Tópico da Apple

Tamanho e resolução do ecrã (o que pode ser uma desvantagem para alguns), possibilidade de acrescentar armazenamento com um microSD, e claro está, o Android, que neste momento acho mais funcional que o iOS.
O que não invalida que o 5s seja um excelente produto, até mais "premium", mas bastou 5 minutos de browser no ecrã de 4" de um iphone 5 para me decidir.

As vendas em Portugal devem estar pelas ruas da amargura, fazendo um ligeiro offtopic, outro exemplo é as PS4, é quase surreal as caixas de consolas em todas as fnacs/worten quando na europa central está tudo esgotado e muita gente "desesperada" para conseguir uma antes do natal.

Dai não me admirar que a fnac faça umas promoções em produtos acabados de sair como os mac's a ser se a vendas melhoram.

E não só.
Já que o W8 não vende, e os fabricantes não fazem modelos com Linux, sobra
tentar vender os Macs, que é uma alternativa excelente para quem não quer o
W8.
De que se queixa quem não compra Mac? Do preço. Ora, a FNAC está a reduzir
esse motivo. O que não ganha na venda do Mac, ganha na venda dos acessórios.

Já a PS4 é um caso à parte.
Um computador é uma ferramenta de trabalho (tanto para quem trabalha como
para quem estuda). Uma consola está nos lugares mais baixos da lista de
prioridades do orçamento.

A isso eu consigo te responder.

A app para iPad fazia mais do que crashar, simplesmente deixava de funcionar e tinha que de ser reinstalado para voltar a funcionar.
A extensão para meter o hangout a funcionar a partir do browse, não dava para instalar no Mac porque não era de um development certificado. E para windows também era preciso andar a instalar coisas, que apesar de ser simples, os meus pais( utilizadores com poucos conhecimentos) não conseguiram, e no windows a google não tem desculpas para não oferecer o chrome já com isto tudo preparado.

O skype é instalar, login, e está a funcionar.

A minha experiência foi à uns 2 meses, alguns dos pontos devem estar resolvidos, mas foi o suficiente para ainda não voltar a tentar, principalmente porque o skype "funciona".

Já o Facetime, é muito bom mas só serve se a pessoa do outro lado o tiver, já o iMessage, que considero espectacular, é o mesmo problema, mas o iMessage tem um problema que o whatapp não tem, o iMessage assume que eu quero enviar uma sms e tenta evitar isso, o que faz com que muitas vezes não seja lá grande alternativa.
O Whatapp/Facebook messager já partem de outra lógica, que é que eu não quero enviar sms.

Por estas limitações todas acabo por ficar sempre com o mesmo.

Última edição:
Não querendo ser chato mas consegues-me dizer quais as vantagens que vês no teu S4 em relação ao Iphone?

Não tenho um 5s para comparar, mas dei o salto de um iphone para o s4 e as principais vantagens para mim estão relacionadas directamente com a informação que consigo ter disponível no menor tempo possível. O S4 para além do ecrã maior com resolução FHD (nas viagens de avião até vejo filmes lá sem me chatear muito) permite usares várias apps ao mesmo tempo, por exemplo teres numa metade do ecrã o google maps a passar a navegação e na outras poderes consultar o mail ou o que quiseres, o air view permite ver um preview dos emails o que ajuda a achar informação recente sem ter que andar a abrir e fechar mails (para além de que não os marca as read) e por fim as widgets (sei que isto é do android e não do s4, mas como tenho ambos em casa prefiro usar a skin da samsung ao stock), para mim revolucionaram o dia à dia, poder fazer swipe para a direita e ver o meu calendário do més inteiro, swipe para a esquerda e ver os meus alarmes e o tempo, etc etc... isto tudo sem ter que andar a abrir e fechar apps.

Isto é a minha experiência de utilização (que sou um utilizador com muita pouca paciência para andar sempre a mexer no telemóvel), não quer dizer que se aplica a toda a gente ou provavelmente à maioria das pessoas.

Tentei focar-me só nas diferenças relativas ao 5s.

