Tópico do Arrependimento GPL (existe?)

O meu pai teve um 9000t16 de 86 a GPL. Isto foi por volta de 96-97, só havia kits aspirados. em 3 meses gastou +300contos em reparações relaccionadas com o GPL: ratere destruiu intercooler (!), MAF e uns tubos (coisa que nunca jamais tinha acontecido segundo a marca, e ainda hoje n conheço nenhum caso). Dps foi o módulo de ignição que queimou... enfim...
NUNCA MAIS, pelo menos aspirados

Boas!

Aqui em casa já houve um carro a gás: um Fiat Punto 60 de 1998. O meu pai queixava-se dos consumos (+/- 8 litros) e port isso mandou instalar o GPL. O maior problema era a constante desafinação, pelo que, quase semanalmente estava na oficina. Depois, fartou-se e decidiu despachá-lo em 2001 (foi o carro que menos tempo passou por aqui...), o que veio a revelar-se outro drama: havia quem dissesse logo que não o queria; havia quem dissesse que o aceitava mas sem o GPL. Acabámos por entregá-lo num stand em que disseram logo que iriam tirar o sistema pois seria muito complicado vendê-lo com o mesmo instalado.
No que se refere aos consumos, passou de 8 para 10 litros/100km, dado que, também passou a andar menos...
Pessoalmente, só voltaria a ter um carro a GPL se tivesse instalação de origem e se não considerasse vendê-lo mais tarde.
Cumps.

tanga de stand [:D]

Da minhas conversas c utilizadores, 90% das pessoas insatisfeitas c GPL-Auto, foi devido a uma má instalação.
Os outros 10%, foi pq fizeram a transformação sem pensar e ponderar nos pontos negativos da mesma.

Boas!

Aqui em casa já houve um carro a gás: um Fiat Punto 60 de 1998. O meu pai queixava-se dos consumos (+/- 8 litros) e port isso mandou instalar o GPL. O maior problema era a constante desafinação, pelo que, quase semanalmente estava na oficina. Depois, fartou-se e decidiu despachá-lo em 2001 (foi o carro que menos tempo passou por aqui...), o que veio a revelar-se outro drama: havia quem dissesse logo que não o queria; havia quem dissesse que o aceitava mas sem o GPL. Acabámos por entregá-lo num stand em que disseram logo que iriam tirar o sistema pois seria muito complicado vendê-lo com o mesmo instalado.
No que se refere aos consumos, passou de 8 para 10 litros/100km, dado que, também passou a andar menos...
Pessoalmente, só voltaria a ter um carro a GPL se tivesse instalação de origem e se não considerasse vendê-lo mais tarde.
Cumps.

Todos os Punto possuíam injecção electrónica.
Um kit sequencial não se desajusta assim, só os kis aspirados, que NÃO sÃO recomendados para motores ie.

Logo, a culpa é do teu pai que quis poupar uns cobres logo na instalação.

O meu carro é o kit recomendado para o motor, e estoiu bem satisfeito. Faço 500km com 23 euros na boa, controlo sempre os consumos e até agora, nada a apontar.

É como o ESPRIT diz, 90% dos problemas advém de uma instalação mal feita / desadequada.

Mas o queimar da junta foi consequência do GPL?

Eu diria que foi falha do sistema de refrigeração (bomba, radiador, perda de água...).

Desde a altura que pus o sistema, o carro ligava a ventoina com mais frequencia, apesar do ponteiro da temperatura nunca chegar a valores proibitivos, apareceu uma desafinação das valvulas (uma trab outra nem por isso) qualquer oficina que ia, olhavam sempre de lado quando reparavam que o carro estava a gas, enfim, acredito que hoje haja mais informaçao e instaladores com mais experiencia, mas nao deixa de ser um risco, o investimento feito no gpl.

Sem duvida que um bom instalador faz a diferença[;)] (preciso é encontra los)

Se o clio é de 92 é de carburador, logo o sistema tinha de ser aspirado.

Se juntarmos o facto de a combustão do GPL se dar a temperaturas mais elevadas com uma eventual desafinação do sistema (mistura muito pobre, por exemplo), não é 100% impossível que a causa tenha sido essa.

Como pode ter sido apenas um problema como o paulo disse.

