Tópico do BTT

Pois, é verdade já tinhas falado nisso das FS, tinha-me esqueçido :sh) [;)]

Em relação ás Canyon, antes de comprar a minha Koncept também andei a namorar a XC 5.0 que na altura vinha com Fox à frente e atrás e o resto do equipamento já era razoável. Felizmente optei pelo Koncept, não é que fosse ficar mal servido com a Canyon, mas um amigo tem uma e o aspecto do quadro não tem nada a ver com o Koncept, e nestas coisas os olhos também comem [:cool:] Tenho reparado também que a cada ano que passa o equipamentos da Canyon vai ficando "pior". Por exemplo, a XC 5.0 vem com uma RS Reba SL e o preço é quase o mesmo que custava em 2008 :rolleyes:

Pois, por isso é que tenho de ver bem o quadro/preço/equipamento das várias marcas

tonyV fazes bem, existem n boas opções. Pelos vistos está decidido que vai ser FS, mas estás em dúvidas entre alumínio e carbono?

Hoje aproveitei os raios de sol que brilhavam em Lisboa para ir depois de almoço até ao Jamor esticar as pernas. Soube mesmo bem [:cool:]

copyoffoto0336.jpg

Hoje tive uma longa conversa com um antigo amigo meu, que gosta muito de bicicletas e está bastante por dentro do assunto.

É um tipo que anda imenso e já há uns bons anos, era triatleta, agora em termos de competição praticamente só faz ciclismo de estrada e BTT.

Para terem uma ideia do "nivel" já ficou em 30 e em 33 na Maratona BTT de Portalegre, que são 100 km e em que participam largas centenas de pessoas e segundo ele na fase inicial a subir anda mesmo pelos primeiros, só que segundo ele técnica em BTT não é o forte dele é mesmo preparação fisica, pelo que depois é ultrapassado em zonas mais técnicas. Agora tem feito todos os anos uma prova de estrada em Espanha, nos Pirinéus que são 200 tal km com 3 contagens de montanha de 1ª categoria.

Na opinião dele, a melhor opção para mim, caso venha a decidir comprar, ou seja caso comece a andar regularmente é mesmo uma Canyon. A bicicleta dele de estrada é uma Canyon e ele comprou já há algum tempo quando o site só estava em Alemão e não conhecia ninguém que tivesse comprado, comprou uma bicla de 3.400 Euros e correu tudo bem, diz que a forma como a bicicleta vem embalada é simplesmente espetacular e que as bicicletas são equivalentes a bicicletas consideravelmente mais caras.

Ele acha que para BTT compensa e faz sentido comprar full-suspension, uma das leves e com cursos de 80/100 mm, mas diz que vale a pena, descem muito melhor e poupam bastante as costas. A BTT dele é uma KTM de 2007 com suspensões e amortecedor Fox e mudanças, desviadores, etc. XTR, custava 4.400 e comprou por 3.800.

Claro que este meu amigo é um atleta de um nível muito alto e passa muitas, muitas horas a andar de bicicleta e está a um nivel estratosférico (já fez 2 iron man [:cool:]), mas gostei bastante de ter a opinião dele [;)]

Gostei de ler. A ter em conta:

- FS razoável nunca menos de 1.000€
- O que ele disse da Canyon é o que tenho ouvido. No forumbtt tens muitas informações sobre a marca
- Iron man.. Isso não é para homens, mas para grandes malucos mesmo [:D]

PC,

Q suspensão é q tens?
Tenho visto na Fizzbikes bons negócios q me tem metido a pensar. [:D]
Quero ver se resisto até a bike fazer 2 anos... [;)] [8b]

Edd :)

tonyV fazes bem, existem n boas opções. Pelos vistos está decidido que vai ser FS, mas estás em dúvidas entre alumínio e carbono?

Dependendo do preço/equipamento estou com dúvidas entre alumínio, alumínio+scandium ou carbono.

