Tópico da Psicologia

Nuno,

Deixa o cérebro desligar e vai fazer algo que gostes. Desporto, passear, viajar, etc. Tu estás sempre a pensar e é por isso que tens muitos problemas.

Não penses tanto nas coisas. É tão bom não ter consciência das coisas..

Precisamente penso o contrário, devemos sim ter consciência das coisas, ainda mais quando temos interesses sobre elas...
Não vejo que mal isso possa desvalorizar ao trazer problemas a qualquer ser humano que seja curioso.

Em relação aos psicólogos/as, o problema é arranjar um bom profissional, que tenha rapidamente precessão dos problemas que estão do outro lado. Acho uma estupidez estarem a desenterrarem problemas do passado arranjando solução, para o problema do presente...
O trabalho também não deve ser fácil, mas tenho a ideia que gostam de nos empatar e saímos de lá mais frustrados, porque o gajo já nos comeu mais 60€[:D][:D]

E fazendo contas, se eu fosse ás compras, comprar algo para mim e paga-se um jantar a uma amiga para me aturar umas horas, talvez o resultado até fosse melhor...[:)][:)][:)]

(vou pensar seriamente nisso)[:D][:D]

[/b]

Precisamente penso o contrário, devemos sim ter consciência das coisas, ainda mais quando temos interesses sobre elas...
Não vejo que mal isso possa desvalorizar ao trazer problemas a qualquer ser humano que seja curioso.

Em relação aos psicólogos/as, o problema é arranjar um bom profissional, que tenha rapidamente precessão dos problemas que estão do outro lado. Acho uma estupidez estarem a desenterrarem problemas do passado arranjando solução, para o problema do presente...
O trabalho também não deve ser fácil, mas tenho a ideia que gostam de nos empatar e saímos de lá mais frustrados, porque o gajo já nos comeu mais 60€[:D][:D]

E fazendo contas, se eu fosse ás compras, comprar algo para mim e paga-se um jantar a uma amiga para me aturar umas horas, talvez o resultado até fosse melhor...[:)][:)][:)]

Se calhar os problemas que temos no presente, sejam fruto de situações passadas, e convém ao profissional saber a origem desses problemas para que possa aconselhar e tratar desse problema. Dai o interesse deles em "desenterrar problemas do passado".

[/b]

Tinhas de vir mandar a tua facada![:p] [:D]

Se calhar os problemas que temos no presente, sejam fruto de situações passadas, e convém ao profissional saber a origem desses problemas para que possa aconselhar e tratar desse problema. Dai o interesse deles em "desenterrar problemas do passado".
Exactamente e responde á opinião anterior colocada pela Dails, são precisamente os problemas passados que influenciam no nosso presente...[;)]
E filosofando um pouco, diria que os nossos problemas presentes farão parte do nosso passado...[:D]

Não respondeste à minha questão...

Um licenciado em Psicologia social, na nossa sociedade actual, é útil em quê ?

Isso também é verdade, embora ache que se deve ter sempre bem a noção das coisas.

O Omega agora pôs-me a pensar... :confused:

se me permitem na empresa onde trabalho temos um psicologo que nos ajuda sistemáticamente e temos tido bons resultados claro que deve ser um bocado dispendioso para idêntidade patronal!!!

[/b]

Fizeste-me meditar e gostaria deixar a minha opinião pois com algum conhecimento que possui-o...

Separo-os e coloco ambos em duas esferas, amizade e a psicologia.

Verdade é, que um amigo é um valor inestimavel que possuimos, saber o carinho, apoio, a reciprocidade que podemos trocar, os conselhos que podemos ouvir, tudo isto se traduz em algo que nos é essencial e ao que dificilmente viveremos sem eles, precisamos sempre de partilhar algo, e aqui estão neste lugar os nossos amigos, presentes em nós e de um grande valor, e que fará sempre parte, e continua das nossas vidas e memórias.

A psicologia é algo que te faz meditar, ir á raiz dos problemas (se for o caso), ter uma visão com conhecimentos que podem fazer perguntas que muitos não o fazem ou não nos questionamos a nós próprios, aonde considero o papel de um psicólogo ser objectivo, directo, e dar-nos bases para podermos progredir, é a essencia do nosso EU, o conhecimento pessoal, modificar pensamentos ou atitudes, trabalhar para o desenvolvimento de uma pessoa melhor e com uma integridade de fazer reconhecer a pessoa que somos.

Alguns dos pontos de diferença, ainda assim considero-os de grande valor.

Um psicólogo sendo uma pessoa formada também muito aprenderá com as nossas formas e estilos de vida, que aqui pode haver uma ligação de pretenso conhecimento e que ambas as partes terão os seus beneficios. :)

Ainda tento compreender o "bicho papão" que fazem dos psicólogos.[:D]

Por mim mandava-os todos com guia de marcha para lá...[:p][:D]

(Eu já estou vacinado[:p])

Deixo aqui um interessante artigo:
http://repositorio.up.pt/aberto/bitstream/10216/2044/2/A%20interven%C3%A7%C3%A3o%20psicol%C3%B3gica%20na%20promo%C3%A7%C3%A3o%20da%20sa%C3%BAde.pdf

Última edição:
Isso é um teste de personalidade, e nem sequer é muito comum ser usado, em Portugal, em processos de recrutamento e selecção.

É mais psiquiatria que psicologia.

