Tópico da Apple

Nem todas as RAMs são iguais, vai falar com a malta dos overclocks e percebes que há RAMs de baixa latência mais rápidas (e com mais qualidade) do que as normais. Duvido que a Apple as use nos iMacs.

A Asus (e creio que outras marcas) de algum tempo para cá tem vindo a anunciar que os condensadores usados em algumas das suas motherboards são feitos no Japão e aguentam 500.000 horas a trabalhar a 65ºC. ASUS Motherboard - 78 Times Longer Lifespan than Expected!
Mas isso quer dizer que elas são melhores?

Conheço bem o que é produção de semi condutores, e isso é daquelas coisas que nada conta! Podes ter uma memoria de excelente qualidade que não aceita overclocks...

Tudo avaria.

Na minha turma tinha 2 macs (MB 13, e MBP 15), ambos avariaram.

Na minha opinião a Mac tem um falso sentimento de qualidade, não estou a dizer que os PC's são melhores (que não são), mas os apple não são aquela maravilha que todos dizem que é.
Nada é error prone...

Tudo tem falhas, o que digo é que os apple falham menos que os outros, e isso ve-se nos vários estudos de qualidade espalhados pela net...

Taveirada, acredito que antes era assim (basta ver que os primeiros ipod tinham melhor som que os mais recentes),mas agora tenho as minhas duvidas.

Não vou mentir e dizer que não gostava de comprar um mac .

Mas quando vejo que por menos tenho mais (falando puramente em características)...

Eu pessoalmente acho que a percentagem de avarias na Apple deve estar mais ou menos na mesma, aliás a Apple continua ano após ano no primeiro lugar de satisfação e fiabilidade da pcmag.
O que me parece que está a acontecer é que a marca tinha 1 ou 2% de quota de mercado e era pouco discutida, ninguém a conhecia, a imprensa pouca cobertura dava, etc.
Agora com quase 10% de quota de mercado, com o sucesso do ipod e do iphone as pessoas dão mais cobertura e discutem mais os defeitos dos produtos, discutem mais as avarias, mas os produtos no geral continuam muito funcionais, qualidade acima da media e até estão mais baratos do que antigamente.
Tenho uma dezena de produtos Apple em casa e estou muito satisfeito, recomendo vivamente :)

Cumprimentos

Taveirada, acredito que antes era assim (basta ver que os primeiros ipod tinham melhor som que os mais recentes),mas agora tenho as minhas duvidas.

Não vou mentir e dizer que não gostava de comprar um mac .

Mas quando vejo que por menos tenho mais (falando puramente em características)...
Este é um teste recente:

AppleInsider | Apple leads 2009 customer satisfaction survey

Estou aqui à procura de quality surveys mas só encontro de 2007...

Já agora, uma coisa que poderá chocar alguns:
Podem encontrar um livro na Fnac (e leitura recomendada "Top Gestao" pelo jornal Expresso) chamado "Low Cost, o Fim da Classe Média".
Na capa sucintamente fala como marcas como a Ryanair, Ikea, Skype, Zara e Google estão a provocar uma verdadeira revolução relacionando estas ao desaparecimento da classe média.
A surpresa vem dentro do livro, pois se o comprarem e lerem, também a Apple é referida como um "case study" e um exemplo no âmbito das empresas Low Cost!
Quem diria, a Apple tantas vezes acusada por muitos como uma empresa careira e elitista, é referida no livro como uma empresa main stream "low cost".[;)]

Cumprimentos

Podem encontrar um livro na Fnac (e leitura recomendada "Top Gestao" pelo jornal Expresso) chamado "Low Cost, o Fim da Classe Média".
Na capa sucintamente fala como marcas como a Ryanair, Ikea, Skype, Zara e Google estão a provocar uma verdadeira revolução relacionando estas ao desaparecimento da classe média.
A surpresa vem dentro do livro, pois se o comprarem e lerem, também a Apple é referida como um "case study" e um exemplo no âmbito das empresas Low Cost!
Quem diria, a Apple tantas vezes acusada por muitos como uma empresa careira e elitista, é referida no livro como uma empresa main stream "low cost".[;)]

Cumprimentos

O que é que no entender do autor desse livro faz a Apple ser low cost quando comparada com os seus concorrentes?