Depois das especificações dos modelos que vou vendo à sempre algum/alguns componentes que não gosto ou estão desajustados (sem ir para modelos super apetrechados e que costam os olhos da cara). Se forem componentes de desgaste é na boa porque mais tarde têm de ser substituídos mas quando são suspensões, travões, pedaleiras, etc é deitar dinheiro fora...bom, bom era eu ter conhecimento técnico para montar uma com componentes a gosto.

Dependendo do preço/equipamento estou com dúvidas entre alumínio, alumínio+scandium ou carbono.

Depois das especificações dos modelos que vou vendo à sempre algum/alguns componentes que não gosto ou estão desajustados (sem ir para modelos super apetrechados e que costam os olhos da cara). Se forem componentes de desgaste é na boa porque mais tarde têm de ser substituídos mas quando são suspensões, travões, pedaleiras, etc é deitar dinheiro fora...bom, bom era eu ter conhecimento técnico para montar uma com componentes a gosto.
mas é para isso que existe o tópico, para haver entre-ajuda e tirar duvidas.
eu também não percebia nada de bikes, e agora consigo montar e desmontar (bikes), sem problemas.
até já comprei as chaves para desmontar as pedaleiras com eixo integrado[;)]

Foge...

C esta coisa do mau tempo n fui andar hoje mas, pelos vistos podia ter ido desentorpecer as pernas e experimentar andar c os pézinhos presos! [8b] [8b]

Provavelmente ia tb experimentar umas quedas mas pronto... [:D] :sh)

PC,

Q suspensão é q tens?
Tenho visto na Fizzbikes bons negócios q me tem metido a pensar. [:D]
Quero ver se resisto até a bike fazer 2 anos... [;)] [8b]

Boas,

na BH é uma Marz MX-Pro de 2007 (ou será 2008 :confused:). Muito boa em comportamento, só peca pelo elevado peso e não ter bloqueio.

A troca da suspensão é uma das coisas que mais se nota numa bicicleta, muda completamente o comportamento da bicicleta. Se vires uma boa oportunidade e tiveres disponibilidad€€€€€€ aproveita [;)]

Eddy, devias de ter aproveitado as abertas de ontem para ires andar [:p] Mas olha que as previsões para hoje à tarde são ligeiramente melhores e se caíres devido aos pés presos, o chão está "mole" devido à lama [:D]

Tal como disse o mmao até pode ser uma oportunidade para aprenderes [;)] Determinadas coisas podem ser feitas facilmente em casa com as ferramentas certas, agora outras (tipo cortar o tubo/montar a suspensão) convém ser feito por quem sabe, mas isso poderias ir a uma loja ou pedir ajuda a um amigo. No entanto o montar as bicicletas "à lá carte" tem uma desvantagem, sai quase sempre mais caro, mas uma coisa é certa, fica à nossa vontade [:cool:]

Eu sou suspeito para falar, mas as bicicletas que tenho actualmente foram todas assim montadas, os componentes foram escolhidos por mim e não estou nada arrependido [:blush:]

há uma coisa que ainda não entendi.
se és ciclista, como dizes ser, e se tens tanto conhecimento em estrada, porque nunca mostraste a tua bicicleta aqui à malta?????
se a bicicleta é de estrada, podes meter no tópico que o rochax referiu, e bem, porque para offtopic já chega
a serio andava mto nela e cheguei a ir daqui ao algarve (via barco de setubal-troia) nao ia tudo de uma vez acampavamos pelo meio...
faziamos mto coisas deste estilo.
Olha a bicicleta que tenho podes ver que ainda nao retirei a grade para a bagagem que transportava incluindo tenda.
A biciclete é de 1993 e com quadro de aço preta metalizada.

attachment.php
..............

Também já li em alguns "how to" que a parte mais complicada seria montar suspensões e a forquilha...mas se comprá-se um quadro+suspensões já incluídas/montadas, era meio caminho andado certo?

Hoje foi dia de lama...andei às aranhas várias vezes lol e houve quem resolveu abraçar umas árvores:p

Também já li em alguns "how to" que a parte mais complicada seria montar suspensões e a forquilha...mas se comprá-se um quadro+suspensões já incluídas/montadas, era meio caminho andado certo?

