Tópico da Apple

A Apple é uma companhia bem sucedida (constato o óbvio...), mas não há necessidade de fazer dela o suprasumo da existência.

Uma imagem para não levarmos estas coisas demasiado a sério:
ipad-vs-stone.jpg

Não vejo aqui ninguém a fazer da apple o supra-sumo.

Vejo é uma quantidade de apple haters piores que em muitos tópicos da vw.

Era muito mais interessante quando isto era o tópico apenas da Apple. Agora dia 12 de Setembro deve ser apresentado o iPhone 5, e acredito que o iPad Mini veja a cor do sol, um portátil 13'' retina e pelo menos uma actualização aos pc's de secretária, tanto o iMac como Mac mini talvez levem uma actualização de hardware, vai ser interessante ver se aguentam as drives ópticas, eu aposto que não.

O meu Air anda com problemas no wireless, mas apenas na rede eduroam, agora já percebo que que o pessoal só actualiza o sistema operativo a partir da versão .3 ou .4. A actualização .1 supostamente corrigiu alguns problemas de autenticação em redes wireless, mas fiquei na mesma.

Quantos às cópias à Apple dos outros portáteis, infelizmente não conseguem a experiência de utilização. A grande diferença do Mac OS para o windows, na minha opinião, o sistema operativo é realmente usado, no windows apenas serve de base para se instalar aplicações, essas sim que usamos.

Última edição:
Porra, cada vez que fico umas horas sem ver este tópico tenho que navegar entre toneladas de lodo e spam até ver algo que se aproveite. Nojo.

Anyway, um vídeo de um excelente mockup da Macrumors de como será o funcionamento do iOS num iPhone de 4".

A pergunta que eu deixo no andar é:

Se a Samsung investisse o dinheiro da multa a contratar gente com ideias e inovadora será que não iria compensar mais?

A pergunta que eu deixo no andar é:

Se a Samsung investisse o dinheiro da multa a contratar gente com ideias e inovadora será que não iria compensar mais?

1- A Samsung nao faz so smartphones, se vamos falar em coisas inovadoras, a Samsung no geral (incluindo toda a Samsung, isto vai desde TV's, maquinas de uso domestico a construçao de veiculos e o auxilio na construçao de edificio) mete a Apple a um canto.

2- Vê o que foi apresentado no ultimo Unpacked na IFA e compara com os produtos da Apple (o Galaxy Camara por exemplo, daqui a pouco tambem é copia de um produto da Apple).

3- Ja chega de falar da Samsung [:D]

Última edição:
E só custou 1 Bilião :) peanut's para os coreanos.

Eu sei que sou chato mas como já te vi várias vezes a dizer isto fica a correcção. A tradução de "1 Billion" para português é "Mil milhões".

Já "1 Bilião" em Português (que é o que afirmas erradamente) tem a tradução para Inglês de "1 trillion"...

Mas sim, de qualquer maneira, é muito guito [:D]

Galaxy S III adicionado ao patent lawsuit:

1. Apple revolutionized the market in personal computing devices. Apple’s iconic
mobile devices, including the iPhone and iPad, are now among the most distinctive and
successful products in the world. The revolutionary patented design and user experience of these
products are the result of Apple’s massive investment in innovation and have contributed to the
extraordinary acclaim and success of Apple’s products.

2. Samsung has systematically copied Apple’s innovative technology and products,
features, and designs, and has deluged markets with infringing devices in an effort to usurp
market share from Apple. Instead of pursuing independent product development, Samsung
slavishly copied Apple’s innovative technology, with its elegant and distinctive user interfaces
product design, in violation of Apple’s valuable intellectual property rights.

3. In April 2011, Apple sued Samsung in this Court for a previous round of products
that infringe intellectual property rights related to Apple’s iPhone and iPad mobile devices:
Apple Inc. v. Samsung Electronics Co., Ltd., et al.
, Case No. 5:11-cv-01846-LHK, which is set for
trial before the Honorable Lucy H. Koh on July 30, 2012 (hereinafter the “Earlier Case”).
Despite that lawsuit, Samsung has continued to flood the market with copycat products, including
at least 17 new infringing products released prior to filing the original complaint in the instant
action. Since then, Samsung has continued to release new infringing products, including its
current flagship device, the Galaxy S III. While Samsung’s new products infringe many of the
same design patents, utility patents, trademarks, and trade dress rights that are at issue in the
Earlier Case, Samsung’s new products also infringe additional utility patents, some of which
issued after Apple filed the Earlier Case.

4. Apple is filing this suit to put an end to Samsung’s continued infringement.

Podiam ter alguma razão no primeiro lawsuit, mas com este novo lawsuit perderam toda a que conseguiram no anterior... as patentes envolvidas são completamente estapafúrdias, nada de marginalmente relevante. Espero que ponham um ponto final nesta treta...

