Tópico da Exploração Espacial

Vão ter de aguentar com estes problemas até substituírem a frota com o novo Shuttle

Como já explicaram, o shuttle vai ser substituído por um sistema mais tradicional, semelhante ao que os russos usam com sucesso há décadas.

E convém também dizer algo que os media têm ignorado: o projecto Space Shuttle foi um enorme erro: um desastre financeiro, técnico, operacional e humano de proporções gigantescas.

Daí o regresso... ao passado [;)]

Atenção que a ideia não e' ir 'a Lua, mas sim a Marte. Para tal, irão primeiro 'a Lua construir uma plataforma logística que suporte uma viagem a Marte (não sei se inclui plataforma de lançamento). De facto e' bastante mais fácil enviar uma nave da Lua a Marte do que da Terra a Marte, devido 'a baixa gravidade da Lua (permite a uma nave levar bastante mais carga aquando da descolagem).

Sim correctissimo, li isso numa revista que ilustrava o processo.

[;)]

Excalibur, tenho a ideia que já se decidiram pelo projecto de 2 foguetões. Isso permite enviar homens aos espaço/Lua/Marte, mas também usar o mesmo projecto/foguetão/instalações para enviar apenas satélites que não necessitem de intervenção humana, reduzindo os custos. Mas não tenho a certeza se a decisão já foi tomada...

Acho que o peso de alguns Lobbies travou temporariamente a decisão final, até porque há um sector da NASA que não quer perder a possibilidade de vôos reutilizáveis, tendo em consideração a construção da Estação internacional, é que assim podem perder para o Europeu Ariane ou mesmo para os Russos.

[;)]

Atenção que a ideia não e' ir 'a Lua, mas sim a Marte. Para tal, irão primeiro 'a Lua construir uma plataforma logística que suporte uma viagem a Marte (não sei se inclui plataforma de lançamento).
Vão ? [:D]

Não há qualquer motivo científico para fazer missões humanas à Lua ou a Marte. Aliando isto à crise, duvido muito que alguém ponha os pés na Lua nas próximas décadas... quanto mais em Marte.[;)]

Como já explicaram, o shuttle vai ser substituído por um sistema mais tradicional, semelhante ao que os russos usam com sucesso há décadas.

E convém também dizer algo que os media têm ignorado: o projecto Space Shuttle foi um enorme erro: um desastre financeiro, técnico, operacional e humano de proporções gigantescas.

Daí o regresso... ao passado [;)]

O erro foi que a Frota de Shuttles prevista não foi construída, e os desastres não ajudaram, em nada.

Porque se aquilo corre bem, se calhar a esta hora já faziamos algum turismo para o Espaço. [:D]

Unreal, isso e' que e' olho para o pormenor! [;)]

Penso que isso que "rebentou" nao era suposto rebentar. Sao pequenos foguetes de manobra no espaco, designados OMS (Orbital Manouvering System). No caso do lancamento do Atlantis, foi detectado um problema nesse modulo, mas o controlo de Terra anunciou que nao era preocupante e a missao podia prosseguir.

Nao tenho a certeza se esse rebentamento e' o problema detectado, ou se isso que rebentou sao apenas coberturas para proteger os foguetes dos elementos (chuva, po) enquanto o Shuttle aguarda pelo lancamento.

Nesta imagem ve-se o cut-out do OMS, incluindo esses pequenos foguetes.

space-shuttle-oms-enginea.jpg

Acho que agora contratam a Ana Salazar e isso já não acontece, essa ou a Fátima Lopes, ou o Tenente, sei lá ... quem sabe sejam uma alternativa aos Armani que são carissimos.

:sh)

[:D] [:D] [:D]

Volvidos 40 anos é de esperar que agora as coisas estejam resolvidas , até porque os fatos dos passeios espaciais têm dado boa conta.
Pois mas a poeira da lua é extremamente agressiva, corroí as juntas dos fatos e entranha-se em tudo, combina-se com a humidade da pele e do ambiente provocando irritação e silicose.

Sempre quero ver se na guerra de fornecedores a Bosch não ganha à Black & Decker no fornecimento das ferramentas de perfuração ... [:D]

Ou a guerra entre a Coke e a Pepsi pelos refrigerantes pressurizados no espaço ... [:)]

è que com o retorno publicitário aquele mercado vale Biliões.

Tal como a caneta Fischer e os relógios Omega, que são os fornecedores oficais há decadas, e que desenvolvem produtos especificos.

