Tópico do BTT

Os mais recentes upgrades:

- Selim Selle Italia

20131123_130507.jpg

- Punhos ESI Grip e tampas Grip Doctor

20131123_130519.jpg

- Conjunto de luzes de presença Blackburn (já que os dias estão mais pequenos)

20131123_130532.jpg

3000kms depois a Cube foi vendida! Bike modesta mas sempre impecável, só a troco porque vou mesmo para outra liga mais acima :) em breve darei novidades sobre a nova montada.

Fica uma foto para a despedida
uhynetu6.jpg

Hoje mudei o pneu traseiro da bike para o rubena. No processo reparei que parti um raio. O primeiro desde 2011 ou coisa que o valha...
Pergunta de noob: amanhã vou fazer o percurso dos 60km do passeio dos bombeiros. Posso ir sem problemas com menos um raio ou é melhor deixar a bike parada?

Voltinha de 1h para esticar as pernas com direito a uma queda (daquelas quando estamos parados e caímos para o lado) e um pneu furado... Mais valia não ter saído de casa. [:D]

...o reparei que parti um raio. ... amanhã vou fazer o percurso dos 60km do ... Posso ir sem problemas com menos um raio?

Companheiro

A falta de um raio não é impeditiva do uso da bike caso seja uma roda de 32 (ou 36raios). Com uma roda de 24 não o deverias fazer.

A troca de um raio e consequente afinação da roda é coisa para conseguires fazer em 10/15 minutos.

As ferramentas necessárias são mínimas; chave para retirar a cassete (habitualmente necessário) e chave de raios.

Para afinares a roda (tensão dos raios), basta-te virar a bike de pernas para o ar e com duas zip ties fazes duas guias.

Podes afinar a roda já com o pneu instalado, porque isso em nada vai afectar a centragem da roda (experiência própria).

Um raio custa-te 1 ou 2€, por isso, não acho que valha a pena partires mais um ou dois durante a volta e potencialmente, a teres de abandonar prematuramente.

Um abraço

ny12xx

Companheiro

A falta de um raio não é impeditiva do uso da bike caso seja uma roda de 32 (ou 36raios). Com uma roda de 24 não o deverias fazer.

A troca de um raio e consequente afinação da roda é coisa para conseguires fazer em 10/15 minutos.

As ferramentas necessárias são mínimas; chave para retirar a cassete (habitualmente necessário) e chave de raios.

Para afinares a roda (tensão dos raios), basta-te virar a bike de pernas para o ar e com duas zip ties fazes duas guias.

Podes afinar a roda já com o pneu instalado, porque isso em nada vai afectar a centragem da roda (experiência própria).

Um raio custa-te 1 ou 2€, por isso, não acho que valha a pena partires mais um ou dois durante a volta e potencialmente, a teres de abandonar prematuramente.

Um abraço

ny12xx

Pois, se calhar não arrisco e fico em terra...
Sabes se a DT tem raios para isto ou se têm necessariamente de vir da shimano? Em termos de rodas, só sei mesmo mudar pneus e fazer a manutenção dos meus cubos e não pesco nada de raios...

Companheiro

Os raios mesmo que vendidos com o "selo" Shimano, devem ser feitos pela Sapin / DT / CNspokes.

Outra coisa; partiste o raio a desmontar a roda ou já estava partido.

Um abraço

ny12xx

Companheiro

Os raios mesmo que vendidos com o "selo" Shimano, devem ser feitos pela Sapin / DT / CNspokes.

Outra coisa; partiste o raio a desmontar a roda ou já estava partido.

Um abraço

ny12xx

Então deve encontrar-se facilmente, não?

A desmontar a roda não foi... Tinha dado conta e além disso, ainda andei à procura dele no chão e não o encontrei. Só dei conta que o tinha partido quando acabei de montar o pneu.
Hoje fui dar uma volta de manhã e deve ter sido aí ou então até já o tinha partido antes de ir andar e não reparei... :s. A roda nem está empenada nem nada.

Companheiro

Então não te preocupes.

Vai amanhã à tua volta e depois logo tratas disso.

Pode não ser o raio partido; habitualmente são os nipples que vão à vida (são em alumínio).

Um abraço

ny12xx

Companheiro

Então não te preocupes.

Vai amanhã à tua volta e depois logo tratas disso.

Pode não ser o raio partido; habitualmente são os nipples que vão à vida (são em alumínio).

Um abraço

ny12xx

Se calhar expressei-me mal... o raio efectivamente não está lá. A roda tem, neste momento 23 raios quando devia ter 24. O nipple ficou lá, com o que resta do raio.

Companheiro

Necessitas de um raio Straightpul, mas não sei a medida do raio (varia da direita para a esquerda).

Qualquer loja/oficina te arranja isso.

Boa sorte.

Um abraço

ny12xx

Voltar
Superior