A nível profissional é complicado usar o Google Hangouts... eu bem gostava mas mesmo as empresas que usam os serviços google para a empresa (mails etc etc), para que possam usar o email da empresa para os hangouts é necessário que se active o Google + para as contas [8b] (o que é bastante awkward). Também não faz muito sentido andar a dar mails pessoais a clientes / colegas etc.

As limitações do Skype versão free, são extremamente irritantes, não dar para fazer conference calls com video para mais de uma pessoa e não dar para partilhar o ecrã para mais de uma pessoa tira-me do sério.

A isso eu consigo te responder.

A app para iPad fazia mais do que crashar, simplesmente deixava de funcionar e tinha que de ser reinstalado para voltar a funcionar.
A extensão para meter o hangout a funcionar a partir do browse, não dava para instalar no Mac porque não era de um development certificado. E para windows também era preciso andar a instalar coisas, que apesar de ser simples, os meus pais( utilizadores com poucos conhecimentos) não conseguiram, e no windows a google não tem desculpas para não oferecer o chrome já com isto tudo preparado.

O skype é instalar, login, e está a funcionar.

A minha experiência foi à uns 2 meses, alguns dos pontos devem estar resolvidos, mas foi o suficiente para ainda não voltar a tentar, principalmente porque o skype "funciona".

Pois... esse é o problema do Skype: "funciona".

Quanto ao Google Hangouts, não me referia para ao universo Apple.
Nunca usei o FaceTime mas, se o dizem, não tenho razões nenhumas para duvidar que
tenha qualidade excepcional nas chamadas.

Referia-me ao Google Hangouts como alternativa à falta de FaceTime por mudar de
iPhone para Android. Ou seja, o MSantos estava a equacionar o Nexus, sendo que o
problema do Nexus seria não ter o FaceTime e por isso iria ser "obrigado" a usar o Skype.
Eu refiro o Google Hangouts como alternativa ao Skype, não ao FaceTime.

Quanto a bugs do Hangouts em ambiente Apple, desconheço. Mas de certeza que os
que eventualmente existam serão resolvidos mais tarde ou mais cedo. Fiz uma
pesquisa no Google, e o que encontrei foi de Outubro. Aparentemente deverá estar
resolvido por esta altura.

Não tenho um 5s para comparar, mas dei o salto de um iphone para o s4 e as principais vantagens para mim estão relacionadas directamente com a informação que consigo ter disponível no menor tempo possível. O S4 para além do ecrã maior com resolução FHD (nas viagens de avião até vejo filmes lá sem me chatear muito) permite usares várias apps ao mesmo tempo, por exemplo teres numa metade do ecrã o google maps a passar a navegação e na outras poderes consultar o mail ou o que quiseres, o air view permite ver um preview dos emails o que ajuda a achar informação recente sem ter que andar a abrir e fechar mails (para além de que não os marca as read) e por fim as widgets (sei que isto é do android e não do s4, mas como tenho ambos em casa prefiro usar a skin da samsung ao stock), para mim revolucionaram o dia à dia, poder fazer swipe para a direita e ver o meu calendário do més inteiro, swipe para a esquerda e ver os meus alarmes e o tempo, etc etc... isto tudo sem ter que andar a abrir e fechar apps.

Isto é a minha experiência de utilização (que sou um utilizador com muita pouca paciência para andar sempre a mexer no telemóvel), não quer dizer que se aplica a toda a gente ou provavelmente à maioria das pessoas.

Tentei focar-me só nas diferenças relativas ao 5s.

Obrigado Avant e Andantdodia pelas vossas experiências, mas fiquei com uma dúvida, a possibilidade de dividir o ecra em 2 e o airview são features da samsung ou todos os "novos" android têm isso?

A nível profissional é complicado usar o Google Hangouts... eu bem gostava mas mesmo as empresas que usam os serviços google para a empresa (mails etc etc), para que possam usar o email da empresa para os hangouts é necessário que se active o Google + para as contas [8b] (o que é bastante awkward). Também não faz muito sentido andar a dar mails pessoais a clientes / colegas etc.

As limitações do Skype versão free, são extremamente irritantes, não dar para fazer conference calls com video para mais de uma pessoa e não dar para partilhar o ecrã para mais de uma pessoa tira-me do sério.

