Tópico da Apple

Alguém com menos preguiça que eu que me diga se esse estudo que a Pplware publicou tem em conta que:

a) Nem todos os Android custam 1300€;
b) Mercados com maior marketshare utilizam maioritariamente telemóveis de baixa/média gama (Índia, China, por ex);
c) Market share de Android é quase 8 vezes maior que o da Apple;

Provavelmente não tem em conta nada disso.
É como eu disse: não reconheço à PPLWARE nenhum nível de credibilidade.
Ligo patavina ao que lá escrevem, tal como ligo patavina ao que lá citam.

Faço só um reparo ao teu post:

O marketshare de Android não é 8 vezes maior que o da Apple, nem lá perto.
Então nos EUA andam "taco-a-taco" (gap entre 10 a 20 pontos percentuais, tipo 55 vs 45 ou algo do género).
E isto em smartphones, porque em tablets o mercado da Apple é maior que o da Google.

sobre a bateria, pode estar acontecer a mesma estar nas últimas . :sh)
tenho o telefone há 2 anos, estou sempre a carregar, de um dia para o outro ou no carro (utilização do Waze).
enfim como vem o 8 para o mês que vem que se lixe

Isso da bateria pode é ser de Apps que não tenham sido testadas e actualizadas para funcionar com o iOS11.

Se fosse do sistema operativo:
— seria bem mais comum (todos tinham o problema, ou todos os com o mesmo hardware, etc.)
— seria evidente com o equipamento um dia em stand by (e o meu SE em stand by tem o mesmo consumo que tinha com o iOS10)

Mas acredito piamente que possam existir Apps a consumir MUITO MAIS BATERIA com o iOS11 do que consumiam com o iOS10.

Ou seja, confirma se que vens aqui trollar... Nada de novo, portanto...

Resposta especial para ti estás com sorte vi o teu comentário quando off-line [:cool:]
Não è trolar é mesmo o que penso, vcs veem a Apple como um deus deixam fazer as escolhas por vcs e acham fantástico mas na verdade não sabem porque o acham, limitam-se a seguir e pronto.
Aquele video dos Simpsons assenta na perfeição...

Andas desatento, não andas?

1ª desatenção
O que é que o "mesmo tópico" tem a ver com as pessoas que o frequentam?
Lá que haja pessoal que liga a coisas sem qualidade como o PPLWARE, e outros achem que não vale os bytes que ocupa, é uma coisa.
Que haja num mesmo tópico pessoal que aceita essa fonte, e pessoal que não aceita é outra coisa.
Mas nada disso denota a menor das incoerências.

2ª desatenção
Onde é que leste "a PPLWARE não vale nada e até contradiz estudos que faz"?
O que eu disse é que a PPLWARE não vale os bytes que ocupa, e, no artigo em questão, CONTRADIZ O ARTIGO QUE CITA.
Ou seja, os gajos da PPLWARE nem ler o que citam são capazes de fazer.

3ª desatenção
O que é que o facto de o CJR usar artigos da PPLWARE, para substanciar a sua opinião, tem a ver com a MINHA opinião sobre a PPLWARE?
Somos clones incoerentes, é isso?
Todos os gajos que usam Apple têm que ter uma mente comum e pensar do mesmo modo?

Quanto ao resto, agora sem PPLWARE:

https://www.blancco.com/press-relea...truggle-keep-pace-performance-apples-iphones/

Qual é o comentário que fazes agora?
Sinceramente, mais 1000 caracteres respondia... Assim um post tão curto deixa estar.

iPad Air 2, iPhone 6, iPhone 6S, iPad mini 2. Tudo actualizado para iOS 11 desde o fim de semana, e tudo normal. Estava um pouco receoso com o desempenho do mini 2, mas está mais ou menos na mesma. Quanto à duração das baterias só tenho noção com o meu 6S mas parece-me igual a dantes.

:confused: :confused: :confused: :confused:

Não tens o NightShift automático? Do pôr-do-Sol ao nascer?

Não, porque só gosto de usar isso quando estou na cama para não dar tanta luz e chatear a madame que está ao lado a dormir, costumo por a luminosidade para o mínimo e ligar o Night Shift, se estiver noutro sitio com o Ipad não ligo o Night Shift.

Provavelmente não tem em conta nada disso.
É como eu disse: não reconheço à PPLWARE nenhum nível de credibilidade.
Ligo patavina ao que lá escrevem, tal como ligo patavina ao que lá citam.

