Tópico da Apple

É uma brincadeira porque há uns meses comprei um MacBook Air 8GB e aqui na altura originou-se uma discussão na qual um user afirmou que 8 GB só dão para ir "ao Facebook e ao Whatsapp".

Passados meses, e até estou com o beta Monterey, tenho instalados 4 browsers, Final Cut Pro, Logic Pro, Affinity Photo, Atom, Zoom, Office, One Drive, Trello, etc, e pasme-se, o Mac não tem nenhum problema a nível de performance. Ou seja, aquilo que tu confirmaste (e que eu assinalei a negrito), foi exatamente o que toda a gente diz desde que o M1 foi lançado e o que eu pude comprovar através de uma utilização diária.

Mas eu já não vou dar mais para este peditório. [;)]

Por curiosidade, qual costuma ser a quantidade de memoria swap que tens?

O que mais me surpreende e que nunca aquece, nunca “bufa”

Nao e claramente igual a 8 gb em windows

Por curiosidade, qual costuma ser a quantidade de memoria swap que tens?

O que mais me surpreende e que nunca aquece, nunca “bufa”

Nao e claramente igual a 8 gb em windows

Normalmente não tenho (por exemplo agora). Não ando sempre a ver o monitor de atividade, mas as vezes que vi e que tinha creio que andava na casa dos 20 mb, 100 mb. Acho que só subiu mais uma vez quando estava a trabalhar com o Affinity e tinha várias outras coisas abertas (mail, browser, etc). Mas a performance nunca caiu.

Normalmente não tenho (por exemplo agora). Não ando sempre a ver o monitor de atividade, mas as vezes que vi e que tinha creio que andava na casa dos 20 mb, 100 mb. Acho que só subiu mais uma vez quando estava a trabalhar com o Affinity e tinha várias outras coisas abertas (mail, browser, etc). Mas a performance nunca caiu.

O meu por causa do tipo de uso e quantidade de apps chega anda entre os zero e os 3 gb

Mesmo assim nunca se reflete na performance

Quando abro a tampa e ele esta em modo de suspensão as vezes demora 10 segundos a aparecer a imagem, as vezes e instantâneo

O excel (que infelizmente tenho que usar) não e rapido a abrir (ainda pisca algumas vezes na barra) mas depois de abrir é muito mais fluido do que no windows (com a carga que usava)

A verdade é que o meu pc windows tinha que ser reiniciado diariamente, arrastava-se varias vezes ao dia, estava grande parte do dia com as ventoinhas ativas

Em reunioes e top, parece que a bateria e milagrosa, dura muito mesmo

E estou a comparar com um pc que a preco normal custava literalmente o dobro deste mac

Eu ia comprar o mac com 16gb mas pelo preco alvo estava esgotado. Nao me preocupou muito, porque o objetivo era mesmo experimentar, ver se me adaptava

Ainda so la vao 2 meses, ainda a ver se surge alguma “incompatibilidade” mas ja estou super adaptado

O meu por causa do tipo de uso e quantidade de apps chega anda entre os zero e os 3 gb

Quando abro a tampa e ele esta em modo de suspensão as vezes demora 10 segundos a aparecer a imagem, as vezes e instantâneo

O excel (que infelizmente tenho que usar) não e rapido a abrir (ainda pisca algumas vezes na barra) mas depois de abrir é muito mais fluido do que no windows (com a carga que usava)

A verdade é que o meu pc windows tinha que ser reiniciado diariamente, arrastava-se varias vezes ao dia, estava grande parte do dia com as ventoinhas ativas

E estou a comparar com um pc que a preco normal custava literalmente o dobro deste mac

Eu ia comprar o mac com 16gb mas pelo preco alvo estava esgotado. Nao me preocupou muito, porque o objetivo era mesmo experimentar, ver se me adaptava

Ainda so la vao 2 meses, ainda a ver se surge alguma “incompatibilidade” mas ja estou super adaptado

Também comprei um Air M1 há um mês ou dois para uso pessoal e é um absurdo.