1. Nada te impede de criar uma conta só para efeito profissional no Gmail.
2. Depende sempre das políticas das empresas, até há empresas que bloqueiam
tudo o que é chat, incluindo o Skype. Ou no limite configuram como tráfego de
baixa prioridade, que vai dar ao mesmo porque deixa de ser utilizável.

Mas como este é um caso de utilização pessoal, essa questão não se coloca.

1. Nada te impede de criar uma conta só para efeito profissional no Gmail.
2. Depende sempre das políticas das empresas, até há empresas que bloqueiam
tudo o que é chat, incluindo o Skype. Ou no limite configuram como tráfego de
baixa prioridade, que vai dar ao mesmo porque deixa de ser utilizável.

Mas como este é um caso de utilização pessoal, essa questão não se coloca.

Não faz muito sentido dar duas contas profissionais a um cliente uma para mails e outra para contacto vídeo, acaba por ter que se gerir duas contas.

Mas sim para uso pessoal actualmente é hangouts o caminho a seguir.

Acho que não precisa de ser o chrome, qualquer browser dá desde que acedas ao gmail e vás a partir daí.

Se for outro browser tem que ter plugin disponível para ele.
https://support.google.com/plus/answer/1216376?hl=en
https://www.google.com/tools/dlpage/hangoutplugin

Portanto, não é "qualquer" browser, apenas os suportados.
Idem para os sistemas operativos.

Assim, em lugar de andar a descrever as configurações onde funciona, é mais fácil
dizer: se tiver o Chrome, funciona. O que não invalida que possa funcionar sem o
Chrome.

Há um sítio onde não funciona:
https://support.google.com/chat/known-issues/24941
The Windows 8-style UI doesn’t allow web browsers to use plugins. This means that features like Call Phone in Gmail and computer-to computer voice and video chat, that use the Voice and Video plugin, won’t work in the Windows 8-Style UI.However, you can still use Call Phone and Voice and Video chat by switching from the Windows 8-style UI to Desktop mode.
If you don’t have the Voice and Video plugin installed you can download it here.
[h=4]Additional Resources[/h]

Se for outro browser tem que ter plugin disponível para ele.
https://support.google.com/plus/answer/1216376?hl=en
https://www.google.com/tools/dlpage/hangoutplugin

Portanto, não é "qualquer" browser, apenas os suportados.
Idem para os sistemas operativos.

Assim, em lugar de andar a descrever as configurações onde funciona, é mais fácil
dizer: se tiver o Chrome, funciona. O que não invalida que possa funcionar sem o
Chrome.

Há um sítio onde não funciona:
https://support.google.com/chat/known-issues/24941

É impressão minha ou isso são 99% dos browsers e 99% dos sistemas operativos (em utilização global). [:p]

No W8 ou W8 rt funciona em desktop mode como todas as outras funcionalidades que não desenvolvidas para correr em UI.

Repara que não quis dizer que a tua resposta estivesse incorrecta apenas quis mostrar ao user que tinha mais opções.

É impressão minha ou isso são 99% dos browsers e 99% dos sistemas operativos (em utilização global). [:p]

No W8 ou W8 rt funciona em desktop mode como todas as outras funcionalidades que não desenvolvidas para correr em UI.

Repara que não quis dizer que a tua resposta estivesse incorrecta apenas quis mostrar ao user que tinha mais opções.

99% dos sistemas talvez, dos browsers não.
Aliás, em Linux há muita gente a usar o Chromium em lugar do Chrome.
E o Opera também tem alguma expressão, principalmente para quem usa Mobile Broadband
ou outras ligações com pouca largura de banda e/ou onde o tráfego se paga.

Lembro-me de um cruzeiro que tinha Internet a bordo (a pagantes), e onde a largura de
banda era miserável (por satélite, muito provavelmente). Se eu soubesse teria instalado
o Opera antes de embarcar. Ficou-me de emenda. Opera é essencial ter instalado em
qualquer plataforma móvel (laptop, tablet, smartphone), mesmo que não se use, é bom
estar lá para quando se precisa.

Voltar
Superior