Faço só um reparo ao teu post:

O marketshare de Android não é 8 vezes maior que o da Apple, nem lá perto.
Então nos EUA andam "taco-a-taco" (gap entre 10 a 20 pontos percentuais, tipo 55 vs 45 ou algo do género).
E isto em smartphones, porque em tablets o mercado da Apple é maior que o da Google.

Marketshare global e contabilizando apenas os smartphones (penso que tablets não estão incluídos)

2017Q1

85% vs 14.7%

https://www.idc.com/promo/smartphone-market-share/os

Tópico da Apple

Eh pá… eu sei que o pessoal já nem se lembra do que almoçou ontem, mas como esta até é uma área à qual eu dou alguma atenção ("defeito" profissional), ainda consigo ter uma vaga ideia de como correram as coisas no passado, e… you know what?

É A MESMA COISA!
As outras versões .0.0.0.0.0.0.0 também tinham bué problemas.
É sempre assim. Não muda. E é igual para Apple, Microsoft, Google, whatever.

E é assim há 30 anos, pelo menos (do que sei por experiência).
Por isso é que aprendi a esperar antes de actualizar.

Não é preciso ser profissional de TI, é senso comum...

Desde que atualizei um 4S para o iOS 8 fiquei benzido.

Se soubesse o que sei hoje tinha mantido o 7.1.2 (que até não rodava mal no 4S) uns 2 meses e tal porque no fim de Novembro do 2015 troquei por um 6S.

Última edição:
Em hardware telefónico já tive alguns problemas com a Apple. Acho que troquei pelo menos uma unidade de todos os iPhones que tive à excepção do 3GS (incluindo o 4, o 5, o 5S, o 6, o 6S e o 7). Como sempre me foi trocado de forma perfeitamente aceitável, nada a dizer.

Em relação ao software, nunca tive qualquer problema. Actualizei todos os aparelhos para o iOS 11 e zero problemas a registar. Isto num iPhone 7, num 6S e num iPad Mini com Retina.

De tudo o que tenho Apple só um 3GS é que foi trocado em garantia. E foi 1 dia que demorou a troca.

De resto zero problemas.

Já tive/tenho 2 3gs, 4, 4s, 5s e 6s. Mais 3 iPads, 2 MacBooks, 1iMac e uma Apple TV.

Por isso nesse aspecto tenho plena confiança na marca.

Andas desatento, não andas?

1ª desatenção
O que é que o "mesmo tópico" tem a ver com as pessoas que o frequentam?
Lá que haja pessoal que liga a coisas sem qualidade como o PPLWARE, e outros achem que não vale os bytes que ocupa, é uma coisa.
Que haja num mesmo tópico pessoal que aceita essa fonte, e pessoal que não aceita é outra coisa.
Mas nada disso denota a menor das incoerências.

2ª desatenção
Onde é que leste "a PPLWARE não vale nada e até contradiz estudos que faz"?
O que eu disse é que a PPLWARE não vale os bytes que ocupa, e, no artigo em questão, CONTRADIZ O ARTIGO QUE CITA.
Ou seja, os gajos da PPLWARE nem ler o que citam são capazes de fazer.

3ª desatenção
O que é que o facto de o CJR usar artigos da PPLWARE, para substanciar a sua opinião, tem a ver com a MINHA opinião sobre a PPLWARE?
Somos clones incoerentes, é isso?
Todos os gajos que usam Apple têm que ter uma mente comum e pensar do mesmo modo?

Quanto ao resto, agora sem PPLWARE:

https://www.blancco.com/press-relea...truggle-keep-pace-performance-apples-iphones/

Qual é o comentário que fazes agora?

Mas qual PPLWare, eu nem li aquilo tudo. Quero lá eu saber do pplware, estou apenas a trollar.

P.S. Li agora o link que deixaste e fiquei chocado. O melhor telemóvel do mundo, aka Samsung s7, é desde avarias a um poço de problemas a nível de performance. Há um mês que se falou disso aqui, mas garantiram-me que tal facto era impossível por isso eu na altura acreditei. Sabes como é, leio o pplware.

E nem eles tocaram na parte do software. Mas aí também não há muito para falar. Aliás, não há nada.

Alguém com menos preguiça que eu que me diga se esse estudo que a Pplware publicou tem em conta que:

a) Nem todos os Android custam 1300€;
b) Mercados com maior marketshare utilizam maioritariamente telemóveis de baixa/média gama (Índia, China, por ex);
c) Market share de Android é quase 8 vezes maior que o de IOS;

Este estudo nem sei de onde é que veio e sinceramente tem o valor que tem (para mim nenhum), mas o que é que os 1300€ são para aqui chamados?

