Tópico da Apple

Claramente! A camera de 48MB será optima, mas é a tal coisa para as fotos não profissionais a do 13 pro já é muito boa, o notch é mais pequeno, mas sinceramente não faz diferença na utilização.

A questão do preço e disponibildiade do iPhone 14 Pro vão ser problemas grandes.

Para quem quiser o iPhone 14 (não pro) mais vale comprar o iPhone 13, aliás os rumores do iphone 14 são tão fracos e tão parecido aos iphone 13 que por vezes parece que o iphone 14 (não pro) será apenas.. um iPhone 13, ainda não foi anunciado nada de relevador sobre o iPhone 14 (não pro). Vai manter o notch, cpu, basicamente tudo.

Vai mudar o numero que é um grande upgrade para quem for supersticioso. [;)]

O iphone 14 vai ser uma mudança de paradigma da Apple.

Vão finalmente cavar o fosso entre o Normal e o Pro.

E sim o 14 Normal vai ser basicamente um 13 neste primeiro ano.
O Pro vai passar a ter um update de processador que só chega ao Normal no ano seguinte.

Vou ficar a espera para ver como se comporta essa camara com 48mp em fotos de pouca luz, o calcanhar de aquiles de camaras de sensores pequenos.. Sensores com muitos megapíxeis costumam ter mais problemas com ruido de imagem em baixa luminosidade, vamos ver se o poder computacional consegue resolver esse problema.

Vou ficar a espera para ver como se comporta essa camara com 48mp em fotos de pouca luz, o calcanhar de aquiles de camaras de sensores pequenos.. Sensores com muitos megapíxeis costumam ter mais problemas com ruido de imagem em baixa luminosidade, vamos ver se o poder computacional consegue resolver esse problema.

A Apple segundo os rumores resolveu o problema tornando os 48MB em 12MB quando a luz é baixa ou de pouca qualidade. Como vai funcionar na práticas temos de esperar para ver. Mas acredito que vá funcionar bem porque fotos à noite (eventos sociais e afins) é algo comum com iPhone e não será aceitavel uma regressão.

Isso era um problem há uns anos. Agora já não. Os sensores são dinâmicos. O número de pixels utilizados varia consoante as condições de luz, tempo de exposição, etc.

A Apple segundo os rumores resolveu o problema tornando os 48MB em 12MB quando a luz é baixa ou de pouca qualidade. Como vai funcionar na práticas temos de esperar para ver. Mas acredito que vá funcionar bem porque fotos à noite (eventos sociais e afins) é algo comum com iPhone e não será aceitavel uma regressão.

Exatamente.

Tenho sido um cliente Samsung, passaram-me pelas mãos entre telefones e tablets vários modelos da Sul Coreana desde tijolophones smartphones sendo o ultimo o já antigo S9 com o qual estava satisfeito não fosse dar-lhe o fanico quando puxo por ele (quando aquece fica com o ecrã verde). Na prática para o que tenho feito com ele não impede utilização mas vou reformar o velhote.

Fiz uma pesquisa pelo mercado e vou para um ainda mais velho que o S9, pelo menos por fora, o SE 2022.
Para a utilização que dou parece-me que vai ser suficiente sendo o poder de processamento dá sempre jeito e se o sistema iOS for tão bom quanto dizem talvez compre um mais "actual" e fique o SE para reserva.
A minha pergunta é onde costumam comprar os aparelhos da maçã? Conhecem alguma loja online ou física que valha a pena?

Tenho sido um cliente Samsung, passaram-me pelas mãos entre telefones e tablets vários modelos da Sul Coreana desde tijolophones smartphones sendo o ultimo o já antigo S9 com o qual estava satisfeito não fosse dar-lhe o fanico quando puxo por ele (quando aquece fica com o ecrã verde). Na prática para o que tenho feito com ele não impede utilização mas vou reformar o velhote.

Fiz uma pesquisa pelo mercado e vou para um ainda mais velho que o S9, pelo menos por fora, o SE 2022.
Para a utilização que dou parece-me que vai ser suficiente sendo o poder de processamento dá sempre jeito e se o sistema iOS for tão bom quanto dizem talvez compre um mais "actual" e fique o SE para reserva.
A minha pergunta é onde costumam comprar os aparelhos da maçã? Conhecem alguma loja online ou física que valha a pena?

Depende. Há sempre as Fnacs desta vida, Amazon, etc, onde podes encontrar novos e usados com promoções. Também há o mercado de usados onde se encontram bons negócios. E tens a loja oficial da Apple. Depende do que é que procuras.

Se estiveres naquela, quero só experimentar e depois logo vejo, se fosse eu se calhar até procurava um bom negócio nos usados. É uma questão de teres um objetivo definido. [;)]

Depende. Há sempre as Fnacs desta vida, Amazon, etc, onde podes encontrar novos e usados com promoções. Também há o mercado de usados onde se encontram bons negócios. E tens a loja oficial da Apple. Depende do que é que procuras.

Se estiveres naquela, quero só experimentar e depois logo vejo, se fosse eu se calhar até procurava um bom negócio nos usados. É uma questão de teres um objetivo definido. [;)]
Penso que não, sou o tipo de utilizador que não valoriza muita personalização, muita pintelhice que depois não serve para nada, quero algo que funcione bem e rápido, sem bugs e chatices e pelo que ouço dizer é algo forte no sistema iOS, logo se verá. [;)]

Acho que neste caso não justifica usados, o valor dele não é muito alto e o modelo é recente, poupo uns 100 ou poucos mais euros para usado...
Prefiro novo e evitar toda a chatice de lidar com vendedores e comprar um aparelho já utilizado.

