Tópico da Apple

Sempre disse que o ideal são ambos, já que nenhum é bulletproof. Mas a Apple não conseguiu a tempo aplicar o fingerprint no ecrã.

Mas fará sentido ter os dois?

Ou se vai por um lado ou por outro. Não faz qualquer sentido voltar-se ao touch ID.

O sentido é melhorar o Face, nomeadamente na capacidade de reconhecimento na horizontal que é onde está a maior falha actual na utilização normal que eu encontro no X...

Sim, falou-se de muita coisa, até de um sistema proprietário da apple.
Mas a verdade é que no tempo do Steve Jobs tenho 99% de certeza que o X saia com fingerprint no ecrã.
Mas os tempos são outros e serem verdadeiramente inovadores não faz parte do léxico.

Por ser que no iPhone 11 já tenha Fingerprint no ecrã.

Também me parece. Mas pronto, ninguém é insubstituível e as coisas continuam.

Apesar de não ter experiência com o Face ID e até achar que o Touch ID tem falhas (eu por exemplo muitas vezes não consigo desbloquear, basta ter as mãos suadas o que é regular), acho que a opção de um sistema dentro do próprio ecrã era a 1ª escolha e seria a que teríamos agora com toda a gente contente

Por mim podem por o Face Id num sitio que eu ca' sei. Infelizmente vamos ter que gramar com isto por teimosia da Apple. Pode ser pancada, mas não gosto de feixes de luz apontados 'a minha cara. O touch id nunca teve problemas.
Nao vai faltar muito ate' haver hipótese de fazer autenticação do dedo em qualquer ponto do ecrã. E ai, basicamente, cada gesto que se faca, ha autenticação em simultâneo.

Por mim podem por o Face Id num sitio que eu ca' sei. Infelizmente vamos ter que gramar com isto por teimosia da Apple. Pode ser pancada, mas não gosto de feixes de luz apontados 'a minha cara. O touch id nunca teve problemas.
Nao vai faltar muito ate' haver hipótese de fazer autenticação do dedo em qualquer ponto do ecrã. E ai, basicamente, cada gesto que se faca, ha autenticação em simultâneo.

Então e quando estás a olhar para o ecrã não levas com feixes de luz na mesma? [:D]

Não tens qualquer feixe de luz apontado à cara.

Entendendo-se luz por algo no espectro do visível.

Porque fora de espectro -que é isso que se trata-, a vida na Terra está cheia de "luzes espetadas à cara" desde o momento em que saias à rua até ao momento em que te deitas na escuridão (do visível) do teu quarto [:D]

Outra clássica é dizerem o ordenado em valores brutos [:D]

Ora ai uma coisa que nunca percebi, gabarem-se dos salários em valores brutos. O que interessa é o que cai na conta ao fim do mês ( líquido ).

Comparar vencimentos sem ser através de valores brutos é que não faz sentido.

O vencimento bruto depende apenas de diferenças que o empregador induz no vencimento.
Já o vencimento líquido depende da fiscalidade aplicável ao trabalhador/família.

Não faz sentido nenhum comparar o vencimento líquido de um gajo solteiro sem filhos, com o vencimento líquido de um gajo casado, deficiente, e com 6 filhos.

Por alguma razão os valores de vencimentos usados para comparação em países civilizados são valores brutos ao ano.

Os vencimentos devem ser comparados em valores brutos por categoria (base, IHT, subsídios, prémios, etc.).
Ter um vencimento base de 1000 é melhor que 800 base + 200 de um qualquer subsídio ou prémio. E se não percebem porquê, esperem até ver as diferenças do que vão receber em caso de baixa ou desemprego.

Há muita malta aí nos "talhos", que ganha pouco no base para depois ganhar o resto por fora de modo a não pagar impostos, e que estão todos contentes a falar do vencimento líquido… até ao dia em que tenham de receber uma baixa média ou um subsídio de desemprego. Aí deixam de se rir.

Quanto ao Touch ID vs Face ID…

Não só o Touch ID é muito mais prático e rápido, como é mais seguro.
O que a Apple apregoa é uma falsa verdade.
Ou seja, tecnicamente até pode não estar a mentir, mas na prática a realidade outra.
É caso para dizer: com a verdade me enganas.

