O iPhone 8 tem um problema que o vai comprometer a prazo, 2 GB de RAM, é o mesmo problema do iPhone 6, saiu com 1 GB de RAM e a prazo começou a ficar muito lento, com a última atualização do iOS ficou bom para pisa papeis...
É uma vergonha tendo em conta que se vende a 829 o mais barato! Não me venham com a treta que o hardware não interessa, o importante é a experiência de utilização, porque com essa quantidade de RAM disponível a breve prazo a experiência de utilização vai ser bastante lenta e desagradável.
Acho que os 2 GB hoje em dia são melhores que o mero 1 GB do 6 há um ano*.
Até porque os 3 GB só foram introduzidos o ano passado e só no modelo Plus (que por ter o dobro dos pixeis precisa naturalmente de mais RAM porque as apps acabam por ocupar um pouco mais espaço em memória). Embora há quem diga que o 1 GB extra está também relacionado com as necessidades do setup dual câmaras algo que não é necessidade nos modelos 4,7" por serem single câmara.
Dito isto percebo perfeitamente o que dizes, nomeadamente a médio prazo (a longo então é mais que óbvio).
Aliás há dois anos quando comprei o 6S o bump em performance do A9 face ao ao A8 (67% a mais em single e tb em multi core, tal como uma tb grande evolução de GPU) e o duplicar da RAM foram fatores altamente preponderantes na decisão [

]
Isto quando o 6 tinha sido uma evolução tímida do 5S em termos de SoC, uns 20% de melhoria em CPU, pouco mais em GPU e o mesmo 1 GB de RAM DDR3.
iOS e macOS é muito giro e tal, mas os números tb fazem a sua diferença não vamos ser maluquinhos. Aliás com as novas releases isso torna-se mais que óbvio já que nos primeiros dois anos de mercado todos os iPhones são sempre muito fluídos.
*isto pois há 1 ano o 6 fez 2 anos de mercado, sendo que o 6S e 6S+ fazem agora 2 anos e estrearam os 2 GB de RAM nos iPhones.
Provavelmente o meu iPad mini 2 também foi comprado com desconto porque me lembro de ser um valor desse género. Foi muito melhor compra que o Nexus 7.
Já não tenho esse iPad mini 2, passei a um familiar e agora tenho um mini 4 que também estou satisfeito. Tenho pena que o formato venha a ser abandonado.
O mini 2 wifi 16 GB saiu a cerca de €400 (409 acho) em 2013, mas ao longo do primeiro ano foram havendo algumas promos que o deixaram a €330-350 (?). Eu acabei por comprar sem qualquer desconto (o único idevice/mac que comprei sem ser com desconto mais ou menos considerável face ao PVP) mal saiu o mini 3 um ano depois a €309, na altura o PVP. Ainda hoje 3 anos depois o utilizo qb. Eu e a Maria.
Dá para ver youtube na WC, uns jogos de vez em qd (embora há uns meses que não jogue ida), ver TV/youtube enquanto se faz algo na cozinha, navegar por aqui no tapatalk (embora isso faça mais no iPhone confesso), ver/mostrar fotos que tenho na dropbox e ainda fazer bastante FaceTime embora isso seja só a Maria.
A vantagem face a um portátil é que dá para levar para todo o lado, até porque já há uns anos que o MBP está em modo desktop uns 90% do tempo ou mais.
Estou super arrependido de ter feito o update do iPad mini 3 para o iOS11. A bateria passou a drenar de uma maneira parva e não há versão X.Y.Z que resolva isso.
E pelo que leio todos os devices que não são recentes têm estas queixas do iOS11.
Eu tenho pena pois por um lado os iPads ganham e muito com as novas features (dock, CC e app drawer novos), mas por outro já sei que vai dar barraca e não dá para voltar atrás pelo que continuo no 10.3.3 no mini 2.
Compraste o mini 3 por alguma razão em particular ? A única feature extra face ao 2 é o Touch ID...
O mini 4 sim tem um "A8+" (clock um pouco mais elevado) com 2 GB de RAM, um ecrã claramente melhor (em pretos, contraste e range de cores) e ainda uma câmara traseira um pouco melhor (embora isto seja um bocado daquelas coisas que gente "normal" não usa, nos iPads até se usa mais a câmara frontal para vídeo chamada).
Mas o mini 4 mais cedo ou mais tarde tb vai começar a dar de si (como o mini 2/3 já vai dando) pois este A8 mesmo com 2 GB de RAM já tem uns anitos. O próprio GPU é o mesmo do iPhone 6 sendo que no iPad tem de puxar muito mas muito mais pixeis.