O 13 Pro comprei na Amazon. Só pelo apoio ao cliente acho que compensa bem.

https://ionline.sapo.pt/artigo/775789/contactless-uma-mina-para-roubos?seccao=Portugal_i

Nao gostei muito do tom catastrófico do artigo sobre os pagamentos sem contacto, mas é um bom lembrete para não ter cartões na carteira com o modo de contacto activado e usar em vez disso o apple ou Google pay, que são muito mais seguros, já que requer o telemóvel desbloqueado, e se os dados são interceptados não faz mal que são de uso único.

https://ionline.sapo.pt/artigo/775789/contactless-uma-mina-para-roubos?seccao=Portugal_i

Nao gostei muito do tom catastrófico do artigo sobre os pagamentos sem contacto, mas é um bom lembrete para não ter cartões na carteira com o modo de contacto activado e usar em vez disso o apple ou Google pay, que são muito mais seguros, já que requer o telemóvel desbloqueado, e se os dados são interceptados não faz mal que são de uso único.

Essa coisa de passar terminais TPA pelos bolsos das pessoas é um bocado tanga, pelo menos cá na Europa, porque a rastreabilidade imediata do circuito do dinheiro expõe logo, se não o assaltante, o caminho que vai fazer chegar até ele. Os ganhos potenciais do carteirist dificilmente compensam o risco e o "investimento".

O iphone 14 vai ser uma mudança de paradigma da Apple.

Vão finalmente cavar o fosso entre o Normal e o Pro.

E sim o 14 Normal vai ser basicamente um 13 neste primeiro ano.
O Pro vai passar a ter um update de processador que só chega ao Normal no ano seguinte.

na prática é um regresso encapotado aos tempos dos 8/X e dos XS/XR...

Preciso de fazer uma aquisição de um iPhone antes do que estava a planear.
Em cima da mesa estão as seguintes opções:

- 12 Mini 64 GB recondicionado, 440€
- 11 64 GB novo, 450€
- SE 2022 128 GB novo, 480€
- 12 Mini 64 GB novo, 560€
- 13 Mini 128 GB novo, 670€

Naturalmente que a ideia é gastar o mínimo possível. A pessoa actualmente tem um 6S que está a dar as últimas.
A preferência ia para os Mini, mas os preços não estão a descer assim tanto, daí terem entrado ali o 11 e o SE 2022 na mistura.
Tendo este cenário, o que escolheriam?

Opções mais baratas seriam p.e. um XS 64 GB recondicionado na casa dos 300€, mas para isso acho que "transferia" o meu e ia na mesma buscar outra opção para mim.

- 11 64 GB novo, 450€

Naturalmente que a ideia é gastar o mínimo possível. A pessoa actualmente tem um 6S que está a dar as últimas.
A preferência ia para os Mini, mas os preços não estão a descer assim tanto, daí terem entrado ali o 11 e o SE 2022 na mistura.

Opções mais baratas seriam p.e. um XS 64 GB recondicionado na casa dos 300€, mas para isso acho que "transferia" o meu e ia na mesma buscar outra opção para mim.

Tendo em conta que colocas aí o 11 ao barulho no meio de opções mais compactas, não consideras o XR? Ainda mais barato do que o XS e dá totalmente conta do recado.

Tendo em conta que colocas aí o 11 ao barulho no meio de opções mais compactas, não consideras o XR? Ainda mais barato do que o XS e dá totalmente conta do recado.

Em usados não se apanham grandes diferenças entre o XR e o XS, apesar de serem 2 aparelhos bem distintos.
Há excepções, claro, depende muito da altura em que se compra. Acho que dei aqui nota, comprei recentemente para outro familiar um XR 128 GB na Swappie por ~280€, mas os preços entretanto até subiram.
Enquanto escrevia isto e fazia uma rápida pesquisa, também me aparecia um XR 64 GB grade B na Worten online por 245€, mas ao tentar fazer a compra já tinha ardido...

O 11 e o SE 2022 estão ali por serem novos e por me parecer que estes preços podem ser competitivos, mas entre os 2 seria provavelmente o 11.
De qualquer forma, o formato "familiar" do SE 2022, praticamente igual ao 6S entenda-se, até podia ser uma vantagem nesta compra.

- 11 64 GB novo, 450€

Pela capacidade e por ser mais recente, desses todos o 13 mini 128GB novo faz mais sentido.

Eu tive há pouco tempo numa situação parecida, primeiro iPhone (e telefone) para a minha filha de 10 anos, fiquei na dúvida entre o 11 com 128GB e o 12 mini com 64GB, ambos novos e com o mesmo preço praticamente, optei pelo 11 pela capacidade da bateria, mais memória e maior ecrã, mas sei que perdia na qualidade do ecrã, câmeras e processador. E pessoalmente acho o ecrã do mini demasiado pequeno, o tamanho do ecrã e a capacidade da bateria são mesmo os aspectos negativos, senão não tinha dúvidas na sua aquisição, era o melhor pacote no geral.

Voltar
Superior