Querias que entrasse nesta estatística de fiabilidade um telemóvel que ainda nem sequer está à venda?

E em relação ao ponto b são precisamente as marcas caras como Samsung, Lg, e Sony que apresentam piores níveis de fiabilidade, não as marcas de média/baixa gama.

Mas é como digo, isto vale o que vale. Um Nokia 3310 de certeza que pouco ou nada avaria..

Este estudo nem sei de onde é que veio e sinceramente tem o valor que tem (para mim nenhum), mas o que é que os 1300€ são para aqui chamados?

Querias que entrasse nesta estatística de fiabilidade um telemóvel que ainda nem sequer está à venda?

E em relação ao ponto b são precisamente as marcas caras como Samsung, Lg, e Sony que apresentam piores níveis de fiabilidade, não as marcas de média/baixa gama.

Mas é como digo, isto vale o que vale. Um Nokia 3310 de certeza que pouco ou nada avaria..

O teu problema é não conseguires ler nas entrelinhas.
Mas deixa para lá, se estás a trolar não vou perder tempo a elaborar uma resposta.

FACE ID

With a simple glance, Face ID securely unlocks iPhone X. It provides intuitive and secure authentication enabled by the TrueDepth camera system, which uses advanced technologies to accurately map the geometry of your face.
Face ID confirms attention by detecting the direction of your gaze, then uses neural networks for matching and anti-spoofing so you can unlock your phone with a glance.
Face ID automatically adapts to changes in your appearance, and carefully safeguards the privacy and security of your biometric data.

You can always use your passcode instead of Face ID, and it’s still required under the following circumstances:

• The device has just been turned on or restarted.
• The device hasn’t been unlocked for more than 48 hours.
• The passcode hasn’t been used to unlock the device in the last 156 hours (six and a half days) and Face ID has not unlocked the device in the last 4 hours.
• The device has received a remote lock command.
• After five unsuccessful attempts to match a face.
• After initiating power off/Emergency SOS by pressing and holding either volume button and the side button simultaneously for 2 seconds.

https://images.apple.com/business/docs/FaceID_Security_Guide.pdf (entretem-te Nuno [:cool:])

https://support.apple.com/en-us/HT208108

Última edição:
Romeu e Julieta [:D]

The new iPhone has two components that work together for facial recognition, referred to as 'Romeo' and 'Juliet' by engineers and suppliers. It's reportedly taken longer to assemble the Romeo modules than the Juliet modules, creating an imbalance in supply and a bottleneck for iPhone X mass production.

The Romeo and Juliet modules at the center of the latest delay are two critical parts of Apple’s facial-recognition system, which is based on 3-D sensor technology. The Romeo module features a dot projector that uses a laser to beam 30,000 infrared dots across the user’s face, essentially mapping its unique characteristics. The Juliet module includes the infrared camera that reads that pattern.

Sources say there aren't enough 'Romeo' modules to go with the number of 'Juliets' on hand; however, one sources says that the Romeo assembly process is now moving smoothly.

https://www.wsj.com/articles/apple-...oe-sparked-by-juliet-and-her-romeo-1506510189

Romeu e Julieta [:D]

The new iPhone has two components that work together for facial recognition, referred to as 'Romeo' and 'Juliet' by engineers and suppliers. It's reportedly taken longer to assemble the Romeo modules than the Juliet modules, creating an imbalance in supply and a bottleneck for iPhone X mass production.

The Romeo and Juliet modules at the center of the latest delay are two critical parts of Apple’s facial-recognition system, which is based on 3-D sensor technology. The Romeo module features a dot projector that uses a laser to beam 30,000 infrared dots across the user’s face, essentially mapping its unique characteristics. The Juliet module includes the infrared camera that reads that pattern.

Sources say there aren't enough 'Romeo' modules to go with the number of 'Juliets' on hand; however, one sources says that the Romeo assembly process is now moving smoothly.

https://www.wsj.com/articles/apple-...oe-sparked-by-juliet-and-her-romeo-1506510189

É caso para se dizer que finalmente atingiram a versão Alfa Romeo...

FACE ID
(...)

Li isso, e mais que isso e melhor que isso, cerca de uma hora antes de teres feito o post.

A Apple das duas uma (ou ambas):
— não tem lá ninguém que perceba puto do assunto
— anda a (tentar?) fazer os outros de parvos

Tu estás a ser enganado.
Estás a fazer o que eles querem que tu faças:
ENCARAR UM PROBLEMA DE AUTENTICAÇÃO COMO SE FOSSE UM PROBLEMA DE IDENTIFICAÇÃO.