O que é que no entender do autor desse livro faz a Apple ser low cost quando comparada com os seus concorrentes?

O livro na verdade não é sobre low cost, é mais sobre o fim da classe média, estado social vs fim da segurança social, enfim, abrange muita coisa, e fala das empresas low cost como uma consequência do desaparecimento da classe média e do facto de agora se produzir a nível mundial produtos indiferenciados para consumo das massas, massas essas que não são ricas, nem classe média são (é uma nova classe "de massas"), mas cujo desejo cada vez maior de consumir tem de ser alimentado.
Fala de cadeias pronto a vestir como a Zara, fala de cadeias de pronto a comer como a Prêt-a-Manger, fala da Dacia como exemplo de automóvel low cost, fala da Wal-Mart como cadeia de informática low cost, e refere a procura de produtos de consumo padronizado, "interclassistas", ao nível da escala global de que o exemplo mais citado é o... iPod.

Cumprimentos

Concordo com o artigo.
Diz lá que o resultado da Asus tem de ser levado com um "grain of salt", de resto não me surpreende ver a Apple e a IBM/Lenovo lá em cima, e a HP/Compaq e a Acer para o fim.
Como lá dizem o ano passado a Apple era líder, desceu agora um bocado, a Lenovo salvo erro o ano passado era segundo classificado, trocou de posição com a Apple, mas continuam ambas bem classificadas, a Asus é que de facto disparou, vamos a ver se mantêm essa posição neste e noutros estudos ou se foi um pico passageiro, a Apple essa já tem longa tradição nos lugares cimeiros.

Cumprimentos

Concordo com o artigo.
Diz lá que o resultado da Asus tem de ser levado com um "grain of salt", de resto não me surpreende ver a Apple e a IBM/Lenovo lá em cima, e a HP/Compaq e a Acer para o fim.
Como lá dizem o ano passado a Apple era líder, desceu agora um bocado, a Lenovo salvo erro o ano passado era segundo classificado, trocou de posição com a Apple, mas continuam ambas bem classificadas, a Asus é que de facto disparou, vamos a ver se mantêm essa posição neste e noutros estudos ou se foi um pico passageiro, a Apple essa já tem longa tradição nos lugares cimeiros.

Cumprimentos

De ressalvar que o preço dos portáteis dos restantes concorrentes é normalmente mais baixo. A gama Apple começa nos $1000, a HP, por exemplo, tem portáteis a partir dos $400 (sem contar com os netbooks).

De ressalvar que o preço dos portáteis dos restantes concorrentes é normalmente mais baixo. A gama Apple começa nos $1000, a HP, por exemplo, tem portáteis a partir dos $400 (sem contar com os netbooks).

Tudo bem, mas veja-se o caso da IBM/Lenovo, que geralmente também se posiciona bem nestes estudos, e em termos de preços não é muito barata, pelo menos os Thinkpads não me recordo de serem baratos (só se agora isso mudou).
De resto esse artigo parece que é só referente a portáteis, noutros estudos onde a Apple se classifica bem entram com toda a gama, que inclui produtos caros como o Mac Pro como produtos mais baratos como o Mac Mini.
Fora isso as gamas da Apple quando são substituídas levam a que as lojas vendam os portáteis da gama anterior bastante mais baratos, foi assim que o Macbook da minha mãe entrou em minha casa, foi comprado na Media Markt a 699€ (eu sei que não são $400 mas já se esteve mais longe)

Cumprimentos

Exacto, a Apple quando lança modelos novos, vende-os a preços muuuuito competitivos, não só comparando com HP's e DELL's, mas também até com computadores OEM! E diga-se, muita gente deve ser roubada á força toda quando compra computadores OEM, só uma "minoria" estará á vontade a comprar computadores OEM, se calhar, essa minoria está aqui no tópico a ler isto...