Face ID: 1 / 1.000.000
Touch ID: 1 / 50.000

Admitindo que tecnicamente são estes os valores em causa, o problema é onde estão no planeta os tais gajos que têm uma impressão digital "igual" à nossa, ou uma cara "igual" à nossa.

No Face ID, todos os gajos estão na nossa casa ou de contacto próximo (familiares).
No caso do Touch ID estão espalhados pelo planeta.

A probabilidade de apanhar alguém (que não o próprio) a desbloquear com Face ID é infinitamente maior que com o Touch ID.

Mais, o Touch ID permite elevar a segurança para níveis estratosféricos, e o Face ID não.
Como?
No Touch ID, para uma operação que necessite de maior segurança,… PEDEM-SE IMPRESSÕES DE DOIS DEDOS DIFERENTES!!!

1/50.000 * 1/50.000 = 1/2.500.000

Já é mais seguro que com o Face ID.
Se pedirmos 3 dedos, fica virtualmente impossível de haver alguém igual.

Já com o Face ID, só se fizer reconhecimento facial também ao pinto…

[:)]

Point taken. É mais uma questão psicológica. Mas não é esse o meu deal breaker. É mais o facto da Apple acabar com algo que funcionava bem só porque a tecnologia permite um novo método de autenticação.

Point taken. É mais uma questão psicológica. Mas não é esse o meu deal breaker. É mais o facto da Apple acabar com algo que funcionava bem só porque a tecnologia permite um novo método de autenticação.

Não. Só porque são idiotas. Totalmente idiotas.

Todas as empresas têm gajos burros, é uma questão de haver um CEO que os deixa à solta ou não…

Gates: não
Jobs: não
Ballmer: sim
Cook: sim
Nadella: não

Basta ver o Touch Bar, Face ID, USB-C, teclado borboleta, wireless charging, morte do MagSafe, etc.

Isso é o problema quando se põe o "fica bonito na montra da loja" à frente da user experience. Noutras marcas é o oposto, coloca-se o "podem mudar tudo e mexer em tudo" à frente da user experience.

O que gostava do Jobs é que ele não só sabia o que é user experience, sabia o que o mercado quer...e mais tinha tomates para impôr a sua vontade. E acreditem, não é por se se dono de uma empresa que conseguimos remar contra as marés de gajos que sabem pouco da coisa (não lhes chamaria burros, apenas com ideias próprias e a achar que o mundo tem de ser igual a eles)

Também não será o meu deal breaker pois o tlm é muito mais e resolveu uma coisa que para mim era o pior dos tlms - a quantidade de espaço da frente que não é ecrã.

Mas que tinham implementado melhor com um Touch ID debaixo do ecrã, tinham.

E não esquecer que esses 1:50 000 não são uma limitação imposta pelas impressões digitais como fonte, mas sim um limite imposto pela metodologia usada na tecnologia actual que dita um determinado erro e imprecisão(e em parte também devido à aceitação de parciais como autenticação e não exclusivamente impressões whole finger). É mais que natural que esse numero aumente à medida que os métodos e tecnologia avancem, coisa que a Apple se distanciou de esclarecer ou referir.

Galton que foi um pioneiro do uso das impressões digitais, calculou que a probabilidade de duas pessoas terem a mesma impressão é de 1:64 000 000 000.

Comparar vencimentos sem ser através de valores brutos é que não faz sentido.

O vencimento bruto depende apenas de diferenças que o empregador induz no vencimento.
Já o vencimento líquido depende da fiscalidade aplicável ao trabalhador/família.

Não faz sentido nenhum comparar o vencimento líquido de um gajo solteiro sem filhos, com o vencimento líquido de um gajo casado, deficiente, e com 6 filhos.

Por alguma razão os valores de vencimentos usados para comparação em países civilizados são valores brutos ao ano.

