Para quê?
Eu já vi o Surface Studio na véspera do MacBook Pro. Não comentei porque da últimas vezes que o fiz, o pessoal não ligou pevide e achou que era treta de fanboy. É para acontecer o mesmo desta vez? Não, obrigado.
Quando foi do Windows Phone, eu disse que a Apple e a Google já tinham conseguido massa crítica para o efeito de rede com o iPhone/iOS e com o Android, e que por isso a Microsoft não tinha hipóteses com o Windows Phone.
Não ligaram pevide.
Quando andavam a dizer que o Windows Phone ia atingir 6% de quota de mercado passados uns meses, e que 2 anos depois ia passar o iPhone, eu disse que nem 3% ia ter, quanto mais 6%.
Os resultados estão à vista.
Quando foi do Surface e Surface Pro, eu vi a apresentação, e apontei logo as principais falhas do produto. O "stand" e o teclado não iam permitir o uso como laptop. E no Pro, o facto de ter INTEL obrigava a ventilação. A ventilação ia trazer outros problemas: aquecimento das mãos, ruído, e consumo de bateria.
Passado uns tempos mudaram o "stand" para permitir vários ângulos, e choviam queixas de problemas de bateria. Para além disso, o aquecimento obrigava a baixar o desempenho, e o pessoal passou a queixar-se também desses problemas.
O único produto que faz mais sentido é precisamente o Surface Book. Continua a ser um híbrido, mas é utilizável como laptop de forma mais normal, embora como tablet sirva apenas para desenrascar (desconfortável pelo aquecimento e ventilação). E tem um pequeno problema de ter o "ecrã" pesado demais, pelo que facilmente se desequilibra para trás.
Agora vem o Surface Studio. Andam para aí com sonhos húmidos. Se eu disser qual o defeito do bicho, já sei que não vão ligar pevide, e que vão apelidar-me de fanboy, ressabiado, anti-microsoft, etc.
Portanto, não vale a pena.
Continuem a deixarem-se levar pelo marketing, e não pensem nos problemas que os produtos são supostos resolver, quais os seus propósitos, virtudes, e defeitos.
Como eu já referi, os gajos da Apple andam a chutar para a veia. São idiotas em toda a linha. Em lugar de usarem duas linhas de produtos (pro e não-pro), de modo a terem a oferta no PRO daquilo que as pessoas PRECISAM HOJE, e no não-PRO aquilo que as pessoas vão querer no futuro, rebentaram com a linha PRO com coisas completamente estúpidas apenas para dizer que têm algo novo: uma barra-cócó. E continuam a insistir em ter um PRO o mais fino possível, quando não é esse o principal objectivo de uma linha profissional. Com estas duas idiotices, retiraram as teclas, o MagSafe, e um conjunto de conectividade que é útil ACTUALMENTE. Nomeadamente os SD Cards, e portos USB normais. A HDMI também dá jeito.
Ora, a julgar pela linha Surface, os designers da Microsoft são tão ou mais idiotas que os designers da Apple.
Pelo menos os gajos da Apple fizeram "apenas" uma asneira com o MBP (ou duas asneiras para quem acha estúpido terem acabado com o jack para os auriculares no iPhone 7).
Já os gajos da Microsoft fizeram um híbrido que não é confortável de usar como tablet nem como laptop, melhoraram com o Surface Book, e agora fizeram uma "inutilidade" com o Surface Studio (só serve como computador normal, para touch é para esquecer).
Mas claro, o pessoal fica abismado com as apresentações, e não se apercebe dos problemas (tal como aconteceu quando foi do Surface), e esquece-se que o propósito das apresentações é precisamente mostrar e deslumbrar com o que é bonito, e esconder os defeitos.
Falaram aí de um arquitecto que ficou deslumbrado com aquilo (sonhos húmidos).
Pergunta:
— Há aqui alguém que tenha feito desenhos técnicos em papel (arquitectura ou outros) com regularidade durante algum tempo?
Em que posição? Com os braços de que modo?
O problema do Surface Studio é exactamente o mesmo de ter um ecrã touch (ninguém usa), ou um laptop com ecrã touch (um pouco mais fácil de usar, mas apenas para interacção esporádica).
Pode parecer que o facto de inclinar o ecrã resolve o problema, mas não resolve.
Para funcionar como um estirador, tem que estar embebido num estirador.
Imaginem o que é estar a trabalhar num estirador, com os braços apoiados no mesmo, e a folha de papel na qual estão a desenhar está levantada num ângulo onde só a base da folha assenta no estirador. A folha de papel é o Surface Studio. Os braços não ficam apoiados no mesmo ângulo da superfície onde desenham.
Gorilla Arm novamente.
Apenas aparentam ter resolvido o problema do Gorilla Arm. Mas não resolveram.
Falharam neste tal como falharam no stand do Surface. O mesmo erro.
Provavelmente vão resolvê-lo na próxima iteração do Studio: vão mudar o funcionamento de modo a que o ecrã possa ficar totalmente deitado e assente directamente na mesa, e com a menor espessura possível (como se de uma folha de papel se tratasse).
Ou seja, um tablet assente numa mesa é mais útil para desenhar que o Surface Studio.
Qual é o problema da Microsoft?
— Chegou tarde ao mercado (tablets e smartphone).
Qual foi o erro da Microsoft?
— Como chegou tarde ao mercado, fez um sistema operativo híbrido para tentar ter um sistema touch em tempo record.
Agora anda a insistir no erro.
Tem um sistema híbrido, e anda a tentar vender o sistema híbrido com hardware híbrido.
Tem o Surface Pro, que é um tablet mediano e um laptop medíocre.
Tem um Surface Book, que é um tablet mediano e um laptop mediano.
Tem um Surface Studio, que parece ser um bom desktop, mas a parte touch é um fiasco apenas um pouco menor que o fiasco dos ecrãs touch que ninguém usa.
A questão aqui é: como ficará a reputação da Microsoft?
Pelo que sei, relativamente aos Surfaces, acho que ficou um pouco queimada, com todos os problemas que tiveram até hoje.
Em relação aos Surface Book, acho que não tem reputação. Imagino que ainda não tenha vendas suficientes. O que é irónico, porque é capaz de ser a solução mais bem desenhada para ter um híbrido, muito melhor que o Surface.
Em relação ao Surface Studio... vamos ver.
Se as pessoas comprarem levadas pelo engodo de fazer desenhos, vão sentir-se enganadas. Se comparem para esporadicamente fazerem acções que usem touch (assinar, anotar, etc.), então acredito que fiquem satisfeitas com o produto. É um bom produto... desktop. Mas não é o que eles estão a vender na apresentação. Um gajo que trabalhe todo o dia a fazer desenhos, se passar os dias de trabalho naquela posição, vai passar a receber pensão por invalidez em pouco tempo.
Vá, digam-me lá outra vez que estou a dizer mal porque é da Microsoft (se bem que ainda nos últimos dois dias estive a dizer mal da Apple).
Ou então, não me liguem pevide.