Hoje foi dia de lama...andei às aranhas várias vezes lol e houve quem resolveu abraçar umas árvores:p
para mim, o mais complicado é mesmo afinar o desviador da frente:sh)
nestes ultimos dias não tenho andado.
chateia-me este tempo de chuva, e ainda por cima as estradas estão cheias de trilhos de jipes, com muita lama á mistura

Custou-me a perceber essa parte, mas depois lá percebi que a "forquilha" estavas a falar da suspensão dianteira e "suspensões" estavas a falar do amortecedor traseiro [;)]

Sim, a meu ver convém vir o amortecedor traseiro já montado

Última edição:
Costumou-me a perceber essa parte, mas depois lá percebi que a "forquilha" estavas a falar da suspensão dianteira e "suspensões" estavas a falar do amortecedor traseiro [;)]

Sim, a meu ver convém vir o amortecedor traseiro já montado

A minha ignorância é muita como se pode ver pela falta de vocabulário próprio:sh)

chateia-me este tempo de chuva, e ainda por cima as estradas estão cheias de trilhos de jipes, com muita lama á mistura

Eu não me importo com a chuva e a lama, chateia-me é ter de limpar tudo depois da brincadeira.

não sei se a bike da foto tem andado ou não, mas para quem tem tanto conhecimento de ciclismo, deixa a corrente torcida?

Já viste a minha bicicleta, no entanto já está diferente porque foi restaurada e levou algumas peças novas, é com esta que costumo andar para treinar por estrada ou por caminhos, é de aço e o peso é alto mas para treinar é do melhor,no entanto o futuro dela deve deve passar por estar ligada a um rolo de treino, no entanto quando ando em passeios organizados tenho andado numa Allez ou numa via Nirone emprestada de um amigo.

A corrente nao ta torta, esta bicicleta tem muitos anos e teve anos sem andar, foi/e ainda está sujeita a um restauro, ou seja levou mtas peças novas.

Última edição:
Já viste a minha bicicleta, no entanto já está diferente porque foi restaurada e levou algumas peças novas, é com esta que costumo andar para treinar por estrada ou por caminhos, é de aço e o peso é alto mas para treinar é do melhor,no entanto o futuro dela deve deve passar por estar ligada a um rolo de treino, no entanto quando ando em passeios organizados tenho andado numa Allez ou numa via Nirone emprestada de um amigo.

A corrente nao ta torta, esta bicicleta tem muitos anos e teve anos sem andar, foi/e ainda está sujeita a um restauro, ou seja levou mtas peças novas.
continuo a afirmar que a corrente está torcida, pela posição da pedaleira com a cassete.
além de que não convém ter a corrente nessa posição, porque está a fazer força nas molas do desviador da frente e nem convém pedalar assim, para que não gaste os dentes da casete e a corrente.
quando a bicicleta estiver um certo tempo parada, a corrente deve estar na mudança mais pesada, tanto atras como à frente, para evitar danificar as molas.
mais uma para o conhecimento[;)]

A mola traseira é facil de montar, mas quase sempre já vem montada.
O que eu mais odiava fazer na oficina era desempenar rodas [8b]
A mudança da frente também não gosto muito lol

Sempre a implicarem com o Nephilim....

Bem, tenho outra proposta em cima da mesa:
- aros mavic XM 117
- Cubos XT
- 100€

O que me preocupa são os aros. Serão um pouco fracos? O que se lê em algumas reviews do mesmos é que podem não comprometer mas notam-se as suas fragilidades. Alguma "dobragem" quando se trava, uma pancada mais forte e podem empenar sériamente.
Tenho uma rígida, que também não me permite abusar nos caminhos que faço, nem eu próprio sou muito de saltos nem descidas vertiginosas (ou quando existem são feitas com redutoras.... [:D]) mas fico sempre a pensar se devo adquirir uns aros que me transmitam maior segurança?

Pois, eu sei, os "se's" e claro que se comprar de gamas superiores certamente terei melhor material mas... está difícil escolher.

Opiniões?

Voltar
Superior