Vim de um Macbook Pro Intel de 16'' que usava para trabalho e posso dizer que este M1 é estupidamente melhor em tudo e custa menos de metade.

Com o uso ocasional que lhe dou (netflix, browser, email e algum FM) carrego 1x por semana [:D]

Nem quero imaginar quando todo o software estiver optimizado para ARM.

Algo de estranho aí, aqui num M1 mini (16gb), Excel abre instantaneamente.

Algo de estranho aí, aqui num M1 mini (16gb), Excel abre instantaneamente.

Deves estar enganado. 8 Gb ought to be enough for anybody. [:D]

Quando alguém me conseguir explicar como se eu fosse muito burro, porque é que milagrosamente o processador M1 precisa de menos RAM para correr as aplicações actuais, muitas com uma camada de abstracção com o Rosetta, fico convencido.

Também comprei um Air M1 há um mês ou dois para uso pessoal e é um absurdo.

Vim de um Macbook Pro Intel de 16'' que usava para trabalho e posso dizer que este M1 é estupidamente melhor em tudo e custa menos de metade.

Com o uso ocasional que lhe dou (netflix, browser, email e algum FM) carrego 1x por semana [:D]

Nem quero imaginar quando todo o software estiver optimizado para ARM.

Depois de meio ano de uso, cada vez mais satisfeito. A nivel de carregamento uma vez por semana.
Impecável. Leve, robusto e rapidissimo.

Nota que o meu desktop é um Ryzen 2600 com NVME e bastante rápido. Não fica muito atrás o M1.

Deves estar enganado. 8 Gb ought to be enough for anybody. [:D]

Quando alguém me conseguir explicar como se eu fosse muito burro, porque é que milagrosamente o processador M1 precisa de menos RAM para correr as aplicações actuais, muitas com uma camada de abstracção com o Rosetta, fico convencido.

Alguém disse que dava para todos?... o que tu disseste é que só dava para ir ao Facebook, não tentes virar o bico prego...

Mas realmente essa é boa, então a versão de 8gb trabalha com edições de vídeo "normais" quase tão bem como a versão 16GB, mas já faz uma diferença brutal ao abrir o excel?

E o excel está otimizado para o M1, não está emulado.

Mas pronto, continua a conduzir em direção contrária a todos. Pelos vistos continuas certo... eu e outros tantos pobres milhões só conseguimos ir ao Facebook. [:D]

O preço está bastante atractivo. Será uma boa máquina para trabalhar em AutoCad?

Se estás habituado a AutoCad para Apple, força.
Se estás habituado a AutoCad para Windows... esquece.
Eu bem tentei e não consegui. Com o confinamento, tentei trabalhar no meu iMac em Autocad, e trabalha-se, mas a produtividade é muito reduzida. E depois sabendo que ia ter de trabalhar em Windows em outros locais... Comprei um portatil windows. [:D]

Alguém disse que dava para todos?... o que tu disseste é que só dava para ir ao Facebook, não tentes virar o bico prego...

Mas realmente essa é boa, então a versão de 8gb trabalha com edições de vídeo "normais" quase tão bem como a versão 16GB, mas já faz uma diferença brutal ao abrir o excel?

E o excel está otimizado para o M1, não está emulado.

Mas pronto, continua a conduzir em direção contrária a todos. Pelos vistos continuas certo... eu e outros tantos pobres milhões só conseguimos ir ao Facebook. [:D]

O que é importante é cada um sentir-se bem com a sua compra e achar que fez um belo negócio. It's magic!

Continuo é a aguardar a justificação técnica, e não de marketing ou de fanboy, para 8 Gb no M1 serem de repente suficientes para tudo e equivalentes a 16 gb num x86.

O que é importante é cada um sentir-se bem com a sua compra e achar que fez um belo negócio. It's magic!

Continuo é a aguardar a justificação técnica, e não de marketing ou de fanboy, para 8 Gb no M1 serem de repente suficientes para tudo e equivalentes a 16 gb num x86.