As coisas só se complicam quando as especificações vão ficando em fim de vida...

Ora é isso mesmo, um produto Apple só é realmente caro quando está em fim de vida, e mesmo nessa altura os preços costumam baixar quando vão ser lançados produtos novos.

Agora estar a comparar um imac com uma torre+monitor não faz sentido, são produtos completamente diferentes, se compararem um imac com produtos concorrentes semelhantes chega-se à conclusão que não é caro, está dentro do preço.

E também é hábito comprar macbooks com portáteis de 400 e 500€, mas isso também não faz sentido, não há portáteis de 13' com 5 horas de autonomia, teclado xpto, etc a menos de 1000€ e se houver estão em fim de vida porque vai sair um modelo novo, tal como acontece com os macbooks. Enfim, são discussões onde se tenta ganhar com argumentos e comparações que não estão bem feitas.

E não é que eu não ache os produtos da Apple caros, porque o são, especialmente para os meus bolsos curtos, mas também acho que os Sony Vaio (da mesma gama que os macbooks) caros.

Depende muito do que se quer num produto, se alguém quer apenas um portátil para ver filmes, texto etc, sem se preocupar com autonomia nem tamanho, e está a pensar (como é lógico) na carteira, um macbook não é a solução adequada.

Mesmo os novos mac minis, que eu acho caros, não são realmente caros no segmento deles, um pc daquele tamanho não se constrói por muito menos do que custa um mac mini e certamente nunca será tão pequeno. Agora se só tivermos em conta os componentes, o Mini é sem dúvida caríssimo, mas não se pode ter apenas isso em conta se se ponderar a compra de um, e isto aplica-se a qualquer produto Mac.

Enfim, cada macaco no seu galho. A Apple tem todos os produtos em vários segmentos específicos de mercado. O utilizador comum não necessita de 5 horas de autonomia num portátil, nem ter apenas um monitor com pc imbutido, ou um pc extremamente pequeno. Daí existirem estas discussões, há pessoas que não conseguem ver para lá do que acham que é melhor para eles mesmos e pensam que isso servem para todos.

Principalmente a qualidade das placas gráficas, das RAMs e das motherboards. Mas também podemos ir para os discos, drives ópticas, placas de som, etc.

Qualidade das placas gráficas???

OMG!

Uma coisa é usar os chips de topo, outra coisa é a qualidade dos componentes! [:D] O quê? Querias os dois e a bom preço? Isso não existe em lado nenhum!!!

E se queres potência, compra o MacPro...

RAMs... nem comento

E Motherboards... lol, aponta-me um único defeito!

Discos? O que é que têm os discos? Querias o quê? Um raptor? Achas que toda a gente precisa de um raptor? Enfim... regra geral os Macs arrancam mais rápido que o Windows :P

Drives Ópticas? WTF???

E Placas de Som... as que muitos pros usam, não são suficientes? Desculpa, mas a qualidade de som dos Macs sempre foi referência...

Bem se vê que a tua experiência com macs foi só olhar para eles...

Nem todas as RAMs são iguais, vai falar com a malta dos overclocks e percebes que há RAMs de baixa latência mais rápidas (e com mais qualidade) do que as normais. Duvido que a Apple as use nos iMacs.

A Asus (e creio que outras marcas) de algum tempo para cá tem vindo a anunciar que os condensadores usados em algumas das suas motherboards são feitos no Japão e aguentam 500.000 horas a trabalhar a 65ºC. ASUS Motherboard - 78 Times Longer Lifespan than Expected!

Ya, ya, ya, mas essas RAMS são caríssimas e não é só a Apple que não as põe, NENHUMA marca internacional as põe...

Alem disso, têm uma fiabilidade mais reduzida, ou seja o factor "caganço" foi reduzido...

Olha, essa história dos condensadores só apareceu recentemente porque houve uns tempos negros que as motherboards começaram todas a pifar, e agora vêm com essa dos condensadores feitos no JP...

E de certeza que a Apple utiliza componentes tão bons ou melhores que a Asus...