Mesmo que o FACE ID fosse o supra-sumo da IDENTIFICAÇÃO (que não é, como se verá de seguida), é uma AUTÊNTICA (pun intended) bosta em AUTENTICAÇÃO.

Isto é:
Mesmo que conseguisse (que não consegue) identificar correctamente uma pessoa, falha redondamente no capítulo da autenticação.
E mais: NUNCA vai conseguir fazer melhor que o TOUCH ID.

Com o TOUCH ID consegue-se um processo de AUTENTICAÇÃO que não se consegue com o FACE ID.

Como já referi, tens um problema de fazer uma autenticação EXPLÍCITA.
E isso não consegues fazer com o FACE ID, mas fazes com o TOUCH ID.
Tanto assim é, que os gajos tentaram MITIGAR (não resolveram) o problema com o tal "duplo click" do botão de sleep para tornar explícita a autenticação.
Mas não resolveram o problema, porque esse duplo click pode ser feito por qualquer pessoa que tenha o telemóvel na mão, apontado para a cara da vítima.

Ao passo que o TOUCH ID, a explicitação da autenticação é feita EM SIMULTÂNEO com a identificação.
Não consegues dissociar (nem no tempo, nem no espaço) a EXPLICITAÇÃO DE AUTENTICAÇÃO da IDENTIFICAÇÃO com o TOUCH ID.
Mas consegues dissociar com o FACE ID.
E por isso: consegues obter a identificação da pessoa certa, e a explicitação da autenticação ser feita pela pessoa errada.

Mas é pior:
A explicitação com o TOUCH ID é INFORMATIVA. Ou seja, estás consciente que foste identificado e autenticado.
Com o FACE ID não sabes. Podes ser identificado e autenticado sem teres conhecimento.

E pode ser pior (vamos ver como a Apple faz isto):
O sistema pode estar a pedir uma autenticação (para instalar uma App, ou simplesmente ABRIR uma App, como de homebanking), e essa autenticação ser concluída simplesmente pelo facto de estares a olhar para o ecrã, sem teres de explicitar que efectivamente queres ser identificado e autenticado. E, como se viu anteriormente, se até pedirem explicitação, nada garante que foste tu a fazer essa explicitação.

O sistema, QUALQUER QUE SEJA, para ser IMPLEMENTADO de forma segura:

1.
Apenas deve executar a IDENTIFICAÇÃO caso um processo de AUTENTICAÇÃO seja explicitamente aceite pelo utilizador.
Isto é:
— no caso do TOUCH ID, o leitor de impressões digitais não deve ler NENHUMA impressão digital excepto durante um processo de AUTENTICAÇÃO que esteja claramente a ser apresentado ao utilizador.
— no caso do FACE ID, nunca deverá ocorrer uma leitura da biometria facial que não esteja claramente explicitada no âmbito de um processo de AUTENTICAÇÃO EXPLICITAMENTE ACEITE.

2.
E, sempre que ocorra uma IDENTIFICAÇÃO, a pessoa identificada deve ficar INFORMADA de que essa identificação ocorreu.
Isto é:
— no caso do TOUCH ID, uma pessoa vê a mensagem de pedido de identificação, coloca o dedo no leitor, sente que fez contacto, e o pedido de identificação desaparece.
— no caso do FACE ID… moita-flores… podes ser identificado sem saberes, porque não é necessário nenhum contacto físico por parte do identificado.

Quanto ao sistema de IDENTIFICAÇÃO (sem a parte de AUTENTICAÇÃO) ser o supra-sumo da tecnologia… nem isso consegue ser.
É uma bosta:

http://mashable.com/2017/09/27/apple-face-id-how-it-works/#8pFP8XUrPmqW

(...)
It also cops to the reality that the tech-powering Face ID may not be as all-powerful as Apple first suggested.
(...)
Take, for example, Apple Senior VP Phil Schiller's statement that Face ID may not be able to distinguish between twins.
(...)
Sounds OK, right? After all, how many of us have evil twins? The newly released Apple document, however, paints things a little differently — saying that siblings might also be able to trick the system into a false positive. Oh, and also, Face ID might not work as well for kids.
"The probability of a false match is different for twins and siblings that look like you as well as among children under the age of 13, because their distinct facial features may not have fully developed," explains Apple. "If you're concerned about this, we recommend using a passcode to authenticate."
(...)

Digam o que disserem, não existe melhor (considerando todos os prós e contras) sistema que autenticação por impressão digital (TOUCH ID).
Nem a utilização de um código (ou pattern) é melhor que o TOUCH ID, digam o que disserem.

