma vida, visto que o aro não tem desgaste

Contra:
- Preço (aquisição e também das pastilhas)
- Manutenção, em termos de afinação penso ser fácil de fazer em casa, agora se o sistema hidráulico precisar de manutenção, já nem todos o conseguem fazer, pelo que temos que recorrer a quem saiba

Isto foi o que "senti na pele", visto que tenho uma bicicleta com cada um dos sistemas [;)]

Obrigado pelos conselhos, eu se for para discos devo ir para cabo, até porque os hidraulicos devem ficar mais caros e dentro do que posso gastar não devem existir opções.

Já agora, qual é +- o preço das pastilhas dos travões?

Cumps.

As relações são 3x8 ou 3x9, deves procurar por Deore dentro da Shimano ou X-5/X-7 na Sram, os meus são os dois da Sram. Isto o desviador traseiro, o da frente é normalmente de uma gama inferior pois é o mais simples e que se usa menos vezes. Como dizes têm um funcionamento muito bom, é tipo sequencial e funcionam muito bem.

Um, ok. Já apontei isso aqui no meu "caderno de encargos", as Sram também são "sequênciais"?

Cumps.

O preço das pastilhas depende do modelo/marca, as minhas custam entre os 12€ a 20€ (dependendo do local onde compro e da marca das mesmas).

As mudanças, tenta optar por uma que tenha 27v, ficas melhor servido . [;)]

Parece que não estás tão à vontade no mundo das bicicletas como no dos carros, então aconselho-te a escolher uma bicicleta com o seguinte equipamento:

- Banco do condutor regulável em altura
- Estofos em pele
- 27 velocidades com comando sequencial no "volante"
- Travões de disco ás duas rodas com comando no "volante"
- Jantes especiais de 26'
- Vais ter dois pedais, mas ambos são para acelerar.

Agora o resto pode ser considerado opcional, tipo A/C, etc...

[:D]

Estou a brincar, está claro [;)]

O preço das pastilhas depende do modelo/marca, as minhas custam entre os 12€ a 20€ (dependendo do local onde compro e da marca das mesmas).

As mudanças, tenta optar por uma que tenha 27v, ficas melhor servido . [;)]

Parece que não estás tão à vontade no mundo das bicicletas como no dos carros, então aconselho-te a escolher uma bicicleta com o seguinte equipamento:

- Banco do condutor regulável em altura
- Estofos em pele
- 27 velocidades com comando sequencial no "volante"
- Travões de disco ás duas rodas com comando no "volante"
- Jantes especiais de 26'
- Vais ter dois pedais, mas ambos são para acelerar.

Agora o resto pode ser considerado opcional, tipo A/C, etc...

[:D]

Estou a brincar, está claro [;)]

LOL! [:D]

Teve piada... Confesso. Eu sei que sou chato mas entretanto lembrei-me de uma coisa, qual é o tamanho de quadro certo para mim? Sei que há vários mas não sei qual o certo. Tenho 1,87m...

Isso não é preciso uma chave especial? :confused:

Sinceramente não tenho a certeza, nunca desmontei nenhuma, as minhas actuais são de eixo integrado, e são muito mais simples de desmontar

Sim de facto é.....acabei de ser ajudá-do na Sportzone na sua desmontagem.....

Ao montar o novo eixo pedaleiro confronto-me com novo problema.

A insistencia a desmontar o antigo acabou por danificar a 1ª volta de rosca do quadro....[8b] [8b]

Como faço para "reparar" a rosca moída que agora é do quadro :( :confused:

Voltar
Superior