Não tenhas a menor dúvida que este MBA 8/256 GB por €999 é dos melhores negócios de smp em produtos Apple. Não é magia, mas é quase e se há 2/3 anos me dissessem que a Apple ia lançar um portátil com este performance, autonomia e preço eu não ia acreditar...

Como o cjr te disse, ng disse que chegava para toda a gente.

Mas é impressionante o que faz. Em certos use cases faz o mesmo que um MBP 16" com i9 e 16 GB e com uma autonomia mto melhor e por 1/3 do preço.

Em edição de vídeo no FCPX em com workflows multicam 4K, com efeitos, LUTs, etc. etc. é impressionante, e isto é uso profissional!

Do que vejo não sei se é equivalente a 16 GB em x86, mas se não for anda mesmo muito perto e é mto melhor que 8 GB em Intel/x86.

Se tens dúvidas procura vídeos do canal "Max Tech" por exemplo e vais ver o que o M1 é capaz, mesmo com meros 8 GB de RAM.

Que aliás no teu lugar é o que eu faria antes de postar aqui o que tens postado...

Atenção que eu há anos que batalho na importância da RAM e como em Macs sem possibilidade de fazer upgrade os 16 GB são/eram imperativos.

Mas agora com o M1/ARM mudei de opinião pois os 8 GB nesta arquitetura é bem diferente.

Se pode vir a ter as suas limitações no futuro? Talvez, sobre isso não posso falar com certezas. Mas sobre o presente e curto/médio prazo (3/4 anos) tenho muito poucas dúvidas sobre o que digo/escrevo.

Não tenhas a menor dúvida que este MBA 8/256 GB por €999 é dos melhores negócios de smp em produtos Apple. Não é magia, mas é quase e se há 2/3 anos me dissessem que a Apple ia lançar um portátil com este performance, autonomia e preço eu não ia acreditar...

Como o cjr te disse, ng disse que chegava para toda a gente.

Mas é impressionante o que faz. Em certos use cases faz o mesmo que um MBP 16" com i9 e 16 GB e com uma autonomia mto melhor e por 1/3 do preço.

Em edição de vídeo no FCPX em com workflows multicam 4K, com efeitos, LUTs, etc. etc. é impressionante, e isto é uso profissional!

Do que vejo não sei se é equivalente a 16 GB em x86, mas se não for anda mesmo muito perto e é mto melhor que 8 GB em Intel/x86.

Se tens dúvidas procura vídeos do canal "Max Tech" por exemplo e vais ver o que o M1 é capaz, mesmo com meros 8 GB de RAM.

Que aliás no teu lugar é o que eu faria antes de postar aqui o que tens postado...

Atenção que eu há anos que batalho na importância da RAM e como em Macs sem possibilidade de fazer upgrade os 16 GB são/eram imperativos.

Mas agora com o M1/ARM mudei de opinião pois os 8 GB nesta arquitetura é bem diferente.

Se pode vir a ter as suas limitações no futuro? Talvez, sobre isso não posso falar com certezas. Mas sobre o presente e curto/médio prazo (3/4 anos) tenho muito poucas dúvidas sobre o que digo/escrevo.

Continuo a aguardar a justificação técnica.

Claro que o M1 é espectacular não só pela performance, mas sim pela performance / watts.
Eu se puser um Ryzen 9 5950x com 8 Gb e um celeron com 16 Gb também garanto que o Ryzen é superior na maior parte dos casos.

O que eu não compro, é que por artes mágicas um CPU de 64 bits de repente precise de metade da RAM para funcionar tão bem como os outros. E é isso que está a ser insinuado / discutido. Até admito que o código para ARM seja bem mais pequeno, mas desde há muito que o código executável é uma minúscula fracção do que é armazenado na memória, a maioria são dados. Isso do tamanho do código era bem relevante quando os PC's tinham 640k de memória base, e o executável tinha que caber lá.