É que isto não é apenas uma questão de facilidade de "acertar" na identificação, nem comodidade, é uma questão de SEGURANÇA na sua globalidade.
Se eu quero usar uma APP de HOME BANKING, que tem um sistema de segurança para a abrir, e estiver num local que possa estar a ser observado, ou pior: FILMADO, a coisa MENOS SEGURA DO PLANETA É AQUILO QUE A APPLE DIZ SER O MAIS SEGURO: DIGITAR A PORRA DE UM CÓDIGO!!!

Se a probabilidade no FACE ID de haver uma pessoa com a mesma identificação biométrica é 1 / 1.000.000 (que não é, porque logo ali ao lado temos os irmãos), e a probabilidade de acertar num PIN de 6 dígitos é 1 / 1.000.000 (que não é, porque um gajo pode estar a ser observado), e a de haver alguém com impressões digitais semelhantes que enganem o TOUCH ID é 1 / 50.000, eu ponho ainda assim o meu dinheiro no TOUCH ID.
Não tenho confiança absolutamente nenhuma num código numérico, muito menos no FACE ID. O TOUCH ID é o método mais seguro para a utilização normal de um telemóvel.

É de tal modo que, até já seria capaz de encarar com bons olhos a ESTUPIDEZ de colocar um leitor de impressões digitais nas costas do aparelho!
Era estúpido? Era.
Era um colossal erro de ergonomia? Era.
Era uma solução infantil de design? Era.
Mas porra, PELO MENOS ERA SEGURO!!!
[8b]

Marketshare global e contabilizando apenas os smartphones (penso que tablets não estão incluídos)

2017Q1

85% vs 14.7%

https://www.idc.com/promo/smartphone-market-share/os

Eh pá, eu juro que tentei não ser chato…
Tentei, de uma forma simples, dizer que a tua análise do problema estava errada, e que o nível de avarias não depende da quantidade do mercado avaliado.
Mas estás a insistir, pelo que o que tem que ser tem muita força.

Este tipo de discussão já foi tido vezes sem conta aqui no fórum à conta dos testes de fiabilidade dos carros e afins.
Pelo que já deveria ser de conhecimento comum que:

Em termos estatísticos, o tamanho da amostra não tem impacto nos resultados, tem impacto no intervalo de confiança dos resultados.
E, matematicamente, bastam amostras de algumas dezenas de milhares para que o grau de confiança seja mais que aceitável.
Ter uma amostra de 100.000.000 de um lado, e uma amostra de 10.000.000 do outro lado não tem impacto relevante no intervalo de confiança, muito menos nos resultados apurados.

Consequentemente, é irrelevante se o Android tem 8 vezes o mercado do iOS ou não.
A amostra de ambos foi superior a 50.000? Foi proporcional? Foi? Então o intervalo de confiança não deixa muita margem para dúvidas.
Até mesmo com apenas 20.000 ias conseguir um intervalo de confiança de 1% e um nível de confiança de 99% nos resultados.

Seja como for, mesmo sem a matemática toda anterior (estatística), e assumindo que a dimensão da amostra tinha impacto, não podes assumir o mercado global como estás a assumir.
Por duas razões:

Primeiro porque o estudo não teve amostragem global.
Segundo a página de download de um dos estudos, é indicado que recolheram dados na América do Norte, Europa, e Ásia.
Não referem América do Sul, nem África. E mesmo dentro dos continentes que referem, de certeza que não recolheram dados em todos os países desses continentes.
Ou seja, não podes considerar as vendas globais. Terias de considerar apenas os mercados onde foram recolhidos dados.
Se tivesse sido apenas nos EUA, por exemplo, a amostra seria equilibrada (que foi a simplificação que eu indiquei no post anterior, mas que não quiseste aceitar).

Segundo porque estás a usar dimensões da quota de mercado de venda de devices, e não as dimensões da quota de mercado de devices em uso.
Só podes recolher dados de dispositivos que estejam em uso, e não que tenham sido considerados como vendidos (muitos podem estar em stock nas operadoras, por exemplo, e se não forem vendidos ao consumidor final até serem substituídos por um novo modelo podem ir para a reciclagem).
Pelo que para avaliar a dimensão das amostras usadas terias de olhar para coisas como STAT COUNTER ou NET MARKET SHARE, e não para valores da IDC.

Se quiseres posso colocar links (o pessoal depois culpa-te a ti pelo pedido de links, como já te estão a culpar por este post longo).
[;)] [:)]

Voltar
Superior