Tópico da Exploração Espacial

Durante a subida do Space Shuttle detectaram algumas marcas no escudo de protecção...

NASA - Space Shuttle

345874main_stbd-damage.jpg

Dá para ver na filmagem durante a descolagem aos 23 segundos, algo a soltar-se de estibordo (ou pelo menos parece) e a ser incinerado pelos reactores logo de seguida.
Aqui:

vlcsnap458126.png

vlcsnap458476.png

Última edição:
É mesmo isso.
Vão ter de aguentar com estes problemas até substituírem a frota com o novo Shuttle o que é ridículo numa empresa que gasta biliões de dólares por ano...

É mesmo isso.
Vão ter de aguentar com estes problemas até substituírem a frota com o novo Shuttle o que é ridículo numa empresa que gasta biliões de dólares por ano...
Mas o novo não é mais pequeno?

Creio que querem voltar aos foguetões para a colocação de material em orbita.

Isto resolvia-se com mais investigação e menos guerras...

O novo sistema inclui dois lançamentos, um foguetão mais pequeno com uma cápsula com astronautas, e outro maior com carga. Quando chegarem la' acima, encontra-se e começa o trabalho.

A cápsula com os astronautas cai, depois da missão, por para-quedas, no oceano, e e' recuperada por navios, tal como se fez com as missões Mercury e Apollo, e ainda se faz com as Soyuz.

Para quem gosta deste tema, leiam as paginas da Wikipédia (em inglês) sobre estes assuntos, tem la' muita informação pormenorizada e interessante [kiss]

O novo sistema inclui dois lançamentos, um foguetão mais pequeno com uma cápsula com astronautas, e outro maior com carga. Quando chegarem la' acima, encontra-se e começa o trabalho.

A cápsula com os astronautas cai, depois da missão, por para-quedas, no oceano, e e' recuperada por navios, tal como se fez com as missões Mercury e Apollo, e ainda se faz com as Soyuz.

Para quem gosta deste tema, leiam as paginas da Wikipédia (em inglês) sobre estes assuntos, tem la' muita informação pormenorizada e interessante [kiss]

Há dois projectos distintos.

A questão é que não sabem que avançam em paralelo ou um em detrimento do outro.

Um deles é proposto pela Lockheed, e é um Space Shuttle diferente da configuração actual, a carga é lançada num modulo autónomo, mas que avi acoplado à nave no lançamento.

Algo assim:
pmx0605shuttle014.jpg

Este seria o módulo da Tripulação, o Shuttle 100% recuperável
cevslidelg.jpg

Aqui "agarrado" ao Módulo da Missão
cevmmcmxsectleft2lg.jpg

Contudo o outro projecto, contempla a hipotese de um regresso à lua, e como tal será usada uma técnica similar à usada na decada de 60 e 70.

O projecto está inserido no Constellation Program e tem duas naves distintas que dão pelo nome de Altair e Orion, e os veiculos de lançamento (vulgo foguetes), Ares I e Ares V .

A configuração é esta:
clvatkevolution2.jpg

E aqui uma comparação entre o Passado, Presente e eventualmente o Futuro.

saturnvshuttlearesiares.jpg

> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> > SATURNOV >>>>>>>>>>>>>> Space Shuttle >>>>>>>>>>>>>>>>> ARES I & V

Mas seja como for é sempre apaixonante ver isto.

Ainda me lembro do 1º vôo do Shuttle e de ter saido mais cedo para ir para casa ver o lançamento e ouvir os comentário do saudoso Eurico da Fonseca

Alguém sabe o que será aquelas "coisas" que arrebentam junto ao propulsor da Space Shuttle, mal estes se ligam?

Arrebentam :confused:

Se falas das faiscas antes do lançamento, servem de fonte de ignição dos propulsores.

Se falas de outra coisa, não sei. Sei que o Shuttle esta' preso 'a plataforma quando os motores se ligam, 6.6 segundos antes do lançamento. Durante esses 6 segundos os motores atingem a potencia máxima, e ao segundo 0 ligam-se os propulsores solidos (externos, os 2 grandes, brancos) e o Shuttle e' libertado da plataforma por meio de explosivos que cortam as cavilhas que o prendem. Sera' desses explosivos que falas? Nao sei se isso e' visivel...

Já vi, parece que está tudo bem encaminhado para se voltar a lua, mas e sobre o atrito das poeiras lunares nos fatos, os últimos quase deram cabo das missões, já para não falar do cheiro a pólvora dentro do habitáculo?