Sim o sistema era aspirado, interessante foi no dia a seguir, quando da instalaçao, senti que o carro nao tinha força nenhuma, fui ao instalador (uma empresa no Cacem) olhou para aquilo e pimba nao vai de 'modas' saca uma tampa de um spray, faz um buraco e toca de pôr na entrada de ar que liga ao filtro. Enfim, de facto o carro ficou melhor, mas nunca ficou a 100%. Outra coisa, era raro passar o sistema para gasolina, nunca me disseram que era importante fazer isso. Toda essa falta de informaçao, que nao me deram, levou a que eu fica se um pouco receoso de me meter noutra aventura.

Como sabem tenho o meu stilo abarth convertido a GPL, e até a data não tenho nada apontar, a oficina onde instalei o GPL é 5 estrelas, e não noto percas de potência de gasolina para GPL apr:)

O meu pai teve um 9000t16 de 86 a GPL. Isto foi por volta de 96-97, só havia kits aspirados. em 3 meses gastou +300contos em reparações relaccionadas com o GPL: ratere destruiu intercooler (!), MAF e uns tubos (coisa que nunca jamais tinha acontecido segundo a marca, e ainda hoje n conheço nenhum caso). Dps foi o módulo de ignição que queimou... enfim...
NUNCA MAIS, pelo menos aspirados
Eu tb já tive um Saab 9000 a GPL e por burrice coloquei um sstema aspirado para poupar guito....
Conclusão... todos os meses tinha erros na centralina.....
Já aprendi a lição......

Agora tenho outro 9000 com GPL e não me dá problemas nenhuns....

Um carro em boas condições de funcionamento, o mais recente possível e um bom instalador são condições essenciais para o êxito da transformação.

Como sabem tenho o meu stilo abarth convertido a GPL, e até a data não tenho nada apontar, a oficina onde instalei o GPL é 5 estrelas, e não noto percas de potência de gasolina para GPL apr:)

espera aí..... Motor 2.4.... 175cv....

Claro q não notas percas de potencia, mesmo se perdesses 17cv (10%), ainda tinhas 158 para domar...

PS:Estou só a brincar[;)]

About the topic:
Testemunhos posso dar 2, um rapaz q pos um Kit aspirado numa Passat 1.8 de 95 e q teve mtos problemas (pudera... ) e um sr q pos num civic 1.4 do ano 2000 e fez 170.000kms sem problemas.

eu acho q para se ter muitos bons km's de GPL sem problemas,

25% Bom instalador
25% Boa manutençao
25% Bom estado do motor a gasolina
25% Bom sistema Kit GPL adequado

alguem faz ideia quanto ficaria a consumir um Smart F2 a GPL?

Arrependidos?

Arrependidos?

Vejam os preços dos combustíveis hoje de manhã, a gasolina baixou ligeiramente e o gasóleo voltou a subir, o GPL encontra-se entre 0.52-0.65 por litro, querem mais arrependimento?
Já agora, aproveito para incentivar a procura de smarts a GPL, já se encontram! Viva o GPL!apr:)

Vocês falam em smarts a GPL como se fossem o cumulo da economia.
Um smart a GPL deve gastar seguramente em torno dos 7-8 Litros de gás (5-6 a gasolina).
O smart a Gasolina não é propriamente um icone de economia.Um aygo/C1/107 fazem consumos iguais ou inferiores ao smart.

PS: Tenho um F2 dos novos em casa e sei do que falo.

Eu tenho dois carros a GPL, um aspirado e outro sequencial. Tanto de um como do outro não estou mesmo mas mesmo nada arrependido. Claro que o aspirado exige uma afinação mais periódica, tipo de meio em meio ano, mas como o carro tem que ir mudar o óleo...
Tenho uma pessoa de família, influenciada pela minha experiência, que tem outro também sequencial. E não está nada arrependida.

Eu também tenho 2 carros a GPL, um aspirado e um sequencial.

Ao aspirado apenas foi feita uma afinação uns dias depois de ser instalado
o sistema. Depois disso já passaram mais de 8 anos e 170.000 kms,
e nunca mais foi afinado, apenas uma vez foi feita uma revisão ao sistema.
Mais fiável que isto não é possível. Mas se calhar tem a ver com o instalador
e com o sistema.

Com o sequencial, nunca mais voltou ao instalador, mas também ainda passaram
menos de 2 anos. É o mesmo instalador.

Eu tenho um a Skoda Fabia Break 1.4 101cv e estou a pensar em metê-la a gpl. No entanto, tenho algum receio porque a danada bebe óleo como se não houvesse amanhã (0,5l/1000km).

Com o sistema gpl (sequêncial) não será que irá ainda consumir + (uso 10w40)?

usa 15w40

o oleo é + viscoso e ajuda a consumir menos oleo

Voltar
Superior