[;)]
Encontrei um vídeo giro sobre os abastecimentos nas eventuais missões a Marte:

Não dá para colocar aqui :confused:, fica só o link.

http://www.howstuffworks.com/cev.htm

No fim da pagina.

Vão ? [:D]

Não há qualquer motivo científico para fazer missões humanas à Lua ou a Marte. Aliando isto à crise, duvido muito que alguém ponha os pés na Lua nas próximas décadas... quanto mais em Marte.[;)]

Bom, esse e' o plano da Nasa. Se vai para a frente ou não, não sei. Isso e' la' com eles, mas penso que a data prevista para Marte e' 2035 (ou seja, daqui a 25 anos).

Penso que não demorou tanto tempo para enviar um homem 'a Lua, por isso não me parece impossivel. Podem e' aparecer outros factores (políticos) que impeçam que isso aconteça [:D]

Pois mas a poeira da lua é extremamente agressiva, corroí as juntas dos fatos e entranha-se em tudo, combina-se com a humidade da pele e do ambiente provocando irritação e silicose.

Encontrei um vídeo giro sobre os abastecimentos nas eventuais missões a Marte:

Não dá para colocar aqui :confused:, fica só o link.

http://www.howstuffworks.com/cev.htm

No fim da pagina.

O link não funciona (pelo menos comigo) :(

Podes indicar como chegaste la'?

Bom, esse e' o plano da Nasa.
Para já não passa de uma carta de intenções, sem qualquer perspectiva de financiamento.

A curto prazo, o objectivo é ter lançadores fiáveis, capazes de colocar de forma segura pessoas e carga em órbita.

Até este objectivo, que parecia ser simples, está a atrasar-se significativamente...

Penso que não demorou tanto tempo para enviar um homem 'a Lua,
Mas na altura tinham orçamento ilimitado e pessoas altamente qualificadas e motivadas [;)]

Entretanto, a NASA transformou-se num antro de burocratas e políticos, com uma estrutura pesada e ineficiente. :sh)

O erro foi que a Frota de Shuttles prevista não foi construída, e os desastres não ajudaram, em nada.
O Space Shuttle foi um passo demasiado arrojado, que nunca cumpriu os objectivos de número de lançamentos e custo por lançamento (ficou muito longe disso).

Além disso, a arquitectura do Space Shuttle é demasiado complexa e perigosa, por isso os acidentes não aconteceram por acaso. Ainda hoje, a probabilidade de ocorrer um novo acidente é demasiado elevada, quando comparada com as missões mais tradicionais, por exemplo os lançadores russos.

O Space Shuttle foi um passo demasiado arrojado, que nunca cumpriu os objectivos de número de lançamentos e custo por lançamento (ficou muito longe disso).

Além disso, a arquitectura do Space Shuttle é demasiado complexa e perigosa, por isso os acidentes não aconteceram por acaso. Ainda hoje, a probabilidade de ocorrer um novo acidente é demasiado elevada, quando comparada com as missões mais tradicionais, por exemplo os lançadores russos.

Li algures (Wikipedia?) que os Space Shuttles continuam a ser considerados protótipos, devido 'a pouca frequência dos voos relativamente ao desenvolvimento necessario.

Tirando isso, e se os problemas de juventude de uma nave como esta têm sido ultrapassados a regularidade dos vôos teria sido bem maior.

Todos os projectos como estes têm dos seus revezes, este com o de 1986 quase que estagnou.

Mas em vez disso enveredaram pelas guerras das estrelas, e o diabo a sete.

Andei a cuscar no link que colocaste lá atrás , ficamos com uma ideia da enormidade da tarefa e do muito que se podia fazer com outro orçamento.

Oh pá perde-se uma enormidade de tempo a ler os artigos com minúcia.

A CEV - ORION
cevdesign.jpg

orioncm.jpg

Maquete/simulador à escala
orionabortsimulator.jpg

O teste na àgua e com pessoal da Marinha para avaliar a maquete/módulo
orionwatertest.jpg

E uns desenhos artisticos de como será a provavel aparencia em voo.
51506283.jpg

O AresV a soltar a carga
23660901.jpg

Em órbita Lunar
35498709.jpg

E na superfície Lunar, ao contrário das Missões Apollo, não é preciso que ninguém permaneça em órbita todos irão para a superfície.
47229987.jpg

Fixe, fixe vai ser vir tudo isto em directo.

[kiss] [;)]

Última edição:
Voltar
Superior