Mas se são assim tão boas, explica-me como é que a minha P5E, na altura, das melhores da Asus, acima, só mesmo as Maximus, deu o berro em menos de um ano... e para substituir, demorou mais de um mês?

Estás errado Vibri.

Existem marcas que vendem os PC's já com essas rams, falo da gama Gaming da Dell e da HP (para falar das conhecidas).

Dizes que são menos fiaveis, mas têm garantia "vitalicia" (as rams).

Outra coisa, se te avariasse um mac teu, também não demorava um mês?
Não sei como seria o teu caso, mas os mac que conheço, não foi menos de um mês.

Falas ai da Asus, não sei quem é que os fabrica agora, mas à não tão pouco tempo, a Asus fabricava e montava os Macbooks.

Cumprimentos

Há um livro que diz que não podemos comer camarão.

Esse livro, até é dos mais venerados (o mais) e dos mais (o mais) vendidos no mundo...

Chama-se a Biblia...

Estás errado Vibri.

Existem marcas que vendem os PC's já com essas rams, falo da gama Gaming da Dell e da HP (para falar das conhecidas).

Dizes que são menos fiaveis, mas têm garantia "vitalicia" (as rams).

Outra coisa, se te avariasse um mac teu, também não demorava um mês?
Não sei como seria o teu caso, mas os mac que conheço, não foi menos de um mês.

Há... Gamas Gaming, baratas, não?

E será que essas RAMs se produzem em SODIMM???

Eu acho que não... [:D]

Falas ai da Asus, não sei quem é que os fabrica agora, mas à não tão pouco tempo, a Asus fabricava e montava os Macbooks.

E depois? Eu sou o comprador final, bem sei que os Macbooks foram (e não sei se ainda são) fabricados pela Asus, e os Macs pela foxconn...

Mas... e depois? Qual é a diferença entre isso, e serem fabricados numa fábrica da China com o símbolo da Apple? Tu és o consumidor, o desenho, é da Apple, a garantia, é da Apple, e todo o resto é da Apple, não tens de lidar com a Asus ou Foxconn...

Compras uma motherboard da Intel, e também é Foxconn...

Atenção que não estou a falar mal da Asus, só estou a expor que essa tb avaria... apesar de ainda a preferir...

Há um livro que diz que não podemos comer camarão.

Esse livro, até é dos mais venerados (o mais) e dos mais (o mais) vendidos no mundo...

Chama-se a Biblia...

Há... Gamas Gaming, baratas, não?

E será que essas RAMs se produzem em SODIMM???

Eu acho que não... [:D]

E depois? Eu sou o comprador final, bem sei que os Macbooks foram (e não sei se ainda são) fabricados pela Asus, e os Macs pela foxconn...

Mas... e depois? Qual é a diferença entre isso, e serem fabricados numa fábrica da China com o símbolo da Apple? Tu és o consumidor, o desenho, é da Apple, a garantia, é da Apple, e todo o resto é da Apple, não tens de lidar com a Asus ou Foxconn...

Compras uma motherboard da Intel, e também é Foxconn...

Atenção que não estou a falar mal da Asus, só estou a expor que essa tb avaria... apesar de ainda a preferir...

Qualquer marca avaria, mas quando é a Apple é uma tempestade que não se entende! :confused::confused:

O problema da Apple com os preços, a meu ver, é que não têm nenhum produto verdadeiramente mainstream - excepto talvez o Macbook branco, e mesmo assim...

Ou é a construção em alumínio, ou é a duração maior da bateria, ou é o all-in-one num monitor, ou é um mini que pesa 1 Kg... há sempre algum valor acrescentado.

Se formos a ver a concorrência, por exemplo o recente HP Touchsmart em termos de especificações é inferior ao iMac, e custa praticamente o mesmo. E pelos visto, com sucesso, pelo crescimento da quota de mercado...

Eu comprei o meu 1º Mac e de facto, pelo menos em termos de portáteis, mais depressa volto a comprar um Mac do que outra marca. Apesar de genericamente, parecer mais caro.

Última edição:
Voltar
Superior