O que o artigo diz é que o Ipad Pro traz muito pouco ou nada na maioria das realidades do mundo profissional face aos laptops, desktops, e tablets atuais, o que a Apple está a tentar vender é um ipad com IOS e uma pen para substituir desktops e laptops e isso é uma abordagem anedótica para a maioria das necessidades das pessoas e das empresas actuais, a abordagem do surface a meu ver funciona muito melhor como desktop/laptop replacement no que toca a produtividade e acho que a maioria das pessoas concordará comigo..........
Eu não sei onde é que tu tens andado nesses 35 anos, mas a minha experiência em várias empresas nacionais e estrangeiras é que linux/apache é para Web Servers essencialmente, e para algumas ferramentas internas e Windows Server para gerir a esmagadora maioria dos recursos da infraestrutura de suporte aos clientes que são sempre ou quase sempre Windows........mais uma vez repito o Surface entra melhor nesses ecossistemas.........Até te digo mais, dor de cabeça é implementares e gerir soluções open source tipo Sambas em File Servers Linux ou outras tretas como Sendmail ou Domino e integrares com ecossistemas maioritariamente de clientes Windows, e não tens como negar ou dar a volta, o Windows domina como SO no mundo empresarial, não és tu ou eu que vai inventar a roda, nem a Apple conseguiu com o seu OSX Server ou o OSX vingar nestes mercados, não será certamente com o IOS e o IPad Pro a ser vendido como replacement para desktop/laptop que vai conseguir.......
No que toca a dores de cabeça dispenso bem andar a inventar com Open Source ou soluções fechadas e limitadas que não servem a maioria das necessidades das empresas, campo onde a Microsoft faz melhor em muita coisa e tem uma versatilidade inquestionável......
No que toca a Smarphones enfim, para mim Android está na frente actualmente seja em hardware, experiência, versatilidade, specs ou whatever, bem na frente até, muito na frente mesmo.........só não sabe quem pouco usa um smartphone como um verdadeiro smartphone em todas as suas vertentes e não exige muito da sua utilização, ficando pelo básico......
Quanto ao dedo tu é que está fixado num SO que por si só não colmata as várias lacunas dos Iphones face aos melhores e mais versáteis dispositivos Android que por aí andam, se alguém se está a focar só num ponto e ignoras o resto és tu.......
Por mim não é a tua retórica que me fará mudar de opinião, é demasiado limitada e enquinada para o meu gosto, sei bem o que é melhor para mim o que o melhor me serve, conheço os factos sei do que falo, e não vendo ilusões.......
Pois... andas a ler artigos com uns óculos muito especiais...
O que o artigo diz é que o Pro não é para todos. Tão simples quanto isto.
Quanto ao resto ("
... traz muito pouco ou nada na maioria das realidades do mundo profissional [etc]"), estás a inventar o que não
está lá escrito. E estás a inventar, porque não tens noção do tipo de aplicações profissionais que podem ser usadas num tablet
com muito melhores resultados que num laptop, desktop, etc. Um exemplo muito básico é a recolha de pedidos num restaurante,
por exemplo. Fazes muito bem com um tablet, mas não fazes nada bem com um laptop. Outro exemplo é trabalho de campo,
como por exemplo o trabalho do censo populacional. Trabalho de comercial. Etc. Tens inúmeros temas de trabalho profissional
onde um tablet responde infinitamente melhor que um laptop. E um tablet com as capacidades adicionais de um iPad Pro consegue
abrir ainda mais as tarefas profissionais a que um tablet pode dar resposta e um laptop (por melhor que seja) não pode.
Quanto aos servidores... já lá chegaste:
"
... Windows Server para gerir a esmagadora maioria dos recursos da infraestrutura de suporte aos clientes que são sempre ou quase
sempre Windows..."
O que ainda não percebeste é que eles não estão lá porque são melhores... estão lá porque existe o lixo chamado Windows. Ou seja,
ninguém usa um Windows Server porque é bom, usa porque é obrigado a isso. Razão pela qual a MS se vê obrigada a colocar o SQL
Server em Linux. Porque, ao contrário das aplicações legacy que obrigam a usar Windows, no caso dos servidores, o SQL Server tem
de concorrer com outros motores de BD, e o facto de só correr em Windows era um handicap adicional.
Mas pronto, eu é que só ando nisto há 35 anos, e por isso não percebo nada de servidores, nem de desenvolvimento de aplicações,
muito menos deste mercado e das suas tendências...
Mas olha, sabes uma coisa? A Microsoft já percebeu. E anda a posicionar-se no mercado precisamente por ter uma ideia clara das
tendências que estão a moldar o futuro. Ou seja, já compreendeu que os sistemas operativos são irrelevantes, e que mais tarde ou
mais cedo o resto do pessoal vai compreender também isso. Nessa altura, a Microsoft pretende estar lá. E por isso tem andado a
colocar os seus produtos em Linux, OS X e iOS.
O teu problema neste capítulo é o mesmo do iPhone/iOS vs Samsung/Android... estás a olhar para o dedo que aponta o céu.
Pela tua conversa imagino que sejas da área técnica (redes, servidores, helpdesk, etc.). Ou seja, andas demasiado preocupado com
as questões das minudências da tecnologia, e nada atento ao posicionamento do mercado. Olha, como se costuma dizer: FOLLOW
THE MONEY.
Aliás, dá para ver que não sabes do que estás a falar quando dizes "
... dispenso bem andar a inventar com Open Source ou soluções
fechadas e limitadas...". Primeiro a incoerência salta à vista. Mas mesmo que não estivesse lá a incoerência, o facto de olhares para
"Open Source" apenas do ponto de vista do técnico de sistemas que instala coisas, dá para entender que ainda não compreendeste
o que é efectivamente o Open Source, muito menos qual o seu papel no tal futuro (céu apontado pelo dedo), porque continuas a
olhar para o dedo.
Encara o Open Source como uma inevitabilidade, e tudo o que estiver a causar atritos como sendo areia na engrenagem. O Windows
é uma areia prestes a ser esmagada pela engrenagem. A Microsoft sabe isso, e está a posicionar-se em conformidade. Se não os
podes vencer, junta-te a eles. E a Microsoft não os pode vencer, por isso junta-se.
Quanto aos smartphones... continuas a olhar para o dedo... e achas que todos os que não concordam contigo são básicos, não?
Continua lá a olhas para as minudências, e a achar que isso importa. Talvez um dia compreendas que as coisas não são como as
vês. Se fossem assim como achas que são, teria sido fácil a MS fazer vingar o WP/WM, ou não? Metia hardware supra-sumo, com
câmaras XPTO, etc... ai... espera... fizeram isso e não resultou em nada... porque será?... Não estou mesmo a ver... Deve haver
alguma coisa que me escapa...
Inquinada é a tua visão das coisas. Inquinada pelo facto de olhares apenas para o dedo. E para o umbigo.
Nem te apercebes que a tua querida Microsoft já percebeu o que tu ainda não percebeste, e que as coisas já estão a acontecer, quer
tu concordes com elas ou não.