Tópico da CRIL

Deixa lá q hj em dia ng liga a números de saída. Só mesmo aqueles velhotes sócios do ACP. "ora saída numero 8: é esta mesmo que eu quero" [:)][:)][:)]

Mas tá mal. [;)]

Niguem liga aos numeros de saida? Isso somos nós que já conhecemos isto. Deves estar a esquecer daqueles que não são de cá e por vezes necessitam de referências.

não sou velhote e nem sócio de ACP e se nas vias rápidas em volta de Madrid não tivessem estes numeros de saída não sei como é que me safava!!! Isto é muito importante, até o GPS indica a saída X e não me parece que seja um aparelho do seculo 19

Niguem liga aos numeros de saida? Isso somos nós que já conhecemos isto. Deves estar a esquecer daqueles que não são de cá e por vezes necessitam de referências.

não sou velhote e nem sócio de ACP e se nas vias rápidas em volta de Madrid não tivessem estes numeros de saída não sei como é que me safava!!! Isto é muito importante, até o GPS indica a saída X e não me parece que seja um aparelho do seculo 19

Tava só a reinar[:D]. Em Espanha e noutros país tb faço o mesmo.[;)] Aliás, qd ando com o GPS tb estou sempre a guiar-me pelo número de saída.

Tava só a reinar[:D]. Em Espanha e noutros país tb faço o mesmo.[;)] Aliás, qd ando com o GPS tb estou sempre a guiar-me pelo número de saída.

Mas aqui é melhor não seguirmos muito pelos numeros de saida porque já vi em vários sitios o mesmo numero para duas saidas em estradas tipo IC19 [8b]

Já foi explicado.

Para que as letras se vejam longe, têm de ser grandes. Ora, para serem desse tamanho, não cabem numa linha. O Ben aparece primeiro porque é a primeira sílaba que vês e lês, já que escrevemos da esquerda para a direita.

Não era bem essa a resposta que procurava...grandes, o quão grandes? Longe, o quão longe? Tem de haver uma relação, sobretudo com a velocidade de tráfego envolvida... Estou a torcer um bocado o nariz à relação altura/largura das letras...

Ainda consultei as normas da JAE mas só estabelece critérios para os textos na vertical...

Fica estranho...não me lembro de ver algo parecido...

Não me interpretem mal mas este tipo de sinalização no piso não é algo novo em Portugal.

Admira-me portanto que muitos de vós não o já tenham visto... [;)]

Não me interpretem mal mas este tipo de sinalização no piso não é algo novo em Portugal.

Admira-me portanto que muitos de vós não o já tenham visto... [;)]

Com o hifenzinho não me lembro de nenhum mas acredito ser bem possível ter passado por alguns claro...esse contudo ainda não foi um deles.[:D]

Não era bem essa a resposta que procurava...grandes, o quão grandes? Longe, o quão longe? Tem de haver uma relação, sobretudo com a velocidade de tráfego envolvida... Estou a torcer um bocado o nariz à relação altura/largura das letras...

Ainda consultei as normas da JAE mas só estabelece critérios para os textos na vertical...

Fica estranho...não me lembro de ver algo parecido...

tens em http://www.estv.ipv.pt/PaginasPesso...s/ManuaisCCDRNmiolo_AF/12SinRodoviaria_AF.pdf um documento interessante, pelo que vi não fala especificamente das letras com o objectivo de indicar uma saída ou localidade.

no entanto fala da colocação de várias marcas rodoviárias que te permitirão ter uma ideia do tamanho das mesmas e de alguma forma "extrapolar" para o tamanho que as letras devem ter ou não.

Na quarta à noite passei no túnel e estava a passar uma mensagem automatizada e sonora nos megafones a mencionar que não era permitido circular a pé no túnel.

Mais à frente iam efectivamente dois energúmenos a pé na berma do túnel. :sh) [8b]

Pareceu-me ser um sistema que detecta automaticamente a presença de pessoas a pé, mas já agora podiam incluir também informação para os condutores nos placares de informação variável.

Já é usado há mais de 10 anos.

Tanto na A2 como na A25 sempre me lembro de os ver.

*EDIT

Saída da A25 para o IP3:

a25-ip3.jpg

E não, a fotografia não está invertida, nesse pequeno troço a circulação é mesmo "à inglesa". [:p]

Última edição:
tens em http://www.estv.ipv.pt/PaginasPesso...s/ManuaisCCDRNmiolo_AF/12SinRodoviaria_AF.pdf um documento interessante, pelo que vi não fala especificamente das letras com o objectivo de indicar uma saída ou localidade.

no entanto fala da colocação de várias marcas rodoviárias que te permitirão ter uma ideia do tamanho das mesmas e de alguma forma "extrapolar" para o tamanho que as letras devem ter ou não.

