topico de electronica

citação:Originalmente colocada por Torres

Juro que não sei. Estou a deduzir. Eu não percebo nada de electrónica!
Se eu soubesse estava a perder tempo a fazer desenhinhos? Um gajo passa a vida a brincar depois nunca nos levam a sério! :D

aí não percebes nada! então queres o que pá? [}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por andmiguel

Se eu soubesse estava a perder tempo a fazer desenhinhos? Um gajo passa a vida a brincar depois nunca nos levam a sério! :D

Aprender?!... [:p]

Aprender?!... [:p]

vou mas é estudar com um colega a ver se aprendo alguma coisa :)

Então já devias ter aprendido que um sinal digital usa apenas um número finito de estados (tensões, no teu caso). Pelo contrário, o sinal analógico é um sinal contínuo.

Um sinal digital é sempre "aquadradado". Está sempre em um de dois níveis bem definidos (normalmente), e a transição entre esses dois níveis, idealmente, é instantanea (e o sinal é descontínuo). Na prática as funções não são descontínuas, portanto as transições não são instantâneas mas sim o mais rápidas que é possível.

uma duvida! sim agora já tenho duvidas [:P], é o que dá estudar! :D

uma forma de onda triangular é de sinal analogico ou digital?
eu penso que é digital, mas aqui diz analogica (num exame resolvido)

Sinal analógico.

Sinais digitais são "quadrados", como o ClioII disse.

Apesar de se "ampliarmos", isto é, analisarmos as ondas em unidades de tempo mais curtas, tanto as as "triangulares" como as "quadradas" serem "redondas".

Mas, andmiguel, isso tá mesmo mau! Em que curso estás? E em que ano?

Que cadeiras relacionadas com a cena já fizeste?

Outra coisa, podes facilmente passar de Analog pra Digi com uma ADC... Quantifica-te o sinal continuo e poe tudo em escadinhas! Ou seja transiçoes de estado!

Olha uma dica compra o Sedra Smith...

Abraço!

citação:Originalmente colocada por NLS___87

Mas, andmiguel, isso tá mesmo mau! Em que curso estás? E em que ano?

Acho q ele já disse tava em telecom & electrónica.

Provavelmente um curso reconhecido como engª electrotécnica na ordem...

citação:Originalmente colocada por Ronin

Outra coisa, podes facilmente passar de Analog pra Digi com uma ADC... Quantifica-te o sinal continuo e poe tudo em escadinhas! Ou seja transiçoes de estado!

Olha uma dica compra o Sedra Smith...

Abraço!

Neeeh!

Transições de estado não tem nada a ver, isso é dos circuitos sequenciais!

O tal diagrama de transição de estados:
seq11.gif

O ADC quantifica o sinal ondulatório (não contínuo) e põe tudo em "escadinhas" e depois em 0's e 1's como disseste para que esse sinal possa ser tratado digitalmente.

Estou em Eng. Electrotécnica e de Comps na FEUP, primeiro ano, até agora só fiz Programação, no primeiro semestre chumbei á Introdução á Actividade Laboral (brincadeiras com RC's), Química Aplicada á Electrotecnia, Análise Matemática e Álgebra... Mas vou comessar agora a estudar e vou-me vingar :D

calma eu estou em informatica!

realmente as ondas com aquelas rectas quase parecem digitais! mas como so fui a aulas praticas sei pouco de teorias [:p]
estamos aqui é para aprender :)

ó NLS o termo "transição de estado" infere tudo o que transita de estado! Seja O a 1, ou d qq nivel... Um degrau de uma escada nao é uma transição de estado??

Esses circuitos sequenciais ja os "comi" a todos... Sistemas Digitais, been there done that...

Outra coisa, "comessar" nao fica nada bem a um eng, experimenta começar...

Abraço!

calma eu estou em informatica!

realmente as ondas com aquelas rectas quase parecem digitais! mas como so fui a aulas praticas sei pouco de teorias [:p]
estamos aqui é para aprender :)

Então, estás desculpado ;)

E ir ás teóricas não quer dizer nada! No primeiro semestre também ia ás teóricas todas e não me serviu de nada...

Cada um sabe de si, por exemplo disciplinas como Análise Matemática, as teóricas de pouco servem, a meio da aula, comessa a ficar tudo muito complicado e quando saimos da aula, estamos como entramos!

E outras como Física dos Estados da Matéria (física quântica, calor, electricidade, etc. essas ciências...), até acho que valia a pena, mas tenho uns colegas enorminhos que não têm amigos, ou se têm, é só para estudar, e vão para FEM, não para estarem atentos, mas para falarem com os colegas, porque a maior parte já desistiu daquilo. [8] E depois é a barulheira habitual... [8][8][8]

andmiguel, recomendo-te o livro "Fundamentals of Electric Circuits" de Charles K. Alexander e Matthew N. O. Sadiku, é simplesmente fenomenal, aconselho-o a toda a gente, mesmo a quem não percebe a ponta dum corno daquilo e não quer/pode aprender nas aulas. (Por isso é que o comprei)

citação:Originalmente colocada por NLS___87

E ir ás teóricas não quer dizer nada! No primeiro semestre também ia ás teóricas todas e não me serviu de nada...

Nota-se bem q tá só no 1º ano então...
Quer dizer, foste às aulas teóricas e chumbaste: logo, não adianta nada ir às teóricas.:D

Ish....tópico do chinês.....

Primeira regra da electrónica: Se existe vem do Japão

Como podem constatar percebo potes do assunto e o meu contributo foi incomensuravelmente importante (acho que foi tão importante que fui utilizar uma palavra cara que até deve estar mal escrita) :D

Vê-se logo que percebes pouco; essa 1ª regra está errada!
É muito raro encontrar alguma coisa em electronica desenvolvida por japoneses!
Eles são bons a aplicar, não a desenvolver!

É obvio que uma forma de onda triangular é de sinal analogico, porque um sinal digital tem apenas dois estados: 0 (off) e 1 (on), logo só se aplica a sinais de onda quadrada.

alguem me pode falar das leis de Kirchoff ?

Tás em que ano??

A lei de kirchoff é dividida em dois ( se é que se pode dizer assim)

-Lei dos nós
A lei dos nós estabelece que a soma algébrica das correntes que entram num nó é nula.
I1+I2+I3+....+In=0

-Lei das malhas
A lei das malhas estabelece que a soma algébrica das tensões ao longo de uma malha fechada é nula.

Agora depende muito do exercicio e dos parametros que te dão.

estou a pensar, depois do 12º ano entrar para o curso de Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações, kauis saidas profissionais tem este curso???

citação:Originalmente colocada por lourenco

estou a pensar, depois do 12º ano entrar para o curso de Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações, kauis saidas profissionais tem este curso???

Alguns exemplos:
-empresas operadoras no sector das telecomunicações;
-empresas de concepção, construção e instalação de equipamento electrónico;
-empresas de comunicações e de serviços com incidência em tecnologias da informação;
-departamentos de telecomunicações e informática de organismos públicos e privados;
-instituições de ensino, investigação e desenvolvimento.

Voltar
Superior