Era muito mais interessante quando isto era o tópico apenas da Apple. Agora dia 12 de Setembro deve ser apresentado o iPhone 5, e acredito que o iPad Mini veja a cor do sol, um portátil 13'' retina e pelo menos uma actualização aos pc's de secretária, tanto o iMac como Mac mini talvez levem uma actualização de hardware, vai ser interessante ver se aguentam as drives ópticas, eu aposto que não.

O meu Air anda com problemas no wireless, mas apenas na rede eduroam, agora já percebo que que o pessoal só actualiza o sistema operativo a partir da versão .3 ou .4. A actualização .1 supostamente corrigiu alguns problemas de autenticação em redes wireless, mas fiquei na mesma.

Quantos às cópias à Apple dos outros portáteis, infelizmente não conseguem a experiência de utilização. A grande diferença do Mac OS para o windows, na minha opinião, o sistema operativo é realmente usado, no windows apenas serve de base para se instalar aplicações, essas sim que usamos.

Penso que estás a ser optimista demais, tanta novidade de uma vez só? Vai contra o que tem sido hábito da marca.

Para dia 12 acredito no novo iPhone e talvez, mas isto é uma grande talvez, no iPad Mini. O ecrã Retina no MBP de 13" também é praticamente certo que vai aparecer, mas não sei se será já anunciado, até porque ainda há pouco a gama foi actualizada. Estar a anunciar já um MBP 13" Retina apenas 4 meses após a última actualização, era dar uma chapada das grandes em quem comprou o modelo anterior.

Para mim, este evento vai estar mais ligado aos equipamentos iOS. MBP, iMac, etc... vai estar tudo em standby.

Em relação ao Mountain Lion, fiquei um pouco desiludido, ao ponto de já ter pensado em tornar a instalar o Lion. Não notei os ganhos de performance que tanto se apregoava e a bateria agora voa, com o Lion tinha mais autonomia.

A actualização também não veio mudar nada, foi mais para inglês ver, os verdadeiros problemas que o pessoal se queixa, continuam lá todos.

Última edição:
Penso que estás a ser optimista demais, tanta novidade de uma vez só? Vai contra o que tem sido hábito da marca.

Para dia 12 acredito no novo iPhone e talvez, mas isto é uma grande talvez, no iPad Mini. O ecrã Retina no MBP de 13" também é praticamente certo que vai aparecer, mas não sei se será já anunciado, até porque ainda há pouco a gama foi actualizada. Estar a anunciar já um MBP 13" Retina apenas 4 meses após a última actualização, era dar uma chapada das grandes em quem comprou o modelo anterior.

Para mim, este evento vai estar mais ligado aos equipamentos iOS. MBP, iMac, etc... vai estar tudo em standby.

Em relação ao Mountain Lion, fiquei um pouco desiludido, ao ponto de já ter pensado em tornar a instalar o Lion. Não notei os ganhos de performance que tanto se apregoava e a bateria agora voa, com o Lion tinha mais autonomia.

A actualização também não veio mudar nada, foi mais para inglês ver, os verdadeiros problemas que o pessoal se queixa, continuam lá todos.

Não acho que um 13'' retina seja gozar com quem comprou entretanto, desde que mantenham o 13'' actual não retina, sendo o não retina à semelhança do 15'', sem drive optica, com SSD e ecrá retina, e obviamente um preço ligeiramente superior.

Na ultima apresentação foi apresentado o novo air, renovação do MBP 13'' e 15'' e uma ligeira actualização do modelo Pro. Tanto o mac mini como o imac estão demasiado desactualizado são na minha opinião péssimas compras actualmente pela relação preço/specs sendo por isso relativamente urgente uma actualização da gama.
Apesar das prioridades da apple serem outras, havendo cada vez mais rumores sobre a Apple TV que pode passar a ser embebida numa televisão e novos conteúdos, para o mercado de pc's de secretária não pode continuar a apresentar soluções tão desactualizadas, daí acreditar que vai haver novidades neste sector.

Quanto ao Mountain Lion sim, muito fraco, só espero que corrijam os bugs nas próximas actualizações. E vão ter que fazer um óptimo trabalho para me convencerem a actualizar para a versão do próximo ano, basta ser ligeiramente mais lento ou usar mais ram e mantenho este sistema operativo até ao final da vida útil do portátil, já não troco novas features por um pc mais lento. E o mesmo se aplica ao telemovel, seja Android ou iPhone.

Última edição:
(...)

Quanto ao Mountain Lion sim, muito fraco, só espero que corrijam os bugs nas próximas actualizações. E vão ter que fazer um óptimo trabalho para me convencerem a actualizar para a versão do próximo ano, basta ser ligeiramente mais lento ou usar mais ram e mantenho este sistema operativo até ao final da vida útil do portátil, já não troco novas features por um pc mais lento. E o mesmo se aplica ao telemovel, seja Android ou iPhone.