Esse foi um dos documentos que já tinha consultado e que não responde à minha questão. Extrapolar? As dimensões das únicas marcas com letras no pavimento que lá constam são as de STOP que têm dimensões fixas...como é razoável pensar-se...

Acho que estamos a chegar à mesma conclusão de que não existem critérios definidos quanto a isso em normas oficiais da JAE...[;)]

Já é usado há mais de 10 anos.

Usado sim...não percebo e devo continuar assim [:D] quais são os critérios de projecto...Aliás com as fotos postadas nesta página denota-se uma certa falta de critério! Com e sem hifen, mais esticado, menos esticado...[:D]

Aliás na mesma foto da CRIL, qual é o critério para se colocarem 3 setas direccionais seguidas quase umas em cima das outras? Acho que são decisões de obra...tem ar disso...

Última edição:
Na quarta à noite passei no túnel e estava a passar uma mensagem automatizada e sonora nos megafones a mencionar que não era permitido circular a pé no túnel.

Mais à frente iam efectivamente dois energúmenos a pé na berma do túnel. :sh) [8b]

Pareceu-me ser um sistema que detecta automaticamente a presença de pessoas a pé, mas já agora podiam incluir também informação para os condutores nos placares de informação variável.

Pessoal a pé na CRIL, principalmente na zona da Urmeira é o pão nosso de cada dia.

Acho que estamos a chegar à mesma conclusão de que não existem critérios definidos quanto a isso em normas oficiais da JAE...[;)]

Não existe não. Já procurei tb por todo o lado.

Contudo a foto de cima tem um desrespeito ao regulamento em vigor. A letra I de Coimbra tem espaçamento a mais. O espaçamento está definido no regulamento.

Também passei lá ontem nos 2 sentidos e gostei bastante da obra!

O limite de 70 enfim... sem comentários.

Outra coisa que não percebo é porque é que não puseram a indicação Pontinha nas placas mas tem outras localidades mais pequenas!

A explicação parece que tem a ver com o facto de futuramente ir existir um acesso directo à Pontinha, localizado depois da saída de Alfornelos (para quem vem do IC19).

Os porticos que tem radar são os que tem indicação de limite de 70 aceso [;)]

Não creio.

No sentido Algés->Sacavém só contei 2 pórticos com radar (um logo ao inicio e outro perto da saída para benfica).

No sentido inverso não ia tão atento, mas só me apercebi de 1 pórtico com radar, também junto à saída para benfica.

Os radares estão instalados nos pórticos, um por cima de cada faixa, atrás dos sinais luminosos. São caixas brancas com ~1metro de altura e 2 buracos (iguais aos da VCI), só dão para ver pelo espelho retrovisor.

Última edição:
Não creio.

No sentido Algés->Sacavém só contei 2 pórticos com radar (um logo ao inicio e outro perto da saída para benfica).

No sentido inverso não ia tão atento, mas só me apercebi de 1 pórtico com radar, também junto à saída para benfica.

Os radares estão instalados nos pórticos, um por cima de cada faixa, atrás dos sinais luminosos. São caixas brancas com ~1metro de altura e 2 buracos (iguais aos da VCI), só dão para ver pelo espelho retrovisor.

é isso mesmo, passei lá á uns dias e tive com atenção a isso, e quem vir de frente com atenção dá para ver em os caixotes e depois pelo retrovisor lá vemos o caixote com os dois buracos: lente e o famoso flash..cumps

Regulamento de Sinais de Trânsito​

Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de Outubro

Artigo 10.º​
Sinalização de mensagem variável
1- A sinalização de mensagem variável destina-se a informar o utente da existência de condições perigosas para o trânsito, bem como a transmitir obrigações, proibições ou indicações úteis.
2- A sinalização de mensagem variável é transmitida através de equipamentos de sinalização que contêm sinais de trânsito, símbolos ou texto, os quais podem variar em função das necessidades da informação a transmitir.

Li na diagonal e não vi se já foi referido, mas faltou dizer isto:

HIERARQUIA DA SINALIZAÇÃO

1. Agente regulador transito
2. Sinalização temporária
3. Sinalização Luminosa
4. Sinalização vertical
5. Sinalização horizontal (marcas rodoviárias)

A explicação parece que tem a ver com o facto de futuramente ir existir um acesso directo à Pontinha, localizado depois da saída de Alfornelos (para quem vem do IC19).

Haverá depois de estar concluido um certo troço, mas por ex para quem mora em algumas zonas da Pontinha, não fará grande sentido ir fazer mais uns 2/3klms e andar para trás! Além do mais penso que uma parte deste novo troço é chamado pelo "nó da Pontinha"... é um pequeno promenor... mas é uma falha não ter a indicação!

Voltar
Superior