Há já 10 anos que vi a limitação de 8 Gb para correr uma máquina virtual, por exemplo. E a maior parte das pessoas que usam um Mac para trabalhar tem lá uma maquinazinha virtual de Windows para correr aquelas coisas de que se precisa de vez em quando e que simplesmente não há para Mac.

Evidentemente que para correr uma aplicação de cada vez, 8 Gb são mais que suficientes a maior parte das vezes.

Dão muitas vezes o exemplo do FCPX, mas os editores de vídeo estão muito mais dependentes da velocidade do processador do que da memória. E o M1, para além de ser muito rápido, tem uma parte dedicada para aceleração de vídeo fenomenal no FCPX.

Eh pah, eu não estou a desdenhar das compras das pessoas. Já disse aqui que a continuar esta evolução, nem me importava nada de comprar um laptop com ARM da Apple.
Agora não me tentem convencer que por ter um processador mágico, 8 Gb é uma boa compra em 2021. Não é. Muito menos num Laptop de 1000€.

Mas isto é recorrente nos Apple users. Perdem um bocado de racionalidade a tentar explicar algumas limitações incompreensíveis dos seus produtos. Tudo bem na mesma.

Depois de ter tido um iPhone 5s durante 5 anos que funcionou lindamente, trocado por um iPhone 7 que era optimo até o ter oferecido (e ainda está em uso), tive a excelente ideia (não foi mau) de ter trocado por um pixel1, que tinha todos os problemas típicos de 1 geração, 2 anos depois troquei por um pixel 3 (700€ + 700€..) que agora vai acabar as actualizações e suporte apesar de estar optimo.

Para ter mais de 3 anos de suporte, por querer melhor integração por exemplo com a wallet, no outro dia queria adicionar um boarding pass da Tap na app da google e nada, até que pronto, olha, tiro um screenshot e pronto. E puff, o google pergunta se queria adicionar aquilo à wallet. E tenho tido tantos problemas destas, e é difícil discutir com a malta que só usa Android porque limitam-se a bater na tecla que funciona e pronto, "é fácil", e não percebem a diferença de facilidade de utilização.

A ultima tem sido com o Android Auto no carro, com o iPhone aquilo funciona a 100%, com o Android aquilo funciona a 75%, muitas vezes deixa do nada de funcionar, e já tive que reiniciar o sistema do carro para aquilo voltar a funcionar. Perdi a paciência. E depois a google insiste em deixar Portugal de fora de muitos serviços (tipo google pay mas não só) e felizmente a Apple pode não ter lojas em Portugal mas felizmente lança os serviços em Portugal.

Este mês lá volto a ter um iPhone que espero que me dure mais de 5 anos como habitualmente, se correr mal cá estarei para reclamar.

Continuo a aguardar a justificação técnica.

Claro que o M1 é espectacular não só pela performance, mas sim pela performance / watts.
Eu se puser um Ryzen 9 5950x com 8 Gb e um celeron com 16 Gb também garanto que o Ryzen é superior na maior parte dos casos.

O que eu não compro, é que por artes mágicas um CPU de 64 bits de repente precise de metade da RAM para funcionar tão bem como os outros. E é isso que está a ser insinuado / discutido. Até admito que o código para ARM seja bem mais pequeno, mas desde há muito que o código executável é uma minúscula fracção do que é armazenado na memória, a maioria são dados. Isso do tamanho do código era bem relevante quando os PC's tinham 640k de memória base, e o executável tinha que caber lá.

Há já 10 anos que vi a limitação de 8 Gb para correr uma máquina virtual, por exemplo. E a maior parte das pessoas que usam um Mac para trabalhar tem lá uma maquinazinha virtual de Windows para correr aquelas coisas de que se precisa de vez em quando e que simplesmente não há para Mac.

Evidentemente que para correr uma aplicação de cada vez, 8 Gb são mais que suficientes a maior parte das vezes.

Dão muitas vezes o exemplo do FCPX, mas os editores de vídeo estão muito mais dependentes da velocidade do processador do que da memória. E o M1, para além de ser muito rápido, tem uma parte dedicada para aceleração de vídeo fenomenal no FCPX.