[:D]

Acho que agora contratam a Ana Salazar e isso já não acontece, essa ou a Fátima Lopes, ou o Tenente, sei lá ... quem sabe sejam uma alternativa aos Armani que são carissimos.

:sh)

[:D] [:D] [:D]

Volvidos 40 anos é de esperar que agora as coisas estejam resolvidas , até porque os fatos dos passeios espaciais têm dado boa conta.

Sempre quero ver se na guerra de fornecedores a Bosch não ganha à Black & Decker no fornecimento das ferramentas de perfuração ... [:D]

Ou a guerra entre a Coke e a Pepsi pelos refrigerantes pressurizados no espaço ... [:)]

è que com o retorno publicitário aquele mercado vale Biliões.

Tal como a caneta Fischer e os relógios Omega, que são os fornecedores oficais há decadas, e que desenvolvem produtos especificos.

[;)]

Já vi, parece que está tudo bem encaminhado para se voltar a lua, mas e sobre o atrito das poeiras lunares nos fatos?

Os últimos fatos quase deram cabo das missões, já para não falar do cheiro a pólvora dentro do habitáculo.

[:D]

Não sei como esta' a questão dos fatos, mas aqui há coisa de um ano vi uma reportagem sobre o desenvolvimento dos novos fatos, que teem a particularidade de serem semi-rigidos, 'a semelhanca de um escafandro.

Aqui esta' uma imagem:

166322main_Jan07_EVA1.jpg

Arrebentam :confused:

Se falas das faiscas antes do lançamento, servem de fonte de ignição dos propulsores.

Se falas de outra coisa, não sei. Sei que o Shuttle esta' preso 'a plataforma quando os motores se ligam, 6.6 segundos antes do lançamento. Durante esses 6 segundos os motores atingem a potencia máxima, e ao segundo 0 ligam-se os propulsores solidos (externos, os 2 grandes, brancos) e o Shuttle e' libertado da plataforma por meio de explosivos que cortam as cavilhas que o prendem. Sera' desses explosivos que falas? Nao sei se isso e' visivel...

Há faiscas de ignição, mas penso que também há um processo químico, eu já li isso algures para iniciar o tanque/propulsor central.

Não sei como esta' a questão dos fatos, mas aqui há coisa de um ano vi uma reportagem sobre o desenvolvimento dos novos fatos, que teem a particularidade de serem semi-rigidos, 'a semelhanca de um escafandro.

Aqui esta' uma imagem:

Ver anexo 52390

Eles foram mesmo buscar a ideia ao escafandro autonomo desenvolvido por um canadiano (penso)

Esse escafandro resiste a pressões elevadas, o que permite uma pressurização segura.

[;)]

Há dois projectos distintos.

A questão é que não sabem que avançam em paralelo ou um em detrimento do outro.

Um deles é proposto pela Lockheed, e é um Space Shuttle diferente da configuração actual, a carga é lançada num modulo autónomo, mas que avi acoplado à nave no lançamento.

Algo assim:

Este seria o módulo da Tripulação, o Shuttle 100% recuperável

Aqui "agarrado" ao Módulo da Missão

Contudo o outro projecto, contempla a hipotese de um regresso à lua, e como tal será usada uma técnica similar à usada na decada de 60 e 70.

O projecto está inserido no Constellation Program e tem duas naves distintas que dão pelo nome de Altair e Orion, e os veiculos de lançamento (vulgo foguetes), Ares I e Ares V .

A configuração é esta:

E aqui uma comparação entre o Passado, Presente e eventualmente o Futuro.

> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> > SATURNOV >>>>>>>>>>>>>> Space Shuttle >>>>>>>>>>>>>>>>> ARES I & V

Mas seja como for é sempre apaixonante ver isto.

Ainda me lembro do 1º vôo do Shuttle e de ter saido mais cedo para ir para casa ver o lançamento e ouvir os comentário do saudoso Eurico da Fonseca

Atenção que a ideia não e' ir 'a Lua, mas sim a Marte. Para tal, irão primeiro 'a Lua construir uma plataforma logística que suporte uma viagem a Marte (não sei se inclui plataforma de lançamento). De facto e' bastante mais fácil enviar uma nave da Lua a Marte do que da Terra a Marte, devido 'a baixa gravidade da Lua (permite a uma nave levar bastante mais carga aquando da descolagem).

Excalibur, tenho a ideia que já se decidiram pelo projecto de 2 foguetões. Isso permite enviar homens aos espaço/Lua/Marte, mas também usar o mesmo projecto/foguetão/instalações para enviar apenas satélites que não necessitem de intervenção humana, reduzindo os custos. Mas não tenho a certeza se a decisão já foi tomada...

Voltar
Superior