Rorschach test - Wikipedia, the free encyclopedia

«(...) Some psychologists use this test to try to examine the personality characteristics and emotional functioning of their patients. It has been employed in diagnosing underlying thought disorder and differentiating psychotic from nonpsychotic thinking in cases where the patient is reluctant to admit openly to psychotic thinking. (...)»

De certeza' Então porque razão fizeram-me inúmeros testes destes em recrutamento e selecção? Inclusivamente na carris?

Rorschach test - Wikipedia, the free encyclopedia

«(...) Some psychologists use this test to try to examine the personality characteristics and emotional functioning of their patients. It has been employed in diagnosing underlying thought disorder and differentiating psychotic from nonpsychotic thinking in cases where the patient is reluctant to admit openly to psychotic thinking. (...)»

Muito provavelmente terá sido em provas de recrutamento para funções que
tivessem contacto com o público. Ou para cargos que seja necessário
manter a calma sob stress.

É um teste que não tem que ver com as aptidões técnicas, mas sim com
a estabilidade emocional. Basicamente, para ver se não estão a contratar
um louco... ou um psicopata.

Já que queres falar sobre isso coloco uma questão.

Os exames psicotécnicos servem para quê? O que deles se pretende aferir das personalidades das pessoas? E caso alguém falhe nesses mesmos exames, que validade tem a entrevista que por vezes a ele se segue em que é o candidato a sís com o psicologo a responder a certas perguntas?

Já agora coloco o contexto em que me surgiram estas duvidas: Há umas semanas fiz um desses exames e fiquei sem perceber mto bem qual a validade daquilo.

Há muitos testes psicotécnicos.

Quando fizeste o teste, podes nem ter reparado, mas não estavas a fazer um.
Estavas a fazer vários. Vários tipos.

Cada tipo de teste mede um tipo de capacidade técnica. Basicamente medem
o QI técnico de uma pessoa. A capacidade de resolver problemas técnicos.

Dependendo do modo como são feitos, também permitem medir o ponto de
rotura, concentração, e resistência à fadiga.

Há testes que medem capacidade matemática, capacidade de abstracção,
visão espacial, etc.

EDIT:
O valor que têm, no caso das entrevistas de trabalho, depende do valor que
quem contrata lhes quiser dar. Quanto à aferição da personalidade... depende
dos testes que tenhas feito. Nem sempre são feitos testes de personalidade.
Depende do tipo de funções a que se concorre.

Quando fui cumprir o serviço militar, fizeram-me testes psicotécnicos que
incluíam testes de personalidade. Mas era porque queriam avaliar a capacidade
de comandar e de cumprir ordens. Os testes puramente técnicos, eram para
o enquadramento numa especialidade.

Última edição:
De certeza' Então porque razão fizeram-me inúmeros testes destes em recrutamento e selecção? Inclusivamente na carris?

Porque o psicologo nao devia saber muito bem o q estava a fazer... Jamais se usa esse teste para R&S, deve ter.te calhado um psi novo acabadinho de sair de psicologia clinica em vez de psi organizacional...é o q nao falta para aí...

Existe sim um teste de "borroes de tinta" utilizado em R&S mas raramente utilizado pois é muito contestado, mas nada tem a ver com o Rorschach sendo apenas 3 pranchas... (desculpem nao me recordo do nome)

Última edição:
Eu acho que depende das funções para as quais se está a recrutar.
Admito que existam casos para os quais fazem sentido, até diria, são
importantes.

Não vais querer alguém com elevada instabilidade emocional, com uma arma,
a patrulhar as ruas... acho eu...

Um teste projectivo é sempre demasiado relativo, a propria cotação do rorschach é muito especifica e pode levar a más interpretações (um tecnico mal formado, 1 tecnico sem conhecimento, um tecnico sem "paciencia"), daí a não utilização de testes Projectivos em R&S. Se há quem os utilize esperemos que os faça bem... Embora o objectivo do Rorschach nao seja o R&S.

Como referi existem testes projectivos especificos para R&S embora sejam raramente utilizados, como é o caso do teste Zulliger, desenvolvido para situaçoes de r&s...Mas devido ao caracter de teste projectivo e sendo mto subjectivo nao se utiliza!

Quando eu fui a uma entrevista para call center mostraram-me uma prancha de rorschach e eu disse á entrevistadora que via sangue!! Um cerebro em sangue! Qdo aprendi a cotar e me lembrei deste episodio fartei-me de rir, pois ver sangue numa prancha é mau!! [:)] ja para nao falar que na pura ignorancia disse ao meu prof o q via numa prancha e ele so me respondeu "curioso essa pracha é referente á relaçao com a familia" :sh) e também aprendi que nunca se deve aplicar o rorschach á familia pois a nossa falta de experiencia pode levar-nos a pensar que metade da familia é psicopata!! (eu só apliquei umas 3 pranchas a amigos e só isso me assustou)

Achei uma coisa "interessante" de se estudar, mas nao achei minimamente credivel! (estudei no 3º ano, antes de escolher a area de especializaçao em psi organizacional)

nunomplopes precisava era de umas coisitas sobre psicologia do desporto... Não tens por aí nada?! Tenho de escolher 1 tema para a minha tese e o meu orientador é psicologo do desporto... Estou completamente á nora! Queria fazer sobre algo que me parece demasiado demorado e trabalhoso para o tempo disponivel que tenho (era sobre claques), entao ando á procura de sugestoes para um possivel tema...

Dentro das seguintes linhas: psicologia do desporto e da performance; liderança; treino de equipas de elevado rendimento; mensuração de rendimento humano; actividade fisica, lazer e bem-estar.

Alguma sugestao?

Voltar
Superior