Eh pah, eu não estou a desdenhar das compras das pessoas. Já disse aqui que a continuar esta evolução, nem me importava nada de comprar um laptop com ARM da Apple.
Agora não me tentem convencer que por ter um processador mágico, 8 Gb é uma boa compra em 2021. Não é. Muito menos num Laptop de 1000€.

Mas isto é recorrente nos Apple users. Perdem um bocado de racionalidade a tentar explicar algumas limitações incompreensíveis dos seus produtos. Tudo bem na mesma.

Sistema operativo desenhado para uma configuração específica de hardware tem um grande peso na solução

Por exemplo a Microsoft tem o Surface Laptop mas não tem o windows optimizado para este, é so mais um portatil (para mim uma desilusão de portatil, tambem temos cá I7 16gb ram)

Não é mais do que acontecia com o IOS vs Android com os Androids a precisar de uma carga enorme ee ram para fazer o mesmo que o ios.

No windows ja nem os 16 gb fazem milagres, o windows 10 comecou bem, mas atualmente..:

Estou neste momento com 5 gb de swap SAP Gui a ocupar 3,18

E produtos da microsoft a tentar boicotar a experiência (Teams com 1,6 gb)

Skype com mais 0,5

Outlook com uns normais 0,6

Para ja é o pc mais fluido que tive neste emprego, e curiosamente o mais barato

Depois de meio ano de uso, cada vez mais satisfeito. A nivel de carregamento uma vez por semana.
Impecável. Leve, robusto e rapidissimo.

Nota que o meu desktop é um Ryzen 2600 com NVME e bastante rápido. Não fica muito atrás o M1.

A bateria e um absurso

Fui de ferias uma semana leveio para ver netflix e trabalhar um pouco, so o carreguei no regresso

Se estás habituado a AutoCad para Apple, força.
Se estás habituado a AutoCad para Windows... esquece.
Eu bem tentei e não consegui. Com o confinamento, tentei trabalhar no meu iMac em Autocad, e trabalha-se, mas a produtividade é muito reduzida. E depois sabendo que ia ter de trabalhar em Windows em outros locais... Comprei um portatil windows. [:D]

Já trabalho em AutoCad versão Windows à quase 20 anos, o meu está a precisar de ser renovado, a verdade é que os pcs estão caríssimos e como já tenho mais produtos Apple em casa sem darem qualquer chatice estava com vontade de ir para um MacBook Pro.

Quais as dificuldades que sentiste na mudança? O unico lugar onde trabalho em CAD é no meu escritório.

Tem importância para a rapidez, sem dúvida, agora para os requisitos de memória, é que continuo à espera que me expliquem detalhadamente como é que isso se faz.

Basicamente fazes praticamente o mesmo com um windows de 8gb e um de 16gb

A diferença é que com 8 gb vai mais vezes ao disco

O windows olha mais para percentagem, quer seja num pc com 8 ou 16 com as mesmas apps abertas vao estar com a mesma percentagem de memoria livre (escreve mais no de 16)

Nem sempre isso provoca um benefico na performance, excepto quando precisa de fazer swap de grandes quantidades

No caso do mac começa logo pela gestão de memoria ser diferente (escreve mais no de 16 mesmo “sem precisar” mas proporcionalmente não e tanto mais.

Mas a grande diferença é que o swap não se faz sentir da mesma forma que no windows

No MAC a gestão da memoria e bastante transparente, se numa utilização normal nao fizeres swap, nem sequer precisas de ter um de 16 gb

Depois ha as tretas da ram ser unificada (estar ligada direta ao processador) que apesar de ser da area não me apeteceu explorar.

De qualquer forma para mim idealmente 16gb pela quantidade de apps que tenho abertas a nivel profissional e peso das mesmas.

Estou bem, podia estar melhor, mas nao estou pior do que com I7 11 Gen e 16 de ram

A vantagem é que se amanha me cansar é so pegar num pc novo windows

Voltar
Superior