Os vencimentos devem ser comparados em valores brutos por categoria (base, IHT, subsídios, prémios, etc.).
Ter um vencimento base de 1000 é melhor que 800 base + 200 de um qualquer subsídio ou prémio. E se não percebem porquê, esperem até ver as diferenças do que vão receber em caso de baixa ou desemprego.

Há muita malta aí nos "talhos", que ganha pouco no base para depois ganhar o resto por fora de modo a não pagar impostos, e que estão todos contentes a falar do vencimento líquido… até ao dia em que tenham de receber uma baixa média ou um subsídio de desemprego. Aí deixam de se rir.

Exactamente porque o teu rendimento EFECTIVO (gostas de caps, também sabemos usar [:D]) é influenciado pelo tipo de agregado familiar que tens e as tuas particularidades individuais, é IDIOTA falares em valores brutos que NUNCA traduzirão o teu rendimento disponível. E é o teu rendimento disponível que consubstancia as tuas capacidades relativas à aquisição de bens.

2 tipos com exactamente o mesmo trabalho e o mesmo bruto não poderão saber exactamente o que ganham se falarem em brutos e um for solteiro e o outro tiver 6 filhos e for deficiente.

Logo, estás numa contradição de termos sobre a tua própria afirmação inicial..

Os países que falas onde se discutem ordenados pelo bruto anual são países em que o teu diferencial fiscal entre bruto e líquido altera muito menos -do que em Portugal- consoante o teu agregado familiar, portanto, onde o líquido do gajo solteiro e o do casado com 6 filhos e deficiente são mais parecidos ou, vá, menos desiguais.

Mas numa coisa tens razão. A falar de rendimento, deveríamos falar do anual, exactamente pela confusão que os 13º e 14º meses fazem (ou países como a Grécia em que chegou a existir "17º mês"), nomeadamente quando há cada vez mais pessoas no mercado de trabalho a recibos verdes. Nem é preciso ir buscar os exemplos do talhante que recebe por fora. E até para comparar com um ordenado noutro país, exactamente porque há países que têm esses "extras" institucionalizados e outros não têm. O que interessa no final é o valor anual e líquido em cada país.

Última edição:
Mas estamos a falar de comparação de ordenados - emprego por emprego? Deve ser o bruto anual + outras regalias (carro, seguro saúde, tlm, prémios extra, etc.)

O liquido serve para ver o que um agregado familiar tem disponível cada mês. Mas isso varia tanto com coisas que nada têm a ver com o cargo em questão, que não pode ser utilizado...lá porque eu vivo sozinho e tu tens 6 filhos e uma mulher sem rendimento...ganhas o mesmo se for bruto.

Tens é mais dinheiro disponível mensalmente. É que o "disponível" é só por descontos que depois são ajustados no IRS todos os anos. São apenas deduções à colecta (tirando a SS que é igual)

Eu sinceramente não consigo perceber o interesse de ter a impressão digital no ecrã ou onde os Iphone têm.

Anteriormente tinha um SE cujo sistema era da primeira geração e francamente o sistema e localização do meu Huawei Nova funcionava melhor (muito mais rapido e menos sensivel a pele seca ou outra característica qualquer.

Agora deixei-me ir no consumismo e troquei por um iPhone 8 supostamente com a ultima evolução e honestamente o sistema e localização do Huawei funciona melhor. É instantâneo ate com uma pessoa como eu que quase não tem impressão digital e que sempre teve problemas com autenticação nos relogios de ponto. O anterior e o novo aqui do serviço simplesmente não conseguem registar uma impressao digital válida, tenho sempre de usar um código.

Portanto o do Huawei que não tem camaras fotograficas nem nada la perto e que com um simples toque desperta o telefone funciona muito bem. A unica situação em que e menos pratico é quando o telefone esta sobre a mesa mas a maior parte das vezes nem preciso de desbloquear, basta ver as notificações e se for caso disso entao agarro o tlm e o dedo cai naturalmente sobre o sensor desbloqueando.

Alias devo referir mesmo que considero a posição do sensor nos iphone pouco ergonomica.