Nos downgrades no iOS tens o problema das SHSH blobs. Ou as guardas quando a Apple está a fornece-las nessa versão(ou tens JB e o servidor do Saurik tem-nas), ou então nunca mais poderás restaurar para essa versão especifica.

Não só, caso o ipsw da versão antiga contenha uma baseband também esta mais antiga que a que actualmente possuis, poderá ser impossível voltar para qualquer versão anterior. Existem umas artimanhas que recorrem ao uso de uma baseband do iPad no iPhone de modo a possibilitar o downgrade da mesma. No entanto é uma via arriscada que poderá levar a problemas.

Resumindo, quem quiser ter a liberdade de poder voltar a instalar versões anteriores no seu iOS device terá de guardar as SHSH blobs quando a porta da Apple está aberta para essa versão e caso deseje experimentar versões mais recentes terá de fazer sempre uma custom ipsw sem a baseband de modo a não fazer upgrade da mesma.

O retina de 13" faz todo o sentido, se não sair agora será mas tarde... Quanto ao iPad Mini ainda não me conformei, mas é quase certo... apesar dos rumores terem abrandado nos últimos tempos.
Também gostava de ver uma actualização dos desktops... Mas infelizmente a acontecer este ano deverá ser só o iMac... Provavelmente também estão a esperar um pouco para adoptar SSDs em toda a sua linha, porque não estou a ver meterem HDD + SSD.
Uma pequena correção: o Mac Mini já não tem drive óptica desde o modelo de 2011. [;)]
No Mac Pro a situação é negra... já não vê um upgrade há muito tempo e não está fora do baralho a extinção... mas isso implicaria uma perda numa boa parte de mercado... e seria uma boa oportunidade para a Apple aproveitar o falhanço do Win8 no mundo empresarial.
Ainda assim estou bastante ansioso por este próximo evento. :)

Última edição:
Honestamente penso que os dois únicos pontos onde se poderia comparar a Apple à Samsung seriam:

- iPhone 3 vs Samsung Galaxy S
- iPad vd Samsung Galaxy Tab

Os Samsung Galaxy S II e III nada têm a ver com qualquer iPhone, e mesmo o Galaxy S (tenho um) ao lado de um iPhone é diferente, pode ser esteticamente semelhante mas é isso. o iPhone tem detalhes estéticos mais exclusivos, utiliza um software exclusivo, enquanto o Galaxy S apesar de ser elegante é mais simples e utiliza software livre, para o bem e para o mal.

Tudo o resto é decisão.... de um juri... sobre patentes!!!!!

Se fossemos ao detalhe a Apple teria que processar meio mundo... por lançar produtos concorrentes.

Honestamente penso que os dois únicos pontos onde se poderia comparar a Apple à Samsung seriam:

- iPhone 3 vs Samsung Galaxy S
- iPad vd Samsung Galaxy Tab

Os Samsung Galaxy S II e III nada têm a ver com qualquer iPhone, e mesmo o Galaxy S (tenho um) ao lado de um iPhone é diferente, pode ser esteticamente semelhante mas é isso. o iPhone tem detalhes estéticos mais exclusivos, utiliza um software exclusivo, enquanto o Galaxy S apesar de ser elegante é mais simples e utiliza software livre, para o bem e para o mal.

Tudo o resto é decisão.... de um juri... sobre patentes!!!!!

Se fossemos ao detalhe a Apple teria que processar meio mundo... por lançar produtos concorrentes.

Essa teoria é bonita, pena que seja 100% falsa.

Se a própria Google avisa a Samsung para não fazer cópias tão descaradas...

Apple Claims Google Warned Samsung Against Copying iPhone, iPad - John Paczkowski - News - AllThingsD

Se vazou um memo interno da Samsung onde se pode ler a bela da sua estratégia depois de sair o iPhone...

iPhone Caused "Crisis of Design" at Samsung (Memo) - Mike Isaac - Mobile - AllThingsD

Mas olha, podes sempre fazer a técnica do ceguinho... ignora as provas, ignora os bonitos cabos e transformadores da Samsung, ignora a forma como os produtos são embalados. ignora o look-and-feel do Galaxy S com o fundo preto e sombrinha cinzenta nos ícones de baixo... ignora os designs dos portáteis modernos, todos com teclas pretas separadas e rebaixadas, com uma grande trackpad sobre uma casca em alumínio...

e berra contra esses vilões da Apple, que não inovam em nada, e só processam tudo o que mexe.

A questão dos portáteis acho que já é forçar um pouco a coisa. Tudo bem que existem modelos inspirados nos MacBook Pro e Air, mas antes da Apple adoptar esse sistema de teclas, já outras marcas tinham colocado esse tipo de teclados nos portáteis, nomeadamente a Lenovo.

