SilverArrow
Moderador
Desproporcional....
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Acho que tem toda a lógica a Samsung agora perder tempo e dinheiro a recolher 1 bilhão de dólares em moedas....
Vocês acreditam em tudo, até no Pai Natal, não?
Depois rouba se um iphone dos novos, chega se a casa e o cabo que se tinha não dá. As pessoas não andam com o cabo do iphone para ser roubado em conjunto.
Penso que o acordo não existe nesses termos, a única coisa é terem que disponibilizar um adaptador para carregar por micro-USB (e sim, nem tem que vir na caixa). É precisamente este: Adaptador micro USB para iPhone Apple - Apple Store (Portugal)A apple tinha assinado o acordo de "cavalheiros" com a UE, e mais meia dúzia de fabricantes, para usar a saída micro-usb, e em compensação não seria obrigatório incluir cabos na caixa, vão abandonar esse acordo?
Penso que o acordo não existe nesses termos, a única coisa é terem que disponibilizar um adaptador para carregar por micro-USB (e sim, nem tem que vir na caixa). É precisamente este: Adaptador micro USB para iPhone Apple - Apple Store (Portugal)
A partir de agora vai ter é que haver um adaptador para o novo 9-pin dock-connector, finalmente após 10 anos mudam isso. Pelo novo tamanho é bem-vindo![]()
Ao contrário do micro/mini USB, este conector aparenta ser maciço em metal, portanto acredito que possa ter uma estabilidade que esses aparelhos não têm (até porque a qualidade de construção costuma ser muito diferente).Eu pessoalmente não gosto muito do novo formato/socket do dock connector. Tenho a certeza que a escolha foi bem analisada, testada e re-testada um bom par de milhões de vezes, mas mesmo assim á primeira vista antevejo graves problemas.
Reduzir fisicamente a largura do mesmo irá eventualmente dar menor solidez de suporte a eventuais assessórios. Vejo o caso do meu actual medidor de glucose, se eventualmente ele tivesse esse formato no socket certamente não teria a mesma solidez na ligação física com o iPhone. Ólho para vários outros modelos com socket microUSB e observo muito pouca solidez/bastante folga quando o cabo está ligado, em muitos chega a bandear consideravelmente. Pode não afectar a qualidade da ligação estabelecida, mas pessoalmente não gosto de ver um socket com essa característica. A ausência de mola/"dentes" laterais também não irá ser propriamente benéfica neste âmbito:
![]()
Outro problema prende-se com a alteração do macho/fêmea. Apesar de grande parte dos standards em sockets actuais usarem a parte plana dos contactos nos cabos, no sistema da Apple era o inverso. Creio a meu ver que a Apple nessa altura deu um banho de incompetência aos restantes standard sockets, não é preciso ser muito inteligente para verificar que o conector com maior desgaste/peças móveis que podem partir é o do lado dos pinos de mola. Ao colocar essa parte no cabo, reduz-se problemas inerentes á fiabilidade do design pois um cabo substitui-se facilmente e o conector do equipamento não. Com este novo conector estão a perder tudo o que alcançaram no modelo anterior. Talvez o espírito de feito-para-durar esteja a desvanecer-se e a Apple esteja a ceder ás pressões do mercado descartável.
Por fim, o anterior design é bastante conhecido pela sua ligação simplificada de muxers e demuxers estilo "serial", permitindo o uso de assessórios baratos e com circuitos simples. Com a redução do número de pinos vai tudo pelo cano abaixo. Substitui-se as ligações directas analógicas por código multiplexado, mais propenso a erros e significativamente mais complexo indo necessitar de mais complexidade e mais componentes do lado do assessório.
Aliás, desde que mudaram para o novo design mais plug & play, têm tido um ponto fraco que continua a não ser no sistema de mola, muito bem concebido e construído. É este o real problema:
![]()
Sim, o magsafe em L é muito melhor nesse aspecto do que os antigos magsafe em T. O meu (em L) nunca teve esse problema.Também já tive esse problema com o carregador do meu portátil.. Tive que comprar outro que vem com um sistema diferente (como os actuais)
Ao contrário do micro/mini USB, este conector aparenta ser maciço em metal, portanto acredito que possa ter uma estabilidade que esses aparelhos não têm (até porque a qualidade de construção costuma ser muito diferente).
Para além disso, não sei se será assim tão inocente e apenas relativa a questões de packaging, a mudança do 3,5mm jack para a parte inferior do chassis, facto do qual alguns dos acessórios de dock podem tirar partido para terem uma fixação com 2 pontos []
Quanto à inversão do lado que faz mola, já viste algum cabo oficial Apple a falhar por aí? Eu nunca em dezenas. Nem antes que usavam uma mola muito mais forte e ajuda humana para aliviar a inserção.
Aliás, desde que mudaram para o novo design mais plug & play, têm tido um ponto fraco que continua a não ser no sistema de mola, muito bem concebido e construído. É este o real problema:
Rumoriza-se também ajuda magnética (magsafe style), o que alivia ainda mais a questão, caso se confirme.
Outra coisa que seria muito bem-vinda e um grande avanço era a liga conexão ser simétrica, podendo inserir-se de ambas as formas o conector. Fisicamente parece poder fazê-lo, mas não sei se é tecnicamente possível. Ainda não vi nenhuma foto do novo conector do "outro lado" que mostre não ter contactos dos 2 lados.
Sim, o magsafe em L é muito melhor nesse aspecto do que os antigos magsafe em T. O meu (em L) nunca teve esse problema.
No entanto, curiosamente, o Magsafe 2 estreado no MBP retina, volta a ser em T
Mas suponho que tenha mantido a protecção com mais durabilidade.
Eu penso que percebi, mas já viste a parte fêmea dock connector danificado? É essa a minha questão. É claro que está sempre mais sujeito, mas com boa concepção e produção, torna-se num não-problema. O jack 3,5mm é um standard e não concebido pela Apple.Também já tinha pensado nessa do jack, mas qual a lógica de ligar um acessório e de perder a possibilidade de usar o jack?
Quanto á questão do macho/fêmea, creio que não me compreendeste. No actual design o conector do lado do iPhone é macho, com contactos lisos. No cabo está o lado fêmea com os contactos de mola. Esta disposição tem toda a lógica visto que com o uso a parte que está exposta a maior desgaste é o lado fêmea, e que eventualmente irá falhar mais cedo que o lado macho. Tal como no socket jack analógico, a parte fêmea é a que usualmente falha. Arrisco-me a dizer que nunca vi um jack macho danificado, já o lado fêmea do conector não posso dizer o mesmo. Inverter esse panorama neste novo design é a meu ver um retrocesso.
Um jack dummy é uma solução simples para resolver isso. Aliás, noutro tipo de acessórios (como aparelhagens), mesmo se não utilizarem o jack para extra suporte, o espaço para o jack poder continuar a ser utilizado será muito diminuto, se existente de todo. Não me parece uma implicação muito grande.O problema da deslocação do jack do topo para a base.
Neste caso ou o assessório inclui um jack dummy de modo a fazer a ponte entre o próprio e o conector original, ou então não há jack para ninguém.
Posto isto, outras opções passariam por os acessório serem desenhados assimétricamente de modo a dar espaço para um jack, o que pessoalmente penso que acabava por ser inestético e pouco funcional.
If it ain't broke don't fix it!