Já para mim o pior dos cenários é mesmo na parte de trás. Lá está, como estragar perfeitamente válidos use-cases de utilização. :sh)

Felizmente não foram nessa onda. E a prova é que mais uma vez são as Huaweys desta vida que vão atrás. Não ter investigação e desenvolvimento em algo tão comum num smartphone é mau, e é o que sinto de muitas marcas.

Não estou com isto a defender a posição da Apple agora. Como disse, só usando no dia-a-dia. Uma coisa garanto, ter de levantar o tlm da mesa para entrar não me serve.

Trabalho ao pc e uso o tlm para coisas do mundo Apple, até para ouvir música. Sempre que queria mudar de album ou abrir uma app ou responder a algo, tinha de pegar no tlm.

O Touch ID não é perfeito a ler as minhas impressões, mas isso é defeito meu [:D] Estou curioso para ver o Face ID neste use-case

Eu sinceramente não consigo perceber o interesse de ter a impressão digital no ecrã ou onde os Iphone têm.

Anteriormente tinha um SE cujo sistema era da primeira geração e francamente o sistema e localização do meu Huawei Nova funcionava melhor (muito mais rapido e menos sensivel a pele seca ou outra característica qualquer.

Agora deixei-me ir no consumismo e troquei por um iPhone 8 supostamente com a ultima evolução e honestamente o sistema e localização do Huawei funciona melhor. É instantâneo ate com uma pessoa como eu que quase não tem impressão digital e que sempre teve problemas com autenticação nos relogios de ponto. O anterior e o novo aqui do serviço simplesmente não conseguem registar uma impressao digital válida, tenho sempre de usar um código.

Portanto o do Huawei que não tem camaras fotograficas nem nada la perto e que com um simples toque desperta o telefone funciona muito bem. A unica situação em que e menos pratico é quando o telefone esta sobre a mesa mas a maior parte das vezes nem preciso de desbloquear, basta ver as notificações e se for caso disso entao agarro o tlm e o dedo cai naturalmente sobre o sensor desbloqueando.

Alias devo referir mesmo que considero a posição do sensor nos iphone pouco ergonomica.

Nesse caso até poderá haver uma situação diferente.
Pode ser o Huawei que tem tem menos segurança e permite mais margem de erro e por isso abre com mais facilidade que o iphone.

Por exemplo cmg o TouchiD funciona perfeitamente, com a minha mulher nem por isso.

Pois, eu em regra não tenho o tlm em cima da mesa quando estou ao PC, estão normalmente de lado por cima do bloco de gavetas ou mesmo dentro da primeira gaveta. Não teclo mensagens nem nada disso em cima da mesa. Se tenho de mandar uma sms ou whatsapp agarro no telemóvel. Também posso meter o código e desbloquear mas e rarissimo fazer isso.

Se tenho o telemóvel no bolso do casco por exemplo, ao agarrar nele ja toquei no sensor por tras e quando olho para o telemovel já ele está desbloqueado.

Eu tenho ambos os aparelhos e da minha experiencia o sensor atras nem é uma má solução.

Estou mais insatisfeito com o facto do iPhone 8 pouco acrescentar relativamente ao SE por praticamente o dobro do preço, tendo em conta inclusivamente no que diz respeito à rapidez no uso do dia a dia do que com o sensor do Huawei ser atras [:D]

Não sabia desses defeitos, obrigado pela informação, mas está prevista alguma apresentação em breve da apple?
Gostava de comprar um smartwatch e apesar de não gostar nada do formato quadrado do Applewatch pelo que estive a ver os que usam Android Wear 2.0 quando emparelhados com o Iphone perdem muitas funções e existem limitações como os smartwatches passam a informação das apps para o Iphone.
Também não quero estar a investir dinheiro nisto se está para breve o lançamento de novos modelos.

Provavelmente em Setembro os novos relógios

Já agora em relação ao LTE, o cartão vai ter custos, não sei se estás a contar com isso, mas não é um simples cartão gemeo, na Telekom (Alemanha) o minimo que custa é 4.5€ por mês para ter um cartão virtual no relógio. ( não sei se já estavas a ter isto em conta, afinal é mais uma mensalidade que pode tirar alguma atratividade à ideia de ter o relógio com um cartão funcional)

Voltar
Superior