Acaba por ser uma bola de neve, uns vão atrás dos outros, até inevitavelmente começarem a aparecer semelhanças.

Última edição:
portáteis com cantos arredondados? só a apple pode fazer isso
portáteis com teclados chiclet? só a apple pode fazer isso
portáteis com trackpads grandes? só a apple pode fazer isso
portáteis em alumínio? só a apple pode fazer isso
portáteis? só a apple pode fazer isso

Quem verdadeiramente inova são por vezes pequenas empresas que não têm meios para guerras de patentes.

O iphone e o Andoid, no que respeita a interface, são simpes evoluções do SPB Shell, esse sim um software verdadeiramente inovador que transformava o vetustro windows mobile 6 em algo apresentável. Os conceitos básicos já estavam lá.

Se os tribunais começam a dar razão a este tipo de disparates, estamos tramados no que respeita a inovação. No mundo automóvel a primeira marca a patentear carros com 4 rodas seria hoje a monopolista do mercado...lindo!

As patentes tem limites de tempo. Até a patente do Mickey acabou.

Há patentes de design no mercado automovel que ninguém usa a não ser quem as patenteou. Se querem criticar patentes de design, numa empresa que vive do design (assim como quase todas, é isso que as difere), mais vale criticarem todas.

Para mim a pergunta é simples, os produtos em causa parecem todos vindos da mesma mão desenhadora? Sim... se sim é preciso agora perceber se roça as patentes se elas existem.

Eu acho que a situação atingiu o seu auge quando a Samsung começou a abrir as "Samsung Stores" com uma decoração muito parecida com as "Apple Stores", com os colaboradores vestidos à "Apple Genius", o mesmo género de mesas com os produtos dispostos da mesma forma.

Vamos ser sinceros: há décadas que existem lojas de marca, desde marcas de roupa, a marcas de produtos tecnológicos, a stands de automóveis, a lojas de operadores de telemóveis, a cadeias de restaurantes, etc.
Todas as marcas se esforçam por criar uma certa decoração que os clientes identifiquem com a marca, as lojas da Vodafone são todas semelhantes por dentro, as lojas da PT (BlueStore) têm a sua decoração própria, as lojas da Ralph Lauren têm um certo de tipo de decoração, a Pizza Hut também tem uma decoração característica, e nenhuma marca ou cadeia de lojas anda a imitar a sua concorrente principal.

A Samsung inspirou-se de forma mais do que evidente nas lojas da Apple e fez algo muito semelhante, provavelmente na cultura asiática copiar o estilo de um concorrente não seja moralmente condenável, mas pelo menos na Europa e nos Estados Unidos as marcas, sejam de carros ou de restaurantes, tentam sempre criar uma imagem de marca própria que a torne inconfundível e a demarque de forma evidente das restantes.

Aparentemente há muitos consumidores que não ficam minimamente incomodados com esta abordagem da Samsung.

Eu acho que a situação atingiu o seu auge quando a Samsung começou a abrir as "Samsung Stores" com uma decoração muito parecida com as "Apple Stores", com os colaboradores vestidos à "Apple Genius", o mesmo género de mesas com os produtos dispostos da mesma forma.

Vamos ser sinceros: há décadas que existem lojas de marca, desde marcas de roupa, a marcas de produtos tecnológicos, a stands de automóveis, a lojas de operadores de telemóveis, a cadeias de restaurantes, etc.
Todas as marcas se esforçam por criar uma certa decoração que os clientes identifiquem com a marca, as lojas da Vodafone são todas semelhantes por dentro, as lojas da PT (BlueStore) têm a sua decoração própria, as lojas da Ralph Lauren têm um certo de tipo de decoração, a Pizza Hut também tem uma decoração característica, e nenhuma marca ou cadeia de lojas anda a imitar a sua concorrente principal.

A Samsung inspirou-se de forma mais do que evidente nas lojas da Apple e fez algo muito semelhante, provavelmente na cultura asiática copiar o estilo de um concorrente não seja moralmente condenável, mas pelo menos na Europa e nos Estados Unidos as marcas, sejam de carros ou de restaurantes, tentam sempre criar uma imagem de marca própria que a torne inconfundível e a demarque de forma evidente das restantes.

Aparentemente há muitos consumidores que não ficam minimamente incomodados com esta abordagem da Samsung.

E adicionando, nao vejo em que é que copiar ajude na inovação do que quer que seja.
Para esta postura, fico à espera que alguém crie algo e depois copio. Não me chateio e ganho dinheiro.
Inovação é criar coisas novas e não usar coisas criadas e dar-lhes um arranjo (e por vezes nem arranjo dão!)

Voltar
Superior