Tópico do BTT

Tenho andado a pesquisar, mas não encontro muita informação acerca de trilhos (singles ou algo do género técnico e sem estrada ou estradas florestais pelo meio) no distrito de Viseu.

Pesquisei por AM (apesar de não ser a minha vertente, mas talvez seja a única hipótese de encontrar algo de que costumo gostar) e o mesmo resultado.

Basicamente se souberem de mapas, tracks, zonas, etc (mesmo que trajectos pequenos de poucos kms) onde consiga encontrar algo do género ficava agradecido se postassem ou enviassem pm para futura exploração[;)]

Tás mesmo com azar com as Fulcrum...semana sim semana não tens um problema.
Eu já as tinha despachado e comprado umas Mavic.

É o que vou fazer... Aliás, era o que devia ter feito. Até pq os rolamentos não se arranjam do pé para a mão como nas mavic (porque são específicos). Se der para encomendar, que neste momento não dá, não me dão um prazo de entrega (porque não há rolamentos disponíveis para as RM10) o que faz com que possa ter a bike parada por isso por um tempo indeterminado.
Além disso, custam 15 € cada um. Se por acaso tiver de trocar os 3 da roda traseira, só nisso, gasto 45€.
Na mavic, e segundo o que li no FBTT, são standard e podem comprar-se em lojas de peças auto, da SKF melhores que os que trazem de origem, por 3 ou 4 € cada um. Já para não falar que spare parts há com fartura para as crossride. Basta ver os malabarismos que tive de fazer por causa da folga no cepo.

É o que vou fazer... Aliás, era o que devia ter feito. Até pq os rolamentos não se arranjam do pé para a mão como nas mavic (porque são específicos). Se der para encomendar, que neste momento não dá, não me dão um prazo de entrega (porque não há rolamentos disponíveis para as RM10) o que faz com que possa ter a bike parada por isso por um tempo indeterminado.
Além disso, custam 15 € cada um. Se por acaso tiver de trocar os 3 da roda traseira, só nisso, gasto 45€.
Na mavic, e segundo o que li no FBTT, são standard e podem comprar-se em lojas de peças auto, da SKF melhores que os que trazem de origem, por 3 ou 4 € cada um. Já para não falar que spare parts há com fartura para as crossride. Basta ver os malabarismos que tive de fazer por causa da folga no cepo.

Isso do azar não será culpa tua?
Não lavas as rodas em máquinas com grande pressão?
Lavas a bike e lubrificas ao fim-de semana e deixas parada uma semana?
Lavas e não lubrificas?
Passas por dentro de água para brincar, tipo com água a meio das rodas?

São apenas algumas perguntas simples a que muita gente não liga e culpa depois o material pelas suas burrices, eu também já as cometi, embora fosse sempre os rolamentos das pedaleiras, tipo lavar e como tenho várias bikes ficarem sem andar 2 a 3 semanas e lá ia um rolamento à vida, embora aqui nestes casos basta ter as caixas bem cheias de massa e não há água que entre.

Pode ser mas duvido.
Primeiro pq tenho a noção que não posso apontar a pressão para as rodas. Além disso, quando a lavo com máquina a pressão afasto-me da bike de forma a só lá chegar um borrifo. Aponto sim e, apenas, para a cassete a fim de tirar o lixo que se encontra mais agarrado mas sempre com o cuidado de não apontar para as extremidades dos cubos.. Ultimamente nem isso tenho feito: é com pulverizador com fairy diluído. Agora, é verdade que nunca fiz manutenção aos cubos. Mas ainda seria cedo (digo eu) já que as rodas têm 5 meses. Quanto a passar em sítios com água... as rodas foram montadas em abril. Não apanharam praticamente água nenhuma em utilização. E era o que faltava ter um rolamento gripado cada vez que passasse dentro de uma poça de água.
Apenas a roda de trás está com problemas. A da frente está impecável.

Como termo de comparação tenho as rodas da Giant. Segundo consta no site deles, os cubos que equipam as rodas são da formula. Pois levaram tratamento bem pior incluindo, nos primeiros tempos, água com pressão para os cubos, fizeram o inverno praticamente todo e... não se ouve um barulho e giram que é uma maravilha.

Última edição:
Tenho andado a pesquisar, mas não encontro muita informação acerca de trilhos (singles ou algo do género técnico e sem estrada ou estradas florestais pelo meio) no distrito de Viseu.

Pesquisei por AM (apesar de não ser a minha vertente, mas talvez seja a única hipótese de encontrar algo de que costumo gostar) e o mesmo resultado.

Basicamente se souberem de mapas, tracks, zonas, etc (mesmo que trajectos pequenos de poucos kms) onde consiga encontrar algo do género ficava agradecido se postassem ou enviassem pm para futura exploração[;)]

Já procuras-te no Wikiloc?
Há lá vários trilhos do distrito de Viseu,faz uma pesquisa por Vouzela,agora também não sei se o que lá há é aquilo que procuras.

Última edição:
Grande volta. apr:)

Quase 60km com 1000m de acumulado entre Viseu e Castro Daire, na companhia do Rider e de um colega dele.
Gostei bastante.

E o tempo esteve óptimo!

Acabei á pouco de mudar as pastilhas de trás,uma já estava no ferro!!

Não te preocupes muito com os rolamentos,a gente com calma ainda arranja isso barato e sem stress!
Se a roda começar a ter folga aí é que tem mesmo que se mudar os rolamentos rapidamente!!

Já procuras-te no Wikiloc?
Há lá vários trilhos do distrito de Viseu,faz uma pesquisa por Vouzela,agora também se o que lá há é aquilo que procuras.

Obrigado, não conhecia o site, só o gpsies, mas esse está pejado de "lixo", aliás quando no mapa PT aparecem mais tracks que em todo o RU fica complicado encontrar algo específico.

Posso estar enganado, mas na zona de Viseu penso que há algumas PR (pequenas rotas ou grandes rotas, não sei bem) e em alguns blogs que vi, esses caminhos têm algumas partes mais técnicas que podem ser do teu interesse. [;)]

Voltar
Superior