Hoje tive uma longa conversa com um antigo amigo meu, que gosta muito de bicicletas e está bastante por dentro do assunto.
É um tipo que anda imenso e já há uns bons anos, era triatleta, agora em termos de competição praticamente só faz ciclismo de estrada e BTT.
Para terem uma ideia do "nivel" já ficou em 30 e em 33 na Maratona BTT de Portalegre, que são 100 km e em que participam largas centenas de pessoas e segundo ele na fase inicial a subir anda mesmo pelos primeiros, só que segundo ele técnica em BTT não é o forte dele é mesmo preparação fisica, pelo que depois é ultrapassado em zonas mais técnicas. Agora tem feito todos os anos uma prova de estrada em Espanha, nos Pirinéus que são 200 tal km com 3 contagens de montanha de 1ª categoria.
Na opinião dele, a melhor opção para mim, caso venha a decidir comprar, ou seja caso comece a andar regularmente é mesmo uma Canyon. A bicicleta dele de estrada é uma Canyon e ele comprou já há algum tempo quando o site só estava em Alemão e não conhecia ninguém que tivesse comprado, comprou uma bicla de 3.400 Euros e correu tudo bem, diz que a forma como a bicicleta vem embalada é simplesmente espetacular e que as bicicletas são equivalentes a bicicletas consideravelmente mais caras.
Ele acha que para BTT compensa e faz sentido comprar full-suspension, uma das leves e com cursos de 80/100 mm, mas diz que vale a pena, descem muito melhor e poupam bastante as costas. A BTT dele é uma KTM de 2007 com suspensões e amortecedor Fox e mudanças, desviadores, etc. XTR, custava 4.400 e comprou por 3.800.
Claro que este meu amigo é um atleta de um nível muito alto e passa muitas, muitas horas a andar de bicicleta e está a um nivel estratosférico (já fez 2 iron man [

]), mas gostei bastante de ter a opinião dele [

]